Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
TV Sharp C-29ST58 Quadro muito largo By: Percí Date: 27 Julho 2012, 15:18
Aparelho: TV
Marca:    Sharp
Fabricante:    
Modelo:   C-29ST58
Defeito:   Quadro muito largo

Esse aparelho usa o one-chip TDA8375A e não encontrei fácil, tenho o TDA8374A e uma vez instalado funcionou com o detalhe de o quadro ter ficado uns 6cm sobrando para cada lado, vi antes que essa versão não tem ajuste de EW mas arrisquei mesmo assim para ver como ficava, será que posso diminuir um pouco o valor do capacitor de sintonia ou isso vai fazer subir muito a MAT? Ou será que tem um outro artifício mais seguro que eu poderia usar? Preciso de ajuda.

Agradeço a quem puder ajudar.
Percí

Re: TV Sharp C-29ST58 Quadro muito largo By: brunoquarelo Date: 27 Julho 2012, 15:22
o 8374 e o 8375 são idênticos, a unica diferença entre um e outro é que o 8374 não tem o sistema PAL-N.

Não concordo em alterar o circuito, deve ter algum defeito ai nesse horizontal, a fonte pode estar alta, a deflectora pode não ser a original, o melhor mesmo é encontrar o defeito


Re: TV Sharp C-29ST58 Quadro muito largo By: Percí Date: 27 Julho 2012, 15:31
Vi antes pelo "datasheetcatalog" os recursos de um e outro e o TDA8374A não tem pelo que entendi (horizontal geometry) daí entrando no modo de serviço o valor original gravado na EEPROM para o item EW está em 55 mas alterei para cima e para baixo e não mudou nada na largura confirmando a informação de que esse one-chip não tem esse ajuste, os outros ajustes atuam normalmente.
Re: TV Sharp C-29ST58 Quadro muito largo By: brunoquarelo Date: 27 Julho 2012, 15:35
Analisando aqui no esquema vc tem razão o pino 45 do TDA controla o EW, se fosse o contrario daria certo, ex o TDA8375 no lugar do 74. Ai não tem jeito o melhor mesmo é caçar o 8375. Aqui no meu estoque eu tenho uns 6 8374, porem nenhum 8375
Re: TV Sharp C-29ST58 Quadro muito largo By: Percí Date: 27 Julho 2012, 15:52
Concordo plenamente que sempre devemos manter a originalidade do aparelho mas entenda amigo, vou lhe contar o que me aconteceu, a princípio tinha som e não tinha imagem o flyback nao oscilava então soltei o vertical e oscilou na bancada (aparelho desmontado) corri comprar o CI e ao montar não funcionou, então de repente oscilou e acendeu o filamento mas não tinha imagem, soltei a "chupeta" do tubo e vi a coisa mais estranha o fly oscilava acendendo o filamento mas não tinha alta na chupeta, concluí que o fly estava ruim e comprei um mas ao montar ficou a mesma coisa, a essa altura reparei que mesmo ligando uma antena eu não tinha mais o som do princípio então pensei que desde o início esse one-chip já estava ruim e acabou de queimar, agora tenho o aparelho funcionando mas num momento de pressão do cliente passei um orçamento muito "estreito" e não vai dar pra comprar o original que numa loja que disse que estava em falta custava 150,00 fica justo até para o cliente que eu simule se possível o que o pino 45 faz para ajustar essa largura, considero um recurso técnico uma vez que pra esse aparelho esse já vai estar sendo praticamente o último conserto.
Re: TV Sharp C-29ST58 Quadro muito largo By: brunoquarelo Date: 27 Julho 2012, 16:02
não lembro bem se essa TV usa o mesmo sistema da C-2057 que o filamento acende independente do fly back, quem o alimenta é a fonte.

Bom ai não tem jeito, vc pode tentar adaptar algo e acabar queimando outra coisa e o barato sai mais caro ainda.

Como eu disse eu tenho uns 6 8374, o que eu recomendo fazer é passear em ferro velho e coisas assim, eu vou em um que sempre tem PCB de tv lá, compro tudo quase que de graça, quando entra algum aparelho que usa Tal integrado eu testo os componentes que veem nessas placas, se estiverem bons eu os guardo e 90% sempre esta bom. Comprar esses processadores novos é sempre uma facada, já a placa eu pago 50 centavos e vem com peças em bom estado, sendo assim eu tenho um estoque de UOC toshiba, TDA dos mais diversos aqueles UOC das philips que são caríssimos. hj nesse tempo que se cobramos caro o conserto levamos um xingo e ainda largam o aparelho na nossa loja é o melhor jeito de lucrar um pouco mais de uma pesquisa talvez vc encontre um TDA original para essa TV
Páginas: 1