Forum TecTonny Divulgações de cursos, palestras, links e troca-troca
Páginas: 1
alguem tem um LNA de parabolica para me vender? By: Protek Date: 25 Ago 2011, 16:30
Ola pessoal estou precisando de um lna de parabolica que esteja funcionando, para que não conhece era o componente usado nas parabolicas antes do LNB e Lnbf.
Re: alguem tem um LNA de parabolica para me vender? By: silvanoservitec Date: 15 Set 2011, 10:47
(tem dias que esse topico não abria, dava não existe) bm Elder me bateu uma curiosidade, PRA que vc quer um LNA ??? HEHEH.
poucos conhecem, eram usados nas parabolicas decada 80 nas primeiras no brasil, quando comecei era usado junto ao Block Down Converter  que recebia do LNA os 3,4GHZ a 4.2 e convertia para 960 a 1450MHZ
mas antes disso foi usado o LNA com o Downconverter era um Tijolão, recebis os 3.4 a 4.2 e convertia em FI...
bem a curiosidade é que nada hoje tem LNA que eu saiba
Por acaso vc queria um para trazer os 3.4 a 4.2 GHZ da antena até a bancada??? par consertos de lnbfs.

agora se não achar um LNA.. vc pode tentar transformar um LNB em LNA é apenas desativar o oscilador local... deixando apena os 3 ou 4 transistores de arsenieto de gálio e capturar o sinal no ultimo e descer no cabo... na base na tentativa consegue..

Ideal era um LNB antigo daqueles grades... tinha um TECsat grande coreano que tinha repartições um atampinha atrás que era local do oscilador retirado a plaquinha é prvavel que estivesse pronto ou quase...
bem boa sorte aí...

Re: alguem tem um LNA de parabolica para me vender? By: Protek Date: 20 Set 2011, 08:37
Amigo Silvano vc foi em cima do que eu quero, é exatamente isto quero trazer o sinal até a bancada para testar lnb e lnbf. mas ja procurei e não encontrei nenhum, quanto a dica sua de transformar um lnb em lna sinceramente não sei como fazer se vc puder me explicar melhor agradeço. abraços!!!
Re: alguem tem um LNA de parabolica para me vender? By: silvanoservitec Date: 20 Set 2011, 17:26
bem transformar na pratica nunca fiz, mas sei que dá... o LNA é apenas uns 3 ou 4 transistores formato CRUZ de arsenieto de galio 1 NA SONDA + uns 2 ou 3 amplificando e do coletor ouDRENO do ultimo capta sinal de RF de 3.4GHz vou abreviar... e enfia ele no cabo RG213 para não ter perca... e no memso pnto tem uma bobina apenas umas espiras na PCI para fornecer a CC e bloquear a alternada... bem iso é o LNA..

o LNB é um lna + um conversor dentro  uma etapa osciladora misturadora amplificxa com os 3 TR cruzinha e mistura com sinal RF do oscilador local UMA BOBINA NA PCI em formato de U ou um C pista larga...
da mistura ou batimento sai o sinal de 950MHZ a 1450MHZ

ENTÃO é desligar essa parte do oscilador... nos antigos tinha uns que tinha plaquinha separada... neste smisturados é desligar alimentação por sinal tem uma negativa aí tbm...  sem oscilador é captar o sinal e mandar ele no cabo que desce.. agora um cabo deste de sinal comum terá muita perca a menos que use poucos metros. pois enfiar os 3 a 4 GHZ nun cabo RG 59 ou outro igual terá grandes percas por metro...



a muyitos anos.. eu peguie uma carcaça de LNB das grandes que tinha repartição e plaquinha separada.. desmontei tudo deixei tudo vazio S´PO A SONDA...


aí na epoca eu montava uns transmissorzinhos d etv ou FM era fanatico com isso pr ateste pensava um dia trabalhar com transmissõa, mas desistir anos depois..
bem havia um oscilador comum um BF494 uns 2 capacitores de 4pf7 ou 2p2 um ou 2 resistor (nao lembro mais d ecabeça)
que era usaod em Fm ou tv... pra fazer batimento nos conversores de canal... baseei nele
e usei um transistro que chegava a 2GHZ pelo datashettes...
fiz uma plaquinha de oscilador com uma bobina em U capacitor minimo que desse lá nos GHZ oscilando aí nas harmonicas chegaria nos 3 a 4 GHZ isso sem na epoca eu ter frequencimetro

taquei na caixa do LNB pus um iluminador na ponta e parafusado numa fonte de uns 12V e fiz meu SATELITE ARTIFICIAL
era apena suma portadora
mas coloquei um conector RCA pra enfiar sinal de video no emissor do transistor oscilador... até dava imagem
mas video invertido...
mas queboru galho por anos testando LNB
agora não pego u pratestar  nem a pau, só me perturbavam com testar isso

não sei por onde anda mudei a oficina d elugar a uns meses
deve estar em casa
se achar baterei umas fotos;;; e desculpa os erros de digitação nao vejo bem o teclado e digito rapido demais... uso oculos pra longe...

Re: alguem tem um LNA de parabolica para me vender? By: Protek Date: 20 Set 2011, 17:53
muito obrigado amigo Silvano, vai ser de grande ajuda para meu projeto aqui. qualquer coisa que precisar estou a disposição.
Re: alguem tem um LNA de parabolica para me vender? By: silvanoservitec Date: 21 Set 2011, 07:46
Elder enquanto eu não arrumo as fotos do  "satelite artificial" heheh. tem uma outra coisa que só planejei nunc fiz faltou tempo..

pense no tempo ds valvlas já existia satelites, radar microndas... então um LNA era como? UM CAIXOTÃO VALVULA? HEHEH, não era um caiotão valvulado sim ma snão lá na ponta da antena e sim mais a baixo até uns metros a microndas era CANALIZADA com cabo ou condutor proprio.... se achasse custaria uns 100reais o metro e olhe lá..
bem eu pensie numa versão barata pra teste.... que era por um cano plstico mangueira de 1,5polegadas ou 2polegadas na boca do iluminador  revestir ela pro fora com papel laminado... bem prensado
ms acho que ainda precisa de uns pinos espetados atravessando ela de uns 10cm em 10cm... e na outra boca o lnb mas teria que ser pedaço pequeno testar 1m depois com 2m e ver se daria para usar uns 5m caso a antena esteja em laje acima da bancada..

outra seria fazer com chapa galvanizada cortar tiras soldar etc.. coisa pra fazer experiências...
Re: alguem tem um LNA de parabolica para me vender? By: Protek Date: 21 Set 2011, 08:16
Esta da mangueira ai eu ja tinha pensado mas tamben não fiz ainda, mas vou fazer o teste e posto o resultado.
Re: alguem tem um LNA de parabolica para me vender? By: pinokio Date: 14 Out 2011, 21:28
o silvano e meio doido hehehehe.
futuca tudo
Páginas: 1