Forum TecTonny Dicas LCD, Plasma e LED.
Páginas: 1
LCD Samsung T200M Apagando as lâmpadas (RESOLVIDO) By: eletrocompy Date: 02 Novembro 2011, 16:55
Aparelho: LCD
Marca:    Samsung
Fabricante:   
Modelo:   T200M
Defeito:   Apagando as lâmpadas

Tenho visto que esse modelo acontece isso com frequencia, mas parece que ninguém posta se resolveu ou não.Ele liga com imagem e som normais e depois de uns 7 minutos apaga a tela e fica somente o som.Se deligar e ligar novamente acontece a mesma coisa só que desliga em + ou - 3 minutos.
Eu liguei cada lampada em um inversor de scanner  e deixei ligadas por uns 10 minutos cada, aparentemente estão normais.A indutância dos secundários do trafo estão dando 2,4H e resistencia 995ohns.Não tenho muita experiência ainda com lcd mas estou na luta.


Agradeço a quem puder ajudar.
Gustavo

Re: LCD Samsung T200M Apagando as lâmpadas By: joarez siczkoriz Date: 02 Novembro 2011, 21:50
Amigo e  um simples  Monitor Muito fácil de consertar  tanto dá defeito de Lampadas  como no Inversor em Geral Trafo DC/AC altera  sua Indutancia  fazendo que o Circuito de  feedback entenda  avarias no Secundário do mesmo , no más  não tem segredo acho o modelo más  simples  inclusive da  Samsung..


  Joarez Siczkoriz
  Curitiba Paraná
Re: LCD Samsung T200M Apagando as lâmpadas By: eletrocompy Date: 02 Novembro 2011, 23:31
Então Joarez, sei que você é o cara já acompanho faz tempo, mas me tira umas dúvidas:

Como deixei as lampadas ligadas em um inversor de scanner por alguns minutos , não provaria que estão boas?
Por algumas pesquisas que fiz parece que a indutancia e resistencia dos secundarios batem com as medidas.
Até segui as dicas em outro forum em tentar desligar a proteção no FAN7317 pinos 4 e 17 mas sem sucesso.

Mas se fosse lampada ou trafo alterado ele ficaria  quase 10 minutos funcionando perfeitamente?

Abraço!

Re: LCD Samsung T200M Apagando as lâmpadas By: joarez siczkoriz Date: 03 Novembro 2011, 00:12
Primeiro  Trafo no Momento em que  aquece pode ter sua camada de isolação em alguma espira  afetada  com isso Alterando sua Indutancia
Segundo Caso Lampadas o Inversor de Scanner  não e um teste preciso  pós não e sábio qual é  a  corrente  consumida pela  Lampada  durante  o Momento de Start e  durante  o  funcionamento constante primeiro ele  oferece  tensão menor que  a  necessaria para lampada e corrente  , Uso para  Teste  de Lampada  um  inversor de  TV de  26 Polegadas e controlo sua corrente e tensão de saida  pela  entrada de  vcc do inverter e  uso em serie com o inversor um circuito  com AO tipo  Rail to Rail + Shunt .
       

      Joarez Siczkoriz
      Curitiba Paraná
Re: LCD Samsung T200M Apagando as lâmpadas By: eletrocompy Date: 03 Novembro 2011, 00:26
Obrigado pelas explicações Joarez,

Já vi que para testar realmente teria que ter lampadas sobressalentes, até aí tudo bem , mas e os trafos?


Obrigado
Re: LCD Samsung T200M Apagando as lâmpadas By: eletrocompy Date: 03 Novembro 2011, 00:43
Lendo alguma coisa aqui no forum, vi a dica de colocar no lugar da lampada um capacitor de 100pf/3kv.

Isso procede? a proteção não atua?
Re: LCD Samsung T200M Apagando as lâmpadas By: joarez siczkoriz Date: 03 Novembro 2011, 09:50
O capacitor emula o funcionamento da  Lampada !!!


Joarez Siczkoriz
Curitiba Paraná

Proteção são
OCP
OVP
Que  são enviadas pelo circuito de feedback  a seus respectivos pino do  IC
Re: LCD Samsung T200M Apagando as lâmpadas By: tecnico3 Date: 03 Novembro 2011, 11:52
Joarez, boa tarde , tudo bem?

Pegando carona nessa questão do nosso colega, gostaria de te perguntar: posso colocar no lugar da lâmpada de qualquer monitor um capacitor de 100pf/3kv para testes que dá certo? é isso ?

Re: LCD Samsung T200M Apagando as lâmpadas By: joarez siczkoriz Date: 03 Novembro 2011, 12:07
Pode sim Amigo sem Medo !!


Joarez Siczkoriz
Curitiba Paraná
Re: LCD Samsung T200M Apagando as lâmpadas By: eletrocompy Date: 03 Novembro 2011, 18:19
Então...

Tentei "emular" com o capacitor mas não funcionou, ela só piscou e apagou... vou trocar os capacitores de ballast  5pf/3kv  pra ver...
Re: LCD Samsung T200M Apagando as lâmpadas By: joarez siczkoriz Date: 03 Novembro 2011, 18:23
OK !!


Joarez Siczkoriz
Curitiba Paraná
Re: LCD Samsung T200M Apagando as lâmpadas ( RESOLVIDO) By: eletrocompy Date: 08 Novembro 2011, 20:48
Então "gurizada"...

Meu colega tinha uma fonte igual lá na sucata dele e pude finalmente fazer os testes.

Primeira coisa que fiz foi medir a indutância dos secundários do inverter e bateram,então parti para a troca assim mesmo e não é que era ele mesmo.

Já foi entregue ao cliente...

Só ficou uma dúvida que esqueci de verificar: a indutância do trafo muda quando ele aquece? porque o que estava com defeito quando frio media 2,4H e quando apresentava o defeito 3,2H.

Esqueci de ver isso no que estava bom.

Obrigado Joarez pela ajuda e  um grande abraço!
Re: LCD Samsung T200M Apagando as lâmpadas (RESOLVIDO) By: joarez siczkoriz Date: 08 Novembro 2011, 21:41
Muda sim pós em geral  a camada de verniz dos  fios  quando  com problemas  fica sem  proteção ou seja sem ela ou praticamente baixa  isolação com  isso  acaba  gerando um leve  curto entre  uma espira  e outra !!


Joarez Siczkoriz
Curitiba Paraná
Páginas: 1