Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 1
TV Philips 14PT4331 Sem som e desligando By: brunoquarelo Date: 25 Junho 2012, 16:29
Segunda PT da semana

Recebi essa TV sem som, aparentemente funcionava tudo normal na imagem, exceto pelo fato que não aparecia a indicação STEREO e SAP.

Primeiramente fui no mais óbvio que já é uma dica bem manjada, fui trocar o C2444 troquei e continuou tudo mudo

Como não aparecia a indicação de Stereo desconfiei então de dados incorretos da memória, nesse caso era só verificar os parâmetros OPT 1 2 3 4 5 6 7, comparando com o manual estava tudo correto.

O jeito então foi pegar meu pesquisador de áudio que é uma caixa de som de PC com pontas de prova.

Comecei verificando se encontrava sinal de som nos pinos 8 e 6 do IC7901 (saída de som) e estava tudo mudo

Retrocedendo, o áudio sai dos pinos 15 e 12 do IC 7821 Lá também estava tudo mudo,

Parti então para a entrada desse mesmo IC que são nos pinos 3 e 22 lá eu consegui escutar áudio

Troquei de imediato o IC7821 que é um AN5891K e ai que a coisa ficou preta......

Após trocar o CI o Tv ligava com o vertical fechado picava duas ou tres vezes e desligava.

Quem conhece um pouco esse chassi sabe que esse sintoma de vertical piscando e desliga é ausência da tensão de 8v que alimenta o UOC e outros componentes inclusive o IC que eu tinha trocado

Olhando no esquema o pino 23 desse AN5891 que eu troquei recebia os 8v então desliguei esse pino e liguei o TV de imediato ela funcionou sem som é claro

Achei que o integrado que eu tinha colocado estava com defeito, troquei por outro e a TV novamente ficou atuando proteção

Deixei ela funcionando sem o AN5891 e durante uns 15min que o aparelho ficou ligado notei que a R3479 estava aquecendo muito.

Testei o Transistor 7496 que é o BD135 e ele estava OK verifiquei então essa R3479 e em vez dos 10R que ela devia ter encontrei quase 50R olhando do lado dela tem a R3493 também de 10R que estava aberta.

Troquei as duas e liguei o pino 23 do IC7821 e o aparelho passou a funcionar perfeitamente.
Páginas: 1