Forum TecTonny Projetos e Montagens!
Páginas: 1
Ajuda com montagem de fonte linear By: vagnerzanata Date: 03 Mar 2012, 15:17
Bom dia pessoal, apesar de ser cadastrado no fórum a  um bom tempo, essa é minha primeira participação.


Vamos lá.


Tenho dois transformadores retirados de no break .
SMS uSM 600Bi FN        >
Pot.Máx 600VA             >
freq.60Hz                     >  >>>>>> Conforme estava na etiqueta.
entrada 115/220Vac    >
saída 115Vac               >
Fusível 6A                    >


Pretendo montar uma fonte com esses transformadores, mais tenho muitas dúvidas de como fazer isso,( lembrando que não tenho muita experiência).


Encontrei algus projetos na internet, e me interessei em construir esse.
http://www.zen22142.zen.co.uk/Circuits/Power/3730.htm




Mais não sei se os transformadores suportam essa corrente.Eu fiz um teste com gargas resistivas e medi a corrente com o amperímetro alicate e deu 30Aac na saída, E a voltagem de 21.2Vac(Azul e branco) caiu para 19Vac quando liguei a carga, liguei os dois em paralelo e a corrente manteve a mesma e a tensão também.
minhas dúvidas são:
Se eu fizer dessa forma em paralelo, se cada transformador deu 30A, poderia os dois dar no máximo 60A?
E para retificar, posso ligar em paralelo antes da ponte de diodos ou é melhor fazer duas pontes e ligar paralelo depois?
Outra coisa, se ligar em série a voltagem aumenta mais a corrente fia a mesma?


Tenho mais dúvidas para esclarecer, mais vamos os poucos para não me confundir.


*Mais algumas informações do transformador.
As fotos estão no anexo(ainda não aprendi enviar fotos rss)
Como as voltagens do transformador são menores ,sairá menor que a do projeto, mais até então não tem problema.
Mais tem alguma forma de aumentar(tipo Vi alguns esquemas de dobrador de tensão), ou até mesmo mudando a forma de ligar?


Não consegui muito bem identificar o enrolamento primário dos trafos.Mais fazendo um teste com uma lâmpada em série
consegui alguns resultados(obs, sem a lâmpada)


no primário fio marrom e laranja, com 110V


No secundário Fios mais grossos- Azul e Branco 21.2 Vac


                                                     Azul e Vermelho e Branco e Vermelho- 10.4Vac


E na saída aux do secundário(fos Azul mais finos)- 24.3Vac


Antes que eu esqueça, pretendo usar essa fonte para testar modulo de som automotivo e tbm para servir de fonte de bancada...
(Eu sei que tem fontes prontas para isso, mais queria aproveitar os materiais que tenho)


Bom, por enquanto é isso, acho que escrevi demais, espero que não seja muito confuso para entender. rss
Paciência se disse alguma besteira, e se precisarem de mais informações sobre os trafos é só pedirem.
Desde já agradeço agradeço...obrigado até logo ,com mais dúvidas...rss












Re: Ajuda com montagem de fonte linear By: eletroguapo Date: 04 Mar 2012, 12:07
ola aos caros colegas
é minha primeira vez no forum também, ja montei fonte como esta que estas a montar e o maximo de corrente que consegui sem queda de voltagem foi perto de 25A, com um unico trafo
se voce ligar os dois trafos em série a tensão aumenta mas a corrente fica em 30A, pois potencia = VxI
pode ligar os trafos em paralelo e depois retificar, porem eu faria duas pontes retificadoras
espero ter ajudado em algo, estou a disposição dos colegas 8)


Re: Ajuda com montagem de fonte linear By: William_R Date: 04 Mar 2012, 13:12
O colega eletroguapo já deu uma boa sugestão, mas sinceramente para essa corrente de 60A eu recomendaria o uso de um único transformador de muito boa qualidade.

Geralmente os transformadores usados em NoBreak não são isolados o primario do secundario, ou seja, são auto-transformadores e o perigo de choque eletrico são eminentes para o usuario da fonte.


Fique atento a esse detalhe e boa montagem ;)


Re: Ajuda com montagem de fonte linear By: vagnerzanata Date: 04 Mar 2012, 20:48
OK. muito obrigado pelas respostas.
Mas quanto ao que o amigo eletroguapo disse que faria duas pontes retificadoras. Seria uma em cada trafo depois ligar em paralelo a saída?Eu tbm pensei nisso, porque só encontrei ponte de 50A


William_R: quanto ao risco de choque por o trafo não ser isolado, o problema seria se tivesse muito aquecedouro no mesmo ou de qualquer forma teria esse  risco?




A e quanto a minha forma de medição da corrente, será que esta ceto, uns 30A cada trafo.. e  ao circuito que pretendo montar
( Com ajuste de voltagem). se a corrente for mesmo acima de 30A o que eu teria que mudar nele para suportar essa corrente?


Obs, talvez demore um pouco para eu conseguir todos os componentes, por falta de lojas de componentes aqui na cidade, mais já estou a procura, acredito que o mais difícil será o capacitor de 47.0000uf.




Re: Ajuda com montagem de fonte linear By: William_R Date: 05 Mar 2012, 11:02
O que você quer dizer com muito aquecedouro ?  Cara, eu dei aula de eletrônica por 15 anos e nunca ouvi esse têrmo !

Se for aquecimento, não tem nada a ver com a forma de ligação dos enrolamentos do transformador.

Num Autotransformador, todos os enrolamentos estão interligados



e num Transformador Isolado o primario não tem qualquer ligação com o secundario, a não ser pelo campo eletromagnético.



Só usamos um Autotransformador se o usuario final não tem a minima possibilidade de ter acesso ao chassis e ao circuito alimentado, caso contrario o risco de choque eletrico é grande.
Re: Ajuda com montagem de fonte linear By: vagnerzanata Date: 05 Mar 2012, 11:14
Ops, eu quis dizer aquecimento , acho que eu errei e a correção automática mudou a  palavra.rsss




Eu medi com um multímetro os enrolamentos, e o secundário não tem ligação nenhuma com o primário, então é mesmo um transformador?






Re: Ajuda com montagem de fonte linear By: William_R Date: 05 Mar 2012, 11:34
Parece que seu transformador é isolado, mas por vias das dúvidas use a lampada em série para fazer esse teste em vez do multimetro.  É mais garantido. 8)


Re: Ajuda com montagem de fonte linear By: vagnerzanata Date: 05 Mar 2012, 22:54
Muito bem William, fiz o teste com a lampada em série, é mesmo isolado.


Quanto as peças, como eu disse, aqui na cidade onde estou não tem muitas lojas especializadas em venda de componentes,
hoje fui a procura das peças, encontrei quase todas, a única que está faltando é o bendito do capacitor, mais ainda tem mais lojas nas cidades vizinhas, mais se mesmo assim eu não encontrar o jeito é comprar pela internet. ou ver em alguma eletrônica se encontro algum.
A proposito, alguém sabe algum site confiável para compra de componentes?
Re: Ajuda com montagem de fonte linear By: William_R Date: 06 Mar 2012, 09:21
Capacitores nesse valor acho bastânte difícil de se encontrar, tente colocar vários de 10.000uF em paralelo.  Quanto a isolação tem que ser pelo menos 35V (24.3Vac x 1.41) ou maior !

Quanto a fornecedores, tente nossos patrocinadores.

http://www.tectonny.com/forum/espaco-dos-patrocinadores/

Boa Montagem ;)


Re: Ajuda com montagem de fonte linear By: Chacal Date: 17 Março 2012, 11:39
Vai ter que usar mais transistores tambem.
Re: Ajuda com montagem de fonte linear By: joarez siczkoriz Date: 18 Março 2012, 20:48
Descordo plenamente se usar 6 Transistores MJ802(Originais) em Paralelo o Circuito ficara  Otimizado , más  isso e um detalhe muito pequeno primeira deve se preocupar primeiramente em calcular o Valor dos capacitores de filtro  primeiro usamos a seguinte  equação para calcular o Ripple : C x E = I X T

Ou Seja :

C : Capacitancia Microfarads
E : Queda de Tensão (VDroop)ou como alguns chamam tensão de Ripple pico a pico
I  : Corrente de Carga
T : O tempo entre os meios ciclos da forma de onda retificada,em milissegundos.Para
retificadores de onda completa em 60Hz,T é sobre7,5ms.



   Joarez Siczkoriz
   Curitiba Paraná


Re: Ajuda com montagem de fonte linear By: MARCIIO Date: 19 Maio 2012, 01:40
Muito interessante e um esquema muito  facil, acho que vou fazer,tenho varios no-breaks aqui jogado,e tenho sobrando 6 capacitores de 10.000uf/50v,acho que vai dar uma boa filtragem.
Re: Ajuda com montagem de fonte linear By: antoniotecny@ Date: 24 Maio 2012, 20:52
marciio acho melhor voce compra uma bateria de 40 amp no maximo , e colocar ela externamente em seu no-break no regime de carga e descarga e uzar a bateria e o no-break ao mesmo tempo.
sai muito mais barato
Páginas: 1