Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 12
SOM Aiwa CX-NF9LH (Malasya) Liga, display ok, mas sem nenhuma função operacional, travado By: matrix57 Date: 14 Março 2013, 10:01
Aparelho: SOM
Marca:    Aiwa
Fabricante:   
Modelo:   CX-NF9LH (Malasya)
Defeito:   Liga, display ok, mas sem nenhuma função operacional, travado. (ENCERRADO).

Bom dia!
Peguei mais este importado, o aparelho liga, display ok, mas sem nenhuma função operacional, esta tudo travado, segundo o proprietário ele ligou o aparelho colocou CD´s começou a tocar por alguns minutos e derrepente parou tudo.
Estou deduzindo que pode ser o micro controlador ou teclas no painel de comando presas/coladas. Alguém tem sugestões e opiniões, a quem puder ajudar fico muito grato.
Saudações,
matrix57


Agradeço a quem puder ajudar.
Valdir.

Re: SOM Aiwa CX-NF9LH (Malasya) Liga, display ok, mas sem nenhuma função operacional, travado By: matrix57 Date: 17 Março 2013, 16:47
Ola a todos!
Vejo que parece que ninguém cruzou ou se deparou com este aparelho ou esse defeito,  acho que vou começar por desmontar o painel frontal e talvez encontre alguma chave/botão  TAC com defeito, se alguém tiver algo a informar sobre este defeito ficarei grato.
Saudações,
matrix57.
Re: SOM Aiwa CX-NF9LH (Malasya) Liga, display ok, mas sem nenhuma função operacional, travado By: Almeidaf Date: 17 Março 2013, 19:20
http://www.4shared.com/office/A4miesGd/NSX-F9_CX-NF9LH_with_stk_.html
Re: SOM Aiwa CX-NF9LH (Malasya) Liga, display ok, mas sem nenhuma função operacional, travado By: marck3 Date: 17 Março 2013, 21:05
Eu acredito nao se tratar de nem uma chave de toc ,pelo menos pelo seu relato .Pode ser alguma alimentaçao faltando ,saida de som(voce disse que ele tava usando quando parou).
Re: SOM Aiwa CX-NF9LH (Malasya) Liga, display ok, mas sem nenhuma função operacional, travado By: matrix57 Date: 18 Março 2013, 14:54
Ola, boa tarde caro Marck3!
Obrigado por sua atenção, bem, claro que tenho que iniciar por algum lado da coisa, mas esta correto, segundo informação do proprietário o aparelho estava tocando CD normal e repentinamente  parou. também vou verificar seus pontos de alimentação entre as PCI, ou algum feedback do amplificador de audio, talvez. Volto a informar depois dos testes, grato.
Saudações,
matrix57.
Re: SOM Aiwa CX-NF9LH (Malasya) Liga, display ok, mas sem nenhuma função operacional, travado By: celsoricksa Date: 18 Março 2013, 21:59
ola amigo verifique cristal oscilador do micro do painel ja peguei varios na minha cidade com este defeito amigo
Re: SOM Aiwa CX-NF9LH (Malasya) Liga, display ok, mas sem nenhuma função operacional, travado By: matrix57 Date: 18 Março 2013, 23:33
Ola boa noite!
Caro amigo Celsoricks, dica muito importante, vou checar também, amanhã vou enfrentar a onça, rsssssss.
Abraço a todos.
matrix57.
Re: SOM Aiwa CX-NF9LH (Malasya) Liga, display ok, mas sem nenhuma função operacional, travado By: trudes Date: 19 Março 2013, 20:23
Além do cristal indicado, dê uma boa lavada com isopropílico no micro e periféricos.
Veja a tensão de reset e hold.
Re: SOM Aiwa CX-NF9LH (Malasya) Liga, display ok, mas sem nenhuma função operacional, travado By: matrix57 Date: 20 Março 2013, 17:38
Ola, boa tarde a todos!
Bem, vamos la. Inicialmente chequei a fonte e tensões, sendo que na saida ponte D102 presente +24,5V / -25,2V, e na ponte D101 , sem saída pois o rele RY101 não esta chaveado, mas tem AC 48V. No Emissor de Q106 = 10,6V, assim sendo parece que a fonte (Main-HE) esta Ok.
-Passei então para PCI - Front, onde em IC201, pino 10 (V-REset) = 2,73V.
Pino 15 (V-Hold-B) = 0,79V; Pino 13 Vss = 5,50V; Pino 16 (Vdd) = 5,48V (??) * Tem 2 GND nesta PCI ???.
Pinos 11 (x1) pino 12 (x2) = 3,94 Mhz  não estavel, as vezes o sinal desparece.
No K-D202 = 6,26V
- IC701 =   Pino 49 (IN2) = 0,56V; Pino 52 (IN1) = 0,41V; Pino 21 (AVDD) = 0,0V??; pino 26 (DGND = 0,9 V; pino 23 (Clock), tem sinal mas não tem forma de onda quadra como deveria ser um pulso de clock, pino 19 (DVDO) = 1,27V
- Lavei todas as áreas dos entrono do micro, tinha muita resina, focou bem limpinha, religuei o frontal e continua na mesma.
- IC201 - Onde deveria ser um "cristal oscilador" temos um circuito RLC que entra em X1 e X2 do micro (4.19Mhz) e chaveado por Q202 vindo de C-Shifft do IC402 pino 132, mas medi um sina senoidal com 3,94 Mhz, acho que isso não esta legal. Micro alimentado com 5,2 V
O diagrama é ruim e a serrigrafia de posição dos componentes também muito ruim, no momento é o que eu consegui, isso me leva a crer que o MICRO não esta legal, ou o oscilador RLC esta gerando este problema. Qual a opinião dos amigos na questão, aguardo por opiniões e sugestões.
Saudações,
matrix57.


Re: SOM Aiwa CX-NF9LH (Malasya) Liga, display ok, mas sem nenhuma função operacional, travado By: matrix57 Date: 21 Março 2013, 08:36
Ola, bom dia caríssimos Trudes, Celsoriksa e Marck3!
alguem já deu uma lida na minha ultima postagem, com as ultimas informações? Aguardo por sugestões e opiniões, abraço.
Saudações,
matrix57.
Re: SOM Aiwa CX-NF9LH (Malasya) Liga, display ok, mas sem nenhuma função operacional, travado By: trudes Date: 21 Março 2013, 18:53
Confira melhor este oscilador, e tenha certeza que o seu frequencímetro esta Ok!
Se não, solte as chaves.
Nos passe qual a tensão de "hold" no coletor do Q110.
Re: SOM Aiwa CX-NF9LH (Malasya) Liga, display ok, mas sem nenhuma função operacional, travado By: matrix57 Date: 21 Março 2013, 21:38
Ola, boa noite caro TRudes!
A frequência foi medida com Osciloscópio digital de alta precisão, chequei esta medição varias vezes e sempre da mesmo valor 3,94 Mhz, apesar das oscilações e perda de sinal que informei, mas vou dar atenção especial ao circuito RLC e o Q 202.
Trudes, desculpe,  não ficou claro, solte as chaves??
Não encontrei o Q110 na PCI Front, onde em que estagio esta este transistor??
Grato pela atenção aguardo seu retorno.
Saudações,
matrix57.
(Valdir)
Re: SOM Aiwa CX-NF9LH (Malasya) Liga, display ok, mas sem nenhuma função operacional, travado By: trudes Date: 21 Março 2013, 22:25
No circuito de fonte Matrix.
E você disse que ia verificar as chaves de painel!
Re: SOM Aiwa CX-NF9LH (Malasya) Liga, display ok, mas sem nenhuma função operacional, travado By: matrix57 Date: 22 Março 2013, 09:04
Bom dia TRudes!
OK, Q110 na fonte que polariza Q 111 (Hold-B),  quanto as chaves testei todas e não ha nenhuma com fuga ou em curto. Retorno informações no final do dia.
Saudações,
matrix57
Re: SOM Aiwa CX-NF9LH (Malasya) Liga, display ok, mas sem nenhuma função operacional, travado By: marck3 Date: 22 Março 2013, 21:15
A resposta para esta pane esta realmente na linha HOLD  pino 15 ta baixo esta tensao,que pode ser saida de som ou circuito proteçao dos falantes ,falta das tensoes 50vac fonte .Como voce disse que esta presente as tensoes de 50v ,agora voce deveria tentar liga-lo sem a saida de som(stk da saida)tira-lo fora e ligar sem ele .Veja tambem o circuito de proteçao abaixo
Re: SOM Aiwa CX-NF9LH (Malasya) Liga, display ok, mas sem nenhuma função operacional, travado By: matrix57 Date: 22 Março 2013, 22:26
Ola, boa noite caros Trudes e Marck3!


Chequei a malha de Hold-B, onde na base de Q110 tenho 0,67V , então na base de Q111 tenho 0,0V, portanto Hold-B em 5,1V, no coletor de Q111,  o que deve estar correto.
Voltei a PCI Front e como havia citado eu iria dar um pente fino no oscilador RLC, onde C209 = 0,1uF;  R225 = 2K2;  C210 = 22pF; C211 = esta meio apagado ?? parece ser 12nF, por favor confirmem, medi no C original apenas 22pF, acho que isso não bate, então coloquei um outro Cap. de 12n no lugar, remontei o painel, coloquei no lugar, pluguei na rede e agora esta tudo apagado, mas estou com toda a unidade do LASER desconectada, será necessário remontar o rack do CD player?
*Nota: Os componente SMD "R" e "C" não tem numeração de identificação na PCI e no desenho xerox da PCI multo ruim a identificação a orientação é pelo pontos de solda dos componentes.
Falta algum feedback do CD player? Acredito que não, mesmo ligando a tecla POWER e nada acontece agora. Aguardo opiniões e sugestões.
Bem, estava relendo e informei que no IC201 pino 15 havia só chegando 0,79V, ora na PCI Main Tem hold-b em 5,1V e na PCI Front tem só 0,79V, tem gato ai? Ver rever isso novamente.
Saudações,
matrix57.
Re: SOM Aiwa CX-NF9LH (Malasya) Liga, display ok, mas sem nenhuma função operacional, travado By: trudes Date: 22 Março 2013, 23:48
Hold de saída OK Matrix!
Mas siga a linha de Hold até a entrada no micro. Tem que ter a mesma tensão. Afinal, o micro precisa dessa referência de tensão correta, para atuar em caso de proteção.
Volte o capacitor de 22pf. O painel apagou provavelmente por essa alteração para 12pf.
Seria interessante ter uma placa de sucata para trocar esse circuito RLC.
E você pode trabalhar apenas com a placa de painel conectada, não precisa do circuito de CD!
Re: SOM Aiwa CX-NF9LH (Malasya) Liga, display ok, mas sem nenhuma função operacional, travado By: matrix57 Date: 23 Março 2013, 08:20
Muito Bom dia caro Trudes e Marck3!
Obrigado pelo retorno, esta claro que o sinal Hold-b esta presente e correto na PCI Nain, mas parece que não esta chegando corretamente na PCI Front, vou revisar esta linha, quanto ao circuito RLC vou retornar o cap. original ao circuito, talvez eu tenha mexido no capacitor errado, como eu disse não existe identificação de posição. Não vou desprezar também a possibilidade de uma possível proteção da saída de áudio, mas com certeza esta relacionado com o sinal de HOLD-B.
Retorno assim que possível.
Infelizmente não tenho nada de sucata deste AIWA nem nada similar.
Saudações,
matrix57.
Re: SOM Aiwa CX-NF9LH (Malasya) Liga, display ok, mas sem nenhuma função operacional, travado By: marck3 Date: 23 Março 2013, 16:46
Ok  matrix se os 5v do hold esta presente  placa pricipal entao voçe tem algo de errado ate o painel ,pois voçe disse que o hold no pino 15 so tem 0,79 volts verifique trilhas resistores e capacitores de desacoplamento nesta linha.Realmente pode ser RCL mas ta esta estranho o presença do hold main e painel nada.
Re: SOM Aiwa CX-NF9LH (Malasya) Liga, display ok, mas sem nenhuma função operacional, travado By: matrix57 Date: 23 Março 2013, 20:59
Ola, boa noite caro marck3!
Ok, é exatamente este o caminho que vou seguir, revisar trilhas, mau contato, capac.  desacop. ,  linha do hold-b na PCI Front, oscilador RLC,  o problema deve estar nessas questões, retrono assim que possivel.
Saudações,
matrix57.
Páginas: 12