Forum TecTonny TV LCD - LED ou Plasma
Páginas: 12
Monitor LCD Gateway HD2200 Monitor com pouco brilho By: romolofi Date: 12 Mar 2012, 13:01
Aparelho: Monitor LCD
Marca:    Não tem na lista
Fabricante:    Gateway
Modelo:   HD2200
Defeito:   Monitor com pouco brilho

Bom dia colegas, estou com este monitor LCD na bancada com pouco brilho, fiz os ajustes no maximo mas esta com pouco brilho, antes de verificar tensões e outros parâmetros, gostaria de saber dos colegas se alguem tem o esquema dele ou tem o link, pois procurei nos meus links aqui e não encontrei nada.


Agradeço a quem puder ajudar.
Romolo Filho

Re: Monitor LCD Gateway HD2200 Monitor com pouco brilho By: romolofi Date: 12 Mar 2012, 15:44
Detalhes:

Este monitor esta com pouco brilho e com predominancia de vermelho, na escala de cinza
Ele veio de outro tecnico, e gostaria de ter o esquema antes de mexer nele, mas não achei nada na internet sobre o gateway, se alguem ja pegou algum assim mesmo sendo de outra marca e puder me dar uma dica agradeço

Re: Monitor LCD Gateway HD2200 Monitor com pouco brilho By: joarez siczkoriz Date: 12 Mar 2012, 18:35
Deve analisar se o pulso PWM_DIM chega a  3,3V na Entrada do Inverter...



Joarez Siczkoriz
Curitiba Paraná
Re: Monitor LCD Gateway HD2200 Monitor com pouco brilho By: romolofi Date: 12 Mar 2012, 22:03
É isso ai Joarez, to sabendo do PWM, é que este monitor passou na mão de outro técnico que fez uma gambiarra na placa para funcionar, mas ele ficou assim com predominância do vermelho, não faz a escala de cinza fica vermelha, por isso o esquema, para ver quais são as peças originais. Mas como todo monitor tem o mesmo ou quase o mesmo diagrama de bloco, vou pegar os datasheets das peças e tentar chegar o mais perto do original e corrigir isso, depois posto aqui o que fiz e como consertei.
Defeito que o aparelho apresenta é uma coisa mas consertar cagada de tecnico é muito pior, eu mesmo não gosto de fazer este tipo de coisa, só se for uma adaptação que o aparelho funcione igual ao original, senão devolvo sem conserto, prefiro pois a gente não sabe de tudo e outro colega pode até consertar ele com alguma experiência no aparelho ou mesmo tendo informações sobre ele, fica melhor para o cliente, mas sempre explico o que esta ocorrendo e porque não faço gambiarra.
Valeu pela ajuda, com certeza devo voltar aqui para pedir mais ajuda sobre o circuito, mas com mais informações, pois hoje não tive tempo de analisar o circuito ok.

Re: Monitor LCD Gateway HD2200 Monitor com pouco brilho By: joarez siczkoriz Date: 12 Mar 2012, 22:55
Se puder  poste uma  foto da Placa  pós  vamos ver a  semelhança com outros  com isso ficara  más  fácil de  te orientar !!


Joarez Siczkoriz
Curitiba Paraná
Re: Monitor LCD Gateway HD2200 Monitor com pouco brilho By: romolofi Date: 13 Mar 2012, 12:05




Olha as fotos da placa, tem dois ci´s raspados nela, acho que foi o outro técnico que substituiu eles e raspou pois devem ser equivalentes. Vou fazer as medições e depois posto aqui para analise
Re: Monitor LCD Gateway HD2200 Monitor com pouco brilho By: joarez siczkoriz Date: 13 Mar 2012, 12:26
Olha o Datahseet do OZ já ira te ajudar  na Parte do inversor !!

http://www.2shared.com/document/y_GeSk5Q/oz9938_140.html


  Joarez Siczkoriz
  Curitiba Paraná
Re: Monitor LCD Gateway HD2200 Monitor com pouco brilho By: romolofi Date: 13 Mar 2012, 13:47
Joarez eu ja tenho o datasheet e realmente é igual a configuração da placa, as tensões estão todas normais +5V - + 10V , ligando o painel sem o cabo do LVCD as lâmpadas acendem corretas, com luminosidade boa. Perceba pela foto




Acho que este problema não esta no inversor, deve ser mesmo na região do scaler aqui um Genesis FLI5968H-LF, vou verificar o cabo e os sinais presentes ali, vou conectar o cabo e tirar uma foto para voces verem o que ocorre ok.

Re: Monitor LCD Gateway HD2200 Monitor com pouco brilho By: romolofi Date: 13 Mar 2012, 13:58
Procedi uma limpeza no conector do LVCD mas não resolveu, veja a foto de como esta a imagem, predominancia de vermelho onde deveria ser cinza, já fiz o RESET pelo menu e continua na mesma, estou preocupado que seja a eeprom corrompida, se for vai ser ruim pois não estou achando nada sobre este monitor na internet, este defeito ja peguei em outro monitor um AOC, foi só resetar a eeprom que voltou ao normal, o programa estava corrompido, mas neste monitor fiz o seguinte para reset: desliguei o cabo e liguei segurando o botão de power, entro num menu perguntando qual a lingua que ficaria como padrão, igual ao AOC, escolhi Ingles e pronto, no AOC voltou ao normal mas neste não deu em nada.




Re: Monitor LCD Gateway HD2200 Monitor com pouco brilho By: romolofi Date: 13 Mar 2012, 14:38
Bom descobri uma coisa testando as portas RGB - DVI e HDMI

O problema de ficar avermelhado é somente na entrada RGB, nas entradas DVI e HDMI a imagem é perfeita e com mais brilho.

Foto com sinal pela entrada DVI.



Vou verificar o circuito e depois retorno

Re: Monitor LCD Gateway HD2200 Monitor com pouco brilho By: joarez siczkoriz Date: 13 Mar 2012, 15:35
Seu problema esta  ou no formato identificado pela EEPROM do HDCP que  no caso poderia ser resolvido somente com o Software de EDID do Fabricante  ou esta relacionado com a  Entrada VGA Mesmo como cabo conector proteções de entrada  contra ESD Choque ...



Joarez Siczkoriz
Curitiba Paraná
Re: Monitor LCD Gateway HD2200 Monitor com pouco brilho By: romolofi Date: 13 Mar 2012, 15:38
 :( Bom voltei, segui os sinais até a entrada do Genesis, e esta tudo ok, acho que ele esta com defeito interno mesmo, pois pelas outras entradas a imagem fica normal, o datasheet dele não me da as pinagens ai fica ruim de pesquisar direito os sinais, alguem tem por acaso um datasheet deste com pinagem, pois até na STMicroeletronics o datasheet é sem ela.
FLI5968H-LF  é a referencia dele ok
Se alguem tiver algum esquema onde traga este mesmo Scaler e puder me indicar agradeço, vou fazer uma pesquisa nos meus esquemas também para ver se acho algum com este scaler.
Aceito muita ajuda  8) kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Re: Monitor LCD Gateway HD2200 Monitor com pouco brilho By: joarez siczkoriz Date: 13 Mar 2012, 19:53
Veja se este ajuda :

http://www.2shared.com/document/PmO4ii2b/09101915125248.html


Joarez Siczkoriz
Curitiba Paraná
Re: Monitor LCD Gateway HD2200 Monitor com pouco brilho By: joarez siczkoriz Date: 13 Mar 2012, 20:03
Me preocuparia com Este  setor em especifico como as proteções de  ESD do RGB linha de  Resistores e  Capacitores e  a linha de 75 Ohms do sinal RGB :



  Joarez Siczkoriz
  Curitiba Paraná
Re: Monitor LCD Gateway HD2200 Monitor com pouco brilho By: romolofi Date: 13 Mar 2012, 23:29
Amigo Joarez, ja olhei este setor que vai do conector RGB (VGA) até a entrada do Genesis, o sinal esta perfeito, agora observei uma coisa estranha, para cada entrada tem uma eeprom 24c02 smd, a eeprom do VGA quando li no programador foi tudo ok, mas para testar a memoria zerei o buffer como sempre faço e gravo a memoria com tudo FF para ver se ela esta ok na gravação e leitura, acontece que esta bendita memoria esta dando erro na hora da gravação em alguns endereços, fica sempre o mesmo numero hexadecimal, o resto grava FF, então a memória esta com defeito e o programa esta corrompido, coloquei uma outra 24c02 no local toda zerada isso é tudo FF, mas deu na mesma coisa tudo vermelho, e o Genesis não alterou o conteudo da eeprom nova ficou tudo FF, geralmente quando liga é gravado um programa padrão na eeprom das tvs e monitores, e você tem que configurar tudo novamente mas corrige o defeito.
Então estou chegando a seguinte conclusão:

1) A eeprom do VGA esta com defeito e o programa foi corrompido, não alterando as configurações do Genesis para esta entrada analógica.
2) Colocando uma eeprom nova toda zerada, isto é tudo FF, o Genesis deveria gravar nela uma programa padrão, para depois ser configurado os parametros, bom pelo menos nas tvs isso acontece e em alguns monitores, sejam TRC ou LCD. Mas nada aconteceu, ficou tudo FF, então neste monitor o Genesis não grava um programa padrão ele somente le parametros nesta eeprom, acho eu.
3) Tenho que conseguir o programa original desta eeprom, senão babau.

Bom acho que cheguei em algum lugar, não muito agradavel, mas fazer o que? a vida de bancada é assim mesmo, as vezes se ganha fazendo pouco, as vezes se perde tempo e dinheiro, mas que é gostoso é.

Bom vou entrar em contato com o fabricante em USA e tentar conseguir este programa, se der certo posto aqui os resultados, vou ver o link que me enviou, ja baixou, depois volto quando conseguir alguma coisa.

Re: Monitor LCD Gateway HD2200 Monitor com pouco brilho By: romolofi Date: 13 Mar 2012, 23:36
 :D bá CHE, amigo Joarez obrigado por este manual, o Genesis é o mesmo, então o programa da eeprom provavelmente deve ser o mesmo, vou procurar este programa e fazer um teste, agora deu uma clareada na cabeça, com esquema fica tudo diferente, valeu mesmo, agora vou voltar pra bancada para me deliciar, até e brigadão. :police:
Re: Monitor LCD Gateway HD2200 Monitor com pouco brilho By: joarez siczkoriz Date: 14 Mar 2012, 00:02
Esta  eeprom e  para HDCP ou seja informar o dispositivo para  compatibilidade entre  eles !!


Joarez Siczkoriz
Curitiba Paraná
Re: Monitor LCD Gateway HD2200 Monitor com pouco brilho By: romolofi Date: 14 Mar 2012, 10:00
É amigo Joarez eu tinha esquecido deste detalhe, mas de qualquer maneira tenho que trocar esta eeprom, pelo que analisei aqui, ou o defeito esta internamente no Genesis, tipo a conversão A/D ou esta mesmo nesta linha que vai entre o conector e ele genesis, vou me ater com mais cuidado nesta linha. Vi que moras em Curitiba, morei nesta terra de 1959 até 1973, estudei na Escola Técnica Federal do Paraná, fiz eletrônica, neste tempo era muita válvula kkkkkkk, mas vou te dizer era muito melhor, dava mais prazer, não que não goste da eletrônica de hoje, mas ela não deixa a gente resolver quase nada, tudo esta dentro destas caixas pretas kkkkkkk. Um abraço e obrigado pela sua ajuda, estou com muitas saudades desta terra desde 73 que não vou ai, mas este ano já estava preparando uma ida para rever os amigos, e agora te conhecer pessoalmente também kkkkkkkk. :-X



Re: Monitor LCD Gateway HD2200 Monitor com pouco brilho By: joarez siczkoriz Date: 14 Mar 2012, 10:18
Ok fiquei a  vontade  será um prazer  receber o mesmo !! com Relação ao Monitor notei que ele é fabricado pela TPV que a mesma empresa que fabrica AOC vou ver se este  ci não tem na AOC qualquer coisa te mando uma mensagem em MP ...


Abraços


Joarez Siczkoriz
Curitiba Paraná

Aqui e gostoso de morar tirando o frio , Más  eu gosto da sua região sempre estou por ai nas Emissoras de  TV , Verdes Mares, TV Diario, TV Cidade .... 
Re: Monitor LCD Gateway HD2200 Monitor com pouco brilho By: romolofi Date: 15 Mar 2012, 09:30
Ok amigo Joarez, vi também que tem modelos da gateway com nome da LG.

Opa conheces Fortaleza, trabalhei na TV Verdes Mares, mais especificamente na FM93, deves conhecer o Pedro Virginio Diretor Técnico, infelismente faleceu ontem, uma pena. Como faço para mandar mensagem privada para voce, pois sei que não se deve escrever aqui coisas que não são de interesse tecnico, se puder me informar

Páginas: 12