Forum TecTonny Informatica Geral
Páginas: 1
LIMITE DE CAPACIDADE DOS DISCOS RIGIDOS PARTE 5 By: edson tadeu Date: 15 Novembro 2008, 22:11
Limites de Capacidade dos Discos Rígidos
Autor: Gabriel Torres e Cássio Lima 
Tipo: Tutoriais  Última Atualização: 05 de novembro de 2007
Página: 5 de 6  Ir para... Introdução Limites de Hardware Limites da FAT Limites do NTFS Limites do Sistema Operacional Resumo de Todas as Limitações

Limites do Sistema Operacional
Nós vimos todos os limites dos principais sistemas de arquivos – FAT e NTFS. Seu sistema operacional, no entanto, pode ter suas próprias limitações que impedem você de obter o tamanho máximo da partição permitida pelo sistema de arquivos. Abaixo nós listamos todos os limites dos sistemas operacionais da Microsoft.
MS-DOS até a versão 6.22: Pode reconhecer discos rígidos de até 7.84 GB ("8 GB") e não há nada que você possa fazer para resolver isso. Você precisa fazer um upgrade em seu sistema operacional para pelo menos o Windows 95 para poder usar partições maiores do que 8 GB. Lembre-se que o DOS usa FAT-16 e, portanto, você precisará criar várias partições caso use discos rígidos maiores do que 2 GB.
Windows 95 OSR2: Este sistema operacional pode acessar apenas partições de até 32 GB e não há nada que você possa fazer para resolver isso. Você precisa fazer um upgrade em seu sistema operacional para pelo menos o Windows 98 para poder usar partições maiores do que 32 GB. Claro que estamos falando sobre o sistema FAT-32, já que o FAT-16 tem um limite de 2 GB por partição que não tem nada a ver como sistema operacional.
Windows 98: O comando Fdisk, que é usado para criar partições, mostra erroneamente o tamanho de partições maiores do que 64 GB. A solução é fazer o download do arquivo Fdisk.exe corrigido do site da Microsoft. Com este novo arquivo, no entanto, o tamanho máximo para a partição que você pode digitar é 99.999 MB, já que este programa mostra os tamanhos em MB e permite a você digitar apenas até 5 dígitos. O que você tem que fazer é digitar o tamanho da partição em porcentagem ou selecionar o disco inteiro para ser usado como uma única partição.
Windows 98: Este sistema operacional pode acessar apenas partições com até 128 GB e não há nada que você possa fazer para resolver isso. Você precisa fazer upgrade do seu sistema operacional para pelo menos o Windows ME para poder usar partições maiores do que 128 GB (mesmo com um novo sistema você precisará, no entanto, rodar um pequeno programa para acessar acima de 128 GB, veja abaixo).
Windows 98 e ME: Quando você formata uma partição maior do que 64 GB usando o comando Format.com o comando diz que o tamanho da partição é de 64 GB. Este é um bug, já que a partição é formatada com sua capacidade total (desde que não haja outra coisa limitando o tamanho da partição que você pode usar).
Windows ME: O comando Fdisk.exe não pode criar partições maiores do que 512 GB. A solução é usar um utilitário de particionamento. Mesmo o utilitário de particionamento disponível no disco de boot do Windows ME serve para isso.
Windows NT: Este sistema operacional não pode dar boot a partir de uma partição que seja maior do que 7,84 GB ("8 GB"). O que deve ser feito neste sistema operacional é criar uma partição de boot com 7,84 GB então colocar o resto do espaço do disco em outra ou mais partições extras. Se você quiser acessar seu disco rígido maior do que 8 GB como uma única partição você precisará fazer um upgrade em seu sistema operacional para o Windows 2000 ou outros sistema operacional mais novo.
Windows ME, NT, 2000 e XP sem o SP1 ou SP2 instalados não podem reconhecer partições maiores do que 128 GB porque esses sistemas não habilitam o modo LBA de 48 bits por padrão. A solução é rodar um pequeno programa que resolve esse problema.
Windows NT, 2000 e XP (e provavelmente o Vista) não podem formatar partições FAT-32 maiores do que 32 GB, apesar de esses sistemas reconhecerem discos rígidos formatados com FAT-32 dentro do Windows ME com um limite de até 2 TB.
Windows 2000, XP, 2003 e Vista: Por padrão esses sistemas não suportam partições NTFS maiores do que 2 TB como partição de boot. Se você quiser discos maiores do que esse tamanho para ser reconhecido como uma única partição precisará criar um volume dinâmico (recurso que permite a você juntar várias partições em uma única partição).



Páginas: 1