Forum TecTonny Dicas LCD, Plasma e LED.
Páginas: 1
Plasma LG 50PG30R não gera 5v stand by By: Eletron Color Date: 28 Fev 2013, 08:54
Aparelho: Plasma
Marca:    LG
Fabricante:    
Modelo:   50PG30R
Defeito:   não gera 5v stand by

Essa Tvzona entrou com os 5v stand by normais inclusive respondendo ao comando power On(Led azul) mas não ligava.
Verificando a fonte rapidamente constatei que havia curto na linha de alimentação dos osciladores e ao desligar a R 806 o curto sumiu e o PFC funcionou com os 400V.
Até ai tudo certo afinal o defeito estava encontrado , era o oscilador L6599D em curto(faz VA e VS).
Agora vem a zebra, após trocar o L6599D não sei porque a tensão etand by sumiu, mesmo desligada da Main.
Na frente do D 352 tem 13V e no D 351 só tem 4V e na saida para Main não tem nada.
Já troquei o STRW ,o acoplador, o TL sem êxito.
O microcontrolador da fonte é o MC80F0708, eu não achei o DATA  dele para analizar suas fuções.
Obsevei ,seguindo as trilhas,que o pino 22 do micro esta ligado ao T 358 que por sua vez esta ligado ao TL.
Será que o microcontrolador pode  estar polarizando errado o TL e por isso a tensão estar tão baixa ??


Maick da eletrônica.


Agradeço a quem puder ajudar.
Maick

Re: Plasma LG 50PG30R não gera 5v stand by By: joarez siczkoriz Date: 28 Fev 2013, 09:01
Cuidado com L6599 falso vendido na praça !! em geral este microcontrolador corta o Oscilador pós apenas monitora as  tensões da  saida não  atuando na  regulação da mesma ....






  Joarez Siczkoriz
  Curitiba Paraná





Re: Plasma LG 50PG30R não gera 5v stand by By: Eletron Color Date: 28 Fev 2013, 09:25
Joarez, só vou saber se o L6599 presta quando eu conseguir fazer a fonte stand by voltar a funcionar, pois mesmo com o jump J68 desligado ( L6599 fica totalmente isolado) a fonte continua do mesmo jeito.


Maick da eletrônica.

Re: Plasma LG 50PG30R não gera 5v stand by By: joarez siczkoriz Date: 28 Fev 2013, 09:32
Prefiro sempre tirar  o Ci do circuito para  tirar  duvidas !! pós tem outros pinos fundamentais




  Joarez Siczkoriz
  Curitiba Paraná
Re: Plasma LG 50PG30R não gera 5v stand by By: antesateletronica@terra.c Date: 28 Fev 2013, 17:19
Cuidado com L6599 falso vendido na praça !! em geral este microcontrolador corta o Oscilador pós apenas monitora as  tensões da  saida não  atuando na  regulação da mesma ....






  Joarez Siczkoriz
  Curitiba Paraná


é bem  como cita o joza amigão...desligar o jumper não ajuda muito ok....
Re: Plasma LG 50PG30R não gera 5v stand by By: Eletron Color Date: 28 Fev 2013, 19:48
Obrigado ao dois mestres que estão respondendo ao tópico...
Tirei o L6599 fora por desencargo,mas não mudou nada.
Não sei se não estou explicando direito e me corrigam se eu estiver errado.
O  L6599 não tem nada haver com o defeito que apareceu depois aqui, porque a tensão esta baixa na saída do trafo T 301, isto é, mesmo sem o comando power on as duas  tensões já estão baixinhas e portanto não é proteção acionada.
O STRW esta alimentado com os 150v e com 9,9v liberado pelo emisor do Q 301, a correção de erro enviada a ele também esta atuando , sei disso  porque tirei um dos resistores ligado no TL e coloquei um potenciometro no lugar e a tensão varia conforme mudo o potenciometro de posição.
Essa fonte é muito boa de trabalhar, mas não sei o que aconteceu aqui e principalmente o que estou passando por cima, se tiverem mais alguma idéia fica agradecido.


Maick da eletrônica.


Re: Plasma LG 50PG30R não gera 5v stand by By: joarez siczkoriz Date: 28 Fev 2013, 19:58
Apesar de ter consertado inumeras fontes destas não me recordo pós ela tem 3 Variantes de Modelo , além disso o 5V nela tipicamente ocorre poucas  falhas lembro que o que mas incomodavam era os eletroliticos de 2200UF/10V e o proprio AS431 e uma unica vez que um resistor alterado no pino 1 do mesmo são um outro modelo que  tem a correção enviada via MCU que ai tem sua correção amarrada a demais setores da fonte  não dependendo logicamente e simplesmente dos 5V ...




  Joarez Siczkoriz
  Curitiba Paraná
Re: Plasma LG 50PG30R não gera 5v stand by By: Eletron Color Date: 01 Março 2013, 08:48
O código da fonte é EAY58316301.
Por hora só me restou o microcontrolador, o pinoi 22 dele está com 0v e ele vai ligado ao circuito de correção  e portanto não tá "corrigindo nada", talvez por estática ou alguma bobiada minha com a fonte carregada acho que ele pode ter pifado aqui.
Sempre dou orçamento me baseando no valor de troca de placa e nesse caso já tinha me precavido também.
Felizmente reparo 90% a 95% das fonte que entram aqui, mas essa se eu não achar o micro vou ter que apelar para troca dela inteira.


Maick da eletrônica.

Re: Plasma LG 50PG30R não gera 5v stand by By: joarez siczkoriz Date: 01 Março 2013, 09:03
Só que  infelizmente  a LG não fornece  material para reposição das  fontes  principalmente as MCUs além disso cada uma conta com software  proprio para seu código EAY






   Joarez Siczkoriz
   Curitiba Paraná




Más muito raro  ele ter problemas só aconteceu comigo isso uma vez em todos estes anos , e numa fonte  que ainda  recebeu descargas  Atmosfericas
Re: Plasma LG 50PG30R não gera 5v stand by By: Eletron Color Date: 03 Abr 2013, 16:57
Não tive escapatória tive que trocar a fonte mesmo, mas sempre me previno na hora do orçamento.
Chegou ontem a fonte novinha, é até bonito de ver a placona.
Foi só colocar e correr pro abraço, as tensões VA e VS já vieram ajustadas certinhas com o plasma ou seja, 60v e 193v :D .

Obrigado aos que procuraram ajudar.


Maick da eletrônica ;) .

Páginas: 1