Forum TecTonny Informatica Geral
Páginas: 1
Acer presario 7720 - ajuda no diagnostico By: I_NEED_YOU Date: 10 Mar 2013, 19:42
Somente peço ao colegas uma parecer no diagnostico do modelo em questao.
Testes executados sem abrir a máquina:
1º HDD testado e 100% ok
2º memorias originais foram limpas com a borracha nos terminais e pelas duvidas usei outras , e as originais passaram no stress test.
3º tentativa de actualizar a bios via pen sem sucesso...

Os sintomas da máquina sao, executa o power bem, aparece o logo da acer e depois somente fica o cursor do lado esquerdo a piscar e nao sai mais dali.
Se entrar nas funçoes da bios está tudo ok, sem problemas de travamentos ou desligamentos por excesso de temperatura.

A minha dúvida é a seguinte: pelos sintomas apresentado suspeito do chip da bios em que esta esteja corrompida ou com defeito pois nao permite a sua actualizaçao atraves de pen .( testei nas portas usb todas inclusive ate estraguei um cd por via das duvidas e falhou tb a sua actualizaçao) ou será o chip grafico(bga)???

Agradecia um parecer dos colegas, desde já o meu muito obrigado.


Re: Acer presario 7720 - ajuda no diagnostico By: lacerdasuntzu Date: 11 Mar 2013, 00:11
boa noite,
Este cursor do lado esquerdo, seria o prompt de comando? igual ao DOS?
Aparentemente pelo defeito descrito pode ser bios ou ponte sul. O chip gráfico a que se refere seria o ponte norte , que não tem nada a ver com este sintoma. BGA a princípio deve ter no mínimo dois nesta mobo o ponte norte e o ponte sul. sua mobo é a la-3151P?
Tentou carregar um SO pelo pendrive?
No aguardo.
Obrigado.
Re: Acer presario 7720 - ajuda no diagnostico By: marcosbr Date: 11 Mar 2013, 09:59
 Esclareça alguns pontos...
Presario geralmente é COMPAQ (HP). ACER deve ser ASPIRE! Veja se é este:
http://support.acer.com/product/default.aspx?modelId=122
Se tem tela de "bios" seu problema pode estar na inicialização. HD, CD, etc...


(Os sintomas da máquina sao, executa o power bem, aparece o logo da acer e depois somente fica o cursor do lado esquerdo a piscar e nao sai mais dali.Se entrar nas funçoes da bios está tudo ok, sem problemas de travamentos ou desligamentos por excesso de temperatura.)

Coloque um CD de LINUX e tente executar. Se tudo correr bem... Esta sem SO (sistema operacional)

Uma observação importante: Só se atualiza bios, por recomendação do fabricante; Ou se realmente for necessário!
Um abraço.
Re: Acer presario 7720 - ajuda no diagnostico By: I_NEED_YOU Date: 11 Mar 2013, 17:59
Desde já agradeço a vossa colaboraçao, o meu mt obrigado. Realmente enganei-me na digitalizaçao do nome do modelo tal como referiu o sr. Marcosbr, o portatil em questao é o acer aspire 7720 modelo ICY70.
Quanto a ter executado um s.o pela pen tentei sim, inclusive meti outro disco rigido e tentei fazer a formataçao da maquina acabando esta sempre no cursor do DOS do lado esquero a piscar. o curioso é que na bios ele deteta a pen e disco rigido quer o original quer o que eu apliquei pra tentar a formataçao, após estes testes tentei fazer uma recuparaçao da bios ás cegas atraves do metoda da pen, que falhor sempre em todas as portas usb´s, depois gastei um cd e tentei pela drive e tb nao surtiu efeito.
tentei usar o cd com hiren´s boot tanto por pen como por cd e nada, tentei dvd original do xp e do vista e nada...
parece que a motherboard quando quer usar a interface grafica nessa altura morre... suspeitei da bios por estar corrompida e por isso mesmo tentei recuparava o que nao surtiu efeito.
o metodo que usei é de praxe : desconectei a bateria e o cabo de alimentaçao após isso carreguei nas teclas fn e esc liguei o cabo de alimentaçao aguardei entre 5 a 10s e carreguei no power, ele liga ouve-se o cooler a trabalhar na velocidade normal o que deveria ser em velocidade tipo maxima, o que nao acontece embora a pen fiquei a piscar o seu led sem cessar e assim permanece . deixei uns 45minutos e ainda continuava (lol) após desligar e voltar a ligar o portatil respondeu da mesma maneira como de inicio, deduzi que o proprio chip da bios esteja comprometido ou o proprio chip grafico. como nao desmontei a maquina pedi um parecer daqui dos colegas do forum... será a bios o chip danificado parcialmente??? ou o chip grafico???
(quanto ao engano do modelo foi por ter estado a encomendar uma placa mae de um compaq presario cq61 que um colega de trabalho destruiu quando comprou uma fonte universal e torrou com a mesma) lol
Re: Acer presario 7720 - ajuda no diagnostico By: I_NEED_YOU Date: 12 Mar 2013, 11:24
Bem, já resolvi o problema, mas desde já agradeço a quem me ajudou de boa vontade e vou partilhar o procedimento do meu sucesso :
abri a maquina pela primeira vez e após ter a placa mãe já fora, retirei a pilha da bios para proceder a uma limpeza (lavagem) geral. Reparei que a mesma na zona aonde é aplicado a adaptador do disco rigido, a plaquinha que aperta directo a placa mãe e liga ao adaptador que leva os dois HDD, estava muito oxidada. Lavei e sequei-a, voltei a soldar a pilha da bios e iniciei a maquina e voilá, recuperou todas as suas funçoes.
Desde já deixo aqui um reparo, esta motherboard é exactamente o mesmo modelo do 5520 logo e portanto tem o chip grafico Nvidia Mcp67M-A2 que é um chip hibrido. se o problema fosse nele estaria tramado, tive sorte. HEHEHEH
Mais uma vez obrigado a todos pela vossa colaboração.


Páginas: 1