Forum TecTonny Reciclagem, artigos, cursos e treinamentos!
Páginas: 1
TV Escolha a Marca aqui 29" DUVÍDA By: naldoZ Date: 07 Novembro 2012, 20:22
Aparelho: TV
Marca:    Escolha a Marca aqui
Fabricante:    Qualquer marca
Modelo:   29"
Defeito:   DUVÍDA

Alguém saberia me dizer qual a impedância mínima que uma defletora do circuito Hz de uma Tv 29" pode ter?  Sera que esta impedância depende do tipo do saída Hz usado em relação à malha formada neste estágio???........

Agradeço a quem puder ajudar.
Naldoz

Re: TV Escolha a Marca aqui 29\ By: marcosbr Date: 07 Novembro 2012, 22:04
 Bom seria, uma explicação detalhada de sua duvida.
Impedância ou resistência?
Usando um multímetro, fica complicado determinar um valor "real"
Re: TV Escolha a Marca aqui 29 By: antoniotecny@ Date: 07 Novembro 2012, 22:09
naldo gotaria de saber o poque da pergunta ? mais o fator principal é a espessura do fio dada em awg e comprimento do fio. eziste tabelas que da a rezistencia homica do fio por mentro e por kilometro. quanto ao quadro geometrico da imagem, eziste outros fatores , como tipo de tubo capaciotores de largura e outros. eu acho que o josuel marques vai te dar mais detalhes . ele gosta das coizas nos seus minhimos detalhes. que ver espera ele ver o topco.
Re: TV Escolha a Marca aqui 29\ By: naldoZ Date: 07 Novembro 2012, 22:26
Marcosbr,seria: bobina=impedância     Resistor=resistência 8)          antoniotecny@ :é que tem defletoras que dão impedância um pouco diferente em relação à outra, daí quadro diferente no tubo,então acho que teria que ter um valor mínimo,se não daí queimaria o saída Hz!!!!!!
Re: TV Escolha a Marca aqui 29 By: antoniotecny@ Date: 07 Novembro 2012, 22:47
naldo , nem sempre as maquinas que as bobinão comsegqui fazer elas exatamente ingual. por isso existe modo de serviço.
alem das fôrmas como elas são confecionadas, as vezes fios mas abertos ou mais fecados , e ai da a diferencia na rezistencia homica.
Re: TV Escolha a Marca aqui 29\ By: naldoZ Date: 07 Novembro 2012, 22:51
 Impedância elétrica é medida em ohms, a qual é uma relação entre a tensão e a corrente elétrica em circuitos indutivos(bobinas)....Resistência elétrica também medida em ohms,a qual oferece oposição à passagem da corrente eletrica (resistores) :)
Re: TV Escolha a Marca aqui 29 By: antoniotecny@ Date: 07 Novembro 2012, 23:02
impedancia de uma bobina e a opoziçaõ que uma bobina oferece a pasagem de uma corrente anternada.
porisso perguntei o porque da sua pergunta. calcule a xl.
Re: TV Escolha a Marca aqui 29 By: josuelmarques Date: 08 Novembro 2012, 06:29
   Olá; AntonioTecny; realmente eu gosto de explicar bem! E você já percebeu isso? Ha, Ha, Ha, Ha, Ha...

   Quanto ao NaldoZ querer saber a "Impedância e a Resistência" de uma determinada Bobina Defletora, é o seguinte:

   A Resistência (R) é fácil saber, embora é tão baixa que não dá pra determinar exatamente o seu valor, o multímetro tem que ser de boa qualidade e estar com a bateria nova, mesmo assim não se pode afirmar que a medida é exata.

   Já a Impedância(Z) não se mede com o multímetro; pois é o resultado da divisão da Tensão(V) aplicada em volts, pela Corrente(A) em Amperes. O valor obtido representa a Impedância que se lê em OHM. Portanto você teria que conhecer a Tensão aplicada ao Yoke e a corrente em amperes, pra poder chegar a Impedância; que repito, não se mede, apenas se conhece através de cálculos!

   A resistividade medida por um multímetro na escala de OHM é apenas de corrente contínua; ele não mede Reatância Capacitiva, Reatância indutiva ou Impedância.

   Resistividade é a oposição à passagem de uma corrente que componentes como Transformadores; Bobinas Defletoras, semicondutores... e principalmente resistores apresentam em relação a corrente.

   Alguns tentam medir a Impedância de Transformadores, "Bobinas Defletoras"... com multímetro e encontram apenas medidas da resistência à corrente do enrolamento da bobina. A resistividade é do fio de cobre e não tem nada a haver com Impedância.

   Algumas vezes eu já me baseei em resistividade de Defletoras, para utilizá-las no lugar de outras, mas nunca encontrei resistividades iguais entre as Verticais e Horizontais de um fabricante em relação ao outro, por exemplo, quando as Verticais eram iguais, as Horizontais eram diferentes e as vezes o oposto.

   Você pode manter guardado um banco de dados com os valores Ohmicos dos Yokes de cada aparelho que chegar na oficina, basta medir e anotar as resistividades dos Yokes em bom estado, para compará-los com outros, mas isso requer tempo e paciência.

   É melhor, quando as Verticais tem diferenças e as Horizontais são iguais a do outro fabricante; pois para mudar a altura vertical do quadro, basta entrar no Modo de Serviço e mudar os dados relacionados ao vertical, ou em alguns casos variar o resistor de Altura.
   Já quando as diferenças são nas Horizontais, você tem que modificar o valor do capacitor de largura do quadro; então eu não aconselho, pois quando se modifica o valor de tal capacitor estamos alterando a saída da MAT para mais ou para menos, que estando desregulada pode causar vários ploblemas ao aparelho.
   
   Cada fabricante calcula o "YOKE" de acordo com as caracteristicas do circuito, levando em conta a Tensão(V), Corrente(A)... dentre outros fatores, e assim determinam a quantidade de "espiras"; o "diâmetro" do fio e o tamanho do Yoke. Quanto mais potente, maior é o diâmetro do fio e menor sua resistividade para uma determinada Impedância.

   Todo calculo de impedância, tensão, corrente e potência já foram efetuados pelo fabricante, durante o projeto. Por isso é importante que se mantenha o original.

   Josuel Marques
Re: TV Escolha a Marca aqui 29\ By: marcosbr Date: 08 Novembro 2012, 07:59
 Boa explicação Josuel.
Não me aprofundei mais, pois ele mesmo sabe a resposta. 8) 8) 8)
Para cada modelo, é feito um calculo. (cada um no seu quadrado)
Vou colocar este tópico, num local que não seja o "reparação"
Pois senão, daqui a pouco ele vira mais um daqueles com cinco paginas...
A chamado cultura inútil!
Um abraço.



Citação de: naldoZ online 07 Novembro 2012, 22:26Marcosbr,seria: bobina=impedância     Resistor=resistência 8)          antoniotecny@ :é que tem defletoras que dão impedância um pouco diferente em relação à outra, daí quadro diferente no tubo,então acho que teria que ter um valor mínimo,se não daí queimaria o saída Hz!!!!!!

Re: TV Escolha a Marca aqui 29\ By: naldoZ Date: 08 Novembro 2012, 20:18
 Valeu pelo retorno!!!! Obrigado!!! :D
Páginas: 1