Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
APARELHO DE SOM LG LM - U1560A SOM BAIXO By: highlander Date: 26 Set 2011, 12:22
Aparelho: APARELHO DE SOM
Marca:    LG
Fabricante:    MINI SISTEM
Modelo:   LM - U1560A
Defeito:   SOM BAIXO

Bom-dia colegas , ao atender um chamado de um cliente em sua residencia ele me sez queixa que o mesmo ñ estava saindo o audio  ao verificar as ligações , havia uma das caixas desligada refiza a ligação e o aparelho voltou com o audio , a segunda queixa do cliente era que ñ estava lendo o CD,  então depois de alguns dias peguei para verificar o problema da leitura , que foi sanado , mas ao liga-lo veio com o som baixo , fiz a leitura das tensões e ñ encontrei os 35v necessário  a alimentação da eta pa de audio . Fiz a substituição do STR X6759 e nada , o capacitor C903 de 10x50e tb ñ obtive exito só me restava o D-941 que tb provoca este defeito , pois é quem retifica as treis tensões , só que este diodo eu ñ consigo achar aqui em Salvador ele é de , segundo o esquema  200volts por 10amperes , será que algum colega teria mais alguma dica ou então como eu  posso substituir este diodo , a referencia dele é SFAF2004G, se alguém souber de um substituto , pois fiz várias pesquisas e ñ achei , pelo menos aqui em Salvador.

Agradeço a quem puder ajudar.
Carlos Alberto

Re: APARELHO DE SOM LG LM - U1560A SOM BAIXO By: Protek Date: 26 Set 2011, 15:30
Amigo este defeito acontece por queda da tensão de feedback no pino 6 do ic 901 de 1,5v caindo esta tensão para 0,6v , geralmente o zener zd-905 com fuga provoca este defeito.
Re: APARELHO DE SOM LG LM - U1560A SOM BAIXO By: highlander Date: 26 Set 2011, 17:58
Olá , amigo Elder , muito obrigado por tão prontamente me responder , como eu ñ tinha um Zener de 9,5 que é pelo menos o que consta no esquema que tenho , o amigo pode me corrigir , coloquei um de 6,5 e ñ obtive exito. Será que isto influencia?.
Re: APARELHO DE SOM LG LM - U1560A SOM BAIXO By: Protek Date: 26 Set 2011, 18:01
ola amigo teria que ser o zener de 9v1 mesmo se não vai funcionar.
Re: APARELHO DE SOM LG LM - U1560A SOM BAIXO By: highlander Date: 26 Set 2011, 21:22
OK! , amigo vou providenciar e logo em seguida posto  a resposta.
Re: APARELHO DE SOM LG LM - U1560A SOM BAIXO By: highlander Date: 27 Set 2011, 15:35
Boa-tarde , Elder e demais  colegas , coloquei o zener de 9v1 , e continua com o som baixo , será que terei mesmo que providenciar o "tal" diodo D941 SFAF 2004G. Se o colega ñ se importar em me dá mais uma orientação, vou vendo o que posso fazer por aqui.
Re: APARELHO DE SOM LG LM - U1560A SOM BAIXO By: Protek Date: 27 Set 2011, 15:52
então o importante ai é que a tensão do pino 6 do ic901 fica com 1,5v então veja os componentes proximos c-910,d903,r919,d904, o D-901 tamben tem dado muito defeito.
Re: APARELHO DE SOM LG LM - U1560A SOM BAIXO By: highlander Date: 29 Set 2011, 12:47
Boa-tarde ,Elder rpz , fiz a colocação do devido diodo , bem como verifiquei todos esses componentes Elder que vc falou , inclusive duvidando do STR  novo, fiz a compra de outro , pois no anterior os pinos ñ batiam , coloquei o novo de acordo com o original e nada. Cada vez fico mais preocupado pois imagino , se por ventura meus colegas for o D941.
Re: APARELHO DE SOM LG LM - U1560A SOM BAIXO By: Canmeira Date: 30 Set 2011, 09:47
Esse diodo tem condições de teste comum.

Se não tiver fuga na escala alta não precisa de ser substituído.
Re: APARELHO DE SOM LG LM - U1560A SOM BAIXO By: highlander Date: 30 Set 2011, 10:33
Bom-dia , Carlosmeira  , muito obrigado por sua atenção tb , mas aproveitando sepossível gostaria que vc ou os demais colegas me tirasse uma dúvida. É o seguinte o esquema que tenho deste aparelho ñ me dá as tensões do STR  , será que o amigo teria como passar esses valores de acordo com a pinagem dele , pois eu só estou encontrando no pino 1 + ou - 167v, e nos outros nada, queria tb passar para vc e os colegas uma dica me passada ontem ; Ligar um resistor de 22k do positivo do C909 ao positivo do Zd 905 , mas como tou passando pra vcs eu ñ tenho tensão neste capacitor eu fico em dúvida , por isso eu gostaria de ter em mãos os valores destas tensões. 
Re: APARELHO DE SOM LG LM - U1560A SOM BAIXO By: Canmeira Date: 30 Set 2011, 15:06
Eu não conheço e nem recomendo.

Certifique-se que o CI amplificador não esteja em curto e matando a tensão dos 33V.

Teste também foto acoplador e diodos zener .
Re: APARELHO DE SOM LG LM - U1560A SOM BAIXO By: highlander Date: 30 Set 2011, 15:36
Olá Carlos , qd vc fala do Ci amplificador vc está se referindo ao STR A6552 ?, que está ligado a um zener de 33v saindo do pino 4 via Zd 906 de 9v1, é esse , se for vou verificar , pois inclusive comprei-o tb , ou se for o de aúdio propriamente dito , quero lhe dizer que o P9701 fica desconectado   qd faço a medição das tensões para ver se chegou os 35v , se eu estiver errado o amigo pode me corrigir.
Re: APARELHO DE SOM LG LM - U1560A SOM BAIXO By: Protek Date: 30 Set 2011, 15:47
Amigo veja bem o que eu te disse se tensão do pino 6 d0 ic901 tiver mais ou menos 1,5v o defeito não é mais ai, passe qual a tensão tem neste pino. quanto ao diodo d-941 é um diodo retificador de 200v/20A se fosse ele no caso aqueceria ou até queimaria se não desce certo o que vc colocou mas não vai interferir na tensão.
Re: APARELHO DE SOM LG LM - U1560A SOM BAIXO By: Canmeira Date: 30 Set 2011, 15:57
CI amplificador é o de áudio.

Atente para a dica do Elder, e por já ter consertado um aparelho desses em que não tinha a tensão porque as placas não estavam conectadas recomendo verificar, montar e ligar.

Já aconteceu comigo...
Re: APARELHO DE SOM LG LM - U1560A SOM BAIXO By: highlander Date: 30 Set 2011, 16:54
Amigos, Elder A M e Carlos Meira que por sinal tenho o mesmo nome Carlos , mas respondendo primeiro a Elder fiquei atento para a tensão que vc me passou antes no pino 6 , fiz a verificação e constatei que no mesmo ñ tem os 1,5 v , daí eu ter substituido por outro STR desconfiando do primeiro que veio do Fabricante com as pinagens diferentes , segundo o vendedor, ou seja,  se quer tinha os 0,6v , acabei de realizar uma nova medição e o resulta do é 167v no pino 1 e nada  nos demais , respondendo a Carlos ,  antes eu estava medindo  as tensões somente na placa da fonte , ñ obtive exito, então montei as placas , apenas ficando de fora o CD . Fico muito grato a vcs dois e aos demais colegas por esta assistencia , se ñ fosse por isso já teria jogado a toalha , pois com  a despesa que estou tendo( até agora ñ tomei dinheiro na mão do cliente, pois se trata de pessoas que confiam a mim seus aparelhos há muito tempo ) já ñ se trata de lucro mais sim descobrir o defeito , isto sim ñ tem preço , o "conhecimento",  se é que vcs me entendem. A próposito fiz medidas com o aparelho ligado , o som continua saindo baixo. 
Re: APARELHO DE SOM LG LM - U1560A SOM BAIXO By: highlander Date: 03 Out 2011, 08:40
Bom-dia colegas .espero que o fim de semana tenha sido de muita paz para vcs e toda sua familia , ao Elder e Carlos quero pedir desculpas pela minha confusão , trocando o STR com ci de audio, é de tanto ficar em cima desse aparelho que deu um "curto"em mim , mas brincadeira a parte , quero vou passar pra cs o que eu continuei fazendo neste aparelho , mudei os foto-acopladores , medi todos os resistores e capacitores e até o STR 6252 , fiz tb a sua substituição , ah! e os diodos Zener's , e ñ obtive exito , espero começar esta semana com mais alguma luz dada por vcs o os outros colegas.
Re: APARELHO DE SOM LG LM - U1560A SOM BAIXO By: highlander Date: 10 Out 2011, 20:11
Colegas depois de exaustivas verificações neste aparelho , a saber toda a fonte onde teria que aparecer alguma coisa no que diz respeito as tensões de 35volts que vai para o aúdio , o único componente que me levou e fiquei em dúvida foi o D941 , conforme algumas dicas dadas neste Forum tb apontavam para ele , o mesmo ñ consegui acha-lo aqui em Salvador , mas o cliente se achou no direito de procurar pessoalmente , talvez quem sabe duvidando do meu empenho em localizar esta peça , e foi a luta. Resultado, ñ conseguiu e resolveu levar o aparelho de volta , no que atendi prontamente , evidentemente mostrando a ele o aparelho funcionando como veio  para as minhas mãos , e isso eu faço questão de mostra-lo assim , com isto quero encerrar este Tópico de certa forma diria decepcionado,  pois como passei  para os colegas que tão prontamente me deram sua atenção já não se tratava de lucro financeiro , mais sim de conhecimento , e isto ñao tem preço , nais uma vez de coração; OBRIGADO.
Re: APARELHO DE SOM LG LM - U1560A SOM BAIXO By: surface Date: 10 Out 2011, 21:40
 :) highlanderse estever com o som ainda ,veja este topico talveis te ajude eu tambem apanhei neste som ,graças a um amigo desta comunidade eu consegui resolver este problema que é bem parecido com o seu ,tente mais uma vez .
tem uma circular resferente a este defeito leia

http://www.4shared.com/get/QernbnUo/LM-U10_1560A_COM_SOM_BAIXO0.html
segue o link
http://www.tectonny.com/forum/defeito-resolvido/som-lg-mcd122-sem-audio/



:)
Re: APARELHO DE SOM LG LM - U1560A SOM BAIXO By: highlander Date: 11 Out 2011, 11:26
Bom-dia meu amigo Surface , infelizmente ñ é possível atende-lo para que eu execute mais esse procedimento , é que o cliente como passei levou o aparelho , mas eu quero lhe dizer que fico feliz vendo neste Forum pessoas como vc que ñ jogam a "toalha" antes do último minuto do ultimo 'roud" , agradeço de coração mesmo, mas em consideração a aten~çao eu vou lhe dizer só mais uma coisa eu fiz a mudança tb do Zd 905 conforme o Boletim Técnico que vc me passou no 4Shared , só me faltou fazer o procedimento da mudança nos  parâmetros da Eeprom , e gostaria de lhes perguntar sómente isso se esse procedimento serviria para o LM -U1560A , visto que o Link se refere ao MC 122 , e aí já fico preparado para o próximo antes de qualquer substituição de componentes.Abraço amigo
Re: APARELHO DE SOM LG LM - U1560A SOM BAIXO By: surface Date: 11 Out 2011, 23:58
Sim Amigo ,tudo bem se o cliente pode se esperar vce poderia fazer um reset neste som amis tudo bem fica aki registrado para um uma consulta futura pra todos nois, um abraço amigo  :)
Páginas: 1