Forum TecTonny Encontro da Galera
Páginas: 1
E se alguns Técnicos de Tv fosse Médico; o que seria dos seus pacientes? By: josuelmarques Date: 15 Dez 2012, 01:03
   E se alguns Técnicos de Tv fosse Médico; o que seria dos seus pacientes?

   Observando tópicos aqui no fórum; percebí que se alguns que se dizem técnicos de Tv fosse médico os seus pacientes ficariam com várias seqüelas ou morreriam; pois se alguém estivesse com "Resfriado"; para chegar a um diagnóstico, antes ele faria transfusão de sangue, transpante de orgãos, amputação... dentre outros, até chegar a conclusão que o resfriado era apenas por causa da mudança de clima ou alergia; só que depois de tantas intervenções o paciente jamais seria o mesmo.

   O mesmo acontece com alguns que se dizem tecnicos de Tv; pois se uma Tv chegar apresentando proteção do circuito; para chegar a um diagnóstico, antes ele faz a troca do Fly, do Micro, IC vertical; TSH; CRT; Controlador da fonte... dentre outros, até chegar a conclusão que era apenas um resistor de 1/8w aberto ou um Diodo em curto que não estava levando tensão pra certa área do circuito. Com isso depois da troca do resistor, talvez a Tv não funcione ou fique suscetível a defeitos posteriores, pois com as trocas de componentes originais que não tinham nada a ver com o defeito, esta Tv nunca mais será a mesma.

   Isso demostra, que tal técnico não conhece como funciona o circuito da Tv, nem segue uma pesquisa lógica do problema e sai trocando componentes até que por sorte (loteria) acerte o componente defeituoso e isso não é o procedimento correto pra se reparar um defeito numa Tv.

   Quando alguém se propõe a trabalhar com reparos de Tv tem por obrigação entender como funciona cada etapa do circuito e qual a sua função; pois assim térá menos dificudades para chegar ao defeito, sem ter que trocar componentes aleatóriamente!

   Para mim; nos tempos de hoje, a parte mais importante que um técnico deve conhecer é como funcionam as proteções do circuito; pois as Tvs de hoje não apresentam os defeitos na tela, então se o tecnico souber como funcionam e qual proteção de qual etapa está atuando, poderá desativá-la temporariamente e ver o defeito na tela ou medir tensões, se for o caso.

   Josuel Marques
Re: E se alguns Técnicos de Tv fosse Médico; o que seria dos seus pacientes? By: jose antonio ribeiro Date: 15 Dez 2012, 07:55
concordo plenamente com voce.o primeiro passo e' analizar todo o circuito,para trocar componentes na certeza,e tambem nao correr o risco de criar outro defeito no aparelho em questao,um abraço
Re: E se alguns Técnicos de Tv fosse Médico; o que seria dos seus pacientes? By: franzé Magalhães Date: 15 Dez 2012, 08:30
E verdade o caso é sério,pois com tanta tecnologia  hoje senão tivermos uma boa base de conhecimento dos circuitos,estamos fadados a troca troca . A dificuldade e encontrar na web,sites de interesse de ensinar reciclar e profissionalizar , pois a maioria e só lucro e o conteúdo e lastimável.  Mas Graças à Deus , temos fórum comprometidos com esses interesses e isto é muito bom. Parabéns pela assunto abordado.
Feliz Natal e um Ano Novo ,cheio Grandes realizações , principalmente em Nossa Areá.
Re: E se alguns Técnicos de Tv fosse Médico; o que seria dos seus pacientes? By: silvanoservitec Date: 15 Dez 2012, 11:12
certo e a diferença é:
O médico antes de medicar tem que frequentar 6 anos de uma faculdade no mínimo.
para ser técnico não basta pegar umas dicas na net e sair consertando.
se o cara medicar com dicas ele vai em cana.
se consertar tvs com dica ou estragar tvs, fica  por isso mesmo.
Deveria ser mais controlada essa profissão bem como todas.
Pego tvs que mexeram em todos os estágios, arrancaram e recolocaram e o defeito era um um... o que prova que quem mexeu não sabia nada de teorias de  funcionamento,

Re: E se alguns Técnicos de Tv fosse Médico; o que seria dos seus pacientes? By: Barriga Verde Date: 16 Dez 2012, 11:34
 
   Pois então... Marques !!!


   Sábias palavras , boa comparação e lhe deixo ciente de que comungo com o seu parecer !!!

   Permita-me acrescentar que além de "médicos" , temos de ser , também, exímios "cirurgiões" !!!

   Operando nas PCIs com todo o cuidado e esmero para que não danifiquemos nada e não cortemos "veias" importantes para não alterar a "saude" do aparelho que está na nossa "mesa cirúrgica", ou mesmo causar a "morte" do "paciente" que está entregue aos nossos cuidados !!!

   Afinal, assim como os médicos...

   Enquanto o "paciente" está no "Hospital" , somos responsáveis pela "saude" e a integridade do mesmo !!!


     B.V.

   
Re: E se alguns Técnicos de Tv fosse Médico; o que seria dos seus pacientes? By: Almeidaf Date: 16 Dez 2012, 14:02
Tambem em muitas das vezes o cliente coopera com o médico, ja no nosso caso é o aparelho não diz nada e temos que advinhar aonde esta pelo sintoma  o problema !
Outra desvantagem em relação a eletronica que todo mês mudam a tecnologia, ja o ser humano sempre foi do mesmo jeito milhares de anos. Então cada um no seu galho, lógico a competição tem quer ser por quem realmente esta habilitado , para não contradizer  o  pôste do Josuel!
Re: E se alguns Técnicos de Tv fosse Médico; o que seria dos seus pacientes? By: marcosbr Date: 16 Dez 2012, 21:18
 Sem contradizer o Josuel, e concordando com o Silvano.
Como sempre...
Conquistarei mas um monte de "inimigos" (aqueles que defendem a bagunça)
Hoje em dia, virou moda o "erro médico" Os pacientes cobram melhores serviços prestados!
No caso da eletrônica...
Eu adoro quando um cliente "perde" um aparelho. Pois ele escolheu colocar na mão de um curioso. Ele quer economizar e o barato sai caro!
Na esfera legal ele nada consegue, pois ele sabia da incapacidade do individuo!
Mas fico revoltado, quando o técnico não é... E assume este papel!
Todo consumidor que tivesse um aparelho "destruído" por um canalha destes...
Deveria procurar o PROCON ou uma delegacia. Processa-lo por "falsidade ideológica" e fazer com que assuma o prejuízo do aparelho!
Concordo com o Almeida em partes...
O ser humano não muda. Mas as técnicas medicinais sim! Ambas as profissões precisam de treinamento e estudo!
Na medicina se "estuda" com cadáveres. O técnico pode comprar aparelhos, e fazer pesquisa neles. (não nos aparelhos dos outros)
Se assim o fizer... No minimo, não deveria piorar a situação em que pegou para "tentar" consertar!
Sou totalmente contra, o corporativismo profissional em ambas as profissões! Aliás... Em todas!
Qualquer profissional pode errar sim... Mas tem que assumir seus erros!
Quanto aos não profissionais... Quem ajuda este tipo de pessoa...
Contribui para a carnificina humana. (caso dos médicos)
E contribui para denegrir nossa classe! (caso dos técnicos)
Quem pega um aparelho e abre para "consertar" Se equivale a quem pega um bisturi, e abre um corpo...
Na medicina, existem várias especialidades... (assim como na eletrônica)
Um dentista é médico. Mas jamais faria um transplante de coração!
O que falta, é ombridade do ser humano. É não colocar o financeiro acima da ética!
Eu queria tocar violão... Nunca aprendi! Então ouço os músicos profissionais tocando!
Cada um no seu quadrado!




Re: E se alguns Técnicos de Tv fosse Médico; o que seria dos seus pacientes? By: Sergio Freitas Date: 16 Dez 2012, 22:10
Muito bem colocado Marcos, cada um na sua especialidade.

Fica um alerta para os que estão começando na profissão e quer abraçar o mundo.

Na área de eletrônica ela é vasta como, TVs, LCDs, Sons, Games, Informatica com seus grupos e assim por diante.

O bom profissional é o que se dedica a uma especialidade, os que querem fazer tudo nada faz.
Re: E se alguns Técnicos de Tv fosse Médico; o que seria dos seus pacientes? By: franzé Magalhães Date: 16 Dez 2012, 23:24
fazendo analise de técnico e Médico.medico tem CRM e nos(Técnicos eletrônica), temos que conselho que nos rege. Com tantas leis criadas em todas as esferas politicas(Municipal,Estadual e Federal),levanto questão de como poderemos nos organizar nesta esfera de conselho de técnicos em eletrônica.Pois assim poderíamos ser responsabilizados pelos atos técnicos feitos em manutenção em equipamentos.Uma classe organizada luta pelos seus interesses.
Re: E se alguns Técnicos de Tv fosse Médico; o que seria dos seus pacientes? By: silvanoservitec Date: 17 Dez 2012, 07:51
mas nossa classe tem uma vantagem, se o médico errar pode perder uma vida. ,se errarmos, podemos consertar depois, podemos pedir mais tempo, podemos trocar a placa inteira e finalmente dar outro aparelho ao cliente. e o médico?
mas acreditasm se eu disser que se tivesse tido oportunidade minha segunbda profissão seria medicina, até lá pelos 45 eu ainda pensava um dia fazer, hoje poderia fazer, mas acho que o tempo passsou, levaria uns 10 anos para eu ser um bom médico, e queria trabalhar em pronto socorros, casos graves, trabalhar com stresse , sob pressão é comigo mesmo,
Re: E se alguns Técnicos de Tv fosse Médico; o que seria dos seus pacientes? By: UNIDASEX Date: 18 Dez 2012, 12:36
Marcos:


Perfeita sua explanação!!! :police: :police: :police: :police: :police: :police:
Re: E se alguns Técnicos de Tv fosse Médico; o que seria dos seus pacientes? By: josuelmarques Date: 22 Dez 2012, 22:39
   Agradeço á todos que participaram deste tópico e contribuiram com suas opniões!

   Presumo que alguns que trabalham trocando componentes tentando acertar aonde está o defeito tenham lido este tópico; peço-lhes que reflitam sobre este assunto abordado aqui e busquem o conhecimento do funcionamento do circuito (Teórico); pois quem trabalha trocando componentes aleatóriamente não pode ser considerado técnico; mesmo que tenham decorado alguns defeitos e uma vez ou outra consiga resolver algum defeito no circuito!
   Além do que; quem trabalha desta forma não tem lucros, porque as vezes é um simples resistor e pra chegar até ele passam vários dias lutando (trocando componentes); então quando entregam o serviço, o preço cobrado não compensa os dias trabalhados!

  Fui buscar no dicionário "Aurélio", o significado da palavra Teoria, e dentre outros significados encontrei esse:
    Teoria: Conjunto de conhecimentos não ingênuos que apresentam graus diversos de sistematização e credibilidade, e que se propõem explicar, elucidar, interpretar ou unificar um dado domínio de fenômenos ou de acontecimentos que se oferecem à atividade prática.

   Fiz o curso de "Técnico em eletrônica" a 23 anos atraz e recebí o diploma; mas não  considero que concluí; pois desde aquele tempo não parei de estudar eletrônica e quando penso que estou pronto; sempre aparece uma nova tecnologia que me faz continuar estudando e já que me propus a trabalhar com eletrônica tenho buscar o conhecimento!

  Depois do curso fiz como o Marcos Br escreveu; comprei/ganhei televisores e outros aparelhos velhos e pratiquei bastante, pra poder iniciar no ramo. Mas não comecei de imediato; pois trabalhava em outra profissão; só comecei em eletrônica 10 anos após o curso e só considero como tempo de experiência o tempo depois que abri uma oficina e comecei a trabalhar efetivamente com eletrônica (06 anos de Teoria e pratica).

   Abraços á todos e "Feliz Natal"!

   Josuel Marques
Re: E se alguns Técnicos de Tv fosse Médico; o que seria dos seus pacientes? By: ze antonio Date: 23 Dez 2012, 12:10
concordo com o que foi dito aqui, com a acomparasão entre técnico e curioso. pois o curioso veve de dicas e só pença no dinheiro.
fala pra ele estudar a tiuria da eletronica pra ver o que ele fala...
trabalho com eletronica a 20 anos, fiz vario cursos, li varias literatura, varios cursos em video aula.mesmo assim, todo os dia preciso mim reciclar, para poder prestar um bom serviço. a um grande diferença em trocador de peça, e o técnico teorico. nessa p
que os que querem emgrssar nesta profisão pense nisso antes de iniciar.
abraço a todos , feliz natal
Páginas: 1