Forum TecTonny Dicas LCD, Plasma e LED.
Páginas: 1
TV LCD LG 42LC4R Fonte By: Marcelo Corrêa Date: 14 Junho 2012, 12:45
Aparelho: TV LCD
Marca:    LG
Fabricante:    
Modelo:   42LC4R
Defeito:   Fonte

Bom dia Amigos do Forum.

Gostaria de solicitar uma ajuda neste problema de fonte desse aparelho, já que não consigo o esquema dela.

Defeito: fonte  5v normal, tensão de ON 2,2v, 12v e 6,5v não tem.
Em um certo momento, ela chegou a ligar e pude observar que funcionou perfeitamente, mas sem a tensão de 3,4 v.
Depois de desligar e ligar novamente voltou a não funcionar.

Troquei todos os capacitores, por estarem suspeitos, mas não obtive resultado.
Suspeitei do CI SMD U101, mas não consegui saber qual a sua especificação.

Conto com a colaboração de vcs, e de antemão agradeço.


Agradeço a quem puder ajudar.
Marcelo Corrêa

Re: TV LCD LG 42LC4R Fonte By: joarez siczkoriz Date: 14 Junho 2012, 15:24
Teste  ela  externamente na Bancada  ai veja se surge as tensões  normais no secundario ..



Joarez siczkoriz
Curitiba Paraná
Re: TV LCD LG 42LC4R Fonte By: Marcelo Corrêa Date: 14 Junho 2012, 17:53
Oi Joarez,
Eu esqueci de citar, mas eu já fiz isso e não funcionou, vc sabe me dizer se uma das fontes de 3,4V parte da placa da fonte? Ou as duas são da outra placa.
Pelo que estive analisando, uma delas é gerada na placa da fonte e as fontes de 6 e 12V dependem dela.

Obrigado.
Re: TV LCD LG 42LC4R Fonte By: joarez siczkoriz Date: 14 Junho 2012, 18:03
só que esta fonte  não e um resistor so entre +5V RLON tem que pegar o +5V e levar ao INV/CTRL também ai caso não funcione  se preocupe  com a fonte seu defeito esta nela , lembrando esta fonte não existe esquema
use o datasheet dos cis usados  assim chegara mas facil ao  defeito ....



Joarez Siczkoriz
Curitiba Paraná
Re: TV LCD LG 42LC4R Fonte By: Marcelo Corrêa Date: 14 Junho 2012, 18:43
Obrigado por enquanto  Joarez, vou fazer esses testes e depois eu me reporto.
Qto aos CI's só consegui o código dos U501 e U702, os outros eu não consegui.
Caso vc saiba, por favor me passe para que eu levante o datasheet deles.
Valeu.

ABS.
Re: TV LCD LG 42LC4R Fonte By: joarez siczkoriz Date: 14 Junho 2012, 18:46
Como eu disse  infelizmente esta fonte não tem esquema  tera que analizar  a topologia  usada  para que com isso  possa  chegar qual Ci é usado ...

 

    Joarez Siczkoriz
    Curitiba Paraná

  Más e uma  fonte bem simples lembro a  3 anos trás  que entrava  muito dela aqui era  bem fácil o reparo da mesma
Re: TV LCD LG 42LC4R Fonte By: Marcelo Corrêa Date: 19 Junho 2012, 15:29
Olá Joarez, depois de dar uma pausa no final de semana, voltei a trabalhar nessa fonte. Consegui fazer funcionar as tensões, 6V e 12V que estavam faltando, os doze está um pouco baixo.
Mas o que realmente eu gostaria de saber é se vc ou mais alguém do forum sabe me dizer se as duas tensões de 3,4V que mostram no conector da placa, são geradas na fonte mesmo ou na placa mãe? Parece que uma é gerada na placa mãe, mas a outra não, parece ser gerada no circuito composto pelo U202, Q206 e Q209, ou esse circuito é apenas um comparador?

Obrigado.
Re: TV LCD LG 42LC4R Fonte By: joarez siczkoriz Date: 19 Junho 2012, 16:51
Amigo  não me recordo teria  que estar  em minhas mãos  para analizar o circuito  da fonte !!  más comece  analizar com atenção  usando os datasheets  e  a topologia do circuito que entendera  seu funcionamento....

Joarez Siczkoriz

Re: TV LCD LG 42LC4R Fonte By: joarez siczkoriz Date: 19 Junho 2012, 16:58
Lembrando que  se pegar o diagrama da  TV  também terá ideias do que é gerado na Main  e do que é da fonte ....

   Joarez Siczkoriz
Re: TV LCD LG 42LC4R Fonte By: antesateletronica@terra.c Date: 19 Junho 2012, 22:38
esta tenção de 3v4 não contem ai amigão..só a de 6v 12v e 5v 19v...esta fonte foi projetada para outro modelo que são poucas.. para tanto vc pode notar que não se usa nem o conector nela..isso quando vem o soquete ai ok?...como disso nosso amigo joza..basta simular o power-on e o inverter-on ai com os resistores que se ela estiver boa vai gerar as tençoes correspondente e se ligar uma lampada ccfl ai no inversor..ela ascendera por poucos minutos indicando estar atuando ok?...abraços
Re: TV LCD LG 42LC4R Fonte By: Marcelo Corrêa Date: 20 Junho 2012, 10:47
Muito obrigado amigos, pelas informações. Coloquei a fonte no lugar e a tv funcionou, mas continua sem a tensão de 3V4 nos dois pontos, vou deixa-la em testes para ver se está tudo ok. Depois volto a me reportar se ficou ou não resolvido.

Abraços.
Re: TV LCD LG 42LC4R Fonte By: Marcelo Corrêa Date: 21 Junho 2012, 12:08
Obrigado amigos Juarez e Max, pela ajuda, realmente nessa TV não tem a fonte de 3v4. Depois de todos os testes verifiquei que a tv está Ok. Muito obrigado e espero tbm poder ajudar em outros casos.
Valeu.
Abs.
Páginas: 1