Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
Remoção CI SMD com estação de ar quente By: Tevesom Date: 06 Novembro 2008, 08:57

http://www.youtube.com/watch?v=YiFeEKXa3ag
Re: Remoção CI SMD com estação de ar quente By: Claudio Carvalho Date: 06 Novembro 2008, 18:17
Tevesom.

Acho que deu problema no flash. Não consegui abrir!

O que acontece, eu costumo tirar CIs SMD com linha, não sei se os colegas assim o fazem, mas é muito mais prático e não estraga as trilhas!!!

Cláudio
Re: Remoção CI SMD com estação de ar quente By: lm-perez Date: 06 Novembro 2008, 18:35
  Eu costumo tirar smd com cordoalho bem fininho.

Frefiro eu mesmo fazer a solda com chumbo,(ele tem um ponto de fusão maior) fiz uma forma pegando um pedaço de ferro rígido
5 por 15 e fiz vário cortes com uma (segueta) e para soldar uso breu derretido no alcool.
Re: Remoção CI SMD com estação de ar quente By: Marcio R. Date: 07 Novembro 2008, 09:53
É mais se você usar fluxo pastoso e solda em pasta junto a estação de ar, você risca de seu vocabulário BREU,  THEENER, ESTANHO DE BAIXA FUSÂO.

Pois é mais prático, limpo e rápido...

O dia que um de vocês aplicarem breu com theener em um placa com umidade ou maresia, e ou liquido de capacitor e mesmo lavando e secando, e ao ligar uma baita surpresa, vão fazer como eu fiz aqui.

Joguei vários frascos de solução de breu com alcool isopropilico, fluxo liquido todo para o lixo, pois são materiais que em aparelhos de RF, TVs novos e alguns portáteis, que o minímo de material a mais em cima da placa já altera capacitâcia e devido a alta imperdância do circuito, toda a placa acaba apresentando uma resistencia, na casa de vários megômetros, mas o suficiente para parar o aparelho.

O fluxo liquido que tem cheiro de chiclete, é uma bomba, basta ler o rotulo do produto, e se usar em local fechado mesmo que em pouca quantidade, é pior que benzina ou acetona forte.

O caseiro ou as alternativas simples podem resolver, nos TVs com circuito, mais simples, pontos de solda grandes, etc... mas experiemntem usar o fluxo pastoso que não necessita de limpeza, pois ele limpa, dá a liga ao estanho e evapora, assim não precisando de limpeza.

Já o estanho em pasta, pode ser aplicado diretamente encima do ponto de solda resecado, e depois aplicar o ar quente encima, tudo isso sem tocar o soldador na placa, bom cada caso é um caso, pois conheço muita gente, que usar tubo de caneta para soprar a solda de terminais, e ainda afirmam que é melhor que um sugador, no mínimo deve ter comprado um sugador fajuto que durou um mês, só pode...

Bom digo que ferramentas e material de qualidade tem seu custo, porém vale apena e recomendo, pois se experimentarem não vão se arpender, pois para ganhar dinheiro é preciso injetar dinheiro, como meu mano sempre diz; DINHEIRO GERA DINHEIRO!
Páginas: 1