Forum TecTonny Livre para visitantes
Páginas: 1
[Duvida] Iniciante - Botão By: re.vicentin Date: 15 Junho 2012, 16:12
Olá Amigos tudo bem?

Sou iniciante em eletrônica e ainda não conheço o funcionamento de todos os componentes existentes.

gostaria de saber se existe um componente que funcione como um botão, porém ao invés de precisar ser clicado, o acionamento é feito de forma elétrica.

O problema é o seguinte, tenho o controle do portão de minha casa, e fiz aquela gambiarra do farol alto, que é soldado a entrada de energia da luz alta no lugar da bateria, e no botão que aciona o portão eletrico é feito uma ligação direta nos pinos.

Mas o que acontece é que quando voce aciona o farol alto, não há tempo hábio para que o capacitor se carregue por completo, ocasionando uma diminuição brusca da distancia para abrir o portão.

então o que eu gostaria de fazer é ligar o controle direto na bateria 12v e apenas o botão no farol, mas para isso eu precisaria de um tal componente que foce uma espécie de botão que seria acionado com o sinal eletrico do farol alto.


EXISTE?

Grato.
Re: [Duvida] Iniciante - Botão By: Almeidaf Date: 16 Junho 2012, 13:57
voce explicou mais complicou! tente ser mais objetivo ! faça por partes.

Re: [Duvida] Iniciante - Botão By: franco@tatui Date: 18 Junho 2012, 09:13
          :D  é realmente, ñ entendi nada,  eh eh
Re: [Duvida] Iniciante - Botão By: re.vicentin Date: 18 Junho 2012, 10:43
Amigos, desculpe... não sei se vou conseguir ser claro nisso...mas vou tentar...

imaginem um botão normal.. do tipo "chave tactil"..

a grosso modo ela funciona da seguinte maneira em um controle de portão eletronico.
quando é apertado o botão, o controle é acionado.

o que eu gostaria de saber é se existe um tipo de botão, que ao invés de ser mecanico (que necessite ser apertado), um botão que é acionado com um sinal eletrico.


deu pra entender amigos?

Grato.
Re: [Duvida] Iniciante - Botão By: marcosbr Date: 18 Junho 2012, 18:21
 Gente boa... O que você quer, é um acionador de portão automático!
Contrate um técnico ou compre pronto! Se fizer besteira aí... Qualquer "ladrão vai abrir seu portão!
Isto se faz com receptor/transmissor! Enfim... Um controle remoto!
Um abraço.
Re: [Duvida] Iniciante - Botão By: re.vicentin Date: 19 Junho 2012, 00:13
Marcos, me desculpe, acho que não estou conseguindo me expressar.

mas o que eu estou fazendo é no controle do portão que foi ligado na energia do carro.

o que eu gostaria, é o seguinte

olhe este tipo de chave, que é a que se encontra no controle:
http://www.compomil.com.br/fotos/791695.jpg

digamos que entre uma corrente A no botão, e esta corrente está interrompida até que pressionado o botão correto?


eu apenas gostaria de saber se existe um tipo de componente que faz mais o menos isso, como o botão, mas ao invés de ter que pressionar o botão para que a corrente A passasse por ele.

tivesse uma corrente B, e quando essa corrente B foce acionada a corrente A deixa-se de ser interrompida, como se o botão tivesse pressionado.
Re: [Duvida] Iniciante - Botão By: marcosbr Date: 19 Junho 2012, 08:08
 Eu entendi sim, e o que você quer não existe.
O controle emite uma freqüência ao receptor, e assim aciona o mecanismo do portão!
Qualquer controle, vai precisar de um comando (botão) para acionamento.
Mais um motivo para chamar um técnico, e explicar o que quer fazer. Até um eletricista resolve isto!
Sem acionar nada; ou seja; sem botão...
Teria que ser por: Beta, Alfa, Theta e Delta "ondas cerebrais"
Um abraço.

Re: [Duvida] Iniciante - Botão By: Almeidaf Date: 19 Junho 2012, 08:15
 Justamente alguem que quer algo e não entende nada da área, então a dificuldade de se expressar.
.
no seu resumo me parece que tem um botão para acionar manualmente esse portão  do lado do portão, que deve ter um motor para abri-lo !
...
controle do portaõ com a energia do carro?
Se entende que deve voce estar alimentando o circuito com uma bateria de 12V. externa, não utilizando a energia eletrica da rede domiciliar.
.
eletronicamente poderá ao inves de usar essa chave usar um rele,scr ou triac , ficando dificultoso a alguem externamente,  utilizando um transmissor no caso no carro (controle remoto), e um receptor na sua casa, que ao receber o sinal ira atracar esse rele e fará o portão abrir.
Como o Marcos escreve seria mais barato no seu caso que não tem nenhuma esperiencia em montagens e ajuste de frequencia  pelo menos comprar pronto um radio tramsmissor e um receptor tipo fm, ou oc,  que tem no comercio a preço barato, e ai tentar fazer a adptação. mais se for dificil para voce compre o conjunto  ja pronto.
Re: [Duvida] Iniciante - Botão By: Almeidaf Date: 19 Junho 2012, 08:18
escevi  junto com o Marcos e lendo a mensagem dele sobre ondas celebrais, poderá usar tambem pensamento positivo(põe positivo nisso), telepatia  ou  espirituais.
Desculpe a brincadeira, mais voce ja tem duas opiniões que concordam em atuação no seu problema(isso não é problema).
Re: [Duvida] Iniciante - Botão By: lm-perez Date: 19 Junho 2012, 09:31
  http://www.youtube.com/watch?v=boSuVrZZz_Y  passo a passo

  http://www.youtube.com/watch?v=pyNXteGfkwU&feature=watch_ resultado
Re: [Duvida] Iniciante - Botão By: re.vicentin Date: 19 Junho 2012, 10:27
Poh cara... foi os do video..exatamente o que eu fiz... em entende?
eu apenas quero trocar o botão do controle...

que está ligado com a energia da bateria do carro, só que o que acontece é que a alimentação eletrica do controle é feita quando o farol auto é ligado, e não há tempo habivio para que o capacitor se carrege totalmente, fazendo assim que o controle perca bruscamente a distancia de emissão do sinal, tendo que chegar a uns 4 metros do portão.


já se o controle estiver estiver ligado na bateria a algum tempo e for feito o acionamento através do botão manualmente, essa distancia passa a ser de quase 100 metros.


então o que eu estou querendo fazer é deixar o controle alimentado diretamente pela bateria, e apenas fazer o acionamento pelo farol...


entende?


hahaha...não ligo pela brincadeira... faz parte.. realmente eu estou iniciando não sei muita coisa...peço desculpas por encher o saco, mas tenho que aprender, estou cursando eng. da computação...
cedo ou tarde terei que aprender... então estou aproveitando essa greve para isso.
Re: [Duvida] Iniciante - Botão By: lm-perez Date: 19 Junho 2012, 12:01

Então Vicentin,o esquema é esse ! Você irá ligar ele diretamente na na bateria sem passar pela chave farol ou colocar a bateria e irá acrescentar um rele alimentado pela luz alta,assim quando você acionar a luz alta o rele irá armar.
Você terá que soldar um par de fios, lo lugar aonde aciona a abertura do portão(controle remoto) e ligar no rele.
Re: [Duvida] Iniciante - Botão By: re.vicentin Date: 19 Junho 2012, 12:39
Ahh... Eh isso ai Perez..

acho que isso ai resolve meu problema..

Muito obrigado a todos....

Infelizmente futuramente retorno com mais duvidas ridiculas... ushahusaUHsuhas

um abraço a todos.. muito obrigado pela atenção.
Re: [Duvida] Iniciante - Botão By: marcosbr Date: 19 Junho 2012, 14:48
 Vicentin.
Realmente é um trabalho de preguiçoso...
O controle fica preso ao carro. Jamais ande de carona! Ou pegue um carro emprestado!
Se queria eliminar um "botão"... Trocou o do controle, pelo do farol!
E fique registrado o seguinte...
Coloque um aviso assim no painel:
Sr. ladrão... Para sair com o carro, pisque o farol!


Re: [Duvida] Iniciante - Botão By: franco@tatui Date: 19 Junho 2012, 17:14
       :-X   Resultado  :  é que o tópico acabou ficando no minimo interesante   ,  eh  ,eh   ;   um abraço
Re: [Duvida] Iniciante - Botão By: re.vicentin Date: 20 Junho 2012, 10:51
Sr. MarcosBr, sério que vc falou isso?
hahahaa... me conta mais como é ficar sem avanço tecnológico em sua vida?

esse sistema já existe faz tempo.. e se chama TXCar, apenas nao quis comprar um, não é preguiça é o que a tecnologia nos propõe... simplismente em uma casa automatizada então.. teremos que colocar uma placa, "Sr. Ladrão não arrombe minha porta, favor hackear o sistema e terá acesso a tudo", ou então que tal comprar tvs de tubo e computadores que pesam 20kgs... para dificultar os ladroes a carregar?

para sair com um carro de um portão elétrico sem o controle que eu saiba nunca foi la grandes problemas, é só destravar ele e abrir manualmente... to errado?


Mas.. obrigado pela atenção de todos, o tópico estava resolvido já... não havia necessidade deste comentário infeliz

Re: [Duvida] Iniciante - Botão By: marcosbr Date: 20 Junho 2012, 14:25
 Rapaz.
Sua noção de "tecnologia" é bem fraquinha!
Se o portão for manual... De nada adianta esta montagem!
(esse sistema já existe faz tempo.. e se chama TXCar, apenas nao quis comprar um)
Eu estava brincando até agora! Mas se prefere assim...
Para obter ajuda de agora em diante, somente com perfil completo!
O farol não vai comandar nada, sem um transmissor/receptor.
Tente aí!
Re: [Duvida] Iniciante - Botão By: re.vicentin Date: 20 Junho 2012, 16:40
marcosbr... me desculpe, não havia levado como brincadeira seu comentário logo me ofendi um bocado.

sou novo no forum, então não sei ainda como funcionam os diálogos por aqui.

também não quis ofender, e como havia dito anteriormente, não sei muito... ainda estou começando.


Re: [Duvida] Iniciante - Botão By: antoniotecny@ Date: 20 Junho 2012, 22:14
como pode ezistir pessoas assim , que tem um bom conhecimento , e podem ajudar aos que nao tem. e ainda atrapalha aqueles que querem ver um mundo mais justo
Re: [Duvida] Iniciante - Botão By: marcosbr Date: 21 Junho 2012, 08:37
 Antonio.
Da mesma maneira, que existem pessoas que se metem em assuntos "técnicos" e falam bobagem!
Em eletrônica... A "justiça" é saber o que esta fazendo. Se não sabe não faça. Estude e aprenda!
Um pedreiro trabalha com obras, um açougueiro com carne, Um verdureiro com verduras!
Aqui é um fórum de ajuda técnica... Existem outros de obras sociais!

Vicentin.
Como disse você mesmo... Ja foi dada a solução! Então não tem porque continuar.
E como eu disse... Para obter ajuda técnica... Somente com perfil completo!
Um abraço.

Páginas: 1