Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 1
TV 29'' Cineral TCPL2910 LINHAS NO TOPO DA IMAGEM By: TV TEC ELETRÔNICA Date: 30 Novembro 2011, 11:32
Aparelho: TV 29''
Marca:    Cineral
Fabricante:    
Modelo:   TCPL2910
Defeito:   LINHAS NO TOPO DA IMAGEM

 
 Alguém ja pegou esse defeito? foram trocados TODOS os componentes no vertical.. saida TDA 8177...

 vejam a foto:


Agradeço a quem puder ajudar.
Adel

Re: TV 29'' Cineral TCPL2910 LINHAS NO TOPO DA IMAGEM By: TV TEC ELETRÔNICA Date: 30 Novembro 2011, 11:36
Vejam abaixo. 
Re: TV 29'' Cineral TCPL2910 LINHAS NO TOPO DA IMAGEM By: marcosbr Date: 30 Novembro 2011, 15:30
 Geralmente o 100/25V.
Veja se os "fusistores" não estão alterados!

Re: TV 29'' Cineral TCPL2910 LINHAS NO TOPO DA IMAGEM By: TV TEC ELETRÔNICA Date: 02 Dez 2011, 20:56
fusistores estão bons. valor muito baixo..sem alteração. quando ligo, aparece tres linhas na tela e em seguida a imagem vem, mas com esse recuo , dobrando levemente e com essas linhas na tela. o impressionante que revi tudo no circuito. esse defeito vai ficar na história. tenho que resolver..
Re: TV 29'' Cineral TCPL2910 LINHAS NO TOPO DA IMAGEM By: marcosbr Date: 02 Dez 2011, 23:24
 Espete capacitores nestas fontes. Ainda acho que são elas!
Re: TV 29'' Cineral TCPL2910 LINHAS NO TOPO DA IMAGEM By: TV TEC ELETRÔNICA Date: 03 Dez 2011, 11:24
 rss..  também fiquei encucado com eles Marcos, mas ja troquei por NOVOS inclusive os diodos rapidos. vou continuar a saga e retorno.
Re: TV 29'' Cineral TCPL2910 LINHAS NO TOPO DA IMAGEM By: csouza Date: 03 Dez 2011, 22:43
O ideal é voce passar os componentes que já foram trocados e medidos.Caso contrário,qualquer informação que se passar aqui e só depois voce falar que já verificou,é pura perda de tempo.
Re: TV 29'' Cineral TCPL2910 LINHAS NO TOPO DA IMAGEM By: TV TEC ELETRÔNICA Date: 06 Dez 2011, 09:05
  Bom dia amigo Csouza . como vai?

Acho que o amigo não leu o início do tópico , onde digo que ''TODOS'' os componentes do vertical foram trocados. e por novos!

Eu ja acredito que o defeito esteja no CI processador.

o Tópico é pra saber se alguém ja pegou esse defeito, que em outra televisão ja teria sido resolvida.


Forte abraço.
Re: TV 29'' Cineral TCPL2910 LINHAS NO TOPO DA IMAGEM By: csouza Date: 06 Dez 2011, 19:11
Ok.

Li sim amigo.O que acontece é que estamos cansados de vê essas citações aqui no forum,não estou dizendo que seja o seu caso,e no final o camarada vem e diz que resolveu com a troca do filtro do vertical.Nas Tvs antigas até mesmo o trimpot de altura causava esse problema e o capacitor ligado à ele.Veja esses componentes assinalados ai:

Abraço.

Re: TV 29'' Cineral TCPL2910 LINHAS NO TOPO DA IMAGEM By: WALTER JANSEN Date: 07 Dez 2011, 06:58
Bom dia parceiro.
Veja no circuito do vertical se não tem um jumper SMD (000) aberto (rachado,solda fria....)
Re: TV 29'' Cineral TCPL2910 LINHAS NO TOPO DA IMAGEM By: TV TEC ELETRÔNICA Date: 07 Dez 2011, 14:05
 Certo csouza, tudo bem. quanto a esses cap. da ilustração..  tb ja foram substituidos, rsss. obrigado. mas ja estou achando que o circuito PIN pode ser tb o causador... vou começar a verificar o PIN. obrigado.

  Amigo Bacamarte, essa TV não utiliza nenhum componente em SMD. mas obrigado pela dica.
Re: TV 29'' Cineral TCPL2910 LINHAS NO TOPO DA IMAGEM By: WALTER JANSEN Date: 07 Dez 2011, 14:47
De novo.
Não reparei nenhuma destas Cideral, mas já encontrei este defeito (exatamente igual) em outra marca  e quase rasguei meus diplomas de técnico, no caso específico era um jumper SMD aberto, (solda rachada)  mas não vem ao caso. Como voce troquei tudo, capacitores, ic, diodos, e nomeu caso até defletora. O que vale é que só encontrei a falha quando passei a medir trilha por trilha do impresso, ponto-a-ponto, e eu sabia que era no vertical porque o sinal que vinha do separador de sincronismo (visto no osciloscopio) estava limpo e chegava deformado na defletora.
Limpa o residuo das soldas e vai a luta. O bom é que depois a gente fica rindo a toa.
wj
Re: TV 29'' Cineral TCPL2910 LINHAS NO TOPO DA IMAGEM By: TV TEC ELETRÔNICA Date: 07 Dez 2011, 18:30
 he he..  certo Bacamarte he he ..   e falando em osciloscópio. percebi uma leve inclinação no dente de serra na entrada no pino 1. mas no momento que ia correr atras do causador, tive que sair pra resolver banco..  enfim, vou tirar a manhã de quinta pra ver se resolvo o imbróglio.

  Abraço, mando notícias.
Re: TV 29'' Cineral TCPL2910 LINHAS NO TOPO DA IMAGEM By: csouza Date: 07 Dez 2011, 18:54
 :'( :'( :'( Só resta o resistor.Mas o amigo já deve ter trocado também.
Re: TV 29'' Cineral TCPL2910 LINHAS NO TOPO DA IMAGEM By: TV TEC ELETRÔNICA Date: 09 Dez 2011, 13:26
Achei o problema. e o causador é a Pirataria !!

Isso mesmo. esta tv chegou com muitos problemas e inclusive com o vertical fechado. eu tinha um estoque de saida vertical vindos de um fornecedor. coloquei um saida novo, o vertical abriu com o defeito que vc's viram. e digo que cheguei a desconfiar e trocar por outro da gaveta. o defeito tinha persistido ai sai procurando o problema em outro lugar. agora, depois de não ter mais nada pra trocar, ( a não ser a deflectora, que eu não queria acreditar) resolvi colocar o TDA8172 no lugar do TDA8177. ai a TV ficou boa. cheguei a triste coclusão que todo o estoque de TDA 8177 esta comprometido. brincadeira... é F !

  Bom, que sirva de lição.  fica aqui a dica pra substituição pelo TDA8172 que trabalha com pequena diferença de tensão porém, sem problemas de funcionamento.
Abraço a todos.
Páginas: 1