Forum TecTonny Dicas LCD, Plasma e LED.
Páginas: 1
LCD 42" Philips 42PFL3403/78 Fonte ! By: Tec. Mailson Date: 26 Março 2013, 17:28
Aparelho: LCD 42"
Marca:    Philips
Fabricante:    
Modelo:   42PFL3403/78
Defeito:   Fonte !

Boa Tarde caros companheiros.

 Este aparelho está com o seguinte sintoma: Acende o led stand by vermelho, ao apertar a tecla on ele se paga.

Analise:
 Na fonte de alimentação possuo apenas a fonte do stand by de 3v3, e nada mais.
 Verifiquei, pesquisei, e encontrei um diodo com o código T2D83 sua posição de placa D106A, código da placa PLHL-T720A, medindo em escala ohmica ele não conduz para nenhum dos lados, resumindo, esta aberto.

 Peço ajuda dos colegas para saber se posso colocar um com outro código no lugar, pois eu desconheço este diodo, nem datasheet consegui localizar.

Fico no aguardo da ajuda valiosa dos amigos !

Abraço


Agradeço a quem puder ajudar.
Mailson Teixeira

Re: LCD 42\ By: joarez siczkoriz Date: 26 Março 2013, 18:00
D106A não é um diodo é um Transorb e destina-se a absorver picos de Sobre tensão !!






  Joarez Siczkoriz
  Curitiba Paraná
Re: LCD 42 By: Mailson Date: 27 Março 2013, 09:17
Grato pela ajuda Joarez, poderia me ajudar a definir se ele está ruim ? Medindo em escala ohmica maxima do multimetro (x100k) não conduz de nenhum dos lados como se estivesse aberto, esta correta essa medição ?

Caso esteja, continuarei com meu analise com a ajuda do amigo, se possivel !

Abraço
Re: LCD 42\ By: joarez siczkoriz Date: 27 Março 2013, 09:47
Esta corretissimo veja a  diagramação do mesmo que ira entender !!




  Joarez Siczkoriz
  Curitiba Paraná
Re: LCD 42\ By: marcosbr Date: 27 Março 2013, 10:09
 Amigo.
Como já foi dito... Imagine um bidirecional, ou um centelhador. (faiscador) Ele é quase isto!
Você não pode fazer uma analise da fonte, testando componentes individualmente.
Este assunto já foi esgotado neste fórum...
Arme a fonte em separado. Se ele estiver correta, já elimina esta parte!
Imagine quantos "componentes" vai testar se não fizer isto????
Um abraço.
Re: LCD 42 By: Mailson Date: 27 Março 2013, 10:15
Obrigado aos amigos Joarez e Marcos, sem essa dúvida, posso continuar meu analise, volto mais tarde com mais algumas informações para que possam me ajudar nessa empreita.

Marcos, sobre chavear a fonte, irei realizar isso, ela fica em nivel alto o on (3v3), creio que ao aterrar essa linha irei realizar o chaveameto manualmente certo ?

Abraço
Re: LCD 42 By: Mailson Date: 28 Março 2013, 10:07
Bom dia caros colegas !

Voltei a trabalhar na tv, e corrigindo algumas informações que passei , a fonte dessa tv  trabalha com nivel baixo ( 0v). Aterrei, atracou o relê, a fonte passou a oscilar e fornecer as tensões de 12v -12v 25v !

Com um chave de teste, conseguir ver que o inverter esta oscilando !

Creio que meu defeito esteja no setor de on/off da pci da fonte ou na pci principal !

Qual a opnião dos colegas ?

Abraço
Re: LCD 42\ By: joarez siczkoriz Date: 28 Março 2013, 10:42
Se você está se referindo a fonte 2K8 projeto LG você esta enganado completamente o Transistor Que recebe a tensão de Power ON e um NPN (Q263) logicamente para que o mesmo entre em Saturação precisa que um nivel logico Alto entre em sua Base




  Joarez Siczkoriz
  Curitiba Paraná
Re: LCD 42\ By: joarez siczkoriz Date: 28 Março 2013, 10:52
Detalhe e se a sua não estiver Montada na PCI Q261,Q263,D260,R265,R266,D260,RR263 e R264 Ai sim sua logica está correta pós quem ira fazer o chaveamento ira ser Q102 que é um PNP sendo assim ai SIM E NIVEL LOGICO BAIXO !!






   Joarez Siczkoriz
   Curitiba Paraná




Re: LCD 42 By: Mailson Date: 28 Março 2013, 11:19
Matou a pau Joarez, é isso mesmo ! Fiz todo o procedimento, e cheguei a conclusão que a placa principal está ruim, não esta executando o on/off, ja que realizei o teste chaveando a fonte manualmente e obtive todas as medições correta da fonte, resumindo placa principal com defeito. Creio que não é possível o reparo da mesma, e para comprar esta bem caro!

Re: LCD 42\ By: joarez siczkoriz Date: 28 Março 2013, 11:24
Na Principal Verifique como estão os Conversores DC/DC dão muitas falhas nesta  placa ....






  Joarez Siczkoriz
  Curitiba Paraná
Re: LCD 42\ By: fantasma Date: 29 Março 2013, 22:19
Mailson, veja o que vc escreveu no seu 1º post


***Este aparelho está com o seguinte sintoma: Acende o led stand by vermelho, ao apertar a tecla on ele se paga.***

Ê vai se apagar mesmo, pois os modelos Philips agem dessa forma, ou seja, aperte novamente o power do teclado, sendo assim a luz do stand by vai acender, quando isso acontecer, aperte então canal +, aí sim ela vai ligar,.....isso tem confundido clientes e alguns técnicos, pois acham que quando a tv está em stand by, para liga-la, tem que apertar o power do teclado, errado!!...se vc fizer isso, vai desliga-la por completa (como se fosse uma chave master analógica), pois essa situação é peculiar nas lcd's da Philips.

Tome cuidado, pode ser o seu caso, pois esse modelo não costuma dar problema na placa principal, ê esse modelo entra com frequência aqui, ê eu nunca precisei trocar a placa principal dessa tv.     
Re: LCD 42 By: Mailson Date: 29 Março 2013, 23:03
Boa Noite Ronan, fico muito grato pela sua ajuda !  Eu havia lido sobre isso e se eu não me engano eu tentei liga-la pelo controle remoto e pela tecla de canal + mais não obtive sucesso ! Amanha quando chegar na loja irei realizar o teste novamente de liga-la  pela tecla canal + ! E volto com o resultado ! Espero ter "comido essa bronha" e que a tv não tenha defeito. Dessa não apanho mais, até porque foi a primeira que peguei !

Abraço e fico grato !
Re: LCD 42\ By: joarez siczkoriz Date: 30 Março 2013, 11:50
Aguardamos más ao contrario já peguei elas com falhas na principal e  alguns casos conversores e outros dados da Flash corrompidos !!






Joarez Siczkoriz
Curitiba Paraná
Re: LCD 42\ By: fantasma Date: 30 Março 2013, 12:53
É isso vamos aguardar, mas pelo post do amigo, parece que essa tv não tem defeito....
Re: LCD 42 By: Mailson Date: 01 Abr 2013, 10:06
Bom dia caros colegas ! Como disse anteriormente, irei realizar novamente o teste, mais infelizmente não resolveu ! O cliente acabou aprovando o orçamento da placa principal, comprei hoje pela manha em S.P e já montei a tv ! Ficou perfeita !

Agradeço aos colegas Joarez,Marcos e Ronan pelo auxilio prestado para resolução do problema.

Abraço
Re: LCD 42\ By: joarez siczkoriz Date: 01 Abr 2013, 10:12
OK !!!






Joarez Siczkoriz
Curitiba paraná
Páginas: 1