Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
Video Cassete Semp VC-X470 Enrrugamento/ondulação na parte inferior +/-1,5mm na borda inferior. By: matrix57 Date: 01 Out 2011, 09:58
Aparelho: Video Cassete
Marca:    Semp
Fabricante:    
Modelo:   VC-X470
Defeito:   Enrrugamento/ondulação na parte inferior +/-1,5mm na borda inferior.

Bom dia caríssimos colegas!
Estou com este video cassete Semp-Toshiba, modelo VC-X470, apresentado problemas de ajuste mecânico, como, enrrugamento/ondulação de +/- 1,5mm na borda inferiro da fita, imagem instavel rolando na vertical.
Qual possivel defeito? (Ajuste mecânico)
1- Guide Roller ("S") - Rolo guia "S"
2- Guide Roller ("T") - Rolo guia "T"
3- Tilt Screw - Parafuso inclinação
4 - Height Screw - Parafuso da altura.
Alguem tem procedimento Step by Step para este ajuste, ou mesmo conste do procedimento de ajuste no Manual de Serviço Semp-Toshiba?
A quem puder ajudar, desde já fico muito grato.
Saudações,
Matrix57.


Agradeço a quem puder ajudar.
Valdir.

Re: Video Cassete Semp VC-X470 Enrrugamento/ondulação na parte inferior +/-1,5mm na borda inferior. By: paulo52 Date: 01 Out 2011, 10:15
Valdir  ,tente  ajustar  este  intem


2- Guide Roller ("T") - Rolo guia "T"  e  o  do  lado  direito  do  cilindro
Re: Video Cassete Semp VC-X470 Enrrugamento/ondulação na parte inferior +/-1,5mm na borda inferior. By: matrix57 Date: 01 Out 2011, 11:03
Ola, bom dia Paulo!
Já fiz estes ajustes no S e no T, mas acho que não fiz de forma correta, então vou repetir, pois não surtiu o resultado desejado, também me falta o manual de serviço que instrui a forma correta, mas vou tentar novamente, retorno mais tarde.
Saudações,
Matrix57.
Re: Video Cassete Semp VC-X470 Enrrugamento/ondulação na parte inferior +/-1,5mm na borda inferior. By: UNIDASEX Date: 01 Out 2011, 11:32
Amigo:


Ajustes finos vc. pode até fazer no olhômetro, mas se muita coisa já foi mexida nos ajustes mecânicos, a coisa se complica.
Ainda usando o olhômetro, tente fazer com que a fita circule pelo sistema mecânico de leitura sem trepidações. Se o ajuste atual não estiver muito longe do ideal, a fita circulará sem aparentes problemas, e aí vc. fará o ajuste fino.
Vc. precisa verificar o ajuste do trimpot do chaveamento das cabeças e se o conjunto DRUM/cabeçote não estão abrasivos, gerando frenagem na fita!


Boa sorte!!






Ricardo
Re: Video Cassete Semp VC-X470 Enrrugamento/ondulação na parte inferior +/-1,5mm na borda inferior. By: xexel2007 Date: 01 Out 2011, 14:28
Boa tarde , Matrix faz muito tempo que eu não pego video cassete, mas mesmo assim me lembro de muitos def. mastigação na parte inferior  é ajuste do poste de entrada ao lado do freio, e tambem o ajuste de freio faz isso, por ultimo é inclinação da cabeça CTL. se tiver com ajute do fabricante melhor não mexer. Boa sorte.
Re: Video Cassete Semp VC-X470 Enrrugamento/ondulação na parte inferior +/-1,5mm na borda inferior. By: trudes Date: 01 Out 2011, 14:33
Faça um polimento nos postes inclinados, cabeça e drum. Limpe o restante com álcool isopropílico. Pegue uma fita que esteja bem livre e verifique a tensão do freio, e se precisar de um reajuste. Se a fita estiver bem livre, o freio bem ajustado e continuar o problema, verifique o ajuste de inclinação do conjunto de cabeças de áudio,CTL e apagamento total. Terá que ter uma boa fita para ajustar o azimuth de áudio e CTL fazendo com que sua inclinação não interfira para causar o problema. Mas só mexa aí em último caso.
Normalmente um bom polimento e ajuste de freio resolve.
Re: Video Cassete Semp VC-X470 Enrrugamento/ondulação na parte inferior +/-1,5mm na borda inferior. By: matrix57 Date: 01 Out 2011, 22:54
Ola a todos!
Bem, foi judiado o ajuste, cheguei num ponto de ajuste, onde a borda inferior da fita e a borda superior ficaram perfeitas, porem fica um chuvisco na parte superior da tela, tavez seja cabeça, não tenho certeza, isto feito com uma fita normal de gravação original, então coloco outra fita e percebo que existe variação na qualidade da imagem, as vezes ainda uma pequena ondulação, ou seja, o ajuste não fica estavel de uma fita para a outra.
Meu procedimento: Primeiramente, inicio o ajuste no Rolo guia "S", virificando que a inclinação do poste elimine qualquer ondulação ou flutuação no apoio ao cilindro no limite da aresta do cilindro ou pouco acima, em seguida faço o ajuste no cilindro guia "T", ate perceber a eliminação total de enrrugamento ou flutuação pela inclinação do poste também pouco acima da aresta do cilindro, e que a fita fique +/- 1 mm acima da aresta do haste "guide Shaft", então verifico se ha nececidade de ajuste da cabeça de audio + contador. Com dissse, a dificuldade é que esta havenda variações de fita para fita, preciso estabelecer uma fita padrão, pois estou sem auxilio de parametros do manual de serviço deste VCR. Qual a altura em mm da base de apoio do rolo guia "S e T" ao topo do rolo??? Minha referência é 26,5mm
Saudações,
Matrix57.
Nota: primeiramente ao iniciar, limpeza, lubrificação e polimeto das cabeças, postes é de praxe, freio ok e a fita esta bem livre, isto indica que o freio esta ajustado de forma correta, sem necessidade de reajustes, acredito.
Re: Video Cassete Semp VC-X470 Enrrugamento/ondulação na parte inferior +/-1,5mm na borda inferior. By: UNIDASEX Date: 02 Out 2011, 08:30
Amigo:


Este chivisco na parte superior talvez possa ser corrigido por um pequeno ajuste no trimpot de chaveamento das cabeças!


Ricardo
Re: Video Cassete Semp VC-X470 Enrrugamento/ondulação na parte inferior +/-1,5mm na borda inferior. By: matrix57 Date: 02 Out 2011, 10:35
Ola, caro Unidasex!
Como citei, não tenho o manual de serviço nem o esquemario, você saberia me informar a posição deste trimpot de chaveamento das cabeças?
Saudações,
Matrix57.
Re: Video Cassete Semp VC-X470 Enrrugamento/ondulação na parte inferior +/-1,5mm na borda inferior. By: UNIDASEX Date: 02 Out 2011, 11:39
Amigo:


Amanhã, quando estiver na loja, te informo.


Bom Domingo!


Ricardo
Re: Video Cassete Semp VC-X470 Enrrugamento/ondulação na parte inferior +/-1,5mm na borda inferior. By: paulobap Date: 02 Out 2011, 15:37
É muito comum também o proprio  rolo pressor  , devido a sua idade causar isto, nos PVC 5000/5400/5500 da philco e outros inclusive sanyo e semp esse defeito é causodo  pelo rolo mesmo, não se consegue fazer 1 ajuste correto pois o rolo se comporta de forma diferente de acordo c/ a pressão da fita q é exercida sobre ele, detalhe, nos philco, pois o rolo éra muito caro, sendo inviavel o conserto, faziamos a limpeza do rolo c/ 1 lixa finissíma ou esmeril também muito fino.  mas já se vão uns 10 anos q não chego nem perto desse serviço.
Re: Video Cassete Semp VC-X470 Enrrugamento/ondulação na parte inferior +/-1,5mm na borda inferior. By: UNIDASEX Date: 03 Out 2011, 17:27
Amigo:


Não consegui nenhum material sobre este VCR.
Se não estou enganado, este modelo só tem uns dois trimpots. O que controla o chaveamento das cabeças geralmente é identificado com HSw.
Verifique e retorne.


Ricardo
Re: Video Cassete Semp VC-X470 Enrrugamento/ondulação na parte inferior +/-1,5mm na borda inferior. By: matrix57 Date: 03 Out 2011, 22:43
Ola, caríssimos Paulobap e Ricardo!
Resumindo, de tudo que foi dito até aqui, concluo que, será impressendivel eu fazer a "retifica do rolo pressor", pois concordo que ele não esta com bom aspecto, e isso pode estar causando as variações que citei, depois retorno  ao ajuste dos rolos de altura da fita, ok.
Devo dizer que será muito importante eu obter o Manual de Serviço, pois, de posse deste, isso também ira garantir que vou fazer o ajuste conforme recomendação técnica do fabricante, pois é sabido que alguns milhares destes VCR´s foram produzidos e dentro de uma processo em grande escala o fabricante deve garantir metodos de processos com alto grau de "repetibilidade", de "set-points; trimpots; ajustes e alinhamentos mecânicos", sei exatamento como isto funciona pois tenhos mais de 27 anos de manutenção eletrônica/Mecatrônica em ambientes indústrias dos mais variados segmentos.
Saudações,
Matrix57.

Re: Video Cassete Semp VC-X470 Enrrugamento/ondulação na parte inferior +/-1,5mm na borda inferior. By: UNIDASEX Date: 04 Out 2011, 09:16
Boa sorte, amigo!


Ricardo
Re: Video Cassete Semp VC-X470 Enrrugamento/ondulação na parte inferior +/-1,5mm na borda inferior. By: marcosbr Date: 04 Out 2011, 10:04
 Os mecanismos Toshiba, são muito parecidos.
Aqui tem tudo sobre "alinhamento"
http://www.4shared.com/get/ekjD0QyR/vcr_Toshiba_VC-X791.html
Páginas: 1