Forum TecTonny Auxílio Técnico
Páginas: 1
Problemas na fonte e regulagem ? PS3 Slim 160Gb - CECH 2511A - Fonte APS 270 By: fmaldonado Date: 18 Out 2011, 17:10
Olá a todos,

Depois de muita pesquisa na internet encontrei o fórum TecTonny e o blog "Dicas de Defeitos". :police:

Gostaria de pedir o auxílio dos mais experientes com um problema muito comum no PS3, o fato de ligar e desligar rapidamente, mas com pouca informação de qualidade.

Estou com um PS3 Modelo CECH2511A (Slim de 160 Gb), cuja fonte é a APS-270 BP  com saídas 12V a 16A e 5.5V a 0.9A, de quatro pinos.

O defeito apresentado é o fato de ligar e enquanto não tem processamento pesado o console continua funcionando.

No entanto, durante o carregamento de um jogo (em mídia ou no HD), ouve-se um estalo pequeno (como um disjuntor) e o console desliga, sem apresentar bips ou telas diferentes. A tela fica então travada mas o aúdio continua (música ou som ambiente do jogo ou menu por exemplo).

Verificando outros procedimentos na internet, vi que as fontes APS 250 (do modelo Slim de 120 Gb) possuiam trimpots de OCP (Over Current Protection) e PFC (Power Factor Correction), que poderiam ser ajustados levemente para diminuir a atuação das proteções da fonte e resolver este problema.

Tentei este procedimento nesta fonte APS 270 (que tb possui tais ajustes) e com cerca de 90 graus de ajuste em ambos os trimpots (sentido anti-horário) o tempo para "desligamento" do console aumenta para cerca de 2 minutos, carregandoo jogo e permitindo alguns movimentos... quando entao desliga novamente. Se, ao contrário, o ajuste é feito sentido horário, o console desliga ainda mais rápido (10-15 segundos de carregamento), com cerca de apenas 10 graus de ajuste.

Pelo diagnóstico acima, entendo que a fonte deve ser o problema do console, e por isso gostaria de pedir a gentileza de suas opiniões, ou se posso estar diante de problemas como o da dica "PS3 Liga e Desliga" (http://dicasdedefeitos.blogspot.com/2010/12/ps3-liga-e-desliga.html) do blog Dicas de Defeitos.

Não há qualquer sinal visual de desgaste, curto ou queimado nos componentes da fonte, mas tenho multímetros e muita paciência (!) e posso fazer os testes que forem necessários.  ;)

Obrigado desde já por qualquer ajuda!  :)

Um abraço,

FMaldonado
Re: Problemas na fonte e regulagem ? PS3 Slim 160Gb - CECH 2511A - Fonte APS 270 By: fmaldonado Date: 01 Novembro 2011, 12:39
Bom, para deixar atualizado o meu problema, continuo escrevendo o seguinte... (acho que esse vai ser o maior post do mundo! Hheheh!)

RESUMO:

Mas um resumo antes para quem tiver o mesmo problema que eu:

PS3 Slim 160 Gb CECH2511A Fonte APS-270, comprado no Paraguai (PY), liga e desliga pouco depois, desligando cerca de 1 minuto depois de ligado. Console TRAVADO - Original.


HISTORICO: LIGANDO E DESLIGANDO

Com 4 semanas e poucas horas de uso, o console simplesmente desligou sozinho... achei estranho, liguei de novo...
Apareceu o menu, a cor, o som... coloquei um jogo em Blu-ray, começou a carregar o jogo e travou a tela... desligando sozinho logo em seguida.
Liguei de novo e de novo e de novo... e o bixinho sempre desligava pouco tempo depois de ligado... especialmente quando tentava carregar um jogo... Em geral, cerca de 1 minuto.

Como minha rede é 220V, peguei um transformador e tentei ligar no 110V... continuo ligando e o tempo para desligar aumentou para uns 2 minutos.

E basicamente só desligava quando tentava carregar jogo, do Blu-ray ou HD... e no menu parecia ficar mais tempo.

Nisso de ligar e desligar nunca deu YLOD, sempre carregou o menu principal e um pouco do jogo... mas quanto mais o processamento aumenta mais ele tendia a desligar!


PESQUISA DO PROBLEMA: ASSISTENCIA TÉCNICA? Xiiiii...!


Nisso, fui pesquisar que &¨%* de problema era esse que eu tava tendo... e, pela primeira vez, vi a quantidade de problema que o console tem... o tanto de gente que já perdeu o bixinho e foi muito desesperador.

Liguei na SONY e fui informado que não temos assistencia técnica autorizada no Brasil.

Liguei nas assistências indicadas pelos foruns por aí e foi pior... chegaram a me oferecer outro console "a base de troca", por apenas 750 reais! MEU DEUS! Lá no Araba do novo Stand Center o console custa exatamente isso! Liguei em tudo quanto é lugar e fui percebendo que pouca gente sabe mexer no PS3, que técnico por aí especializado em video-game nunca foi atrás dos manauais técnicos do PS3 (que hj são fáceis de achar) e que talvez fosse melhor eu mesmo tentar resolver o problema...


PRIMEIRA TENTATIVA DE SOLUÇÃO: AJUSTES DA FONTE - OCP E PFC

Pesquisando bastante vi que a outra séria de Slim (de 120Gb) tinha "cura" por meio do ajuste de proteções da fonte APS-250. Abri minha fonte, vi que existem ajustes semelhantes e tentei o mesmo procedimento, primeiro fechando mais as proteções (o que fazia o console quase nao ligar) depois abrindo mais... até o limite (cerca de 90 graus).

Mudando as proteções para o mínimo o console ficava ligado pelo dobro do tempo quase... uns 3 minutos! Hheheheh! Pra depois desligar...

Por essa diferença, imaginei que fosse problema na fonte... e fui tentando corrigir isso, mudando a fonte.


SEGUNDA TENTATIVA DE SOLUÇÃO: OUTRA FONTE - FAT

Consegui uma outra fonte (do FAT), adaptei, testei e o problema continuou... na verdade, até piorou, porque desligava em torno de 10 segundos...

Pra conseguir isso usei uma fonte APS-240, que tem o mesmo padrão das slim com cabo de 4 vias e amperagem próxima. Usei ela para fora do console, claro, e fiz um jumper dos conectores da placa para os conectores da fonte. Mas não resolveu o problema...

Mas, como não tinha certeza que a fonte estava boa, não pude concluir se de fato a fonte não era o problema. E fui atrás de outra!


TERCEIRA TENTATIVA DE SOLUÇÃO: OUTRA FONTE - ATX

Pra ter certeza que NÃO era problema de fonte, testei o console com uma fonte ATX de computador e tornei a ligar o bixinho... aí sim! Ficou ligado por uns 12 minutos, joguei um pouquinho, achei que tinha determinado o problema mas o console tornou a desligar... e, enquanto o console continuava "quente", voltava a desligar rápido de novo (1-2 minutos).

Só para esclarecer, como não consegui encontrar um esquema de PINOUT do cabo de quatro vias da fonte do Slim (pra poder ligar tudo só na fonte ATX), usei a fonte do PS3 ligada apenas nos cabos de 4 vias e 2 vias para alimentação externa (deixando a fonte fora do console) e usei a fonte ATX somente na alimentação de 12 volts do console. Sim, as duas fontes estavam funcionando juntas! Sei que isso deve ser meio absurdo mas resolvi tentar e funcionou - por 12 minutos mas funcionou! Hhehehe! E fui procurar mais...


QUARTA TENTATIVA DE SOLUÇÃO: SOLDA FRIA


Chegando aqui no HT Forum, tomei conhecimento dos problemas de solda fria... e fui pesquisar sobre isso e tentar verificar isso na placa da minha fonte. Mas já sem esperança de ser a fonte o problema... já que com a ATX o problema continuou. Mas procurei mesmo assim e não conseguia encontrar nenhum indício de solda fria na minha fonte.

Carreguei a fonte comigo pra cima e pra baixo e fui perguntar a alguns técnicos se eles viam algum indício de solda fria na minha fonte... e nada.


QUINTA TENTATIVA DE SOLUÇÃO: BGA e REFLOW - JESUIS!

Bom... nisso de perguntar um monte e conversar com todo mundo, cheguei em um técnico que me falou que o problema meu era de placa. Questionei sobre as mudanças de "tempo de funcionamento" em razão das trocas e ajustes de fontes diferentes e ele me explicou o seguinte... Cada fonte tem uma amperagem, a amperagem menor faz o processador demorar mais pra esquentar, mas a partir de um certo ponto ele esquenta e entra em "reset", travando o console e desligando tudo. E que sim, meu problema era "de placa".

Aí fui pesquisar sobre BGA, entender outras coisas, ver tutoriais, estudar equipamentos... e decidi que se alguem fosse fazer o reflow (e não o retrabalho ou reballing), ninguém faria com mais capricho que eu. E embarquei nessa!

Explico que não faria o retrabalho ou reballing porque tenho amigos vindo dos EUA e um PS3 novo lá custa o mesmo ou menos que estes serviços por aqui.... sem falar que eu posso vender o meu console todo esquartejado (i.e. em peças separadas no ML) por mais preço que um console novo de fora. Logo, não compensaria...

Vendo videos e tutoriais resolvi fazer o reflow do jeito mais correto, com fluxo de solda liquido no clean, pasta termica boa e uma boa pistola de ar (que comprei domingo na Leroy, em SP, da Blach & Decker por 150 reais, com ajuste de temperatura, acessório, maletinha e tudo)... mesmo que não desse certo, faz tempo que queria um soprador térmico para outros fins.

Hoje de madrugada resolvi efetuar o procedimento e foi muito mais fácil do que imaginava... até fiquei em duvida sobre fazer ou não porque encontrei os processadores com marca de pasta térmica em forma de fractal, que li ser um indício de pasta mal aplicada. E pensei em trocar só a pasta... mas com todo o equipamento lá, na mão, e a preguiça de ter que fazer tudo de novo, resolvi fazer tudo de uma vez.

Demorou menos de 2 horas toda a operação.
E ao ligar o console, usando minha fonte original, com aquele medo de ter estragado tudo, ELE FUNCIONOU!!!!  :o

MAS! :~ (

Depois de uns 40 minutos jogando... tornou a desligar denovo! Hehehehheh! O que não deixa de ser um pequeno sucesso... eu acho! Hehhehe!

Rapidamente abri a carcaça e vi que a fonte estava bem quente... e como temperatura é o que pode estar causando tudo isso, vou refazer o procedimento, e usar o console com a fonte para fora, tentando diminuir a temperatura dentro do gabinete.

E volto a escrever aqui os progressos...

Sugestões e ajudas são bem-vindas!

Um abraço e obrigado a todos que de uma forma ou outra compartilham conhecimento pela NET!

AWAY!
Re: Problemas na fonte e regulagem ? PS3 Slim 160Gb - CECH 2511A - Fonte APS 270 By: fmaldonado Date: 18 Novembro 2011, 20:09
A SOLUÇÃO???

Apesar de nenhum comentário por aqui... venho comunicar a solução final talvez(!), do meu problema e contribuir para o Fórum como um todo.

Bom... seguindo todas as etapas descritas acima, fui verificar por que o console voltou a apresentar o mesmo problema depois de 40 minutos funcionando...

Da primeira vez que tinha feito o reflow, tinha na verdade feito de uma forma bem "light", com um pouco de medo, e não cumpri com todo o tempo indicado para o processo de reflow.

Mas, como tinha tido um certo sucesso (aumentar de 2 para 40 minutos o tempo de funcionamento), achei que era por questão de ter resolvido o aquecimento do chip com a nova pasta termica.. e segui nessa linha.

Troquei mais uma vez a pasta por uma melhor, fiz o mod do cooler para ele girar mais rápido e coloquei a fonte para fora do console...

Desse jeito, resolvi toda a questão de aquecimento e parecia até que o processadores estavam desligados de tão frio que o ar saia do cooler... e mesmo assim, o console só funcionava por 4-8 minutos e voltava a desligar...

Depois de trocar a pasta térmica várias vezes, tentar deixar o dissipador mais preso, mais frouxo, apertar os parafusos até não conseguir mais, usar arruela de pressão, deixar quase solto, enfim, tudo que tinha a ver com o aquecimento dos chips, e o problema persistia... 4-8 minutos e depois tela preta ou travada.... console desligando.

Aí, sem outra solução, decidi fazer o reflow completo e conforme o script.

Método de Reflow:

Esquentei a placa toda, frente e verso, por 4 minutos... usei o fluxo de solda líquido na placa ainda quente (nos 4 lados de cada chip), esquentei a placa toda de novo por mais 10 minutos buscando a temperatura de 120 graus... depois foquei o soprador em cada chip por 3 minutos e meio, usando o ar a 450º, com movimentos circulares e tudo, e depois por um minuto em cada chip de memoria. Depois resfriei a placa gradativamente durante 8 minutos...

Deixei a placa descansar por 2 horas... montei de novo o aparelho, mantendo a fonte para fora e o cooler girando quase no máximo, e tornei a testar o console...

E....

...

SUCESSO!

Já conto com 3 horas e meia de jogo, com uma sessão de 1 hora e meia e outras picadas de meia-hora... tendo usado o console umas 6 vezes... e até agora tudo ótimo!

Em cada tela de loading preta ainda dá um aperto no coração... mas por enquanto sucesso!

Quando chegar a vinte horas (tomara!) volto a postar para garantir a solução da coisa!

Mais uma vez, obrigado a todos que de uma forma ou outra compartilham conhecimento pela NET!

Um abraço e AWAY!
Re: Problemas na fonte e regulagem ? PS3 Slim 160Gb - CECH 2511A - Fonte APS 270 By: cagames Date: 29 Ago 2012, 10:26
cara parabens to com um ps3 com um problema parecido com o seu mas vou fazer o mesmo procedimento.
Páginas: 1