Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
tv lg modelo 29fx5a-la By: coquinho Date: 22 Set 2011, 01:18
Nome: coquinho
Email: joobatistaconceioleandro@yahoo.com.br
Nível de conhecimento em eletrônica: Baixo

Mensagem:
Boa noite a todos do forum, agradeço desde já aqueles que quezerem me ajudar,estou com um televisor da lg modelo 29fx5a-la a principio quando eu a peguei ela estava com o seguinte problema,vertical meio fechado em cima e em baixo,ao abri-la constatei o resistor r-405com solda fria soldei novamente e liguei ela funcionou normalmente.
Após uma semana esta apresentava o seguinte sintoma:ruido extremamente alto no alto falante e em seguida desligava.quando abri novamente constatei este mesmo resistor aquecendo muito,muito mesmo.Por favor me ajudem.Abraços.


---
Como conheceu o nosso site?
Conheci o Tectonny pelo Google
Re: tv lg modelo 29fx5a-la By: csouza Date: 22 Set 2011, 20:34
Amigo,voce tem que especificar:É o resistor 405 ou o fusistor 405?O resistor 405 nada tem haver com o vertical.
Re: tv lg modelo 29fx5a-la By: coquinho Date: 26 Set 2011, 01:53
Olá csousa,tudo bem?primeiramente muito prazer,e obrigado.É o resistor405 mesmo,assim que eu ligo o televisor na tomada e pressiono  a tecla power o led standy by da uma piscada e apaga e  em poucos segundos este resistor começa a fumaçar. seguindo a trilha dele ela sai do shopper onde marca 35v e segue até o driver,eu ja testei tudo que segue nessa trilha e no meu ponto de vista todos os componentes estão ok. inclusive o saida horizontal. Só me tira uma dúvida por gentileza,o str em curto poderia causar este problema? Só pra vc entender, eu meço a fonte do retificador até o capacitor de filtro e a tensão é de 155 volts ,e não estou conseguindo encontrar tensão de entrada neste str.nem tensão no saida horizontal que teria que ser 100 volts né?Desde já agradeço se vc puder me dar uma luz,porque este televisor é de minha namorada,como ela não está em condições de pagar o conserto que um técnico cobrou 200 reais,eu estou com ela aqui em casa quebrando a cabeça pra tentar resolver o problema,como estou iniciando agora ,se vc puder me dar umas dicas lhe agradecerei muito,abraços.
Re: tv lg modelo 29fx5a-la By: Sergio Freitas Date: 26 Set 2011, 08:04
1º Passo = Baixe o esquema.

2º Passo = Solte a linha de alimentação do oscilador e veja se a fonte está com a tensão correta.

3º Passo = No esquema abaixo veja os componentes numerados.


Re: tv lg modelo 29fx5a-la By: csouza Date: 26 Set 2011, 19:44
Amigo,a ajuda o moderador Sérgio já te passou.Mas o que eu quiz dizer foi sobre esse comentário seu:vertical meio fechado em cima e em baixo,ao abri-la constatei o resistor r-405com solda fria soldei novamente e liguei ela funcionou normalmente.
O que aconteceu é que deveria ter alguma solda fria no vertical que ao manuseiar a placa,voce forçou o contato.O resistor 405 não causaria o problema anterior dela.Segue a dica do Sérgio.
tv lg modelo 29fx5a-la By: coquinho Date: 27 Set 2011, 18:35
Nome: coquinho
Email: joobatistaconceioleandro@yahoo.com.br
Nível de conhecimento em eletrônica: Baixo

Mensagem:
Sérgio,eu já tinha baixado esquema na internet só que o resistor que está no teu esquema não bate com o que estáno esquema que eu consegui,no que eu baixei o resistor lá mostrado é um de150 holms x2w eu comprei esse resistor depois e tirei o que estava na placa,como o que eu tirei estava bem carbonizadoeu não consegui identifica-lo será que com esse erro que eu cometi acabei danificando mais alguma coisa? Ah, e esses componentes que vc marcou em vm é pra mim testa-los é isso?E como eu falei tambem,não tô conseguindo encontrar 150 volts no str,medindo da ponte retificadora até o filtro está ok.só me explica uma coisa eu tenho que medir o str usando o terra da fonte ou do restante? e é corrente dc ou ac? da mesma maneira que eu testo o filtro em dc. E eu não entendi o porque neste esquema o resistor r405 esta diferente deste do esquema que vc me mostrou.Se vc puder me explicar minhas duvidas eu lhes agradeço,abraços!

---
Como conheceu o nosso site?
Conheci o Tectonny pelo Google
Re: tv lg modelo 29fx5a-la By: marcosbr Date: 27 Set 2011, 18:53
 Juntei.
Responda sempre no tópico que iniciou.
Re: tv lg modelo 29fx5a-la By: Sergio Freitas Date: 27 Set 2011, 20:57
Olhando na net há 2 chassis para essa TV.


Baixe o esquema do chassi CW-62A.


Com o esquema em mãos confira os CIs, e a fonte (que é dupla)


Me passe se for igual ou não.


No outro esquema que tenho o R-405 é um jamper. Ou seja chassis MC-049A
Re: tv lg modelo 29fx5a-la By: coquinho Date: 29 Set 2011, 13:42
Então,baixei este esquema que vc me pediu sérgio,só que olhandoeste esquema eu notei diferenças ,tipo na placa do televisor só existe um relê e no esquema mostram dois.O chassis do televisor é o mc-049a como eu te falei o esquema que eu baixei mostra que serve para modelos:29fx5r,29fx5r-la,29fx5a-la e 29fx5a entendeu,e deixa eu te perguntar ontem eu tirei ela da tomada e pra minha surpreza, mesmo fora da tomada medi a fonte e esta se encontra ainda com quase 100volts,o que pode ta acontecendo? sera que é capacitor de filtro que esta com problema? medindo a ponte retificadora tambem constatei a mesma tensão,se vc souber me explicar o que pode tá acontecendo eu sou grato,abraços!!
Re: tv lg modelo 29fx5a-la By: Sergio Freitas Date: 29 Set 2011, 19:31
Se a fonte não está descarregando é porque não tem consumo.


Tudo indica que tem resistor aberto ou alterado.
Re: tv lg modelo 29fx5a-la By: marcosbr Date: 29 Set 2011, 21:58
 Amigo.
Veja se o esquema é este. (esqueça o zener)
E me tire uma duvida... Você trocou este TR? O led deve estar acendendo, você disse que o power funciona.
Pare e pense.
Se este resistor esta fumaçando e power sendo acionado...
Porque esta preocupado com retificação e STR?
Um iniciante, pegar um aparelho destes é complicado.
Por isto é que o "técnico" cobrou R$200,00
Re: tv lg modelo 29fx5a-la By: coquinho Date: 30 Set 2011, 01:01
Marcos o led apenas pisca e apaga e eu não troquei o str não,o problema é que eu não tô achando nenhuma tensão após o secundario do shopper entendeu por isso eu fiquei com duvidas sobre o str ou algum  componente ligado a ele entendeu?teria como testar este str no circuito ou não? Alias minto medindo o str só consegui encotrar 18 volts e oscilando.
Re: tv lg modelo 29fx5a-la By: marcosbr Date: 30 Set 2011, 09:07
 Eu perguntei se trocou o TR. (transistor)
Este VCC que alimenta o resistor, é secundário. Se estivesse do jeito que você descreve... Não "esquentaria" pois não teria tensão.
O que posso te ajudar é isto. Tire o saída H e este TR driver. Ligue o TV na tomada.
Verifique onde tem tensão, e veja se o led acende e apaga.
Re: tv lg modelo 29fx5a-la By: coquinho Date: 05 Out 2011, 14:34
Sérgio desculpa a demora,vou fazer o que vc me orientou e depois eu te mando a resposta ok?
Abraços e valeu pela ajuda de todos!!
Páginas: 1