Forum TecTonny Dicas LCD, Plasma e LED.
Páginas: 1
TV Samsung PL42S5SX/XAZ Liga e desliga By: Erik Azevedo Date: 10 Maio 2012, 16:29
Aparelho: TV
Marca:    Samsung
Fabricante:   
Modelo:   PLAZSSX\XAZ
Defeito:   Liga e desliga

  Pessoal, estou com essa tv na bancada, na verdade a segunda tv identica e com o mesmo problema. Ela liga, apos alguns segundos desliga. Ouve-se o barulho do relé armando. Já segui todaas as linhas de tensão a procura de curto, e não existe. Sei que o problema é na fonte pois toquei a placa da fonte de uma terceira tv e voltou a funcionar. Alguem poderia me dar uma dica de um possivel defeito? Obrigado.

Agradeço a quem puder ajudar.
Erik Azevedo do Nascimento

Re: TV Samsung PLAZ55X\XAZ Liga e desliga By: joarez siczkoriz Date: 10 Maio 2012, 16:37
Na fonte basta  analisar a etapa do PFC pós em geral e o que más acontece  nesta fonte !!



Joarez Siczkoriz
Curitiba Paraná
Re: TV Samsung PL42S5SX/XAZ Liga e desliga By: Erik Azevedo Date: 10 Maio 2012, 17:00
 O PFC na qual se refere é o que alimenta o inverter? Obrigado
Re: TV Samsung PL42S5SX/XAZ Liga e desliga By: Protek Date: 10 Maio 2012, 17:27
pfc:  fator de correção de potência.
Re: TV Samsung PL42S5SX/XAZ Liga e desliga By: Protek Date: 10 Maio 2012, 17:40
Respondendo de modo mais objetivo a tua questão,  o PFC  estabelece uma fonte de corrente de entrada, regulada em PWM, cuja função é a de carregar o capacitor da fonte sincronamente com a tensão da rede, controladamente.  no seu caso veja qual a tensão em cima do capacitor.

Re: TV Samsung PL42S5SX/XAZ Liga e desliga By: Erik Azevedo Date: 10 Maio 2012, 17:55
  Bom, vamos la aos testes. Ao armar a fonte fora atraves do pino PS_ON as seguintes tensões aparecem:
5.3V - ok
12V - ok
18V - ok
69V - VA
  Mas ao armar a fonte do VS atraves do VS_ON a tensão VS não se apresenta. É normal a fonte vs não armar fora ? ou o problema está justamente ai, visto que na tv a fonte arma aguarda um tempo e depois desarma. Obrigado
Re: TV Samsung PL42S5SX/XAZ Liga e desliga By: joarez siczkoriz Date: 10 Maio 2012, 18:39
Sem PFC sem VS_ON !!


Joarez Siczkoriz
Curitiba Paraná
Re: TV Samsung PL42S5SX/XAZ Liga e desliga By: antesateletronica@terra.c Date: 10 Maio 2012, 18:51
como os amigo citam..pfc 390v...Vs 207v....se o amigo não tiver habilidade com esta fonte..te aconselho a comprar outra ok?..abraços
Re: TV Samsung PL42S5SX/XAZ Liga e desliga By: Erik Azevedo Date: 10 Maio 2012, 19:45
  Não se preocupe amigo, eu tenho habilidade sim. Descobri um transistor com fuga que se conecta ao fotoacoplador desta fonte. fiz o jumper entre coletor e emisor e a tensão de alimentação no pwn que é um L6598 apareceu. Consequentemente a tensão de VS apareceu. Alguem teria o substituto para o D863 ? Obrigado
Re: TV Samsung PL42S5SX/XAZ Liga e desliga By: marcosbr Date: 11 Maio 2012, 12:13
 Amigo.
Pesquise o datasheet do transistor.
Faltou descrever a "base" do TR.
Cuidado com este negócio de "ponte" Se a "estrutura" não for boa... Pode desabar tudo!
Re: TV Samsung PL42S5SX/XAZ Liga e desliga By: Erik Azevedo Date: 17 Maio 2012, 11:35
   Pessoal, desculpa a demora, estava ausente. Consegui o transistor original, substitui e a tv voltou a funcionar. Obrigado peal ajuda de todos. Foi de grande valor. Ate a proxima
Re: TV Samsung PL42S5SX/XAZ Liga e desliga By: Protek Date: 17 Maio 2012, 11:37
tudo bem amigo obrigo por retornar com o desfecho do defeito.
Páginas: 1