Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 12
COMO RETIRAR CI COM DEZENAS DE TERMINAIS By: Luis Aquino Date: 19 Novembro 2008, 23:01
PEGUEI TV UM TV PANASONIC DE 29  COM UM CI SMD EM CURTO DECODER DE AUDIO COMPREI A BARRINHA DE TIRAR SMD COLOQUEI EM TORNO DO CI COM FERRO DE SOLDA E QUANDO TENTEI LEVANTAR O CI ESTAVA MUITO COLADO COM PINGOS DE UMA COLA DE COR VERMELHA  MUITOS PINGOS DEU MUITO TRABALHO ALEM DE DANIFICAR ALGUMAS TRILHAS ALGUEM CONHECE ALGUM PRODUTO QUIMICO PARA AMOLECER ESTA COLA TINER NAO RESOLVE ANTES EU USAVA PERCLORETO DE METILENO DIFICIL DE ENCONTRAR E EVAPORA MUITO RAPIDO
Re: COMO RETIRAR CI COM DEZENAS DE TERMINAIS By: lacerdasuntzu Date: 19 Novembro 2008, 23:25
Olá amigo eu particularmente gosto de usar a barra de índio ou então o soprador e coloco fluxo mas uso o fluxo com breu, ás vezes acontece de soltar alguma trilha mas é muito difícil,ou então uso fluxo barra de índio e soprador e rola tranqüilo.
Re: COMO RETIRAR CI COM DEZENAS DE TERMINAIS By: Luis Aquino Date: 19 Novembro 2008, 23:32
NAO SE TRATA DA SOLDA DE ESTANHO E SIM A COLA O CI ESTA MUITO MAS MUITO BEM COLADO
Re: COMO RETIRAR CI COM DEZENAS DE TERMINAIS By: tectonny Date: 20 Novembro 2008, 00:07
Nesse caso de alguns pingos de thinner e espere cerca de 1 minuto.
Re: COMO RETIRAR CI COM DEZENAS DE TERMINAIS By: lacerdasuntzu Date: 20 Novembro 2008, 00:21
Ué mas aí é que tá quando tu coloca o fluxo e saca com o retrabalhador de smd ele aquece essa cola já troquei muito o uoc dessas tvs panasonic e nunca deu problema,e já saquei ci menor que uma moeda e também sempre foi tranqüilo,agora se tu tiver usando a pistola de ar quente,tu vai é empolar a placa eu aqui nunca usei a pistola não,não da pra regular a temperatura.Essas colas a temperaturas altas soltam muito fácil mas com o ferro de soldar ele não aquece a cola.
Re: COMO RETIRAR CI COM DEZENAS DE TERMINAIS By: Claudio Carvalho Date: 20 Novembro 2008, 08:26
Pessoal.

Eu uso linha!!!! É, linha mesmo! Prendo uma ponta, passo por baixo dos pinos em sequencia e vou soltando com o sugador cada pino!! Depois coloco um pingo de thinner com um conta gotas por baixo do CI e com uma leve pressão êle solta. É muito prático, apesar de demorar mais, pois tem micro de 80 pinos e ai são 4 faces para retirar!

Cláudio
Re: COMO RETIRAR CI COM DEZENAS DE TERMINAIS By: eletronica ws Date: 20 Novembro 2008, 08:46
bom dia essa cola se chama vai sair muito facil com o soprador cuidado pra nao super aquecer a pci pois ela pode levantar ai fica dificil entao aqueça e de uma pressao ele vai soutar boa sorte
Re: COMO RETIRAR CI COM DEZENAS DE TERMINAIS By: Marcio R. Date: 20 Novembro 2008, 10:07
O correto;

-Usar estação de retrabalho, pois é o único jeito de não danificar a as trilhas e nem o Ci caso precise voltar ele a placa.

-A cola usada na fixação dos CIs, tem como seu solvente a ACETONA que também dissolve SUPERBONDER.

Barrinha de solda, fio de cobre por baixo dos terminais, é apenas um quebra galho e não é 100% garantido, o que pode funcionar para um e não funcionar para outro.

O thinner, somente se for aquele usado pelo pessoal que pinta carros e faz reparos com massa plástica, os demais abaixo dele e não é garantido que funcione.

Antes que digam, cada um se vira como pode, digo que se algum cliente ver você fazendo um quebra galho para remover o CI, ou um instrutor de curso ou patrão no caso dos que trabalhão em autorizadas, é motivo para uma catracada, pois usar ferramentas adequadas, é garantia de serviço bem feito e muito mais seguraça na hora da remoção.

O que pode ser feito é a inserção dos acessórios para alavancar o CI por sua própria pressão, nada de enfiar uma chave nos cantos e alavancar com a força da mão, é ai que se levanta as trilhas, pois não tem como saber ou sentir as mesma se soltando da placa.

E outra uma estação de ar quente, com meia dúzia de bicos, de acordo com o tamanho dos CIs, custa em média 300,00 e garante sacar o Ci da placa em poucos segundos sem danificar nada, o ruim é encontrar os bicos de acordo com os Cis mais usados em televisores, mas acha-se e feito isso uma vez acaba-se os problemas, pois além de encaixar fisicamente no CIs, o jato de ar  bate apenas encima dos pinos, nos 4 lados ao mesmo tempo, e basta uma leve torção na ponteira da estação para o Ci sair preso no bico da ponteira.
Re: COMO RETIRAR CI COM DEZENAS DE TERMINAIS By: Claudio Carvalho Date: 20 Novembro 2008, 10:38
Márcio.

Eu nunca levantei trilhas com o método que uso, pois ao passar a linha, repasso várias vezes sobre o bloco de pinos que retirei o estanho par me certificar de que estão soltos das trilhas, ai é que coloco thinner para amolecer a cola! Não sei se os aparelhos que são vendidos tem a sua confiabilidade, pois as vezes vai depender muito do operador que o usa!
Se tem uma ferramenta que é boa e sabe usa-la, parabéns. Mas as vezes nem todos teem a sua habilidade com a ferramenta.

Um abraço.

Cláudio
Re: COMO RETIRAR CI COM DEZENAS DE TERMINAIS By: Marcio R. Date: 20 Novembro 2008, 12:23
Olha, não citei ninguém no replique acima, apenas citei que o correto é usar a estação de retrabalho e o solvente da cola é acetona.


Re: COMO RETIRAR CI COM DEZENAS DE TERMINAIS By: Claudio Carvalho Date: 20 Novembro 2008, 16:20
Caro Márcio.

Não sou de criar polêmica.E nem vou cria-la agora. Eu só quiz escrever a você o meu ponto de trabalho!!! Não desfaço dos equipamentos existentes no mercado e que são de boa qualidade! Como na época do lançamento das TVs modernas que veem instaladas com estes micros processadores em SMD e na época não tinhamos recursos ( pois os fabricantes não intruiam as oficinas ) eu aprendi com um colega que assim o procedia! Só quiz deixar claro que o método que uso até hoje é eficaz e sem prejuizo para o chassi! Vou continuar com êle, uma vez que "time que está ganhando, não se mexe" certo? Vale para os que estão iniciando a sua  resposta ao tópico, pois a garotada esta muito mais acostumada a modernidade, do que os mais velhos !!!!
No mais, vale a sua opinião e a respeito!

Um abraço,

Cláudio
Re: COMO RETIRAR CI COM DEZENAS DE TERMINAIS By: Luis Aquino Date: 20 Mar 2009, 23:21
VALEU PESSOAL DE DIVERSAS IDEIAS CONSEGUI UM RESULTADO MUITO BOM ANTES EU USAVA MERCURIO LIQUIDO MAS ACABOU E NAO CONSEGUI MAIS AGORA ESTOU USANDO A BARRINHA QUE DEVE SER A BASE DE MERCURIO ESPALHO COM O FERRO E DEPOIS O SOPRADOR TERMICO BELEZA  FOI APROVADO O CONJUNTO DE IDEIAS AO COLEGA QUE CITOU A ACETONA VOU ESPERIMENTAR VALEU VALEU MESMO MUITO GRATO
Re: COMO RETIRAR CI COM DEZENAS DE TERMINAIS By: PONTUAL Date: 21 Mar 2009, 16:54
Olha eu uso somente o fluxo de deslocamento de cola que já compro pronto nas lojas e a estação de ar quente retrabalho smd e boa,,,,




PONTUAL
Re: COMO RETIRAR CI COM DEZENAS DE TERMINAIS By: santos.t Date: 21 Mar 2009, 22:13
Olá moçada!

Apesar de ter estação de ar quente, costumo usar um soprador termico. Antes eu coloco umas gotas de thinner aguardo um tempo e fogo nele.

Santos   
Re: COMO RETIRAR CI COM DEZENAS DE TERMINAIS By: Bens inicius Date: 21 Mar 2009, 23:08
Ola amigos, so quero dizer que aprendi com todos, desde o metodo cientifico ate o metodo mais simples vi que todos funciona, claro com a maestria de quem com muitos anos de pratica, chegou quase na perfeiçao, sem deixar de lado a simplicidade...entao... meus parabens a todos e meu muito obrigado...
Re: COMO RETIRAR CI COM DEZENAS DE TERMINAIS By: RONAN Date: 21 Mar 2009, 23:12
EU FAÇO ASSIM:

       ***UM POUCO DE TINNER DO MAIS FRACO***
       ***FLUXO***
       ***SOPRADOR***
       ***UMA "SENHORA" LENTE***

                     
SIMPLES[/i][/b]
Re: COMO RETIRAR CI COM DEZENAS DE TERMINAIS By: carlosverdao Date: 21 Mar 2009, 23:51
bom anotei todas as alternativas , sempre quem tira pra min é um colega  que usa soprador termico , mais  acho que  aquece muito o pci , como nao tenho dindin ainda pra outros outros recursos mais  caros , correrei sempre riscos    mais vai no mais  simples mesmo . porem salvarei estas informaçoes que serao muito util brigado a todos
Re: COMO RETIRAR CI COM DEZENAS DE TERMINAIS By: donizeth-ba Date: 22 Mar 2009, 00:11
Eu ainda faço do modo simples:
1-Gotejo umas 3gotas de tinner fraco,apos 2,3 minuts repito operaçao.
2-Gotejo um pouco do fluxo.
3-Derreto a barra de solda nos terminais,e com uma pinça daquelas nomalmente fechada,saco o danado.
Pra soldar uso uma ponta de ferro novinha,que tenho na reserva.
Uso a lupa,e se tiver curto,removo-o com a manta, e resoldo.
Sempre da certo!!  +Tenho q comprar um soprador e treinar primeiro nas placas de sucata, pra pegar o Macête...
A TODOS,UMA BOA NOITE...                                 
Re: COMO RETIRAR CI COM DEZENAS DE TERMINAIS By: manasseis Date: 22 Mar 2009, 20:49
eu uso a propia solda eu passo soldas au redor do ci e depois levando o ci e tiro fora depois e so pasar um pincel nas trilhar e pronto pra colocar outro ci
Re: COMO RETIRAR CI COM DEZENAS DE TERMINAIS By: Almeidaf Date: 22 Mar 2009, 21:02
depois de todos esses comentário, fiquei curioso em saber como faço para trocar um ic de 128 pernas da tv phillips 29pt6441, ""aceito dicas,'' o ic custa  115,00 se der errado tou ferrado, e como faço para colocar um novo sem dar curto nas pernas, visto que a linha do Claudio ou minha nao passa entre os terminais. 
Páginas: 12