Forum TecTonny TV LCD - LED ou Plasma
Páginas: 12
Re: Plasma Samsung PL51D491A4G Não liga By: fernando.az Date: 15 Abr 2013, 23:23
Novidades na TV...


Já havia constatado que a fonte estava ok, testando na bancada. Com a placa YSUS ligada, a fonte não tinha VA e VS. Desligando o flat de dados da mesma, as tensões sobem aos valores nominais e decaem logo em seguida.


Consegui outra placa YSUS para teste, do mesmo modelo. Com ela também não funcionou e as tensões VA e VS se comportam da mesma forma, porém agora com o cabo da alimentação desligado!


Ou seja, com as 2 placas a fonte chega a ter tensão e desarma, mas numa placa quando desliga o flat de dados e na outra quando desliga a alimentação!


E agora?


Abraços!
Re: Plasma Samsung PL51D491A4G Não liga By: joarez siczkoriz Date: 15 Abr 2013, 23:34
Sim colega  como estão as  Buffers ???






Joarez Siczkoriz
Curitiba Paraná
Re: Plasma Samsung PL51D491A4G Não liga By: fernando.az Date: 16 Abr 2013, 01:19
Desculpe a ignorância: não tenho o manual de serviço da TV, há algum procedimento padrão para testar os buffers? Não tenho prática de plasma, só sei que a medição normalmente é na escala ôhmica, correto?
Re: Plasma Samsung PL51D491A4G Não liga By: joarez siczkoriz Date: 16 Abr 2013, 01:25
Forma de onda no ponto Wave form, e  tensões  !!






   Joarez Siczkoriz
   Curitiba Paraná
Re: Plasma Samsung PL51D491A4G Não liga By: fernando.az Date: 19 Abr 2013, 00:35
Medir forma de onda e tensões numa placa que não tem tensão?


Medindo resistência nos pinos do buffer não acusa curto...
Re: Plasma Samsung PL51D491A4G Não liga By: joarez siczkoriz Date: 19 Abr 2013, 00:38
vejo  que não sabes  como funciona  uma  Ydriver  !!  além disso  com um multimetro  você  está  limitado a  verificar   apenas  Tensão na Mesma  não sabera  se o Oscilador da  ysus  está atuando ...






  Joarez  Siczkoriz
  Curitiba Paraná
Re: Plasma Samsung PL51D491A4G Não liga By: joarez siczkoriz Date: 19 Abr 2013, 00:46
Pela  Amplitude  e a forma de onda  que  estara no ponto Wave  Form se determina se a falhas ou  não , Além disso testes  Ohmicos a frio  podem  dar falsos  resultados ...




  Joarez Siczkoriz
  Curitiba Paraná
Re: Plasma Samsung PL51D491A4G Não liga By: joarez siczkoriz Date: 19 Abr 2013, 00:59
Além  disso  existe  uma forma simples  que é  desligar a Ydriver( Buffer) da ysus e  Verificar  se  a TV ira  Ligar , se ai asYdriver( Buffers ) forem  duas  sendo uma  superior  e outra inferior  , basta  primeiro  ligar  a superior e deixando a inferior  desligada  e  vice  versa  se  uma  delas  estiver  com problemas  se  facilmente  detectado a  falha




  Joarez  Siczkoriz
  Curitiba Paraná
Re: Plasma Samsung PL51D491A4G Não liga By: fernando.az Date: 19 Abr 2013, 01:05
Com certeza, já fiz esse teste, e a TV continua a não ligar!


Já estou ficando maluco!


Com tudo ligado menos os buffers não tenho VS nem VA!
Re: Plasma Samsung PL51D491A4G Não liga By: joarez siczkoriz Date: 19 Abr 2013, 01:07
A tempos  estou lhe  dizendo se  não tem VS e VA  não tens  PFC  Sua  fonte  não esta segurando PFC  , esta fonte  na Bancada  com Lampadas como Carga  em VS e VA  e  Armada  fica  constante a tensão nas  Lampadas  ate  você desarmar  a mesma ....






    Joarez Siczkoriz
    Curitiba Paraná
Re: Plasma Samsung PL51D491A4G Não liga By: fernando.az Date: 19 Abr 2013, 16:21
Essa fonte com tudo na TV ligado, menos o cabo flat de dados que vai da Tcon para Ysus acende as 2 lampadas ligadas em VA e VS, marcando tensão estável durante o tempo que ficar ligada!


Agora, ligou o flat do Tcon ao Ysus, acabou, dá a tensão rapidamente e logo em seguida começa a cair.




Re: Plasma Samsung PL51D491A4G Não liga By: joarez siczkoriz Date: 19 Abr 2013, 16:43
Se Ysus  ok , Ydriver OK , bem provavel que seu painel já era !!






Joarez Siczkoriz
Curitiba Paraná
Re: Plasma Samsung PL51D491A4G Não liga By: fernando.az Date: 21 Abr 2013, 21:15
Vou mandar vir outra Ysus, agora já estou desconfiando dessa... O estranho é que no teste à frio, com o multímetro, não vi nenhum IGBT em curto, e não vi curto também na buffer.


Considerando que a TV é muito nova (acabou de sair da garantia) e o defeito originalmente começou na main board (aparentamente raio pela HDMI), existe chance desse defeito acontecer por uma Tcon avariada? Ou mesmo a main board que foi substituída? Porque se a main board queimou realmente por um raio (estava chamuscada), seria mais provável que isso se refletisse na Tcon, que está antes da Ysus, não?


Recapitulando, as tensões estão normais com o flat da Ysus desligado. Com ele ligado as tensões somem.


Obrigado!




Re: Plasma Samsung PL51D491A4G Não liga By: joarez siczkoriz Date: 21 Abr 2013, 21:20
Em plasma  primeiro não existe TCON e sim CONTROL BOARD !! segundo detalhe  que teste em  Ysus  a frio e  Ydriver  não são nada confiaveis ... aqui tenho a  JIG  da Fabrica  para testar as placa individualmente assim como o proprio painel de plasma , más  se a Control Board  tiver  curto  logicamente  que  o TV certamente  não ira  ser acionado .... más  e TV de  Raio tem que  avaliar sempre com muita atenção






   Joarez Siczkoriz
   Curitiba Paraná
Páginas: 12