Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 1
TV Sharp 14r12 TRANCANDO TECLADO E CR By: BACAMARTE Date: 30 Set 2011, 15:31
Aparelho: TV
Marca:    Sharp
Fabricante:    
Modelo:   14r12
Defeito:   TRANCANDO TECLADO E CR

Srs, boa tarde.
Recebi TV inoperante.
Analisando encontrei falha na fonte, CI701 com falha.
Após troca ligou normal, fonte com tensão correta, trocando canais, obedecendo controles, imagem boa, Porém após alguns minutos ligada, congela no canal em que esta e não aceita mais Teclado nem CR. Observei que quando isto acontece, o micro esta muito quente.
O micro que esta instalado na TV é o SDBTV000199-5. O problema é que não consegui no comercio local, me informaram que é obsoleto. Já tentei encontrar alguma TV desativada, mas não fui feliz.
Alguém saberia me informar se existe micro alternativo para esta TV?
Grato desde já


Agradeço a quem puder ajudar.
walter jansen

Re: TV Sharp 14r12 TRANCANDO TECLADO E CR By: UNIDASEX Date: 30 Set 2011, 15:45
Amigo:


Este micro, só em sucata!
Mas, esclareça uma coisa por favor: o problema agora está permanente, ou só depois de algum tempo ligada é que trava?
Se acontecer só após algum tempo, existe a chance de algum componente ligado ao micro estar causando o problema, e aí, só medindo as tensões antes e depois que o defeito se manifesta!


Ricardo
Re: TV Sharp 14r12 TRANCANDO TECLADO E CR By: adelio Date: 30 Set 2011, 16:13
amigo ver se um desses dois da se dé eu envio pra voce final 360-8 e 193-1
Re: TV Sharp 14r12 TRANCANDO TECLADO E CR By: marcosbr Date: 30 Set 2011, 21:01
 Faça o que disse o Ricardo, e provavelmente encontrará o "cerâmico"
Guarde a tabela.
Re: TV Sharp 14r12 TRANCANDO TECLADO E CR By: WALTER JANSEN Date: 02 Out 2011, 07:11
Pessoal, bom dia.
Obrigado a todos. Ao Ricardo pela dica, ao Adelio pela oferta e ao Marcos pela tabela.
Respondendo ao Ricardo. Não, o defeito não esta permanente, se ligo o TV e não clico tecla nenhuma, fica ligada bastante tempo sem aquecer nada, porém se aciono teclado ou CR, procurando outro canal, a falha se manifesta. Vou verificar os cerâmicos envolvidos e retorno.
Abraço.

Re: TV Sharp 14r12 TRANCANDO TECLADO E CR By: WALTER JANSEN Date: 06 Out 2011, 08:19
Srs, bom dia.
O Ricardo estava certo, troquei todos os cerâmicos ao redor do micro, sem medir (são baratos). Bom o defeito não se manifesta mais, posso acionar tanto o teclado quanto o CR que não congela mais e também não aquece mais nada, imagem e som normais. Só ficou um problema que me deixou intrigado.
É o segundo televisor deste modelo que  após eu executar o reparo, apresenta este sintoma. Se coloco o cordão de alimentação na tomada e ligo o televisor ele parte com um timer de 90 minutos acionado. Após uma hora e trinta minutos desliga. Se aciono o power on novamente ou, se eu coloco timer em off pelo CR ela não desliga mais, pode ficar ligada um dia inteiro.
O primeiro TV é de um amigo  de longa data, que optou em levar a TV assim mesmo, alegando que isto não o incomodaria. Esta na cozinha da casa dele já por mais de dois meses, funcionando desta forma.
Já neste aparelho eu gostaria de eliminar o defeito. Penso que deve existir uma forma de resetar este micro só que não sei como. Por via das dúvidas em coloquei uma memoria nova, mas como imaginava não adiantou.
Se alguém já se deparou com algo assim ou conhece bem este chassi e quiser compartilhar, fico grato
Abraço a todos
Re: TV Sharp 14r12 TRANCANDO TECLADO E CR By: UNIDASEX Date: 06 Out 2011, 09:29
Amigo:


Vc. precisa abrir um novo tópico para o novo aparelho apresentado.


Ficou a dúvida o primeiro aparelho( origem dos posts) ficou todo ok??


Ricardo
Re: TV Sharp 14r12 TRANCANDO TECLADO E CR By: marcosbr Date: 06 Out 2011, 20:00
 Retire este micro, lave com "benzina" troque as chaves.
Lave toda a areá em que efetuou as trocas. (impresso)
Seque com soprador ou secador.
Re: TV Sharp 14r12 TRANCANDO TECLADO E CR By: WALTER JANSEN Date: 12 Out 2011, 07:21
Srs, bom dia
Desculpem demora em contatar, Estive brigando com um virus no computador.
Em primeiro lugar quanto a pergunta do Ricardo, ainda estou no mesmo televisor. Só fiz uma referencia a um reparo antigo que apresentava o mesmo sintoma e que na época não consegui solucionar.
Em segundo lugar quanto a dica do Marcos, executei o sugerido. Troquei todas as teclas , retirei o micro, Lavei tudo com benzina (tomando os devidos cuidados, uma vez que a benzina é altamente cancerígena e entra facilmente em combustão). Defeito permanece, parece uma rotina gravada na memória interna do micro e que é ativada toda vez que se faz "power on"  ???
Na tabela que o Marcos me enviou, um dos micros alternativos tem um datasheet parcial na internet. Estou lendo para tentar entender melhor este micro.
Fico grato pela atenção dedicada até aqui.
Segue o baile.
Re: TV Sharp 14r12 TRANCANDO TECLADO E CR By: UNIDASEX Date: 13 Out 2011, 11:30
Amigo:


Pelo sintoma, pode ser o micro, mas eu tentaria primeiro trocar a memória( é mais barato, e pode estar causando este "tilt".


Ricardo)
Re: TV Sharp 14r12 TRANCANDO TECLADO E CR By: WALTER JANSEN Date: 14 Out 2011, 13:42
Alo pessoal
Ricardo, tivemos a mesma ideia. Ontem pela manhã foi a primeira tarefa que realizei, trocar memória. Não mudou nada.
Continuo a estudar datasheet do micro.
Re: TV Sharp 14r12 TRANCANDO TECLADO E CR By: eletrnicashow Date: 14 Out 2011, 16:51
Posso afirmar a vc que o defeito do timer não é o micro já peguei tvs assim,não me recordo oq fiz mas de uma olhada no circuito de reset do micro e linhas Vsinc,Hsinc
Re: TV Sharp 14r12 TRANCANDO TECLADO E CR By: WALTER JANSEN Date: 14 Out 2011, 17:07
Ola, boa tarde
Valeu a dica, vou fazer uma pesquisa na area citada e volto com resultado.
abraço
Re: TV Sharp 14r12 TRANCANDO TECLADO E CR By: WALTER JANSEN Date: 29 Junho 2012, 11:06
Srs, bom dia.
Primeiro quero pedir desculpas por não atualizar o tópico no momento correto, foi uma indelicadeza da minha parte. Espero não que ela não se repita.
Valeu a dica de Eletronicashow. Troquei o capacitor de reset e defeito desapareceu.
Meus agradecimentos também ao Marcos e ao Ricardo por enriquecerem meus conhecimentos
Páginas: 1