Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 1
TV Sony KV21FS140 imagem com distorção By: joaquimsantana Date: 25 Novembro 2011, 13:34
Aparelho: TV
Marca:    Sony
Fabricante:    
Modelo:   KV21FS140
Defeito:   imagem com distorção

Esta TV chegou com o seguinte defeito: imagem distorcida e pendida para direita, ficando no lado esquerdo uma faixa vertical de 4 dedos. Entro no modo de serviço e consigo corrigir os defeitos de geometria, porém quando gravo na memória, desligando e ligo pelo controle fica normal, porém quando desligo da rede e ligo novamente surge o mesmo problema, visto que o led pisca 5 vezes.
Gostaria que os colegas postassem dicas com relação a este defeito.


Agradeço a quem puder ajudar.
JOAQUIM SANTANA NETO

Re: TV Sony KV21FS140 imagem com distorção By: UNIDASEX Date: 25 Novembro 2011, 14:14
Amigo:


Devemos evitar de no primeiro momento quando visualizamos um determinado defeito sairmos alterando parâmetros do modo de serviço...


Se vc. já verificou as tensões de trabalho e se não há alterações no circuito que causaria o sintoma( no seu caso quadro deslocado para a direita é bem diferente de imagem distorcida...), aí sim é de se pensar em ajustes na geometria.


Pegue o manual de serviço para checar o que te disse, e lá aprenderá inclusive, a gravar alterações feitas no modo de serviço!


Boa Sorte!!


Ricardo
Re: TV Sony KV21FS140 imagem com distorção By: joaquimsantana Date: 25 Novembro 2011, 14:51
Grato pela orientação amigo; quanto ao defeito desta sony já venho a 3 dias tentando resolver sem qualquer sucesso.
Retificação: ao ligar o aparelho surge o quadro deslocado para a direita e bem distorcido, aparecendo também um efeito tipo núvem branca cobrindo a imagem e descobrindo sussessivamente parecendo efeito almofada.
Daí entro no modo se serviço e consigo deixar a imagem perfeita, gravo na memória e desligo pelo controle remoto. Até aí tudo bem, religo pelo controle e tudo está perfeitamente como deixei, porém quando retiro da tomada e ligo novamente o quadro deslocado e distorcido voltam ao estado inicial. Já chequei todos os capacitores e resistores de deflexão sem sucesso.
Re: TV Sony KV21FS140 imagem com distorção By: joaquimsantana Date: 25 Novembro 2011, 14:52
Citação de: joaquimsantana online 25 Novembro 2011, 14:51
Grato pela orientação amigo; quanto ao defeito desta sony já venho a 3 dias tentando resolver sem qualquer sucesso.
Retificação: ao ligar o aparelho surge o quadro deslocado para a direita e bem distorcido, aparecendo também um efeito tipo núvem branca cobrindo a imagem e descobrindo sussessivamente parecendo efeito almofada.
Daí entro no modo se serviço e consigo deixar a imagem perfeita, gravo na memória e desligo pelo controle remoto. Até aí tudo bem, religo pelo controle e tudo está perfeitamente como deixei, porém quando retiro da tomada e ligo novamente o quadro deslocado e distorcido voltam ao estado inicial. Já chequei todos os capacitores e resistores de deflexão sem sucesso.

Re: TV Sony KV21FS140 imagem com distorção By: UNIDASEX Date: 25 Novembro 2011, 15:29
Amigo Joaquim:


A "nuvem branca" mencionada soa a horizontal dobrando.
Verifique específicamente a área de correção de pincushion( efeito almofada). Lá vc. deverá encontrar a causa dos sintomas relatados.


Se não chegar a uma conclusão, poste uma foto dos sintomas relatados na imagem.


Ricardo
Re: TV Sony KV21FS140 imagem com distorção By: joaquimsantana Date: 25 Novembro 2011, 18:20
Amigo Ricardo, obrigado pela dica relacionada ao "pimcushion". Acho que este defeito está relacionado a ele sim, mas como sou novato neste modelo, peço mais uma orientação a si ou outro camarada que se proponha a me ajudar. Digam-me, por exemplo, quais os componentes primordiais que fazem o equilíbrio do citado circuito. Quais os componentes que corrigem o efeito almofada.
Estou na expectativa de uma resposta para que possa dar este caso como encerrado.
Re: TV Sony KV21FS140 imagem com distorção By: UNIDASEX Date: 25 Novembro 2011, 18:42
Joaquim:


Acho que vc. não entendeu bem:


- A foto solicitada é da imagem com o defeito relatado
- Nós damos orientação técnica, mas o interessado é que faz a pesquisa do aparelho. Vc. deve pegar o esquema e tentar resolver o defeito.


Compreende??


Ricardo
Re: TV Sony KV21FS140 imagem com distorção By: joaquimsantana Date: 25 Novembro 2011, 18:56
Entendi perfeimente mais não completamente vossas palavras. Parece que não percebeu que estou a 3 dias tentando resolver com esquema e tudo mais. Devo ter clicado a foto errada, mesmo assim peço desculpa e peço também que não fiquer irritado. Quando estiver bastante irritado vá pescar.
Re: TV Sony KV21FS140 imagem com distorção By: Sergio Freitas Date: 25 Novembro 2011, 19:56
Circuito de correção que o Ricardo citou



Re: TV Sony KV21FS140 imagem com distorção By: joaquimsantana Date: 25 Novembro 2011, 20:26
Foto de TV Sony com defeito..
Re: TV Sony KV21FS140 imagem com distorção By: Sergio Freitas Date: 25 Novembro 2011, 20:27
Esse circuito que te mandei
Re: TV Sony KV21FS140 imagem com distorção By: joaquimsantana Date: 26 Novembro 2011, 11:35
Encontrei um defeito grave na placa. Quando resoldei quase todos os componentes notei que o deslocamento desapareceu. Quando ligo mesmo na tomada, a imagem surge centralizada porém com altura em excesso e sem áudio, então entro no modo de serviço, reajusto a altura e áudio depois memorizo. Quando desligo e ligo pelo CR a alteração permanece, mas quando religo na tomada  vejo que a alteração não foi memorizada. Existe ainda algo errado. Agradeço qualquer dica a mim dirigida para sanar esta pendência.
Re: TV Sony KV21FS140 imagem com distorção By: UNIDASEX Date: 26 Novembro 2011, 13:01
Amigo:


Verifique se na resoldagem vc não causou algum problema no vertical.
Quanto à saída do modo de serviço, como vc. faz para memorizar os ajustes feitos?


Ricardo
Re: TV Sony KV21FS140 imagem com distorção By: joaquimsantana Date: 27 Novembro 2011, 20:43
Amigo Ricardo, grato por sua constante colaboração no sentido de me livrar deste malvado defeito. Para nossa surpresa descobri um erro gravíssimo: A trilha entre o R-058 e terminal 66 do IC-001 estava rompida. Fiz a interligação e a imagem ficou centralizada. Quanto a gravação de qualquer ajuste não consegui ainda, pois quando religo na tomada e refaço a sintonia desaparece o áudio, então entro no MS e reajusto OPTB (OPB3) de 1 para Zero e o áudio surge normal, porém ainda não consegui gravar em definitivo apesar de obedecer o manual apertando muting  e depois Zero. Por favor me diga se estou equivocado. Agradeço vossa colaboração.
Re: TV Sony KV21FS140 imagem com distorção By: joaquimsantana Date: 28 Novembro 2011, 12:11
Relato final referente a falha de geometria (deslocamento com distorção na imagem).
Realmente o X da questão achava-se mesmo na trilha quebrada entre R058 e IC-001; portanto este tópico é dado como encerrado e resolvido. Resta apenas o problema de áudio: quando ligo o aparelho na tomada surge o quadro para ajustar sintonia, isso é normal?
Suponho que ao ligar na tomada o aparelho deveria ficar desligado em stand-by, certo? mas não fica.
Em resumo: Exceto o problema de áudio está tudo perfeito, imagem limpa e centralizada. Assim, abrirei outro tópico a respeito da gravação do ítem OPB3 de áudio na memória. Agradeço a todos que me ajudaram.

Re: TV Sony KV21FS140 imagem com distorção By: marcosbr Date: 28 Novembro 2011, 13:18
 Não abra outro tópico. Continue aqui.
Tirei o resolvido. O aparelho ainda tem defeito!


Re: TV Sony KV21FS140 imagem com distorção By: joaquimsantana Date: 28 Novembro 2011, 13:42
DESCULPE, quando vc disse não abra outro tópico eu já tinha aberto. Estou tentando anular e não consigo.
Re: TV Sony KV21FS140 imagem com distorção By: UNIDASEX Date: 28 Novembro 2011, 16:28
Amigo:


Já apaguei o outro tópico!


Ao fazer os ajustes, tente memorizá-los teclando MUTE e depois ENTER.
Se continuar não gravando após religar a tomada, tente fazer o RESET, teclando 8 e depois ENTER.


Ricardo
Re: TV Sony KV21FS140 imagem com distorção By: joaquimsantana Date: 29 Novembro 2011, 01:37
FINALMENTE, depois de muito trabalho chegamos ao final de mais um capítulo complicado, chegamos ao desfecho final da história. Quero aqui agradecer aos amigos Ricardo/ unidasex e Sérgio Freitas  pela colaboração.
Histórico: Vejamos que a princípio havia apenas a trilha rompida entre o R-058 e terminal 66 do IC-001, causando então o deslocamento e distorção do quadro para a direita. Acontece que, na tentativa de sanar o defeito troquei por 2 vezes o IC-003 (eprom) nisso eu mesmo gerei uma falha terrível quando descolei o eprom da placa, perdendo de vista a trilha que liga o terminal 5 ao R-004, soldando este terminal ao componente mais próximo a ele. Isso csusou o efeito da não gravação de qualquer dado no eprom. Quando descobri isso, tudo ficou resolvido graças a Deus. Agora o aparelho não tem sequer uma só falha, som perfeito, memória funcionando na íntegra. Quando retiro e coloco na tomada o aparelho permanece em stand-by normalmente.  Obrigado a todos vocês deste forum maravilhoso.
Páginas: 1