Forum TecTonny Informatica Geral
Páginas: 1
NOTEBOOK POSITIVO - PLACA MÃE EM CURTO AJUDA BEM VINDA By: nuxped Date: 27 Mar 2012, 15:07
BEM COMEÇA ASSIM. NOTEBOOK POSITIVO PREMIUM P337BBEM COMEÇA ASSIM.

BEM COMEÇA ASSIM.

O CLIENTE TROUXE O NOTEBOOK AQUI PARA DAR UMA OLHADA - ESTAVA LIGADO E DEREPENTE DESLIGOU SOZINHO.

Quando ia ligar parecia erro de boot - não encontrado Boot/

Ai retirei o HD fui fazer teste em outra maquina o HD nem reconheu - imaginei eu hum HD pifou - pois fazia aquele barulhinho bem legal da agulha - o famoso TEC - alguns segundos TEC.

Mas lembrei de um amigo que me diz sempre faça o "teste de fumaça"

Pois bem ai recebo esta mensagem na tela

error 0701usb over current on hc bus:00 h dev03h fun:00h

Corri e olhei as portas USB nada de pino torto

Então vamos a desmontar a carcaça para chegar até a placa nua -- segue foto


Link da foto
http://img.tectonny.com/di-Q4GI.jpg

Ai como agora depois de um tempo estou aprendendo eletrônica Básica - acredito que o que estava em curto devido à sujeira venha ser um RESISTOR SMD  :-\?? - Tamanho 1608 [emd3 (sot4116)]

Ajuda - perto do que esta queimada tem um de tamanho parecido que tem o nº 72 em cima alguém saberia me dizer qual o significado?

Re: NOTEBOOK POSITIVO - PLACA MÃE EM CURTO AJUDA BEM VINDA By: marcosbr Date: 27 Mar 2012, 15:15
 Identificar assim... Somente com outra placa igual, ou esquema!
Você disse que estava ligado... Então funcionava!
Qual o defeito reclamado?
E o que tem haver o HD com a placa?
Re: NOTEBOOK POSITIVO - PLACA MÃE EM CURTO AJUDA BEM VINDA By: nuxped Date: 27 Mar 2012, 16:57
então a placa liga - só que agora aparece a seguinte mensagem

error 0701usb over current on hc bus:00 h dev03h fun:00h

Pelo que pude saber a mensagem de cima diz que a plca esta em curto (danificada)

E acontece o seguinte
não reconhece HD.
Nãoda Boot pelo USB .
Tentei rodar um Live cd-linux - começa a ler e trava !

e o melhor isso ela demora em torno de uns 4 minutos para aparecer a contagem de memória RAM -

A placa se alguém tiver um esquema modelo 6-71-m74s0-d06a-gp

e caso alguem saiba me dizer qual é o nome do componente menor com nº72 fico grato ..segue foto


Agradeço
Re: NOTEBOOK POSITIVO - PLACA MÃE EM CURTO AJUDA BEM VINDA By: marcosbr Date: 27 Mar 2012, 18:32
 Amigo.
Sinceramente... Eu não vi nada com 72 aí. O PQ3, provavelmente é uma transistor!
Outra coisa... Resistores, não costumam entrar em curto. Converse com seu professor!
Você esta "começando" muito alto! Eletrônica "básica" e já quer pegar notebook?
Me desculpe a sinceridade! Devolva, e mande o cliente procurar um técnico!
Para alcançar o topo da escada... Tem que subir um degrau por vez!
Um abraço.
Re: NOTEBOOK POSITIVO - PLACA MÃE EM CURTO AJUDA BEM VINDA By: Pedro Aquiles Date: 30 Mar 2012, 10:55
Amigo como o colega ai falou, isto que aparece ai é um transistor npn pela numeração.Mas tem que ver porque ele torrou assim.Deve ter outra bronca por ai.Amigo estas placas de note geralmente são 3 faces...uma em cima uma em baixo e outra no meio.Como o amigo ai em cima falou tambem,este tipo de defeito tem quer ser um tecnico com vasta experiencia no assunto ou seja com eletronica basica, um curso basico de  motherboard e um curso avançado e e mesmo assim ele vai se quebrar.Mas tente colocar um transistor tipo npn SMD, pode ter sido algunha coisa q encostou aí e produziu o curto.Se ele não fumegar de novo...néh!Mas o defeito que apresenta ai na tua tela, não tem nada a ver com este curto ai.Abraço amigo!
Re: NOTEBOOK POSITIVO - PLACA MÃE EM CURTO AJUDA BEM VINDA By: nuxped Date: 03 Fev 2012, 18:18
Citação de: marcosbr online 27 Mar 2012, 18:32
Amigo.
Sinceramente... Eu não vi nada com 72 aí. O PQ3, provavelmente é uma transistor!
Outra coisa... Resistores, não costumam entrar em curto. Converse com seu professor!
Você esta "começando" muito alto! Eletrônica "básica" e já quer pegar notebook?
Me desculpe a sinceridade! Devolva, e mande o cliente procurar um técnico!
Para alcançar o topo da escada... Tem que subir um degrau por vez!
Um abraço.


Então Ja passou por um técnico experiente aqui - ficou lá umas três semanas e o Técnico disse que não vale a pena consertar - ficaria uns 310 o coserto da placa mia o hd que pifou - baixo ai R$ 530,00 .
Eu estou nos primeiros degraus - mexo com Nobreak - e onde estou aprendendo eletrônica - postei no forum para descobrir e aprender - como mesmo disse transistor não entra em curto e o amigo Xará Pedro disse pode ter sido contato de sujeira - estou atras do esquema desta placa para checar o caminho da corrente - e poder checar qual é a BRONCA que deu aqui - pq ele fica perto da Bateria !

Obrigado pela Ajuda
Re: NOTEBOOK POSITIVO - PLACA MÃE EM CURTO AJUDA BEM VINDA By: jchristino Date: 12 Fev 2012, 17:46
 ótima tarde,
72 - (BFQ72 Transistor  NPN de silicio UHF) ou 2N7002 - Fet canal N)).
Acredita-se que venha ser um (FET).
Resta saber oque fez esse estrago, parece que qualquer coisa bateu na área danificada´. Isso  acontece quando ainda há carga na bateria ou ainda esta recebendo corrente da fonte.
Verifique realmente qual o modelo da placa (fabricante).
Geralmente  o reparo de placas de not fica em torno de 150,00R$.
Você pode comprar na net placa nova pelo valor que vem no seu texto.
``Se desconhece à tecnologia, evite a curiosidade (Quem abre o lacre fecha o lucro.).
Sobre o resistor  ele ionizou (caminho de gato).

Re: NOTEBOOK POSITIVO - PLACA MÃE EM CURTO AJUDA BEM VINDA By: nuxped Date: 13 Fev 2012, 11:08
Então é2N7002 - Fet canal N
Fiz uma pesquisa aqui para descubrir e a placa em questão também é utilizada nos notebooks da clevo .

Peguei o esquema da placa
Citação de: jchristino online 12 Fev 2012, 17:46ótima tarde, 72 - (BFQ72 Transistor NPN de silicio UHF) ou 2N7002 - Fet canal N)). Acredita-se que venha ser um (FET). Resta saber oque fez esse estrago, parece que qualquer coisa bateu na área danificada´. Isso acontece quando ainda há carga na bateria ou ainda esta recebendo corrente da fonte. Verifique realmente qual o modelo da placa (fabricante). Geralmente o reparo de placas de not fica em torno de 150,00R$. Você pode comprar na net placa nova pelo valor que vem no seu texto. ``Se desconhece à tecnologia, evite a curiosidade (Quem abre o lacre fecha o lucro.). Sobre o resistor ele ionizou (caminho de gato).

Re: NOTEBOOK POSITIVO - PLACA MÃE EM CURTO AJUDA BEM VINDA By: jchristino Date: 14 Fev 2012, 16:37

Otima tarde.
Vale lembrar que essa Crevo é uma empresa falida e outra empresa na china continua a colocar essas coisas no brasil (graça a Positivo e a Amazom ainda tem muitos baguhos deste no mundo). fique tranquilo pois essas placas tem em qualquer sucata de quem faz esse tipo de reparo.
e as peças encontra-se em placas mãe de pc.
bom aprendizado.
procure placas positivo SIM+
Obs:. Não se decepcione se achar desktop idêntico.
Re: NOTEBOOK POSITIVO - PLACA MÃE EM CURTO AJUDA BEM VINDA By: SYSTEM ELETRONICA Date: 14 Fev 2012, 17:36
opa.. qual o modelo certo da placa. por ser um premium deve ser uma 6-71-m74s0-do6a- gp... se for dessa, tenho varias sucatas dela por aqui. posso enviar as pecinhas que voce precisa pelo correio...


referente ao erro apressentado na tela, realmente indica que possui um curto em algum das USB , OU , a chipset ponte sul está com problema ( bastante comum na placa que eu citei)
Re: NOTEBOOK POSITIVO - PLACA MÃE EM CURTO AJUDA BEM VINDA By: nuxped Date: 15 Fev 2012, 08:41
Citação de: SYSTEM ELETRONICA online 14 Fev 2012, 17:36
opa.. qual o modelo certo da placa. por ser um premium deve ser uma 6-71-m74s0-do6a- gp... se for dessa, tenho varias sucatas dela por aqui. posso enviar as pecinhas que voce precisa pelo correio...


referente ao erro apressentado na tela, realmente indica que possui um curto em algum das USB , OU , a chipset ponte sul está com problema ( bastante comum na placa que eu citei)

É essa mesmo 6-71-m74s0-do6a- gp já percebi que ela dá muito problema ...
Então eu estou precisando  2N7002 - Fet canal N)). encontrei um site da net que vende .. Se for o Chipset da ponte sul é o Sis (968) correto ?
Ele usa BGA e não tenho ainda todo o equipamento para troca dele .. estou pensando em realizar somente o Reflow ..Não vou por a placa dentro do forno ... rsrs mas tem empresa que anda fazendo isso ..rsrs .

Caro Amigo  jchristino posso te adicionar no MSN ..
Grato
Re: NOTEBOOK POSITIVO - PLACA MÃE EM CURTO AJUDA BEM VINDA By: nuxped Date: 15 Fev 2012, 08:50
Citação de: jchristino online 14 Fev 2012, 16:37
Otima tarde.
Vale lembrar que essa Crevo é uma empresa falida e outra empresa na china continua a colocar essas coisas no brasil (graça a Positivo e a Amazom ainda tem muitos baguhos deste no mundo). fique tranquilo pois essas placas tem em qualquer sucata de quem faz esse tipo de reparo.
e as peças encontra-se em placas mãe de pc.
bom aprendizado.
procure placas positivo SIM+
Obs:. Não se decepcione se achar desktop idêntico.

Amivo na sabia que esta Crevo  :'( faliu ... Obrigado pela força ....é andei olhando aqui e é bem possibvel que encontre algo em placas de desktop mesmo ..
Sobre o sim + dei uma olhada em um aqui e é a mesma coisa ..só muda a carcaça.

O estudo ta indo bem e agora estou procurando um cusro a distância de eletronica que me possibilite tirar o CREA ..ta meio dificil .

Obrigado a todos que tem me ajudado a resolver o dilema desta Placa . :)
Re: NOTEBOOK POSITIVO - PLACA MÃE EM CURTO AJUDA BEM VINDA By: SYSTEM ELETRONICA Date: 15 Fev 2012, 17:45
as pecinhas, se voce precisar, me mande um email que combinamos.. tenho muitas placas dessa de sucata, e posso te enviar pelo correio, a preço de banana.


referente ao reflow, não adianta, nessa placa, só vai resolver um reball mesmo..conheço muito bem essa danada, e todas elas dão pau nas USB, sendo a maioria só resolve com o reball mesmo.
Páginas: 1