Forum TecTonny Dicas LCD, Plasma e LED.
Páginas: 1
TV Samsung LN40C530F1M Fonte não oscila By: pedrinho Date: 16 Out 2012, 19:42
Aparelho: TV
Marca:    Samsung
Fabricante:    
Modelo:   LN40C530F1M
Defeito:   Fonte não oscila

Ola. esta tv veio totalmente apagada, foi substituido o fusivel FS801S T 6.3 A / 250 V, cerâmico, por um de 6A cerâmico.A TV funcionou durante dois meses, voltou, com o fusível queimado, ao colocar um outro, estourou ao ligar.Eu estou sem o esquema desta tv, o esquema da fonte eu não tenho.Verificando, encontrei o transistor FET QP802S, de número 13NM60N em curto, e também o FET QP801S, de mesmo número: 13NM60N.Estes dois em curto, inclusive fundiu um dos terminais, cortou-se. Imagino que precisaria do esquema desta fonte, para me orientar melhor neste circuito. Retirei da placa estes dois FET. Haveria alguma dica para este modêlo, tipo:
Qual o número deste Chassi, para eu conseguir o esquema da fonte?...

Este fusível que coloquei, no lugar do de 6.3 A/250V, coloquei o que encontrei de apenas 6A/250 cerâmico também, teria que ser um outro mais forte para este modelo de tv?

Alguem já pegou esta Samsung, com estes transistores em curto na fonte, seria só substituílos?

Desde já, meu muito obrigado por toda ajuda, fico aqui aguardando meus amigos. Pedrinho


Agradeço a quem puder ajudar.
Pedrinho

Re: TV Samsung LN40C530F1M Fonte não oscila By: joarez siczkoriz Date: 16 Out 2012, 20:00
Você é tecnico amigo ??? te perguntou porque  fez perguntas como que pedindo para  te indicar  os componentes  defeituosos e sem analise !! veja só toda  TV LCD Samsung  tem em suas placas a codificação BN que indica  qual é a placa e  versão  , se tratando da  fonte começa com BN44-xxxxxxx deve procurar a  etiqueta na fonte onde está  este numeral atraves dele conseguira chegar no esquema !!


Joarez Siczkoriz
Curitiba Paraná
Re: TV Samsung LN40C530F1M Fonte não oscila By: pedrinho Date: 16 Out 2012, 22:22
Citação de: Joarez Siczkoriz online 16 Out 2012, 20:00
Você é tecnico amigo ??? te perguntou porque  fez perguntas como que pedindo para  te indicar  os componentes  defeituosos e sem analise !! veja só toda  TV LCD Samsung  tem em suas placas a codificação BN que indica  qual é a placa e  versão  , se tratando da  fonte começa com BN44-xxxxxxx deve procurar a  etiqueta na fonte onde está  este numeral atraves dele conseguira chegar no esquema !!


Joarez Siczkoriz
Curitiba Paraná

Ola Joares. Sou técnico sim, só não sei tudo ainda. Para mim, ainda é muito difícil, analisar uma tv LCD, sem o esquema, e eu estou fazendo o que posso para sobreviver, e sustentar minha família, tanto que examinando, encontrei estes dois FET em curto, e um com um dos terminais, até atourado, ocorre que venho ao fórum pedir ajuda, justamente porque não sei, sobre esta Tv, eu nunca havia pego uma LCD antes, é minha primeira tv LCD que pego para conserto, e este é o meu dilema, não gostaria de continuar a analise deste circuito sem o esquema, porque me é impossível conferir as tenções. Como expliquei antes, eu havia colocado o fusível, mas não encontrei igual, de 6.3 A, so encontrei o de 6A. A TV funcionou por 2 meses. Ocorre, as vezes os fabricantes, enviam aos técnicos, informações, para substituições de componentes,(eu não consigo encontrar este fusível de 6.3, e temo colocar de 8A, por exemplo, então coloquei de 6 Amperes) e talvez, alguém tenha alguma dica, se posso colocar um de mais amperagem, pois que este que encontro por aqui, é de menos  amperagem. Ocorre, que gostaria também, de saber o chassi, pois este esquema pode ser o mesmo de outros modelos destas Tv , este é caso, como disse, eu não conheço este modelo de tv, se eu tiver o esquema, e uma mãozinha dos meus amigos aqui do fórum, com certeza consertarei esta tv. Sobre a tal etiqueta, aqui não encontro nenhuma que inicie com BN44. Encontrei esta etiqueta na placa da fonte, com esta numeração: SEC S/N CN08BN4400340ASE38Z6BO899  R D,  e também, esta etiqueta menor: MA6AO36795. Eu lhe peço desculpa, se não me expressei-me corretamente, eu não peço que me diga quais componentes, pois que sei não ser possível saber por adivinhação, peço somente alguma ajuda, tipo, ex: Estes transistores podem ser substituídos por tais, e tais, outro exemplo: Este esquema é o mesmo da TV tal, e tal, espero que o amigo tenha me compreendido, pois me é muito difícil sem o esquema da fonte, e sem nenhuma dica, se eu não conheço este modelo de TV, como disse, eu não sei tudo, e se o amigo verificar aqui no fórum, já resolvi algum pepino, e bem difícil, que esta em resolvidos, noutros tópicos.

Se eu conseguir o esquema já me é um grande bom começo. Desde já meu muito obrigado , mais uma vez peço que me desculpe.Cordialmente  Pedrinho. Abraço.
Re: TV Samsung LN40C530F1M Fonte não oscila By: joarez siczkoriz Date: 16 Out 2012, 22:42
A fonte  é a BN44-00340A  , os fets  são STP13NM60 e o fusivel pode colocar 6A que ira   funcionar normalmente  com relação a pergunta  te fiz porque muitos aqui querem receita de  bolo sem muito ao menos analisar o circuito quando não chegam aqui com duvidas  depois que postamos  as dicas  ficam cheio de marras  pensando será este mesmo o defeito ?? ue estranho pós ele esta num forum então se ele se acha que sabe porque  não consertou ?? sem contar que e um forum muito visitados por clientes finais queremos evitar isso pós o cliente  final vem aqui pega dicas e  ele mesmo conserta seu equipamento tirando o pão de  qualqer tecnico esforçado lutando por sua familia , em anexo postei o esquema da  BN44-00340B possivel e  igual
Abraços  ao Amigo

   Joarez Siczkoriz
Re: TV Samsung LN40C530F1M Fonte não oscila By: pedrinho Date: 17 Out 2012, 01:16
Citação de: Joarez Siczkoriz online 16 Out 2012, 22:42
A fonte  é a BN44-00340A  , os fets  são STP13NM60 e o fusivel pode colocar 6A que ira   funcionar normalmente  com relação a pergunta  te fiz porque muitos aqui querem receita de  bolo sem muito ao menos analisar o circuito quando não chegam aqui com duvidas  depois que postamos  as dicas  ficam cheio de marras  pensando será este mesmo o defeito ?? ue estranho pós ele esta num forum então se ele se acha que sabe porque  não consertou ?? sem contar que e um forum muito visitados por clientes finais queremos evitar isso pós o cliente  final vem aqui pega dicas e  ele mesmo conserta seu equipamento tirando o pão de  qualqer tecnico esforçado lutando por sua familia , em anexo postei o esquema da  BN44-00340B possivel e  igual
Abraços  ao Amigo

   Joarez Siczkoriz

Citação de: Joarez Siczkoriz online 16 Out 2012, 22:42
A fonte  é a BN44-00340A  , os fets  são STP13NM60 e o fusivel pode colocar 6A que ira   funcionar normalmente  com relação a pergunta  te fiz porque muitos aqui querem receita de  bolo sem muito ao menos analisar o circuito quando não chegam aqui com duvidas  depois que postamos  as dicas  ficam cheio de marras  pensando será este mesmo o defeito ?? ue estranho pós ele esta num forum então se ele se acha que sabe porque  não consertou ?? sem contar que e um forum muito visitados por clientes finais queremos evitar isso pós o cliente  final vem aqui pega dicas e  ele mesmo conserta seu equipamento tirando o pão de  qualqer tecnico esforçado lutando por sua familia , em anexo postei o esquema da  BN44-00340B possivel e  igual
Abraços  ao Amigo

   Joarez Siczkoriz

Ok. Muito obrigado Joares, eu já aprendi algumas coisas com você, entre estas esse código dessas placas samsung, agora consegui descobri, entre a numeração da etiqueta, é que esta o BN44...pô, já começei a ver uma luzinha la no fim no túnel. Estive olhando este esquema desta fonte, e os FET QP802S e o QP801S, estão com uma numeração do componente diferente( QP801 e QP802=
TK8A50D,500V,8A) , do que tenho nessa placa.Mas vou por os STP13NM60, que é oque esta aqui.  E como presinto a experiência do amigo, vou com segurança por esse esquema, que com certesa deve ser o mesmo desta placa aqui que o final é ``A´´. Bom, vou providenciar algumas analises nesta placa, agora com esse esqueme que você me conseguiu, e providenciar a compra dos componentes. QP802, e QP801, estão em curto, vou agora verificar possiveis outros componentes a volta. Por enquanto meu muito obrigado. Vou a luta. Cordialmente Pedrinho.
Re: TV Samsung LN40C530F1M Fonte não oscila By: joarez siczkoriz Date: 17 Out 2012, 01:37
OK Amigo , Más esqueça este codigo TK para os  Fets da sua versão de  fonte coloque os que ai estão STP13NM60 use o diagrama como uma Base  , pós já ajuda  muito .

Abraços
Joarez Siczkoriz
Re: TV Samsung LN40C530F1M Fonte não oscila ((Resolvido)) By: pedrinho Date: 18 Out 2012, 18:19
 
TV Samsung LN40C530F1M Fonte não oscila ((Resolvido))
Após verificações, notei haver diferenças entre este esquema e a placa de fonte desta tv samsung que estou consertando, neste esquema, ha alguns transistores a mais, que não tem na minha placa, e o código de identificação de alguns componentes não conferem, mas mesmo assim, serve como uma orientação, uma visão geral, pois que alguns itens conferem. Nada mais encontrando, assim a primeira vista, feito analise, substituí os dois FET por outros dois de numero igual: 13NM60N, e também o fusível.*OBS; O outro fusível que ha nesta placa, não consta neste esquema, e seu numero de identificação na placa é: FM801S T3.15A/250V, e este fusível vai conectado uma de suas extremidades, ao positivo do capacitor eletrolítico CP804 de 100mf/450volts, que não consta neste esquema, que neste esquema consta CP801. Liguei a fonte fora da tv, não estourou mais o fusível FS801S de 6A.

Medi a saída da fonte, no positivo do CP804, no fusível FM801S, e a tenção é: DC 382 Volts. Conferido também em rede de 120v, e de 220v. Montei na tv. Liguei a tv, perfeito, tudo funcionando. Fiz minha oração de agradecimento a Deus, e agora venho aqui os agradecer pela ajuda. Muito obrigado amigo Joares, sua colaboração em me ajudar, me foi bastante útil, pois que este esquema me ajudou. Muito obrigado. Resolvido. Cordialmente Pedrinho


Páginas: 1