Forum TecTonny Projetos e Montagens!
Páginas: 1
Quero montar um teste de diodo zener By: josenaldo Date: 04 Junho 2012, 19:21
Gostaria de montar um teste de diodo zener com identificador de tensão pelo multimetro digital, claro também pode ser analog.onde colocássemos o diodo zener no aparelho de teste e ele informasse a tensão de trabalho daquele diodo,vcs tem alguma ideia?Já pensei em uma fonte com pouca corrente e a tensão de alguns volts mas vou tentar fazer, qualquer ideia será valída.
Re: Quero montar um teste de diodo zener By: lm-perez Date: 05 Junho 2012, 02:14
  Josenaldo,é bem simples.


  Basta você fazer um circuito semelhante a esse,coloque um par de garras do tipo jacaré,uma preta e a outra vermelha,ligue a vermelha no Katodo e a preta no anodo.


  Troque o eletrolítico por um 4,7x400v 


  Se quiser pesquisar mais é só digitar (fonte sem transformador) no Google.
Re: Quero montar um teste de diodo zener By: sitri Date: 05 Junho 2012, 16:18
que pasaria se lhe acrescentas. um par de R de um 1meg em série nas saídas do filtro para o diodo, acho que amortiguaria o voltaje que vai ao diodo zener.
é um esquema interessante. acho que vale a pena fazer-se um...
Re: Quero montar um teste de diodo zener By: marcosbr Date: 05 Junho 2012, 20:56
 Eu vejo como uma "experiencia"
1- Se pegar um diodo sem identificação... Fica difícil até saber se é um zener!
2- A ruptura, vai depender do "valor da fonte" (terá que ser na sorte)
3- Para "ver" a tensão de zener... Precisará de um voltímetro.
Imagine colocarmos aí, um zener de 33V! ???
Posso estar errado. Mas se uma ferramenta não é confiável... Não é uma ferramenta!
Um abraço.
Re: Quero montar um teste de diodo zener By: lm-perez Date: 06 Junho 2012, 08:35
   Marco,realmente não é 100% mas... mais montei algo parecido com isso e dava sempre certo.dava para colocar até um R2M visto que aqui é 220v.


   Vou ver se acho o meu antigo aqui ou faço outro,depois posto o resultado ok.
Re: Quero montar um teste de diodo zener By: josenaldo Date: 06 Junho 2012, 10:09
Caro colegas,obrigado pela atenção ao topíco,irei montar este do Perez que está posto irei ver o funcionamento e após colocar os resistores como o colega sitri opinou,após alguns testes posto o resultado,acho que pode nos ajudar quando não temos as vezes esquemas ou quando o diodo encontrar-se ''apagado''.
Re: Quero montar um teste de diodo zener By: lm-perez Date: 06 Junho 2012, 10:20
  Então ,fiz algumas modificações no circuito como o sitri sugeriu:acrescentei um potenciômetro e um resistor para dar mais precisão.


  Gire o potenciômetro até a resistência  máxima e vá diminuindo até a tensão estabilizar.   


  Esse ai no teste é um In5381B=130v
Re: Quero montar um teste de diodo zener By: sitri Date: 06 Junho 2012, 17:40
creio, que lhe dá mas presicion de acordo ao voltaje do dZ a provar, se se investe o diodo qualquer que seja , daria um voltaje no miter, por exemplo um 1N4148 daria .7V o qual me indica que esta ok. se marca mas, esta alterado,-um diodo comun, deve marca o mesmo voltaje do probador, se produz uma caida de voltaje, este indicaria que o diodo tem fugas, se podria provar até diodo de magnetron, só habria que desarrolar mediciones----- ou melhor dito, praticar com todo tipo de diodo,em ambas polaridades usando o mesmo probador,e apontar até que este gravado na mente e a usar. vou-o a copiar tambien..se estou errado me disculpan..
Páginas: 1