Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 12
Re: TV Panasonic TC-21V50B Fonte muito alta By: Percí Date: 25 Fev 2013, 14:52
Senhores, verifiquei os componentes indicados pelo Trudes e não achei nenhum ruim salvo o próprio STK que ainda não troquei (ainda tenho que comprar), também consegui um 2SC1473 novo e íntegro mas nada mudou ao substituir, conforme já disseram o Sérgio Freitas e o Trudes deve ser mesmo o STK que conseguirei amanhã, mas só uma coisa não entendo, independente do defeito de controle do regulador o circuito que envolve os pinos 1 e 2 do fotoacoplador não deveria ter outro comportamento? Tenho 6.8V no emissor do Q802 o que prova que o diodo zener nesse terminal não está aberto e a tensão de base também está normal (7.3V), o que aconteceu com a corrente de coletor? Pois se a coisa continuar assim (sem circulação de corrente pelos pinos 1e 2 do fotoacoplador será possível que o pino 4 do mesmo será adequadamente aterrado para efeito de controle?
Re: TV Panasonic TC-21V50B Fonte muito alta By: trudes Date: 26 Fev 2013, 11:14
Perci, a corrente e tensão de coletor do Q802, é diretamente proporcinal a saída da fonte!
Aliás, a de basem e emissor também hehehe...
Mas entendo a sua dúvida quanto ao coletor estar mais baixo.
Se tem dúvidas quanto ao STK, solte o foto acoplador, e veja se a fonte perde o controle e sobe. Mas cuidado, é um teste rápido e sem o saída horizontal no circuito.
meça a tensão rapidamente e desligue. Se a fonte subir, o defeito estará no circuito do foto acoplador. Se não subir, o defeito estará no primário da fonte, incluindo o STK.
Re: TV Panasonic TC-21V50B Fonte muito alta By: marcosbr Date: 26 Fev 2013, 21:17
Citação de: marcosbr online 21 Fev 2013, 21:48
Realmente difícil de entender...
Sérgio.
Pino 2 do foto é secundário, e C805 é primário... A unica linha de controle é esta!
Outra coisa intrigante é dizer que as tensões do TR, e ele mesmo estão normais.
Este seria um bom caso, de "simulação" com a velha lampada. (sem perigo para o circuito adiante)
Primeiro faça um teste de isolamento dos "lados"
Veja se algum destes resistores foi trocado e confira. No mais...
Não tem nada alem do treco que coloquei aí.
Se tem +B... Primário funciona. (sem controle, mas funciona)
Se o controle funciona... CI no primário não controla. (esta ruim)


O resto é o Perci analisar com calma!
Se não deu pra entender, eu tentarei de outra maneira.


Re: TV Panasonic TC-21V50B Fonte muito alta By: Percí Date: 28 Fev 2013, 11:42
Nobres colegas, a eletrônica é uma ciência exata e previsível, mas e se a coisa não acontece conforme o previsto o que fazer? Devo estar batendo a cabeça diante de uma coisa que quando resolvida vai ser de dar risada mas por enquanto só deu dor de cabeça. Ainda estou longe de ser um mestre em análise de circuitos mas um "treco" simples como o controle dessa fonte não assusta nem um novato, pois bem com base no meu conhecimento entendo que um acoplador ótico à medida que recebe uma tensão nos terminais do LED faz com que seus outros dois terminais passem a conduzir, a tensão necessária para máxima condução é em torno de 1,5V. Não importa se em relação a outro referencial eu tenha 200V. em seus pinos pois se entre os dois do LED não houver nem 1V. de diferença de potencial ele permanecerá inerte, coisa que está acontecendo nesse circuito. Com base nessa lógica fiz a seguinte experiência usando um potenciômetro de 1M liguei um terminal da "pista de grafite" ao terra do secundário e o terminal central ao pino 2 do foto, liguei a placa com uma lampada de carga e fui fechando o potenciômetro, pronto deu a lógica o LED foi polarizado os pinos 3 e 4 do foto passaram a conduzir e pude com esse artifício baixar a tensão da fonte para um valor operacional normal, com isso entendo que o controle só não funciona porque o Q802 parece não cumprir a sua parte no circuito que é polarizar adequadamente o fotoacoplador, socorro ...
Re: TV Panasonic TC-21V50B Fonte muito alta By: marcosbr Date: 28 Fev 2013, 12:53
 Perci.
Se variou a tensão de saída... O STK esta trabalhando. Seu raciocínio tem lógica!
O "brilho" varia no secundário!
Largue um pouco a teoria e levante estes componentes dos pinos 1 e 2. E não use material de sucata. (acoplador novo)
Uma pequena alteração, aí... Provoca grande problema na saída.
Lembre-se que agente só examina o esquema. O restante relatado por você!
Conferiu os resistores?
Um abraço.
Re: TV Panasonic TC-21V50B Fonte muito alta By: Percí Date: 28 Fev 2013, 15:59
Ok Marcos, já tô rindo a tôa, sou obrigado a concordar com você que graças às dificuldades é que saímos do lugar, o problema não estava no Q802 e sim na polarização de base do mesmo (sempre parece tão óbvio depois né), mesmo a tensão estando aparentemente normal estava um "tico" abaixo e uma mínima variação aí deu todo esse problema, o "lesado" era o R810 que alterou de 110K para 150K mas como não abriu totalmente causou uma pequena queda na tensão de base do transistor suficiente para que o coletor do mesmo se comporta-se como aberto, feito o reparo e também substituído o saída vertical que queimei na primeira troca o tv está funcionando perfeitamente, um abraço a todos.
Páginas: 12