Forum TecTonny Dicas LCD, Plasma e LED.
Páginas: 1
TV Plasma Panasonic TH-42PD50U Entrando em proteção By: rangelfs Date: 04 Maio 2012, 12:52
Aparelho: TV Plasma
Marca:    Panasonic
Fabricante:    
Modelo:   TH-42PD50U
Defeito:   Entrando em proteção

Essa TV chegou aqui funcionando por cerca de 30 min e desarmando, agora não me lembro se parava só a imagem ou se parava tudo. Passei o orçamento, cliente autorizou, ontem quando fui colocar na bancada para fazer o serviço, antes de fazer qualquer coisa, dei uma soprada com o soprador para tirar a poeira e em seguida retirei a fonte para conferir a esr dos eletrolíticos e verificar possíveis soldas frias, mas tomei o cuidado de verificar se a fonte estava carregada antes de retirá-la, como ela já estava parada fazia uma semana, esperando cliente autorizar o serviço, não tinha carga alguma, então todos eletrolíticos estavam ok e não tinha solda fria. Voltei a fonte pro lugar e liguei a TV, aí a infeliz não ligou mais, ela agora tenta ligar mas entra em proteção, com led piscando 2x. No manual de serviço dela não diz o que significa esse cod de erro, de uma piscada já pula para 4 piscadas, mas eu tenho um teinamento de outra Panosonic aqui que diz q esse cod é significa prob na linha dos 15V, não sei se nesse modelo seria isso tb. Pois bem, monitorando as tensões no momento em que é acionado a tecla power e antes dela entrar em proteção, percebi que estão normais: Vda=67V, Vsus=185V, PFC=395,00, as tensões de 5V, 12V, 14V e 15V que são liberadas após o acionamento da fonte estão normais, e depois que a TV entra em proteção elas vão caindo, lógico né, a única tensão que está alterada é a tensão STB12V no conector P12, que está com 18V, mas essa tensão é obtida no trafo T410, que é o mesmo que gera a tensão de 5V constante, e essa tensão de 5V não está alterada, isso está me confundindo, como poderia estar só essa tensão de 12V alterada e a de 5V normal se ambas são geradas no mesmo trafo? Tentei tirar essa fonte e trabalhar com ela na bancada, mas não consegui acioná-la, ela é cheia de nove horas, tem pontos de acionamento, e tem um micro controlador nela mesma que controla boa parte desses sinais on/off, então como eu não tinha certeza de como acioná-la manualmente preferi não arriscar. Liguei a TV com as placas SU, SC e SD desconectadas, mas repetiu o mesmo sintoma. Outro detalhe é que no treinamento que tenho aqui, no caso de led piscando 2x, manda conferir no pino 62 do IC9003 para ver se a proteção está sendo acionada pelo SOS2(llinha dos 15V), mas nessa TV que estou trabalhando nela, IC9003 não é o mesmo CI, pois na minha o pino 62 é aterrado. Então galera é isso, desculpem pelo jornal que escrevi, mas é pq eu queria passar o max de detalhes, espero não ter esquecido de nada,rsrsrs, e como ainda não matei a onça e não sei se fui eu que fiz alguma besteira ou se ela resolveu parar de vez, preciso da ajuda de vc's!!

Abçs.


Agradeço a quem puder ajudar.
Rangel

Re: TV Plasma Panasonic TH-42PD50U Entrando em proteção By: antesateletronica@terra.c Date: 04 Maio 2012, 14:34
pelas tençoes que vc cita da fonte..esquece ela..esta boa ...quanto a tenção de 12 que vc cita estar alta..e os 5v não e sendo do mesmo estagio..é devido que os 5v na verdade sem carga sobre para 6,5v..em resumo....com carga fixa em 5,3v...a de 12 esta no meu ver sem carga de trabalho.. significando no meu ver que algo na placa A ou D  tenha problemas ok?..
faça uma limpeza nas conexões das mesmas..esta tv gera muito mau contato entre as conexões antes de mais nada ok?..




Re: TV Plasma Panasonic TH-42PD50U Entrando em proteção By: Rangel Date: 04 Maio 2012, 15:18
Valeu Max, tive que dar uma parada com ela pra desenrolar outros aparelhos aqui, mais tarde coloco ela na bancada novamente e dou uma geral nos conectores, e posto aqui notícias boas ou ruins, rsrsr, espero que boas!
Re: TV Plasma Panasonic TH-42PD50U Entrando em proteção By: joarez siczkoriz Date: 07 Maio 2012, 14:50
Confere  tensões na SC  !! fonte  está Ok pelo  que tudo indica...



Joarez Siczkoriz
Curitiba Paraná
Re: TV Plasma Panasonic TH-42PD50U Entrando em proteção By: Rangel Date: 07 Maio 2012, 17:40
Max e Joarez tive que parar com essa TV pra resolver outras buchas aqui, então não teve como voltar ela pra bancada ainda, só devo voltar com ela pra bancada amanha, aí vou verificar as dicas que vc's passaram e retorno com o resultado amanha. Mt obrigado pela força!!
Re: TV Plasma Panasonic TH-42PD50U Entrando em proteção By: antesateletronica@terra.c Date: 07 Maio 2012, 17:56
ok...
Re: TV Plasma Panasonic TH-42PD50U Entrando em proteção By: joarez siczkoriz Date: 07 Maio 2012, 18:04
Me chame  no MSN que  vou te dizer onde esta o defeito !!


Joarez Siczkoriz
Curitiba Paraná
Re: TV Plasma Panasonic TH-42PD50U Entrando em proteção By: Rangel Date: 09 Maio 2012, 18:57
Problema resolvido!! Graças à preciosa ajuda do amigo Joarez, fiz como ele me orientou, mesmo com o PFC em 395V, ele cravou que o problema estava no PFC, então segui suas orientações e retirei os resistores smd de alto valor do circuito PFC, R441/442/475/473/465/440/419, conferi todos e todos estavam ok, então fiz a segunda orientação do Joarez que seria limpar a cola que prende os smd's na PCI, fiz a limpeza da PCI, voltei os resistores e a TV voltul a funcionar, ficando em teste hj durante todo o dia sem problemas. Queria agradecer ao Max pela atenção e o Joarez pelo tiro certeiro!! Pois seria muito difícil de eu resolver sem essa ajuda, pois como já havia conferido o PFC e estava como pede o manual de serviço, eu então o descartei, mas é isso aí, em eletrônica é sempre aprendendo!!

Abçs!!

Páginas: 1