Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
Capacitores X ESR By: Marcio R. Date: 23 Novembro 2008, 09:53









Re: Capacitores X ESR By: Claudio Carvalho Date: 23 Novembro 2008, 10:17
Márcio.

Excelente explanação sua! Acabei de passar por um destes e dava bom com capacimetro e só resolveu ao troca-lo! 25X100v.

Cláudio
Re: Capacitores X ESR By: tectonny Date: 23 Novembro 2008, 10:38
Eita que esse assunto ainda vai muito pano pra manga.
Re: Capacitores X ESR By: francisco Date: 23 Novembro 2008, 12:37
eu já nem faço mais medissão;já troco direto vou muito pela aparençia do capacitor.quando troco um fly back;já troco os capacitores que filtra as tensões que sai do fly back.e assim sucessivamente em outros circuitos.um cap.velho o tecnico já tem uma noção que deve troca-lo.pra não complicalo no futuro.entendam esse é meu ponto de vista certo
Re: Capacitores X ESR By: Claudio Carvalho Date: 23 Novembro 2008, 14:51
Francisco.

Não o recrimino, mas o que aonteceu! Eu tirei o capacitor e fui ao capacimetro!! Dava como OK, dentro das medidas dele! A minha postura foi acreditar no instrumento! Quando o Almeida e o Perez me responderam, fiz o que deveria fazer. o troquei!!! Não deu outra, apesar de estar dando como Ok no capacimetro, estava com defeito! É uma alternativa da gente, fazer ou  não a substituição! Veja, quando há aqueles capacitores de fonte com a voltagem alta e que custam carissimos,temos que paensar duas vezes, para não termos prejuizo! Como este é relativamente barato, fiz a substituição e deu no que deu! O aparelho esta OK! Mas como o Márcio sita no seu arquivo, vou me empenhar para fazer o melhor!

Um abraço, Cláudio
Re: Capacitores X ESR By: Marcio R. Date: 23 Novembro 2008, 16:01
Vocês virão que no artigo é citado o uso de frequencímetro e osciloscópio, pois é com arranjos simples dá para fazer isso no osciloscópio e ver a diferença de um e outro, acho muito bom para estudo e análise, no entanto é colocar isso em prática na bancada no dia a dia de um modo que seja feito a comparação dos capacitores do mesm jeito que se faça a medição de um resistor por exemplo.

Ai como o Tonny disse "vai dar muito pano pra manga" e é verdade pois muitos defendem o que melhor se adapta na oficina, vejamos que;

- Capacitores eletrolíticos muito barato e fácil aquisição.
- Uso do capacímetro aonde um mínimo abaixo ou acima é sinal de torcá-lo.
- O uso de capacímetro e medidor de ESR economiza componentes.

E mais um punhado de prós e contras, mas devemos levar em conta a possíbilidade de encontrar o causador do defeito com a ferramenta, ao invés de trocar sem direção os componentes, salvo como o Cláudio citou, porém capacitância e ESR são duas coisas distintas.

Nesse caso podemos ver que o capacitor era mostrado como bom pelo capacímetro, mas com um medidor de ESR poderia constatar que o mesmo estaria ruim e provavelmente causando o defeito, com isso vemos que ao analisar os principais pontos com o capacímetro e constatando que os eletrolíticos estejam bons, seria uma boa opção passar o medidor de ESR para ver se nesse tipo de medição todos passaram como bons também.

Um caso comum é os televisores da PHILPS, aonde qualquer pergunta sobre dicas dos mesmo é salientado o estado dos capacitores, e nesse aparelho são dezenas de eletrolíticos, e vocês já devem ter visto tópicos aonde muitos citam ter verificado os capacitores com o capacímetro e não foram encontrados nehum como ruim, ai nesse caso;

-Trocamos a maioria dos capacitores, mesmo não sabendo quais? ou por exemplo com um medidor de ESR repassar os eletroliticos e trocar apenas o que estiver fora dos padrões permitidos para o valor expresso no corpo do componente.

Muitos aparelhos de ESR permitem o uso diretamente na placa, pois com uma tensão abaixo da condução dos semicondutores, os mesmo não influenciam no resultado da leitura do capacitor.

Mas alerto que; vale muito mais saber o que é a ESR e que existem vários meios de identificá-la do que confiar no aparelho, ai depois se vamos adquirir o aparelho da loja A ou B de ciclano ou fulano isso é outra història e fica a parte de cada um para fazer ou optar pela comodidade de pegar pronto o aparelho.

Aqui não tenho aparelho de ESR, e pelo fato de montar várias montagens tenho sempre a mão compenentes novos e váriados, sendo a troca muito mais simples, tanto que uso nos reparos da loja, pois não vai ser meia dúzia de eletrolíticos relacionados a flyback e fonte que faram o TV voltar na garantia, ai trocamos para que faça valer o reparo e que o cliente não volte por simples detalhes que sejam de componentes simples.

Mas sempre que posso e que me encontro em uma oprotunidade de me deparar com um caso interminente ou que esteja na cara que é capacitor, ai levo toda a parafernalha para a bancada e ai começa os testes de frequencia e forma de ondas, com frequencimetro e osciloscopio, e no fim encontrando o prblema os futuros não precisaram mais disso e poderam ser trocados diretamente, pois ja saberemos a causa e a solução.

Agora é descutir o assunto e quem tiver dúvida é só colocar ai que debateremos soluções meios etc...

Re: Capacitores X ESR By: jesse xavier Date: 23 Novembro 2008, 18:03
marcio r  li suas explicações e achei de grande importancia visto que tecnicos são analistas de circuitos e não trocadores de componentes!devo montar o circuito ainda esta semana pois sera de grande valia na bancada de serviços.
Re: Capacitores X ESR By: edson tadeu Date: 23 Novembro 2008, 18:39
meu amigo marcio seus assuntos sao sempre muito importantes mais o que fico com pena é que nao fica bem centralizado e nós sempre perdemos a leitura do lado direito nao haveria possibilidade de se colocar esses assuntos que ficasse certinho no quadro?
Re: Capacitores X ESR By: Marcio R. Date: 23 Novembro 2008, 19:22
Opa!, quanto ao tamanho na hora de colocar depois irei reduzir para uns 1024 conforme a largura da página, coloquei grandão com medo da turma reclamar da qualidade da foto, pois isso ai é foto macro e não escaner, mas as próximas irei reduzir.
Re: Capacitores X ESR By: fred Date: 23 Novembro 2008, 19:31
Excelente  materia  Marcio, e  ja  to  igual   ao  colega  Francisco, nao  discuto,  ja  troco  direto, principalmente  de  fontes ,linha  do  horizontal  e  vertical, fontes  de  DVD  entao  nem  se  fala ,faço uma  limpa , ja  apanhei muito  com  estas porcarias, um exemplo bem  classico , mitisubishi 2098, led  piscando  e  nao  liga e  so  trocar os  eletrolas  da  fonte  e  pimba , def.  resolvido  , isto em  90% dos  casos que  tenho  pego.
Re: Capacitores X ESR By: darciop76 Date: 23 Novembro 2008, 22:16
Olá pessoal!

   A resistência série equivalente é tão importante quanto deixada de lado ao se falar em reparação. A ESR não é avaliada por um capacímetro comum, daqueles incorporados aos multímetros que utilizamos de forma que todo técnico _deveria_ possuir um equipamento em sua bancada. Segue o link de um medidor americano de ESR. Para quem achar o preço um pouco salgado, existem circuitos na internet, fáceis de achar através do google, para montarmos em casa ou mesmo equipamentos nacionais com preço mais acessível:

http://www.midwestdevices.com/index.html

Tópico muito apropriado, Marcio. Abraço a todos.



Re: Capacitores X ESR By: francisco Date: 24 Novembro 2008, 09:36
pessoal não entendam mal,é claro que todo tecnico tem que ter um capacimetro,eu tenho um e já está baliado vou ter que comprar um.o que o amigo marcio coloca no forum é de grande importância pra nós,o que eu quis dizer é que pra mim é mais facil trocar direto.eu já fico na certeza. eu messo sim com o capacimetro.mais em 20 cap.eu messo um.mais fiquem tranquilo que não é polemica é apenas o meu jeito de trabalhar.e compre os produtos do amigo marcio eu nunca comprei mais já tive imformaçôes muito boa dos seus produtos,eu logo vou encomendar um medidor de ESR E OUTRO CAPACIMETRO.POIS PRECISO DELES NA BANCADA OK PESSOAL ABRAÇOS.desculpe marcio não quis te magoar.espero não perder sua amizade no forum.preciso de sua ajuda assim como de todos do forum.
Re: Capacitores X ESR By: Marcio R. Date: 24 Novembro 2008, 12:15
Sem problemas, Francisco;

Idempendentes de A ou B e as montagens que faço, nos concentremos no foco do tópico que é a ESR, ai depois de tudo mastigado e assimilado, vocês poderam ver o que melhor nos convem, mas por hora vamos ver as criticas e os meios que cada um tem na bancada pois devemos analisar com calma isso e absorver o conhecimento e depois colocá-lo em prática na bancada.

É como citamos acima, tocar no assunto aonde cada um defende um meio de execultar o serviço na bancada, pode um colega não entender completamento o outro e vice versa, mas se relevar veremos que tem algo em comum entre o Francisco, o Claudio, e os demais colegas, o que devemos é absorver o que cada um tem a oferecer seja no seu jeito de trabalhar ou de contribuir.

Por exemplo, em alguns casos, a troca dos componentes, já determinados por análises anteriores, ou por dicas é a situação mais prática e rápida a troca, pois é comum a maioria dos colegas terem como parametros capacitores abaixo de 10uF pois essa gama de capacitância esta mais sucetível a problemas de ESR, e assim fica pré estabelecido a troca direta sem medição dessa faixa de valor, em questão ao local aonde estão sendo empregados.

Mas lembre-se que para chear a isso alguém esteve medindo, analisado e anotando esses detalhes, e é exatamente o foco do tópico, ver quem não conhece esses detalhes e colocarmos esse colega por dentro do assunto e as demais dúvidas cada um soma o que sabe para chegarmos a um resultado e todos podermos depois usar isso cada um na sua bancada, deixando mais simples e rápido as os reparos de cada um.

Para finalizar, se "A" ou "B" tem mais tempo de serviço ou se "C" tem mais ou menos equipamento, não devemos ver por esse ângulo e sim o que cada um tem para ensinar, pois conheço muito técnico novo que está por dentro de assuntos aos quais não domino e também os mais velhos aos quais tem muita bagagem, e isso serve de guia para os mais novos e assim por diante.

Voltando ao assunto, continuemos sobre ESR (durante a semana vou tentar montar o circuito para ligar no frequencimetro e no escope, tirou umas fotos e coloca aqui, ai descutiremos o que foi feito e se mais alguém tiver como fazer o mesmo ou até mesmo alguém sugerir uma situação, uma simulação na medição ou defeito, talvéz poderiamos fazer algo assim e depois cada um poderá ver o que assimilou do teste)

Re: Capacitores X ESREM C PUDER MANDAR EM PDF By: celsofc Date: 24 Novembro 2008, 17:17
OBRIGADO PRO COLOCAR ALGUMAS TEORIAS QUE NAO ME LEMBRAVA MAIS, MAS C FOR POSSIVEL COLOQUE EM PDF.

OBRIGADO
UM ABRAÇO
CELSO
Páginas: 1