Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
Radio px Escolha a Marca aqui superstar 3900 Queda de potência na saída de rf By: brunocampos Date: 02 Fev 2012, 10:06
Aparelho: Radio px
Marca:    Escolha a Marca aqui
Fabricante:    Superstar
Modelo:   superstar 3900
Defeito:   Queda de potência na saída de rf

Meu superstar 3900 foi perdendo potencia até ficar com menos de 1watt,examinado encontrei o diodo (D88) aberto,é um MV1Y diodo térmico e pelo que entendi ele controla a potência do transistor conforme ele aquece dado a este estar colado no TR43 transistor de saída e estar ligado entre base e emissor deste tr,o problema é que não encontro dele para comprar,e gostaria de saber se posso substituir por outro e qual seria,obrigado a quem puder me ajudar.

Agradeço a quem puder ajudar.
Bruno Dias Campos

Re: Radio px Escolha a Marca aqui superstar 3900 Queda de potência na saída de rf By: Protek Date: 02 Fev 2012, 10:18
este diodo é uma especie de proteção termica do transistor caso ele aqueça muito, vc pode tentar colocar acredito que funcione  ja vi em outros modelos de radio o diodo 1n4148.
Re: Radio px Escolha a Marca aqui superstar 3900 Queda de potência na saída de rf By: brunocampos Date: 02 Fev 2012, 10:41
Obrigado amigo Elder,então terei que continuar procurando o defeito pois foi justamente o diodo que usei e o rádio continua da mesma forma,se tiver alguma dica de principais componentes a serem testados eu agradeço.

Desde já muito obrigado a ti e atodos que venham a me ajudar.
Re: Radio px Escolha a Marca aqui superstar 3900 Queda de potência na saída de rf By: brunocampos Date: 03 Fev 2012, 09:44
Olá bom dia amigos,após a grande ajuda do colega Elder me confirmando que poderia tentar o 1n4148 como substituto ao mv1y pois eu não tinha certeza e isto não me deixava seguro em ir adiante com o diagnóstico,fui testar o tr43 saída final,vi que haviam substituido o original c1969 por c1307 que está com junções ok no teste com o meter,juntamente com este tr substiuiram o R217 (150r p/ 2.2k)o R216 (1R p/ 2.2k) e o VR10 (100R p/ 3.3k) o que acredito ter sido para ajustar as bias para o C1307,ao medir as tensões do tr 43 em sua base ao invés de 0.60 (valor descrito no manual de serviço)havia -1.50 e em seu coletor que deveria ser 6.60 a tensão oscilava entre 6 e 12v,procurando o causador da oscilação encontrei o tr52 em curto e o r243 bem fora de faixa,substiutindo ambos a tensão estabilizou no tr43 e ajustei para os 6.60 através do vr12,porém na base ainda continua os -1.50v e  gostaria de saber de algum colega se seria normal devido as modificações dos resistores desta linha e se devo trocar o tr43 pois apesar do teste de junções possa estar com problemas de ganho.Qualquer dica será muito valiosa pois como consta em meu perfil tenho pouca experiençia.
Obrigado á todos. 
Obs.Esquema em anexo para quem se interessar.
Páginas: 1