Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 12
Re: TVC 20 Philips 20GL1346/78R Tela escura/ Sem audio/Sem video By: matrix57 Date: 29 Out 2011, 22:11
Ola caro Marcos!
Falo, falo, deu sermão e não ajudou em nada com 25 anos de experência, estou precisando de pessoas "TECNICOS" com muito mais experência em TV do que eu, senão não estaria aqui. O esquema é orientativo e descritivo de como os circuitos estão interligados por suas varias etapas, ele não descreve as soluções de defeitos, as soluções somos nós que devemos buscar, pelas trocas de experiências, analise de possibilidades, possiveis causas, dicas etc, alias, acho que é este o proposito deste forum, pois para finalizar um tópico e da-lo como finalizado só será aceito pelo "moderador" com as informações detalhadas do que foi feito e substituido, informações para ajudar não faltam, esta faltando dialogo técnico para auxiliar na solução ou estou no lugar errado???
Saudações,
Matrix57.
Re: TVC 20 Philips 20GL1346/78R Tela escura/ Sem audio/Sem video By: marcosbr Date: 29 Out 2011, 23:04
 Caro Matrix.
1°- O esquema é orientativo e "didático"! Quando não é... Buscamos o manual!
2°- Se eu tenho "ferramentas" eu não troco nada. Confio nelas! (ou então abandono)
3°- Um aparelho sem áudio/vídeo... Deve ter "deflexão. Então eu abandonaria esta parte!
4°- Se a FI estiver funcionando... Provavelmente eu teria chuvisco!
5°- Se o aparelho funcionava antes... E você descreveu um, impresso em estado "lamentável!
Eu começaria por aí! Depois... Em se "tratando deste aparelho" veria se ele não "zerou" as informações de memoria.
Aumentaria brilho, volume, etc... (este aparelho da muito problema de memória)
6°- Eu estou te ajudando sim! Leia o que disse o Paulo! (repito)
As coisas mais simples... Estão a nossa frente! O excesso de confiança nos cega!
7°- Devemos detalhar o defeito sim. Mas nada que seja cansativo nem enfadonho!
8°- O "moderador" não é chato, estamos aqui para isto! Ajudamos você, mas ajudamos também que os outros lhe "entendam"
9° Estaremos sempre aqui para te auxiliar. A você e a todos!
10° Este eu reservo para o final!
Resumindo...
Estes são os dez mandamentos do técnico.
Um abraço.
Re: TVC 20 Philips 20GL1346/78R Tela escura/ Sem audio/Sem video By: Almeidaf Date: 30 Out 2011, 09:48
Citação de: matrix57 online 29 Out 2011, 22:11
Ola caro Marcos!
Falo, falo, deu sermão e não ajudou em nada com 25 anos de experência, estou precisando de pessoas "TECNICOS" com muito mais experência em TV do que eu, senão não estaria aqui. O esquema é orientativo e descritivo de como os circuitos estão interligados por suas varias etapas, ele não descreve as soluções de defeitos, as soluções somos nós que devemos buscar, pelas trocas de experiências, analise de possibilidades, possiveis causas, dicas etc, alias, acho que é este o proposito deste forum, pois para finalizar um tópico e da-lo como finalizado só será aceito pelo "moderador" com as informações detalhadas do que foi feito e substituido, informações para ajudar não faltam, esta faltando dialogo técnico para auxiliar na solução ou estou no lugar errado???
Saudações,





Matrix57.
[/quote


Voce esta cobrando a quem não tem obrigação de ensinar ninguem, nem mesmo  antecipar algo, justamente porque a maioria  dos entendidos estão se ausentando  por ficarem ensinando de graça muitos nó cegos, no forum," sem nenhum retorno, Técnico , nem mesmo agradecimento, " o que não é o seu caso". o que esta faltando  a voce, é sequencia  na condução do sintoma.


Como voce detalha estar muito mechido o impresso, pois quanto mais se meche mais féde.   Tem que se dedicar a seguir todas as linha e ver se alguma não esta interrompida na sequencia do impresso reconstituido.
Fica dificil para quem esta proposto a ajudar entender algo que esta fora da visão.


tente elevar ao máximo brilho e contrate e som  para ter  algo. Não se sabe se a falta do som é por não ter sintonizado nada ou  algum mute que esta ativando os dois.




Começaria colocando o sinal de antena, muda de canal ou sintoniza no automatico e o osciloscopio no pino 7 do 7200 e veja se chega sinal composto. a partir dai ja elimina seletronic e essa etapa.


Caso não tenha sinal (tem que elevar a amplificação do oscilosc) por ser muito baixo. o problema esta nessa etapa, mais se tem sinal vá ao 30 e 31, veja como se comporta. é por ai que se chega a um denominador comum. onde morrer o sinal se adque a esse setor e veja todos os pinos referente a voltagem no esquema.


poderá tambem passar para AV que ja elimina parte do setor e ver se muda algo, tendo assim um parametro de sequencia diferente, que no final culminam no mesmo proposito.


Se a coisa estava facil  e passou a dificil provavelmente algum desses remendos esta com problema




Re: TVC 20 Philips 20GL1346/78R Tela escura/ Sem audio/Sem video By: tecmaicom Date: 30 Out 2011, 10:52
realmente presado o nosso amigo marcosbr tem rasao. geralmente esses defeitos causados sao muito dificeis e as veses agente fica procurando eles onde nao estao. a dias um dos meus tecnicos aconteceu algo parecido e depois fui corrigir e era só um pedacinho de solda q tenha caido no impresso, e com a lupa eu encontrei. e outro dia eu pegui uma philips q ja tinha ido em duas oficina e nao teve conserto e o meu ajudante pegou ela e tambem nao achou nada e fui corrigir e era só os controles de brilho, cor, contraste q tavam todos zerados, boa sorte pro amigo.
Re: TVC 20 Philips 20GL1346/78R Tela escura/ Sem audio/Sem video By: matrix57 Date: 30 Out 2011, 18:17
Boa tarde, caros Marcos, Almeidaf e demais colegas!
Bem, na réplica do Marcos me convenci de que realmente estava cometendo alguns erros ou talvez pelos dias que já estou nesta TV a ansiedade em resolver acaba por atrapalhar mais do que ajudar e ai passamo os olhos sem enxergar o problema realmente.
Hoje fiz uma inspeção, restauração detalhada de tudo que estava suspeito, ilhos pindurados, soldas mal feitas, eliminei o resto das gambiarras de impresso, respingos de solda, lavei o chassi, acho que agora este item "impresso" ficou fora de suspeitas.
1-Retornei os componentes originais anteriormente substituidos, conforme comentei e montei os CI´s com soquete, um soquete custa menos de 1 real,  pois não permitem mais dessoldagem/soldagem. Recomeçando, liguei a TV, tudo como antes, sem sintonia de audio/video, display on Screeen aparece bem fraco mas é possivel identificar os caracteres, apliquei sinal de RF do gerador no canal 4, entra tela padrão de barras, tive que abrir um pouco o Sreen, pois estava muito escuro e o padrão de barras na tela esta todo com tom cinza-azulado.
2-Iniciei medições no MICRO, p32, sinal oscilador 4Mhz presente, chaveamento Sandcastle no T7933 e T7938 presente, p15 e p26, na sequência fui para o CI7200a/b, sinal de entrada RF nos pinos p45 e p46 presente, saida AGC no pino p47 presente e com 9,60V, sinal da portadora de video nos pinos p28 e p29 presentes, mas tirando sinal de RF do gerador a TV não sintoniza nenhum canal, então para ter certeza de que o problema esta no estagio de separador de RF, coloquei na funçãso A/V conectei um DVD e sai video com imagem bem contrastante porem em tom cinza-azulado, ora já troque o TDA8361, então só pode ser algum componente externo associado, um capacitor, cristal, resistor alterado, ou memória, esta ainda não mexi,  ainda não achei nada, mas acho que estou no caminho certo agora, é tanta coisa feita e falada que já estou meio atordoado, vou dar um tempo e esfriar os neurônios, sugestões continuam sendo bem vindas.
Saudações a todos
Matrix57.
Re: TVC 20 Philips 20GL1346/78R Tela escura/ Sem audio/Sem video By: matrix57 Date: 04 Novembro 2011, 16:13
Ola, boa tarde a todos!
hoje 04/11/11 - Bem consegui fazer ela funcionar, entrada A/V com som e imagem, entrada antena também com sintonia de canais com audio e imagem aceitando controle de brilho, contraste, côr e ajuste de volume, mas tem ainda uma falha que aleatoriamente insiste em atrapalhar, coloco ela em Stand-by, depois de alguns minutos, ligo ela pelo controle, e volta com a quador reduzido no vertical 1 cm, borda superior e inferior e o horizontal também, até 1,5 cm de cada lado,  então aumento e Sreen, pois volta com a tela escura, insisto pelo controle em ligar e desligar até em em dado momento o quadro abre todo normal e volta a funcionar tudo. Estou desde ontem verificando tudo minuciosamente, componente por componente, tudo testado no estagio do horizontal e vertical, resolvi por via da dúvida trocar o TSH , tip AT2079/B7 da Brasalfa, e não funcionou, o +B 92V, pino 2 derrubava para 42V, retornei o TSH original e a tensão +B (92V) pino 2 normalizava, alias aqui só acha essa porcaria da brasalfa "Ching-ling", não encontrei o original da philips esta em falta.
Encontrei montagem original com componente que não conferem com o desenho do esquema folha B - Frame-Deflection, o T7508 é D1577, R3505 é de 1K/3W e não 2K7/3W, o R3501 é de 10K e não 18K, R3502 é 10K e não 5K6, mas estava assim e não mudei nada. Tudo vasculhado e testado e nada, por fim troque o C2315 - 220uF/385V, e tenho medido na fonte primária para Stand-by 305,7 e modo ON 292,5, ainda no T7321, em  STB coletor 32V, base = 32V e emissor = 32V modo ON, respectivamente 75,5V; 74,1 e emissor = 74,1, parece estar correto, apenas em Stand-by um pouco baixo. Alguem tem ideia de quem pode estar fazendo isso? Amplitude de pulso horizonta e vertical?? (TDA-7200/b)?? Já medi isso e esta certo, no Hor, 800 mVpp e vert. 7Vpp.  A quem puder ajudar agradeço.
Saudações, :( :(
Matrix57.

Re: TVC 20 Philips 20GL1346/78R Tela escura/ Sem audio/Sem video By: paulo52 Date: 04 Novembro 2011, 16:26
Confere  no  pino  35  do  tda  8361  qual  o  resistor , 47k  ou  8k2.
Re: TVC 20 Philips 20GL1346/78R Tela escura/ Sem audio/Sem video By: matrix57 Date: 04 Novembro 2011, 18:28
Ola Paulo!
Tenho no pino 35 - R3246 = 47K-1/4W, mas não sei se é original pois foi e esta mexido.
Re: TVC 20 Philips 20GL1346/78R Tela escura/ Sem audio/Sem video By: paulo52 Date: 04 Novembro 2011, 18:35
Foi  o  que  pensei ,  tenta  com  um  8k2.


47k  para  mascara    3Y


8k2 para  mascara 4X e  5Y 




Tda 8361.
Re: TVC 20 Philips 20GL1346/78R Tela escura/ Sem audio/Sem video By: matrix57 Date: 04 Novembro 2011, 21:48
Ola Paulo!
Obrigado, eu desconhecia esta instrução de boletin técnico, nem fazia ideia de incompatibilidade de mascaras, vou fazer a alteração amanhã, depois retorno, ok, grato novamente.
Saudações,
Matrix57.
Re: TVC 20 Philips 20GL1346/78R Tela escura/ Sem audio/Sem video By: matrix57 Date: 05 Novembro 2011, 09:03
Ola, bom dia Paulo!
Bem, alteirei o R3246 para 8K2 e pareçe que esta resolvido, pois liguei e desliguei varias vezes e não mais ocorreu a redução do quadro, o resto agora é só detalhes finais de ajuste, agradeço o apoio e atenção.
Saudações,
Matrix57.
Re: TVC 20 Philips 20GL1346/78R Tela escura/ Sem audio/Sem video By: paulo52 Date: 05 Novembro 2011, 09:05
Assim que concluir  ,  coloque  como  resolvido ,  um  otimo  sabado.
Re: TVC 20 Philips 20GL1346/78R Tela escura/ Sem audio/Sem video By: marcosbr Date: 05 Novembro 2011, 12:27
 Matrix.
Como eu disse... Guardei o 10º, para o final...
10° mandamento do técnico:
A "persistência" leva ao conhecimento, e a perfeição!
Cada ''surra" que levamos de um aparelho... Fica uma "aula" para o próximo serviço!
Mas eu te disse...
Escute o Paulo! kkkkkkkkkkkkkkkkk
Um abraço.
Re: TVC 20 Philips 20GL1346/78R Tela escura/ Sem audio/Sem video By: matrix57 Date: 05 Novembro 2011, 19:17
Ola caríssimos!
Fazia muito tempo que não pegava uma complicação dessas, e com certeza o aprendizado nestas situações é muito grande, mas também não tenho dúvidas que outras mãos passaram nesta TV e só consiguiram piorar as coisas mais ainda, detesto quando encontro improviso mal feito ou gambiarra de serviço porco, e vai aparecer outras ainda,  mas o que vale é que esta resolvido.
Resumo: substituidos C2410 - 100uF/25V; R3022 - pot.1K; C2501 - 100pf/1Kv; L6109 - 33uH (aberto); R3246 - 47K p/ 8K2-1~4W; e muitas soldas frias com restaurações de circuito impresso.
Obrigado pelo apoio de todos e saudações,
Matrx57.  :police: :police:
Re: TVC 20 Philips 20GL1346/78R Tela escura/ Sem audio/Sem video By: paulo52 Date: 07 Novembro 2011, 07:52
Bom  Matrix  ,o  que  importa    que  vc  resolveu  o  problema e  nos  deu  um  retorno .
Páginas: 12