Forum TecTonny Informatica Geral
Páginas: 12
DELL Inspiron 1440 não alimenta Backlitgh, imagem fica escura By: wandersonbpaula Date: 17 Mar 2013, 14:18
Olá! é o seguinte, estou com um notebook DELL Inspiron 1440 que caiu do braço do sofá (informou a cliente) e quebrou a tela de lcd, só que no inicio como todo mundo imagina era somente trocar a tela e tudo se resolveria, mas depois de colocar 2 telas novinhas e a imagem da tela aparecia, mas sem acender o Backligth então acompanhando pelo esquema elétrico da placa mãe notei que o pino 8 do conector do cabo flat controla e alimenta o danado do Backligth agora analisando a parte do esquema do conector o que vocês acham que devo fazer? pois já testei os componentes e não tem curto algum, se tem não consigo achar, ajuda ai!

Segue imagem


Se quiser conferir o datasheet baixe nesse link: http://pt.scribd.com/doc/75617098/Dell-Inspiron-1440-Wistron-Alba-Discrete-Rev-Sb-sec

aqueles que puderem me indicar qual o próximo passo eu agradeço.
Re: DELL Inspiron 1440 não alimenta Backlitgh, imagem fica escura By: marcosbr Date: 17 Mar 2013, 17:16
 Se o teste foi feito com "telas iguais" Use uma lupa!
Um tombo é um tombo... Pode não ter afetado somente a tela!
Re: DELL Inspiron 1440 não alimenta Backlitgh, imagem fica escura By: wandersonbpaula Date: 17 Mar 2013, 17:47
Citação de: marcosbr online 17 Mar 2013, 17:16
Se o teste foi feito com "telas iguais" Use uma lupa!
Um tombo é um tombo... Pode não ter afetado somente a tela!
Pois é, o que poderia ter comprometido na placa já que o sintoma é somente referente ao pino 8 da imagem que postei que remete o controle do backligth eu não estou conseguindo identificar a ponta do fio, ou seja, o componente que possa não está fornecendo meios para acender o backligth, se reparar na imagem existe um diodo tem também resistores mas nenhum deles está apresentando defeito aparente nos testes, não apresenta curto. E o que poderia está inibindo a passagem de sinal para o pino 8 já que o cabo flat foi trocado e de nada adiantou?

Re: DELL Inspiron 1440 não alimenta Backlitgh, imagem fica escura By: JuniorPB Date: 22 Mar 2013, 10:20
Olá,

A primeira coisa é verificar todas as tensões presentes no Conector(LCD1) ...

Me passe as tensões nos terminais:

1, 5, 7, 8

Essas medições obrigatoriamente precisam ser feitas com o LCD CONECTADO e a máquina startada.

No aguardo.


Re: DELL Inspiron 1440 não alimenta Backlitgh, imagem fica escura By: wandersonbpaula Date: 22 Mar 2013, 12:18
Citação de: JuniorPB online 22 Mar 2013, 10:20
Olá,

A primeira coisa é verificar todas as tensões presentes no Conector(LCD1) ...

Me passe as tensões nos terminais:

1, 5, 7, 8

Essas medições obrigatoriamente precisam ser feitas com o LCD CONECTADO e a máquina startada.

No aguardo.

Olá JuniorPB!
Desde já agradeço muito a sua atenção, olha só, eu fiz as medições conforme você citou e coloquei os valores conforme consta na imagem anexo na cor verde.



O bendito pino 8 que mencionei em msg anterior se não estou enganado é o que acende a luz do LCD e está dando 0v, qual seria o componente que auxilia este pino a receber a voltagem?


Re: DELL Inspiron 1440 não alimenta Backlitgh, imagem fica escura By: lacerdasuntzu Date: 22 Mar 2013, 12:52
Bom dia, dá uma verificada no f4101, esses pinos 1,2 e 3 não deveriam ser 0V.
Re: DELL Inspiron 1440 não alimenta Backlitgh, imagem fica escura By: JuniorPB Date: 22 Mar 2013, 12:54
Fique tranquilo...

Com Análise do Esquema Elétrico, consertar notebook não tem graça, tudo é fácil, desde que você tenha um conhecimento aprofundado sobre o assunto.

Seu caso é extremamente simples ...

Está faltando +B para alimentação dos LEDS ...

O fusível F4101 está aberto ...

Você tem duas opções:

1 - Colocar um fio

2 - Antes de colocar um fio, injetar tensão usando uma fonte assimétrica de ambos os lados do F4101, para ter certeza que não existe curto.

Lembrando que a segunda alternativa é a mais aconselhável, mas se você não tiver a fonte assimétrica, então coloca o fio mesmo ... mas tenha em mente que se tiver um curto nessa linha, o fio vai se romper e pode terminar de torrar o componente que está em curto. (Isso é bom por um lado, pq você ver o componente que estava em curto, e pode ser ruim por outro lado, porque poderia romper a trilha da placa com a explosão do componente, apesar de não ser muito comum esse ocorrido)

Se não tiver curto algum, então apenas o fio lhe trará a resolução do caso.

Abraços.
Re: DELL Inspiron 1440 não alimenta Backlitgh, imagem fica escura By: lacerdasuntzu Date: 22 Mar 2013, 13:08
Dica, ao invés do fio normal, tira de um fusível de 3A 250V o fio e coloca no lugar do fusível. Pelo menos se tiver algum problema chance de 80% dele abrir, ao invés de queimar mais alguma coisa. 
Re: DELL Inspiron 1440 não alimenta Backlitgh, imagem fica escura By: JuniorPB Date: 22 Mar 2013, 13:13
Citação de: lacerdasuntzu online 22 Mar 2013, 13:08
Dica, ao invés do fio normal, tira de um fusível de 3A 250V o fio e coloca no lugar do fusível. Pelo menos se tiver algum problema chance de 80% dele abrir, ao invés de queimar mais alguma coisa.

Se for pra manter o projeto original, seria aconselhável utilizar um fusível de 3A por 32V...

Por isso falei sobre a fonte assimétrica. (seria a forma profissional e aconselhável de resolver)
Re: DELL Inspiron 1440 não alimenta Backlitgh, imagem fica escura By: lacerdasuntzu Date: 22 Mar 2013, 13:26
Bom vamos lá, 3Ax32V difícil de achar, 3Ax250V acha em qualquer lugar. A nível de teoria, nunca teríamos um pico de tensão nesta etapa, agora um curto pode ser bem provável, então teríamos um aumento nesta corrente, então manter os 3A de limitação seria bom,se houvesse um curto. O intuito é tentar evitar ao máximo alterar o projeto, ainda mais nas linhas de proteção. Agora me diga se requerente nem viu que estava faltando o +B da tela, teria ele como identificar um fusível de 3Ax32V em alguma placa(com exceção das que tem identificação), para substituir?
Valeu.

Re: DELL Inspiron 1440 não alimenta Backlitgh, imagem fica escura By: JuniorPB Date: 22 Mar 2013, 13:37
Citação de: lacerdasuntzu online 22 Mar 2013, 13:26
Bom vamos lá, 3Ax32V difícil de achar, 3Ax250V acha em qualquer lugar. A nível de teoria, nunca teríamos um pico de tensão nesta etapa, agora um curto pode ser bem provável, então teríamos um aumento nesta corrente, então manter os 3A de limitação seria bom,se houvesse um curto. O intuito é tentar evitar ao máximo alterar o projeto, ainda mais nas linhas de proteção. Agora me diga se requerente nem viu que estava faltando o +B da tela, teria ele como identificar um fusível de 3Ax32V em alguma placa(com exceção das que tem identificação), para substituir?
Valeu.

Em relação de ser "fácil" ou "difícil" de achar, isso é muito relativo, eu tenho muitas placas de sucata, então pra mim é facílimo.

Se for levar em consideração a "proteção" do equipamento, eu concordo com você em relação a proteção a nível de amperagem, mas a nível de voltagem, não seria aconselhável, como também um fio não é aconselhável.

Abraços.


Re: DELL Inspiron 1440 não alimenta Backlitgh, imagem fica escura By: marcosbr Date: 22 Mar 2013, 20:53
 Muito boa a ajuda. Mas tudo se resume a quem estamos ajudando!
Vejam que lhe foi dito, que a "queda" poderia ter afetado "algo" na placa" E não concordo com o que foi dito aqui:


(Com Análise do Esquema Elétrico, consertar notebook não tem graça) Um bom profissional deve lançar mão de tudo que é informação do fabricante!
O esquema elétrico... Antigamente chamado de "pai dos burros" É uma coisa essencial a quem esta começando!
Acho estranho alguém abrir um note, trocar uma tela, e não verificar o impresso e um fusível!
Portanto amigos...
Vamos nos concentrar somente, em ajudar a quem pede. Não repetindo citações de outro, e aguardando o retorno do interessado!
Apenas uma pessoa vê o aparelho. Este que abriu o tópico.
Vamos aguardar!
Um abraço.
Re: DELL Inspiron 1440 não alimenta Backlitgh, imagem fica escura By: JuniorPB Date: 22 Mar 2013, 23:11
Opa Marcos,

Esse tipo de "discussão saudável" apenas aumenta o nível da análise e consequentemente o nível do fórum.

Me permita descordar:

CitarO esquema elétrico... Antigamente chamado de "pai dos burros" É uma coisa essencial a quem esta começando!

Não, o esquema Elétrico é importante para consertar o aparelho, seja você iniciante, seja profissional da área...

Sem a interpretação e análise do esquema elétrico, é a mesma coisa de querer ajeitar alguma coisa com os "olhos vendados".

Obviamente a experiencia de bancada também conta bastante.

Abraços, e vamos aguardar a solução do caso.

Fica com DEUS :)
Re: DELL Inspiron 1440 não alimenta Backlitgh, imagem fica escura By: marcosbr Date: 23 Mar 2013, 10:36
 Esta expressão: "pai dos burros"
Foi criada por um jumento pintado, para se disfarçar de zebra!
Eu tenho tanto esquema, que meu HD parece um curral! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Um abraço.
Re: DELL Inspiron 1440 não alimenta Backlitgh, imagem fica escura By: JuniorPB Date: 23 Mar 2013, 13:36
Citação de: marcosbr online 23 Mar 2013, 10:36
Esta expressão: "pai dos burros"
Foi criada por um jumento pintado, para se disfarçar de zebra!
Eu tenho tanto esquema, que meu HD parece um curral! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Um abraço.

RSRSRSRSRSRSRSRSR
Re: DELL Inspiron 1440 não alimenta Backlitgh, imagem fica escura By: wandersonbpaula Date: 23 Mar 2013, 16:51
Citação de: JuniorPB online 22 Mar 2013, 12:54
Fique tranquilo...

Com Análise do Esquema Elétrico, consertar notebook não tem graça, tudo é fácil, desde que você tenha um conhecimento aprofundado sobre o assunto.

Seu caso é extremamente simples ...

Está faltando +B para alimentação dos LEDS ...

O fusível F4101 está aberto ...

Você tem duas opções:

1 - Colocar um fio

2 - Antes de colocar um fio, injetar tensão usando uma fonte assimétrica de ambos os lados do F4101, para ter certeza que não existe curto.

Lembrando que a segunda alternativa é a mais aconselhável, mas se você não tiver a fonte assimétrica, então coloca o fio mesmo ... mas tenha em mente que se tiver um curto nessa linha, o fio vai se romper e pode terminar de torrar o componente que está em curto. (Isso é bom por um lado, pq você ver o componente que estava em curto, e pode ser ruim por outro lado, porque poderia romper a trilha da placa com a explosão do componente, apesar de não ser muito comum esse ocorrido)

Se não tiver curto algum, então apenas o fio lhe trará a resolução do caso.

Abraços.

Olá JuniorPB.
Olha só, eu fiz o que me disse, fiz o teste de continuidade neste componente F4101 antes de jampear e ele não bipou, tive o cuidado de não colocar solda e sim aproveitar a solda do componente para não aumentar a resistência do jump.

fiz um Jump com um fio de cobre de 0.1mm no F4101 conforme segue a imagem, mas agora só da tela branca rsrs.
Ah! e até agora não houve nenhuma incidênte como a queima de outro componente, pelo menos visualmente.
Mas segue o problema.

Re: DELL Inspiron 1440 não alimenta Backlitgh, imagem fica escura By: JuniorPB Date: 23 Mar 2013, 18:59
Refaça as medições nos terminais:

1, 5, 7, 8
Re: DELL Inspiron 1440 não alimenta Backlitgh, imagem fica escura By: JuniorPB Date: 25 Mar 2013, 10:46
Precisamos saber se as principais tensões estão presentes, para então saber se existe necessidade de continuar com a análise, ou simplesmente sugerir a troca do FLAT.

Abraços e fiquem com DEUS!!!
Re: DELL Inspiron 1440 não alimenta Backlitgh, imagem fica escura By: joarez siczkoriz Date: 25 Mar 2013, 11:37
Primeiramente  a Questão de tela Branca pode indicar a Ausencia da  tensão +LCDVDD pinos 5 e 6 no conector LCD1 assim como Ausencia dos Sinais LVDS que vão ao display !! levando em conta que  você substitui o Display por um do mesmo  código e  fabricante pós os " similares" podem apresentar  este sintomas o por isso sempre do Original




Joarez Siczkoriz
Curitiba Paraná
Re: DELL Inspiron 1440 não alimenta Backlitgh, imagem fica escura By: joarez siczkoriz Date: 25 Mar 2013, 11:39
Assim como  o Colega  Junior citou acima o FLAT e um dos maiores culpados , más para sanar esta  duvida  precisamos das tensões !!






Joarez Siczkoriz
Curitiba Paraná
Páginas: 12