Forum TecTonny Encontro da Galera
Páginas: 1
Um minuto de silêncio em respeito a uma profissão que está morrendo. By: rodrigomolgado Date: 06 Dez 2012, 12:30
O que os fabricantes de aparelhos eletrônicos estão fazendo com as oficinas eletrônicas é uma verdadeira sacanagem, sacanagem não só com as oficinas mas também com os consumidores finais...
Pergunto aos fabricantes: Cadê os componentes de reposição dos seus produtos, esquemas de fontes, peças com preços justos? não existi né. Sem se falar das telas de LCD LED PLASMA com preços que as vezes dá até vergonha de dizer para o cliente quanto custa, inventam novas tecnologias a cada 6 meses, é tv de 22° 24° 26° 32° 36° 42° 46° FULL HD, 3D, SMART TV e por aí vai,é uma farra. até hj não consegui "encaixar" uma tela em outra tv que, hora e de LED, hora é de LCD.
Antigamente as coisas eram mais fáceis era só: TV de 14° 20° e 29° e ponto final, o que variava de vez em quando era uma tela plana e outras coisas sem muita importância, o que quase sempre se resolvia.
Enfim nossas oficinas são vistas com desprezo pelas grandes lojas de vendas desses equipamentos, exemplo: Casas bahia, magazine Luisa, Polishop, e por aí vai... Nesses novos tempos onde o consumismo está se tornando cada vez mais voraz, nossas oficinas não são bem vindas porque, o que as lojas ganham se o consumidor conseguir consertar seu aparelho e o mesmo durar mais de 5 anos? o que os fabricantes que estão com os estoques lotados de aparelhos querendo vender para logo em seguida inventarem novas tecnologias... enfim, isso é apenas um desabafo de alguém que está vendo uma profissão em que eramos tratados como doutores da eletrônica nos transformando em míseros trocadores de placas.
Re: Um minuto de silêncio em respeito a uma profissão que está morrendo. By: Miguel silva Date: 06 Dez 2012, 22:21
  Realmente, voce tem razão, ta ficando cada vez ruim
Re: Um minuto de silêncio em respeito a uma profissão que está morrendo. By: marcosbr Date: 06 Dez 2012, 23:26
 Não querendo criar polemica. Mas já criando...
Aqui no meu estado, eu vejo uma outra realidade!
Oficinas lotadas, e não dispõe de mão de obra. Clientes reclamando que não encontram um "técnico"
As novas tecnologias, não permitem mais dicas de caderninho. Não se pode mas trabalhar com ferro de solda e multímetro do Paraguai. o "cuspimetro" não adianta mais, e pode matar um aparelho!
Vamos analisar friamente... A eletrônica evolui mas não muda!
Todo trabalho, exige dedicação e estudo.
Uma fonte sempre sera uma fonte... Precisamos conhecer como funciona!
Comecei a trabalhar no tempo das "válvulas" Elas passaram, e eu continuei!
O dia em que acabarem os técnicos/tecnólogos/engenheiros...
Estará decretada o fim da eletrônica!
Um abraço.
Re: Um minuto de silêncio em respeito a uma profissão que está morrendo. By: ZE ROCHA Date: 07 Dez 2012, 08:43
Citação de: marcosbr online 06 Dez 2012, 23:26
Não querendo criar polemica. Mas já criando...
Aqui no meu estado, eu vejo uma outra realidade!
Oficinas lotadas, e não dispõe de mão de obra. Clientes reclamando que não encontram um "técnico"
As novas tecnologias, não permitem mais dicas de caderninho. Não se pode mas trabalhar com ferro de solda e multímetro do Paraguai. o "cuspimetro" não adianta mais, e pode matar um aparelho!
Vamos analisar friamente... A eletrônica evolui mas não muda!
Todo trabalho, exige dedicação e estudo.
Uma fonte sempre sera uma fonte... Precisamos conhecer como funciona!
Comecei a trabalhar no tempo das "válvulas" Elas passaram, e eu continuei!
O dia em que acabarem os técnicos/tecnólogos/engenheiros...
Estará decretada o fim da eletrônica!
Um abraço.
Bom dia marcosbr, onde você consegui componentes para estes aparelhos? Pois alguns aparelhos, eu só consigo a placa completa.
Re: Um minuto de silêncio em respeito a uma profissão que está morrendo. By: UNIDASEX Date: 07 Dez 2012, 10:11
Amigos:

Nós técnicos estamos lutando contra os "moinhos de vento" que Dom Quixote tentou enfrentar nos seus delírios...

Só que nossa experiência é real, e independente de algumas ilhas de tranquilidade( casos citados pelo Marcos), a dita globalização nos alcançou de maneira destruidora!

Estou neste ramo há anos, e, mesmo não tendo presenciado tantas mudanças quanto os mais    " velhos e antigos", não posso deixar de reconhecer que desta vez realmente só sobreviverão poucos!

Já estou trabalhando em  projetos para o futuro próximo que não incluem a eletrônica...

Fico feliz que alguns ainda possam continuar representando esta profissão tão valente!!!

Bom dia!!!!
Re: Um minuto de silêncio em respeito a uma profissão que está morrendo. By: marcosbr Date: 08 Dez 2012, 11:16
 Pessoal.
A coisa esta difícil para todos...
Mas temos que enfrentar a situação com calma, não apenas reclamar da coisa!
Zé Rocha.
Depende do "componente" E dependendo de qual, eu consigo sim! O caso do Joarez é um exemplo!
O problema esta, na localização do defeito. (componente defeituoso) Fica mais fácil identificar a placa!
E se tiver que troca-la... Troque! Basta o cliente aceitar o orçamento!
Vou citar um exemplo somente para ilustrar:
Uma prova recente realizada em São Paulo. Mostrou que metade dos médicos não conhecem o básico da profissão!
Alguém se arrisca a ser operado por este profissional? ???
Qualquer profissão, exige trabalho árduo e busca de aperfeiçoamento!
Concordo que muitos vão abandonar a profissão...
Mas o campo da eletrônica é vasto. E os mais novos, tem que estudar sim!
Entrevistando uma leva de dez candidatos, a preencher quatro vagas... 8 não tinham a menor chance de conseguir!
Não estou desmerecendo ninguém... Eu mesmo estou trabalhando empregado! E continuo com meus "bicos"
Jamais aceitarei esta história de que a "profissão acabou"
Nem que seja numa "montadora" as chances estão aí! Tudo na vida se consegue aos poucos!
O que acabou foi o famoso leitinho "leitinho das crianças"
O cara fazia uma lista de dicas e ia lá pesquisar:
CCE: Troque a memória...
Philco: Troque capacitor tal...
PT: Troque os BCs...
Eu passo a minha vida estudando... E a cada dia descubro que nada sei!
O mundo é uma "escada" Se pararmos na metade... Jamais chegamos ao topo! E ainda atrapalharemos a subida de quem quer chegar lá
Um abraço.

Re: Um minuto de silêncio em respeito a uma profissão que está morrendo. By: Barriga Verde Date: 08 Dez 2012, 23:04
 
Pois então ...


  Assim como a nossa profissão , outras tantas estão agonizando e muitas delas já "faleceram " !!!

  O mundo, como um todo, está se modificando, drástica e velozmente, em nome de um capitalismo interesseiro e cruel !!!

  A elite capitalista , desprovida de qualquer respeito ao ser humano , injeta na mídia e atingi a massa populacional ,  com um bombardeio de "tecnologia" onde prometem: agilidade , conforto, lucro pessoal e status social !!!

  E vamos, todos, no embalo dessa "onda" , investindo o nosso suado ganho financeiro, o nosso precioso tempo e até mesmo, os nossos amigos e a nossa família !!

  E, nesse mesmo embalo, está indo a nossa penosa profissão !!!

  Atualizar , pesquisar, se reprogramar, investir nela ... São bons paliativos e darão uma sobrevida à ela , e a nós próprios !!

  Até quando?  só Deus sabe !!!

  Se desistirmos , simplesmente por desistir,  ficará pior !!!

  Aí entra, prá mim, a importância de fóruns sérios como esse que participamos ...

  Sozinho a minha e a vossa força será pequena!!!

  Mas todos juntos e lutando por um mesmo ideal,  nos ajudando de uma forma mútua e recíproca...

   Acho que esse tão temido "minuto de silêncio" poderá, até mesmo, acontecer...

  Mas não por enquanto !!!


   B.V.
Re: Um minuto de silêncio em respeito a uma profissão que está morrendo. By: josuelmarques Date: 10 Dez 2012, 02:19
   Eu não vou fazer minuto de silêncio nenhum; pois pra mim quem está morrendo são os técnicos que não estudam ou buscam se atualizar.

   Pra mim hoje em dia está mais fácil trabalhar com eletrônica do que antes; pois antes não existia tanta facilidade de se buscar conhecimento, o que acontece é que muitos técnicos acham que já sabem o suficiente e quando se deparam com as novas tecnológias não conhecem o funcionamento de alguns componentes modernos; como os novos reguladores com quatro pinos; novos Fets com proteção interna; IGBTs; novas fontes com várias proteções....
   
   Perceba que as novas Tvs de tela fina, aonde mais apresentam problemas são nas fontes (principal e inverter); devido as suas proteções, elas não aceitam qualquer variação de componentes; se a Tv não acende a tela provavelmente, defeito nas lâmpadas/leds ou inverter; se acende e nada aparece, perda de dados; se aparecem informações estranhas na tela, regravação de dados; faixas ou manchas na tela, tela... Na minha opnião é mais fácil consertar Tvs de Tela Fina do que de CRT.

   Quanto a substituição de componentes, se o técnico souber qual a função e funcionamento de tal componente, pode utilizar um equivalente ao invéis de substituir toda a placa, mesmo que não encontre Data Sheet do componente.

   Já está em andamento uma pressão em cima dos fabricantes para que eles disponibilizem esquemas e dados dos componentes dos seus aparelhos e alguns já disponibilizam, eu por exemplo já possuo vários esquemas de Tvs modernas. Só nos resta esperar pelos outros fabricantes.

  Quanto ao lançamento de novos produtos, não tem problema nenhum, pois os que foram lançados anteriormente estão aí para serem reparados quando apresentarem probremas, mas como disse o Marcos Br, não é com soldador do paraguai e com cuspe que o técnico vai conseguir descobrir o defeito; ele tem que investir em equipamentos novos (estação de solda; gravadores... e o básico pinças e lupas).

  Hoje em dia quase todos eletromésticos funcionam através de circuitos eletrônicos; por Ex: Refrigeradores; Lavadoras de roupas; forno de microondas; automovéis; condicionadores de ar.... Isso abre um leque de opções para o técnico em eletrônicos; pois aqui na minha região tem técnicos se especializando em reparos de placas de controle de lavadoras de roupas e Condicionadores de Ar Sprint.

   Josuel Marques
Re: Um minuto de silêncio em respeito a uma profissão que está morrendo. By: Rangel Date: 10 Dez 2012, 10:27
Tb creio que não acabe, mas sim será filtrado, quem não correr atrás de bons fornecedores e estudar vai ser engolido. E mesmo se um dia vier a acabar, não falta mercado para um bom técnico em eletrônica, pois com seu conhecimento pode atuar em várias áreas diferentes, visto que hj tudo é baseado em eletrônica!! Isso será uma grande vantagem nossa em relação à outros concorrentes para uma vaga, caso desejem mudar de ramo.
Re: Um minuto de silêncio em respeito a uma profissão que está morrendo. By: UNIDASEX Date: 10 Dez 2012, 11:38
Amigos:


Temos aqui no fórum uma variedade de técnicos: Proprietários de Autorizadas, Especializadas, Free-lance, etc...


Quando ingressei no ramo, já tinha me formado em Administração, e sempre tive pretensões profissionais que muitos achariam tratar-se de puro esnobismo, tipo: pagar 35% de comissão ao técnico, ter funcionários motivados, que vestem a camisa da firma, tirar férias pelo menos uma vez por ano, etc... Com isto, busquei construir uma carreira profissional, e fui felizmente bem sucedido.


Como hoje, não vejo mais condições de manter o padrão que sempre achei o ideal, que me obrigaria a voltar a "jogar" em todas as posições, como se iniciante do ramo fosse, optei por seguir um outro caminho.


Me chamem de orgulhoso, esnobe, etc...


Não tenho problemas para estudar e seguir novos caminhos, apenas busco a opção de não ser um mero "sobrevivente"...

Bom dia!
Re: Um minuto de silêncio em respeito a uma profissão que está morrendo. By: jchristino Date: 10 Dez 2012, 18:33
 :o Aproveitando o gancho, do nosso amigo Marcosbr concordo em números e gênero.
enfatizando ao que narrou o colega Josuelmarques, e certo que muitos técnicos que aprenderam apenas tv estão com seus dias contados.
Um exemplo real é a marcenaria, desenhista, ferramenteiro, mensageiro(Boy), e o técnico de rádio e tv p/b.
quem não acompanhou a evolução ficou pra traz. Com 54 anos ainda recebo oferta de trabalho, não pela idade mais pelo conhecimento e diversos polos da eletrônica em que me dedico.
Em qualquer profissão, não ha lugar para curiosos basta ver na esfera privada.
As vesses comento isso em certos fórum  e acham que estou sendo cruel com os que estão em posições depreciada.
Façam uma pesquisa mental e me respondam quantos rádios de pilha consertou?
Seu filho teve aula de desenho ou Geometria?
O Pequeno aprendiz já tem noções de informática, word, envia lotes de Email. etc...
mesmo assim ainda ha vagas para Técnicos com boa formação em muitas áreas que não seja oficina.
Olhe ao seu redor tudo tem eletrônica.
Ps: È obrigatório ter conhecimento de eletrônica para operar rádio em plataformas. (Petrobras.).
Páginas: 1