Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 1
TV Panasonic TC-29FX30L Efeito almofada By: rangelfs Date: 01 Out 2011, 12:15
Aparelho: TV
Marca:    Panasonic
Fabricante:    
Modelo:   TC-29FX30L
Defeito:   Efeito almofada

Essa tv chegou com o D556 em curto, troquei ela funcionou porém com efeito almofada )(. No modo de serviço não ajusta. Seguindo o sinal EW que sai do pino 83 do Micronas, encontrei o fet Q701 aberto, e a bobina L705 um pouco alterada, troquei os dois mas não resolveu. Conferi todos os capac do horizontal, eeprom, toda a linha EW desde o pino 83 até o fet e está td ok. Só me falta trocar o Micronas(que estou achando que não é a causa, pois o sinal EW está variando no pino 83 à medida que eu o ajusto no modo de serviço) e a defletora, mas como não tenho nenhum dos dois e ambos são difíceis de conseguir, peço a ajuda de vc's antes de sair à procura dessas encrencas, rsrsrs.

Obs.: Se alguem quiser acompanhar o esquema, tem que ser o esquema da TC-29FX32L, pois o esquema da 30L não tem o circuito de controle EW.


Agradeço a quem puder ajudar.
Rangel

Re: TV Panasonic TC-29FX30L Efeito almofada By: paulo52 Date: 01 Out 2011, 12:48
Rangel  ,  confere  C 568  e  c561.
Re: TV Panasonic TC-29FX30L Efeito almofada By: Rangel Date: 01 Out 2011, 17:30
Paulo, C568 e C561 estão ok tb. Esqueci de mencionar antes, já troquei tb o diodo D557, como manda uma circular da Panasonic.
Re: TV Panasonic TC-29FX30L Efeito almofada By: sitri Date: 02 Out 2011, 10:52
à base do mosfet acho que deve-lhe chegar uma tension de 3 a 6V+ para o ajuste cojin ou largo.. verifica isto....
Re: TV Panasonic TC-29FX30L Efeito almofada By: Rangel Date: 03 Out 2011, 09:17
Sitri, no gate do mosfet tem sim tensão, ela varia entre 6,2V e 8V nos valores mínimo e máximo do ajuste no modo de serviço. Monitorando o gate com o osciloscópio, a forma de onda tb varia de acordo com o ajuste no modo de serviço, o pulso fica mais largo ou mais estreito, porém na tela nada se altera.
Re: TV Panasonic TC-29FX30L Efeito almofada By: sitri Date: 03 Out 2011, 09:51
honestamente não se com quanto voltaje na gate trabalha este marca, em duas marcas diferentes encontrei que trabalham desde os 3.6 V para acima,----
agora efetivamente cojin , encontrei que se deve a mosfet-transistor- alterado, resistências alteradas, ou abertas, pista aberta na seccion E/Ou,----dizes que se há variacion quando regulas, mas não obedece na tela, possa que tenha algo alterado na seccion E/Ou..... sorte..
Re: TV Panasonic TC-29FX30L Efeito almofada By: Rangel Date: 04 Out 2011, 15:22
Sobe
Re: TV Panasonic TC-29FX30L Efeito almofada By: Rangel Date: 05 Out 2011, 09:06
Última tentativa, rsrsrs
Re: TV Panasonic TC-29FX30L Efeito almofada By: marcosbr Date: 05 Out 2011, 15:27
 Eu não "guardo" bem os chassis por modelo.
Ontem consertei uma... Era o FET, e um resistor de 10R/2W.
Fica em pé ao lado do flyback.
Seu chassi é este?
Re: TV Panasonic TC-29FX30L Efeito almofada By: Rangel Date: 05 Out 2011, 15:30
Marcos meu FET aqui é smd.
Re: TV Panasonic TC-29FX30L Efeito almofada By: marcosbr Date: 05 Out 2011, 16:04
 Baixei o esquema. Mas o principio permanece.
Se tem variação no gate... Resta ver a polarização do FET. E se existe a "continuação"
Estas bobinas são criticas. Você diz que trocou!
Se a Saída estiver funcionando... Qualquer curto numa delas, afetará a tela.
Re: TV Panasonic TC-29FX30L Efeito almofada By: Rangel Date: 05 Out 2011, 17:00
Marcos, tive que parar com ela pra ver umas outras encrencas aqui, rsrsrs, então não me lembro bem à quantas anda o dreno do fet, só me lembro que o gate variava e o dreno não. Quanto à L705, eu não tenho ela original então troquei por uma de 12mH de um chassis Philco, o mesmo se aplica ao fet, eu não tenho o orignal(K2099), mas baixei o datasheet dele e coloquei outro com as características de chaveamento bem próximas às do orignal, além de tensão e corrente iguais ou maiores.
Re: TV Panasonic TC-29FX30L Efeito almofada By: marcosbr Date: 05 Out 2011, 20:51
 Pode estar aí seu problema.
Se curto-circuitar a bobina, e a tela mudar... (espete a antiga, em paralelo por baixo)
O restante a frente esta descartado.
Re: TV Panasonic TC-29FX30L Efeito almofada By: trudes Date: 05 Out 2011, 21:40
Também concordo com o indutor.
Normalmente eu refaço o próprio. Há vários na sucata com a mesma bitola de fio. É só contar as espiras e não inverter.
Quanto ao FET, se puder coloque um outro de qualquer chassi 29, 34" usado em pincushion.


Re: TV Panasonic TC-29FX30L Efeito almofada By: Rangel Date: 06 Out 2011, 08:40
Hj depois do almoço volto a trabalhar nela, vou dar uma analisada com mais calma nas sugestões do Marcos e do Trudes e posto aqui mais detalhes ou quem sabe a solução(tomara!!!) rsrsrs
Re: TV Panasonic TC-29FX30L Efeito almofada By: sitri Date: 06 Out 2011, 09:44
não se se este chasis traz um mosfet ou um transistor para regular em largo na Secc E/Ou, eu tenho um chasis generico que esquentava o mosfet sem sequer ter trabalhado a secc. horizontal----nem sequer um minuto e era um inductor ou bobina que esta pelo flay a mude,e já não esquenta e agora estou buscando por que não regula o largo----revisa as bobinas pelo horizontal como te disse dantes..
Re: TV Panasonic TC-29FX30L Efeito almofada By: Rangel Date: 07 Out 2011, 11:36
Pessoal voltei a trabalhar nessa bomba, e não encontrei nada de errado. Estou desconfiado que os componentes que eu coloquei não estão conferindo, por mais que suas características sejam parecidas, então vou ver com um amigo meu que é autorizado Panasonic se ele tem ou consegue encomendar pra mim o Q701, L705 e D556 originais.
Re: TV Panasonic TC-29FX30L Efeito almofada By: Rangel Date: 07 Out 2011, 16:54
Resolvido o problema!! Era a bobina L705, eu vacilei aqui, como disse antes a original estava alterada, e eu tinha trocado, porém numa falta de atenção coloquei uma de 12uH e a original é de 12mH, só agora fui perceber esse vacilo. Então usei uma de 6,8mH que eu tinha aqui e aí funcionou certinho!! Agradeço à todos pela força e boa vontade!!
Re: TV Panasonic TC-29FX30L Efeito almofada By: trudes Date: 07 Out 2011, 18:30
OK amigo, mas só uma ressalva. O certo seria colocar o indutor de 12mH.
Caso resolvido!
Re: TV Panasonic TC-29FX30L Efeito almofada By: Rangel Date: 08 Out 2011, 08:42
Vc está corretíssimo Trudes, o certo é sempre manter o aparelho original, mas o problema é a pressa do cliente, ele não vai querer aguardar a original que encomendei com meu amigo da autorizada Panasonic, então fui obrigado a deixar de 6,8mH.
Páginas: 1