Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
caixa de som amplificada pc window vista,o som esta baixinho e fanhoso By: santos Date: 27 Out 2008, 22:40
           BOA NOITE AMIGOS DA TECTONNY.
PEÇO AJUDA,COMO EU VERIFICO ESTE PROBLEMA A CAIXA AMPLIFICADA DO MEU PC
ESTA COM O SOM FANHOSO E NAO AUMENTA,COMO EU MEÇO O  TDA 2822M ELE QUE E RESPONSAVEL PELA AMPLIFICAÇAO, DESDE JA AGRADEÇO A TODA AJUDA QUE ME DEREM GRATO.
Re: caixa de som amplificada pc window vista,o som esta baixinho e fanhoso By: Dusom Date: 28 Out 2008, 08:59
Verifique todos os capacitores e o potenciometro. Se estiver OK troque o integrado que vc se refere, é barato.
Se tiver dúvida me pergunte de novo se resolver me fale também.
Um abraço. 
Re: caixa de som amplificada pc window vista,o som esta baixinho e fanhoso By: Marcio R. Date: 28 Out 2008, 10:29
Essas caixinhas eu vou te contar, foram os tempos que elas faziam valem o que são, hoje custam dez, quinze reais, e acabam vindo com um trafinho só para 110v e um capacitor já seco o que gera um ruído no som do ruindows, (não podia perder a piada). Mas para se ter algo mais ou menos é preciso trocar o trafo para um que tenha corrente suficiente para o CI 2822 (pois o trafo que vem na caixinha deve ser de uns 50 mA, ridículo).

Trocar o capacitor de filtro da fonte e ou colocar um até uns 2200uF para reduzir o ruído de AC, aqui o pc novo que montei tem o som "6.1" e encontrei o par das caixinhas a dez reais, comprei mais na idéia de já utilizar a caixinha pronta, ou seja arranca o que tem dentro e usa a caixinha com o alto falante apenas.

Os problemas referentes ao som do PC, estão ligados diretamente com o drive de som e ou configurações de áudio e uma vez isso modificado ou o drive corrompido, o som fica distorcido ou pipocando. (no teu caso pode ser isso pois citou que a caixa responde com a amplificação quando toca no plugue).

Porém é comum o CI 2822 do nada se danificar e fica com um canal mais baixo que o outro ou perder a qualidade e começar a apresentar não mais aquele som gostoso.

O que acontece é que a amplificação das caixas, é baixa se comparado com o nível que é ajustado no PC para que se tenha um som audível ao ambiente, e colocando tudo em nível alto haverá distorção e isso vai indo até a saída do PC ir pro vinagre e ou até o usuário dizer a seguinte frase; "essa droga tem um som horrível"

Isso é comum e já vi pessoas que tem a mesma placa mãe que tenho de 6 e 8 canais que utilizam fones de ouvido 32 ohms, fones bons, porém ambiente ruidoso o que leva ao usuário a colocar no máximo os ajustes e inclusive dar um gás no ganho extra do áudio.

Com isso conseguem um nível de som aceitável, porém com as saídas de áudio cada vez mais sofisticadas, e com a potencia reduzida, isso quando colocado nos fones mesmo sendo bons, fica muito baixo (isso depende do ambiente e do usuário) e mesmo no máximo achamos que esta baixo, e ao aumentarmos notamos uma distorção, essa que quando ouvida por um musico ou pessoa relacionada a musica, diga que esta com ruído, distorção e conseqüentemente o som não presta!

Mas, atentem que se esse mesmo caso acima, for configurado para o stereo simples e tradicional, sem recursos, haverá um ganho significativo na potência, pois o sistema quando configurado para vários canais ou com profundidade, tende a dar a impressão de menos potencia, o que leva o usuário tentar aumentar para poder por exemplo ouvir determinado instrumento, vocal ou outro que pelo sistema fora direcionado a um canal, sendo que se deve apenas ajustar as caixas independentes e não todos os níveis juntos o que leva a distorção e ou um som embaralhado.

E a solução é simples, porém não tão acessíveis a todos, e pode-se resolvida da seguinte maneira do exemplo abaixo (meu PC do escritório 6 canais).

- 6 pré-amplificadores baseados em LM 4558 com ganho de 10 x  cada um com potenciômetro independente.
- Para a amplificação fora usado os mesmo componentes das caixinhas originais, e sendo montados em outra placa com fonte de acordo com o consumo dos 6 canais e filtragem de acordo com o circuito do CI de potencia.
- Tudo em uma caixinha 14x12x4 cm que fica próximo ao monitor, assim posso ajustar manualmente cada canal sem mexer no PC.

Com isso melhorou muita a relação sinal ruído, pois estando o nível de volume no PC em um ajuste mínimo não gera distorção, os pré-amplificadores trabalham no antigo papel da saída de som do PC elevando o sinal para as saídas de som que são controladas canal por canal.

Outro detalhe também é à disposição das caixas de som, pois se forem utilizar os múltiplos canais, as caixas devem ficar obrigatoriamente, espalhados e posicionadas no ambiente para que funcione corretamente, senão vai ocorrer uma sensação de som embaralhado e ou baixo.

Desculpe se sai um pouco fora do assunto, mas é interessante esta observação, para que se tenha e possa desfrutar do som do PC, e nada de apenas colocar as caixas tudo junto ao lado do monitor ou configurar o som para ambiente tridimensional e usar fones de ouvido que fica uma coisa...

Re: caixa de som amplificada pc window vista,o som esta baixinho e fanhoso By: santos Date: 31 Out 2008, 23:49
   obrigado amigos,que me enviaram ajuda,o problema era realmente
   o c i  2822m, troquei o mesmo e o som voltou a funcionar,
    abraços para todos.
Páginas: 1