Forum TecTonny Projetos e Montagens!
Páginas: 1
Termostato ! By: chrispaiva Date: 27 Fev 2012, 17:34

Caros amigos,


Sou hobbista e gostaria de pedir a opnião de vocês na construção de um termostato.


Preciso manter a temperatura de um local (caixa) em torno de uns 30º, onde vou armazenar um material que precisa estar condicionado nesta temperatura.


Muitos ja me disseram compre um, mas acho que é um bom momento para aprender mais um pouco e executar um projeto para atender minhas necessides.


Fiz algumas pesquisas na internet e vi que usam diodos como sensor de temperatura, mas tenho duvidas com relacao a histerese deste material ou seja,
o tempo que o diodo leva para detectar variacoes de temperatura.


Achei um outro componente mais usado o LM35, me pareceu um sensor mais preciso além de varias leituras a cada 0,5Cº.


Não tenho know know para desenhar circuitos e as vezes me bato para ler um esquema e acredito que vocês possam me ajudar melhor a interpretar um esquema já concebido.


Achei estes dois esquemas que me pareceram interessantes;


Usando o LM35
http://www.fororeptiles.org/foros/showthread.php?6590-TERMOSTATO-ON-OFF


Usando Diodo
http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/artigos/54-dicas/2536-art383.html




Existe uma forma de simular o circuito acima usando o LM35 para que eu possa entender melhor ele ?
Re: Termostato ! By: Nandus Date: 27 Fev 2012, 20:37
No seu caso imagino que deve ser algúm ambiente fechado, chocadeira,..... não sei, você não especifica.
Porém você acho deve pretender colocar uma carga resistiva, lâmpadas, etc, que serão controladas com um termostato.

Você poderá também controlar a carga (depende dela, do tipo) com um dimmer para poder graduar para mais ou para menos a tensão da alimentação das cargas que vão gerar a temperatura interna.
Também usar o LM35 é uma boa opção para conectar mediante cabo a um multimetro digital que você o usará como display de temperatura.


Re: Termostato ! By: chrispaiva Date: 28 Fev 2012, 01:30
Estou fazendo um local onde vou armazenar resinas epoxi. O principio é o mesmo da chocadeira.


Nos esquemas que achei quase nunca tem um visor para visualizar a temperatura setada e depois de ver isso aqui.


http://www.dealextreme.com/p/digital-temperature-controller-66334#open full view


agente perde toda a vontade de querer fazer algo. São os chineses acabando com minha vontade de querer aprender.. :-P


Custa menos que um lcd :-(








Re: Termostato ! By: Nandus Date: 06 Março 2012, 20:29
Que temperaturas você va necessitar para o armazenamento destes epoxis?? (Tminima e Tmáxima )?????????
Re: Termostato ! By: chrispaiva Date: 10 Maio 2012, 11:50
Desculpe, não recebi notificação de sua resposta !


A temperatura minima é uns 20 graus e a máxima uns 26 graus
Re:Termostato ! By: Nandus Date: 18 Maio 2012, 20:26
Olá!  As temperaturas são baixas. Como sensor dá e sobra colocar um LM35 conectado a um multimetro digital que pode ser usado como painel visor. Depois pode usar uma carga resistiva para esquentar o local. Outro sensor ou o mesmo em paralelo e deve ser conectado ao circuito de controle e que corte a energia (pode ser com relay) quando chega aos 26 graus e que ligue quando está no mínimo ou seja em 20 graus.
Tem um circuito com ci operacional, porém pode  ser calculado um circuito elétrico.
Lembre também que a carga resistiva vai depender dos metros cúbicos do local.

Comente no possível o que você está fazendo.



Re: Termostato ! By: William_R Date: 19 Maio 2012, 10:53
Veja se o seguinte link ajuda a entender o funcionamento de um LM35:

http://sci-toys.com/scitoys/scitoys/computers/thermometer/thermometer.html

Para tradução pelo Google, click AQUI:

Veja um outro controlador usando o LM35 e o LM3914:

http://electroschematics.com/6319/kitchen-exhaust-fan-controller/
Re: Termostato ! By: Nandus Date: 22 Maio 2012, 12:47
O circuito dado pelo senhor William corresponde a um exaustor de cozinha que é ativado quando a temperatura atinge os 29 graus.
Só que o circuito do colega Chrispaiva  necessário como já foi mencionado, a temperatura não deve ser menor a 20 graus e não maior a 26 graus. 
Além é muito importante saber os metros cúbicos do lugar e não os metros quadrados.
Eu tinha um circuito usado para incubadoras (chocadeira). Estou buscando ele que foi usado numa produtora de aves, que usaba o lm35. O único que deveria ser tirado do circuito seria o circuito de controle da humedade.
Assim que o encontre ja subo.
Também não quita iniciar o desenho de um circuito para esta necesidade.
Abrazo

Re: Termostato ! By: William_R Date: 22 Maio 2012, 16:52
Neste projeto, para alterar para a temperatura desejada é só ajustar no potenciômetro P1 - Set Point



Lembrando que o LM3914 tem saidas que vão do pino 10 ao 18, possibilitando a mudança do jumper JP1 em outros valores de temperatura.



Segue abaixo o diagrama interno desse ic



Esse projeto não é meu, mas creio que funcione dentro do proposto pelo autor.
Qualquer dia desses pretendo montá-lo.
Páginas: 1