Forum TecTonny Projetos e Montagens!
Páginas: 1
Ajuda com montagem de fonte linear By: vagnerzanata Date: 03 Mar 2012, 15:17
Bom dia pessoal, apesar de ser cadastrado no fórum a  um bom tempo, essa é minha primeira participação.


Vamos lá.


Tenho dois transformadores retirados de no break .
SMS uSM 600Bi FN        >
Pot.Máx 600VA             >
freq.60Hz                     >  >>>>>> Conforme estava na etiqueta.
entrada 115/220Vac    >
saída 115Vac               >
Fusível 6A                    >


Pretendo montar uma fonte com esses transformadores, mais tenho muitas dúvidas de como fazer isso,( lembrando que não tenho muita experiência).


Encontrei algus projetos na internet, e me interessei em construir esse.
http://www.zen22142.zen.co.uk/Circuits/Power/3730.htm




Mais não sei se os transformadores suportam essa corrente.Eu fiz um teste com gargas resistivas e medi a corrente com o amperímetro alicate e deu 30Aac na saída, E a voltagem de 21.2Vac(Azul e branco) caiu para 19Vac quando liguei a carga, liguei os dois em paralelo e a corrente manteve a mesma e a tensão também.
minhas dúvidas são:
Se eu fizer dessa forma em paralelo, se cada transformador deu 30A, poderia os dois dar no máximo 60A?
E para retificar, posso ligar em paralelo antes da ponte de diodos ou é melhor fazer duas pontes e ligar paralelo depois?
Outra coisa, se ligar em série a voltagem aumenta mais a corrente fia a mesma?


Tenho mais dúvidas para esclarecer, mais vamos os poucos para não me confundir.


*Mais algumas informações do transformador.
As fotos estão no anexo(ainda não aprendi enviar fotos rss)
Como as voltagens do transformador são menores ,sairá menor que a do projeto, mais até então não tem problema.
Mais tem alguma forma de aumentar(tipo Vi alguns esquemas de dobrador de tensão), ou até mesmo mudando a forma de ligar?


Não consegui muito bem identificar o enrolamento primário dos trafos.Mais fazendo um teste com uma lâmpada em série