Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 1
TV SHARP C14R12 PROBLEMAS NA FONTE By: WALTER JANSEN Date: 02 Ago 2011, 10:36
Pessoal, bom dia.
Este tv entrou inoperante. Durante pesquisa encontrei IC 701 (STK) com falha,  também encontrei r654 e capacitor de filtro da fonte de 180V seco (10mf x250V) troquei todos e entrou fonte (115V em stby). Dei power on e ligou com imagem e audio, mas tinha um risco horizontal na tela como se a imagem estivesse dobrada nesta ponto. Troquei c502 e c508 defeito permaneceu. Trquei IC 501 defeito desapareceu, mas ainda tenho um problema.
Quando a TV liga o +B cai um pouco e fica oscilando entre  110V e 112V. A imagem esta perfeita, e sitoniza todos os canais com audio perfeito, acontece porém que quando fica um tempo ligada (umas 2 horas +/-) ela desliga.
Se der power on ela liga novamente. Já troquei C616, C617, troquei sida horizontal, TSH
É meu primeiro contato com este chassi e ainda não entendi muito bem o aranjo desta fonte.
As demais tensões me parecem normais, posso estar me enganando uma vez que meu esquema esta um tanto borrado e não tenho o esquema da placa do cinescopio.
As tensões que tenho são estas.
+B 115V em STBY e 110/112V com power on
+5V IC 1004 esta ok com 5 V
+9V IC¨604  esta ok com 9 V
+8V IC  652  esta ok com 8 V
+B do audio pino 2 IC 301 esta com 13,1 V
+b para os drivers de video esta com 180V
ABL esta com tensão variando entre -12 e -16V conforme troca de brilho e  tonalidade da imagem.
Se alguem conhece este ou tem uma sugesão de pesquisa e quiser compartilhar fico grato.
No ponto em que estou, até um chute na bunda me empurra para frente

Re: TV SHARP C14R12 PROBLEMAS NA FONTE By: Sergio Freitas Date: 02 Ago 2011, 10:40
Já verificou o foto?

O que vai na tv é 6 terminais, mas pode colocar o de 4 terminais
Re: TV SHARP C14R12 PROBLEMAS NA FONTE By: WALTER JANSEN Date: 02 Ago 2011, 21:35
Srs, boa noite.
Sergio, grato pela resposta, mas infelizmente não é o foto-acoplador. Já tinha testado ele fora do circuito, mas troquei mesmo assim para confirmar, defeito permanece.
Duas perguntas:  Este chassi tem alguma linha de proteção?    Como e onde esta fonte controla a corrente de carga?
Se alguem souber e quiser responder fico grato.
Re: TV SHARP C14R12 PROBLEMAS NA FONTE By: trudes Date: 03 Ago 2011, 10:17
Veja se o capacitor de coletor do saida horizontal não está alterado.
Re: TV SHARP C14R12 PROBLEMAS NA FONTE By: WALTER JANSEN Date: 03 Ago 2011, 16:07
Grato pela resposta Trudes, mas como coloquei na abertura deste tópico, C616 e C617 já foram trocados
Já troquei também o regulador IC703. Defeito permanece.
Estou fazendo uma ressoldagem geral, vamos ver.
Continuo aceitando sugestões.
Re: TV SHARP C14R12 PROBLEMAS NA FONTE By: Sergio Freitas Date: 03 Ago 2011, 20:22
Confira no esquema, mas acho que a proteção é feita pelo Q-703.

Algumas TVs da Sharp quando em stand-by tem o valor da fonte elevada.

Quanto a estar desligando verifique se a tensão power no micro altera.
Re: TV SHARP C14R12 PROBLEMAS NA FONTE By: marcosbr Date: 04 Ago 2011, 10:14
 Pelo tempo que permanece ligada... Não pode ser tão grave.
90% dos defeitos em sharp, são capacitores. (idade)
Ajuste screen, e verifique filtragem das fontes. 180V, etc...
Re: TV SHARP C14R12 PROBLEMAS NA FONTE By: WALTER JANSEN Date: 04 Ago 2011, 17:23
Srs, boa tarde
Sergio, não é pela linha de proteção, Q703 e 704 ficam em corte.
A tensão que alimenta o micro esta estavel. (5,0V)
A tensão que comanda o power fica em torno de 4,9V e não varia (pino 41 do micro)
Quanto a filtragem, dica do Marcos, já troquei os capacitores das fontes de 115, 9, 8, 5, 13, e do vertica 26v. O ripple da fonte de 115V esta com 400mV, o ripple das demais fontes tende a zero.
Já alimentei o vertical e o audio com fontes externas, pensando que talvez, se diminuisse as cargas da fonte e do horizontal o +B estabilizasse. Fiz uma boa ressoldagem, e defeito permanece.
Já troquei IC do vertical, capacitores de filtro, TSH, saida horizontal, foto acoplador, regulador SE115N, Já coloquei inclusive um outro tubo com defletora e permanece a falha.
Não troquei ainda o capacitor de filtro da ponte retificadora, vou trocar e retorno.

Re: TV SHARP C14R12 PROBLEMAS NA FONTE By: trudes Date: 04 Ago 2011, 17:52
Verifique:
Re: TV SHARP C14R12 PROBLEMAS NA FONTE By: WALTER JANSEN Date: 05 Ago 2011, 10:44
Ola Trudes e demais.
Os tres transistores estão ok e o diodo também,  a tensão esta abaixo do ponto de conduçao do zener (17V no catodo do zener) e eu tenho 8,7V no pino 36 do IC201. Não é por ai.
Marcos, quanto ao filtro antes do regulador troquei e permanece igual. O que observei é um aquecimento um pouco alto no tesistor que leva o +B ao TSH (10 ohms x 10w). Pode até ser normal, mas não conheço este chassi e não tenho outro para comparar.
Re: TV SHARP C14R12 PROBLEMAS NA FONTE By: WALTER JANSEN Date: 05 Ago 2011, 22:54
pessoal, boa noite.
Resolvi trocar saida horizontal novamente, coloquei um BU2527DX, já esta ligada umas 8 horas com imagem e audio normais. Vou deixar ligada uns dias para avaliação. De qualquer forma não entendi, o saida horizontal antigo era novo??????
retonnarei com resultado
Re: TV SHARP C14R12 PROBLEMAS NA FONTE By: Sergio Freitas Date: 06 Ago 2011, 12:09
Transistor carimbado.
Re: TV SHARP C14R12 PROBLEMAS NA FONTE By: medeirosfran Date: 06 Ago 2011, 23:25
Amigo vou dar uma dica talvez possa ajudar se o defeito persistir, a poucos dias atras eu tive com um problema parecido com este ai a tv desligava em 10 a 15 minutos não me lembro certo o valor do trimpote mas ele fica na linha do ABL ao lado do flay e concerteza esta oxidado troque-o, boa sorte.
Re: TV SHARP C14R12 PROBLEMAS NA FONTE By: UNIDASEX Date: 07 Ago 2011, 04:33
De tudo que já foi dito, só posso acrescentar que o +B deveria estar cravado em 115V em s.by ou em funcionamento.
Se o problema retornar, e como tudo começou na fonte, sugiro que passe um pente fino nela...

Boa sorte!!

Ricardo
Re: TV SHARP C14R12 PROBLEMAS NA FONTE By: marcosbr Date: 07 Ago 2011, 11:12
Citação de: BACAMARTE online 05 Ago 2011, 22:54
pessoal, boa noite.
Resolvi trocar saida horizontal novamente, coloquei um BU2527DX, já esta ligada umas 8 horas com imagem e audio normais. Vou deixar ligada uns dias para avaliação. De qualquer forma não entendi, o saida horizontal antigo era novo??????
retonnarei com resultado

Re: TV SHARP C14R12 PROBLEMAS NA FONTE By: WALTER JANSEN Date: 11 Ago 2011, 15:38
Pessoal, boa tarde.
Já faz uma semana que substituí o saida horizontal, tenho ligado televisor todos os dias na primeira hora da manhã e desligo antes de me recolher. A falha de apagar não se repetiu mais. Vou dar por resolvido,  se eventualmente o cliente reclamar, me comprometo em notificar voces.
Grato a todos
Páginas: 1