Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
vale a pena abrir um assistencia tecnica ? By: wenderson Date: 15 Novembro 2008, 11:55
Olá amigos! eu trabalho com eletronica  em casa  paralelamente ao meu  trabalho "oficial" que não tem nada a ver com eletronica< estou pensando em abrir uma  loja  , mas estou com receio , afinal ainda vale a pena abrir uma assistencia técnica ? ainda da lucro ?  andei fazendo uns calculos  baseados no meu caso , e conclui que  preciso movimentar uma média de 3500  mensais.   sendo  :1500 para as contas  e aluguel e 2000 de lucro ao menos para manter o" padrão".   gosto de eletronica  gostaria muito de abrir meu propio negócio , se alguém tiver uma opinião  agradeço, abraço a todos! ???
Re: vale a pena abrir um assistencia tecnica ? By: edson tadeu Date: 15 Novembro 2008, 14:48
voce tem algumas coisas a considerar

1 seu emprego atual lhe proporciona uma rendo boa
2 sua previdencia social
3 este emprego é estavel (garantido)
4 se ha condição de manter os dois
5 muitas vezes voce diz quero ter o meu proprio negocio, isto se chama escravidão pois voce nao terar ferias 13 salario indenização,
6 voce nao vai ter garantias de que vai poder pagar como autonomo
7 voce precisa avaliar a sua região se tem condições para esta retira que deseja
8 a escolha é sua nao siga conselho de ninguem pois se der certo a voce mesmo agradeçe, se quebrar a cara é sua reponsabilidade.
9 hoje eletronica caiu muito  o que se cobrava ha 2 anos atraz hoje se cobra menos da metade.
10 voce precisa saber se tem peito para tal, pois voce vai ver seus fins de semana chegar, voce com o aparelho dos outros para dar satisfação e ter que abrir mao do fim de semana com a familia para cumprir com a obrigação de entregar o que é dos outros.
pense reflita e tome sua decisão, veja que nao estou lhe dando conselhos nenhum, apenas lhe mostro os pros e os contra.
Re: vale a pena abrir um assistencia tecnica ? By: Claudio Carvalho Date: 15 Novembro 2008, 15:45
Wenderson.

O que o Edson escreve tem lá as suas razões! Acontece que com um comércio aberto, você esta muito mais sujeito a "escravidão", no sentido de trabalho. Porém, ha as suas compensações! Terá uma gama muito maior de clientes e consequentemente, a sua receita aumentará, e se fizer como eu, não terá "muito" problema de lazer! Eu fixisei no meu dia na dia horários, que é muito importante para todos! Se você trabalha em casa, a cobrança é a mesma de uma loja aberta, pois o cliente é o mesmo,  a diferença é o estabelecimento!!! O cliente se acha mas seguro com uma loja aberta, para poder " reclamar os seus direitos". Quanto a receita, aumenta consideravelmente, mas tráz as suas consequencias também! Passará a ter mais aparelhos " estocados e prontos " e com uma quantia consideravel aplicada neles, pois nem sempre o cliente vem buscar! Agora, se você me pergunta se é viável ter uma loja especializada, eu diria que sim, pois tráz uma gama de prespectivas enormes!

Um abraço, Cláudio
Re: vale a pena abrir um assistencia tecnica ? By: francisco Date: 15 Novembro 2008, 17:28
apoio o claudio e o edsom.agora a escolha é sua.se vc ama eletronica faça o que o seu coração manda. e se precisar de um apoio estamos aqui pra te ajudar.quem gosta de ficar em cima do muro é chuchu.mais com o tempo ele cai.boa sorte e faça o melhor pra não prejudicar vc e sua familia.
Re: vale a pena abrir um assistencia tecnica ? By: Bens inicius Date: 15 Novembro 2008, 20:03
ola amigo , penso que eletronica sempre tera serviços suficiente pra viver, pra ficar rico nao..Sabe so teremos q
Re: vale a pena abrir um assistencia tecnica ? By: Bens inicius Date: 15 Novembro 2008, 20:07
continuando pois apertei errado, quantas vezes ja mudamos o foco?muitas venho desde as valvulas me virando de td jeito, ja fui autorizado sai fora pois nao dava lucro,parei de pegar tvs muito velhas tipo Cto e outras .se nao da lucro tou fora, mas sei que sempre tera um jeito pra faturar..portanto amigo continua com as duas coisas e seja feliz
Re: vale a pena abrir um assistencia tecnica ? By: Almeidaf Date: 15 Novembro 2008, 20:17
o cara eu sou direto, nao vou dar minha opiniao ,você analizando  com carinho os comentários acima ja tinha resolvido.como disseram a cara é sua.
Re: vale a pena abrir um assistencia tecnica ? By: wenderson Date: 17 Novembro 2008, 21:45
 Valeu pessoal !  vou analizar  com  muita calma  as opiniões de todos.    Meu outro trabalho também é como autonomo,  tenho direito a décimo terceiro ,e férias ( apesar de estarmos com tres vencidas ) .  trabalho  a 17 anos  neste lugar  mas acho que  meu tempo lá  ja acabou ,  e também é  difidil manter as duas profições  é muito cansativo .  mas confeço  é com muito prazer que  as vezes fico  de 20:30 , que é a hora que chego do trabalho ,até meia noite  ou mais  na minha pequena oficina . As vezes me estreço  com algum aparelho,  afinal como autodidada  as vezes  me falta um pouco de experiencia, mas  sou percistente procuro me atualizar , através de livros , treinamento técnico  e etc...  em resumo eu amo eletronica ( voçes sabem bem oque é isso  !!!) é uma cachaça !
Muito obrigado a todos !!   
   MSN :  wmjeletronica@hotmail.com

Re: vale a pena abrir um assistencia tecnica ? By: edson tadeu Date: 17 Novembro 2008, 22:37
veja por onde voce vai jogar esses 17 anos que nao sao 17 dias, muito menos 17 horas, se voce fizer um acordo e eles liberarem seu fundo de garantia,  pois nao entendi como sendo autonomo tem 13 ferias, se voce tem sua carteira profissional assinada entao nao é autonomo . Mas eu deixei uma carreira promissora em um Banco muito conceituado, nao para me dedicar a eletronica e sim porque um ex cunhado meu com  inveja de mim me fez uma proposta para trabalhar como vendedor, aquele tipo que sai de construtora a construtora procurando oferecer os produtos da industria como manilhas meio fio etc. Nao fiquei um mês, me retei pedir pra sair pois andava muito e nao via os resultados. Depois  entrei para o Estado e fiz outra burrice abandonei o estado depois de 8 anos trabalhando. Poderia hoje estar aposentado, so trabalhava 1 dia folgava 2 e poderia conciliar os dois devido a minha folga. A minha sorte que desde pequeno eu ja sabia mexer com eletricidade e durante o tempo de estado me dediquei a eletronica. Bem 2 anos depois que montei a minha eletronica conseguir comprar minha casa propria. Este é o bom da estoria.Mais se eu tivesse ficado no estado eu estaria aposentado com  1.200 reais a mais no bolso e trabalhando com eletronica que seria o complemento. Entendeu agora porque fiz voce refletir em tudo. Um colega meu achou que na schin  nao havia mais lugar para ele  saiu pra tentar o seu proprio negocio, nao deu certo quebrou a cara ja estar acima de 30 e sem emprego. Mais no seu caso eu so lhe dou uma certeza fome voce nao vai passar pois nosso campo sempre lhe dará algum retorno pense mais uma vez e tome suas decisoes.
Re: vale a pena abrir um assistencia tecnica ? By: wenderson Date: 17 Novembro 2008, 23:04
 Edson , eu não tenho carteira assinada por incrivel que pareça  eu trabalho  a 17 anos   como autonomo nesta oficina  onde trabalhamos com iduzidos  automotivos remanufaturados  entrei com 17 anos ainda garoto e estou  lá como ja citei a 17 anos , estamos com 3 (tres) férias vencidas ,   apesar  de não  assinarem a carteira  o patrão  sempre pagou  décimo terceiro e   férias ,   e   autonomia, que eu descobri estar 2 anos atrazada  é molé !!! não tenho perspectivas  , a oficina é  pequena , não é legalizada ( a essa altura voçe deve estar balançando  a cabeça e dizendo esse cara é louco !!!   heheheheeh !!! ) o movimento caiu muito de uns anos pra cá  e o patrão não demonstra  interese  em  mudar essa situação , por isso pensei em abrir uma loja  e tentar a sorte .
Re: vale a pena abrir um assistencia tecnica ? By: edson tadeu Date: 18 Novembro 2008, 07:31
nao pense duas vezes voce ja perdeu muito tempo ai nessa empresa e com certeza se sair e botar ele na justiça provavelmente nao vai levar nada  e ele fecha e desaparece, entao monta sua eletronica e voce vai ver que neste caso sua vida vai mudar e muito, mais nao deixe de pagar seu inss valeu
Re: vale a pena abrir um assistencia tecnica ? By: alraitec Date: 18 Novembro 2008, 09:09
Eu concordo com o Edson,na verdade todos seu trabalho ja foi pago,dai eu pergunto qual direito além disto vc tem?,pela justa vc tem fundo de garantia,blablabla,blablaba,na verdade vc trabalha ai a 17 anos porque alguma vantagem vc teve,caso contrario vc ja teria saido não é mesmo e se vc esta a tanto tempo ai é porque vc quiz e o cara tambem,dai meu amigo procure ser feliz,ser dono do seu proprio negocio é bem diferente que ser funcionario,as responsas aumentam,o dinheiro aumenta (ou não),vai depender de sua profissionalidade e de sua administração e esta é a fatal,administrar não é para qualquer um,imagina administrar e consertar ao mesmo tempo hehehehe,impossivel,só uma coisa,tudo aqui exposto não pode e não deve mudar seu pensamento,crie seu próprio destino sem interferencia de ninguem,afinal a experiencia só serve para a própria pessoa,ou seja,a minha só pra mim,a sua só pra vc,não adianta,o que vc vai passar sera vc mesmo e nada muda seu caminho,boa sorte.
Re: vale a pena abrir um assistencia tecnica ? By: wenderson Date: 18 Novembro 2008, 20:14
Valeu pessoal !  muito obrigado!   A opinião de voçes   foi fundamental para eu tomar minha decisão , espero  já   começar o ano novo  com   minha tão sonhada loja e de "vida nova," com bastante trabalho , que seja próspera  essa nova fase da minha vida. Se Deus quiser !   e ele há de querer !   muito obrigado mais uma vez pela força !!! abraço a todos !!!  :o :o :o :o
Re: vale a pena abrir um assistencia tecnica ? By: tectonny Date: 18 Novembro 2008, 20:23
Olá amigo, vou dar minha opinião.

Muitos técnicos que eu conheço que trabalha como autônomo mim faz essa mesma pergunta, minha resposta é a seguinte:


"Se vc for um bom profissional, não tem porque ter preocupação, apenas trabalhe com dedicação e responsabilidade, que seu negocio vai para frente."

Re: vale a pena abrir um assistencia tecnica ? By: Almeidaf Date: 18 Novembro 2008, 20:54
ja dei uma dica entre-linhas mais voce nao captou, voce tem idade de ser filho de alguns que opinaram, a experiencia que estas tentando fazer, é perigosa, se tiver família pior, bom se nao tentar ficará na sua cabeça errou em nao tentar, mais evitará dissabores, o edsom deu a sua tragetoria, leia  o que o tonny escreveu, mais como voçe é novato na area, do jeito que está a tecnologia, para voçe chegar lá vai demoraaaaaaa, mais um consolo para voçê;  65por cento do movimento bruto vai para encargos ainda mais pagando aluguel, tá ferrado,se o proprietario ver um monte delixo no balcao cresce o olho e aumenta o aluguel , meu continua onde está, que pelo exposto ta bom no final do mes, fique fazendo os seus bicos que é so lucro (as vezes um prejuizo),´continue estudando eletronica , enquanto estiveres trabalhando  procure outro serviço que lhe convenha financeiramente e quando se sentir capaz monte a sua oficina, ate lá terás uma vizao mais ampla do problema..nao se desespere, afinal a sua situaçao nao é das piores..ou ta procurando pra cabeça?  desculpe minha franqueza.
Re: vale a pena abrir um assistencia tecnica ? By: marcostavares Date: 19 Novembro 2008, 08:34
Citação de: edson tadeu online 15 Novembro 2008, 14:48
voce tem algumas coisas a considerar

1 seu emprego atual lhe proporciona uma rendo boa
2 sua previdencia social
3 este emprego é estavel (garantido)
4 se ha condição de manter os dois
5 muitas vezes voce diz quero ter o meu proprio negocio, isto se chama escravidão pois voce nao terar ferias 13 salario indenização,
6 voce nao vai ter garantias de que vai poder pagar como autonomo
7 voce precisa avaliar a sua região se tem condições para esta retira que deseja
8 a escolha é sua nao siga conselho de ninguem pois se der certo a voce mesmo agradeçe, se quebrar a cara é sua reponsabilidade.
9 hoje eletronica caiu muito  o que se cobrava ha 2 anos atraz hoje se cobra menos da metade.
10 voce precisa saber se tem peito para tal, pois voce vai ver seus fins de semana chegar, voce com o aparelho dos outros para dar satisfação e ter que abrir mao do fim de semana com a familia para cumprir com a obrigação de entregar o que é dos outros.
pense reflita e tome sua decisão, veja que nao estou lhe dando conselhos nenhum, apenas lhe mostro os pros e os contra.
hô tadeu,seu comentario disse tudo,não tenho palavras!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Re: vale a pena abrir um assistencia tecnica ? By: edson tadeu Date: 19 Novembro 2008, 09:02
O almeida esqueceu de ver direitinho os os pros e principalmente os contra. Voc e tem 17 anos dentro de uma empresa que nao lhe deu  nenhuma garantia, Eu costumo dizer merda por merda melhor voce ficar c om a sua merdeira, pois é sua.Ele esquece de ver o lado que voce disse como o dono nao estar nem ai para a oficina, nunca assinou sua carteira voce vai sair sem direito a coisa nenhuma. Voce tem seu sonho é seu nao deixe ele ficar pra traz mesmo porque todos aqui devem saber que no minimo voce deve estar  entre 25 a 30 anos, se voce nao fizer isso agora mais tarde vai ficar dificil. Pergunta a ele a dificuldade que ele tem de memorizar as coisas. Va fundo e so vai depender de voce, voce parece que gosta da coisa e se gosta mesmo ja é um bom começo. Se muitos aprenderam porque voce nao pode aprender com o passar dos tempos mesmo porque voce ja trabalha um pouco com isso. Fala pro almeida que sua oficina nao vai ficar perto da dele nao. Tome sua decisao e cuide da sua vida agora porque se esse cara fechar a oficina dele daqui a 5 ou 10 anos ai sim vai ficar dificil pra voce.
Re: vale a pena abrir um assistencia tecnica ? By: Almeidaf Date: 19 Novembro 2008, 20:28
nao estou preocupado com concorrencia, nunca estive, , mais estou dando a minha opiniao pois ele tera que ver todos os angulos da coisa,nao so o  sabor do mel  para nao se iludir ,me parece que ele ja tem uma despesa fixa, entao terá que obter um respaudo financeiro para tentar se nao vai ficar dificil no começo até as coisas engrenarem, lhe comento que sai de uma autorizada com respaudo e abri minha oficina, nao tenho com o que me preocupar, fiz minha vida com manutençao,como voçe ,mais foi em outros tempos que se ganhava dinheiro e o técnico quando chegava na casa do cliente era tratado como uma pessoa especial, e nao é como hoje, pelos maus todos os profissionais sao encarados como desonestos.aceito as sua critica pois tenho consideraçao pelo mesmo.
Re: vale a pena abrir um assistencia tecnica ? By: edson tadeu Date: 19 Novembro 2008, 21:26
se voce tinha sua carteira assinada, seu tempo de serviço contando, ao sair pegou sua idenização que ja ajudou para voce montar seu oficina, isso lhe deu mais tranquilidade eu sei. Mas o rapaz estar da seguinte forma  SE CORRER O BICHO PEGA SE FICAR O BICHO COME, ele nao vai sair porque na realidade na realidade nunca esteve dentro no sentido amplo da palavra, eu antes botei ele pra pensar pois se ele tivesse uma carteira assinada, seu tempo de serviço contando, entao eu aconselharia a ele a nao sair. mais nestas condiçoes. Depois tem uma coisa; fome eu sei que ele nao vai passar. pode enfrentar uma certa dificuldade no principio mais vai superar. é so esperar pra ver.
Páginas: 1