Forum TecTonny Informatica Geral
Páginas: 1
Acer aspire one ZG5, teclas não funcionam By: Erik Azevedo Date: 01 Ago 2011, 18:12
 Estou com este note na bancada, as teclas A,W,Z, não funcionam, obviamente desconfiei do teclado e acabei comprando outro, e pra minha surpresa as mesmas teclas no teclado novo nao funcionam. Parti para um possivel defeito de hardware, testei os circuitos ao redor e não encontrei defeito, resolvi seguri a trilha do conjunto de teclas defeituosas e a identifiquei no teclado, fazendo um curto com os outros terminais do teclado nao apareceu nenhum caracter. Não sei mais o que fazer, alguem podeira me ajudar nessa? Não gostaria de ficar no prejuizo d eum teclado. Obrigado


Re: Acer aspire one ZG5, teclas não funcionam By: tectonny Date: 04 Ago 2011, 13:28
O ideal é testa em modo DOS, pode ser configuração, reinicia e escolha F8, acesse o prompt DOS, e testa o teclado.
Re: Acer aspire one ZG5, teclas não funcionam By: Erik Azevedo Date: 04 Ago 2011, 15:50
  Já havia testado em modo dos e continua com o mesmo problema, coloquei o teclado em outro netbook e o mesmo funcionou todas as teclas, ou seja..realmente o problema é no netbook.
Re: Acer aspire one ZG5, teclas não funcionam By: William_R Date: 04 Ago 2011, 16:18
Veja se não tem nenhum terminal com solda trincada junto do conector de entrada do flat na motherboard.

Aplique fluxo e passe um jato de ar quente com o auxilio de uma Estação de Retrabalho.

Boa sorte ;)

Re: Acer aspire one ZG5, teclas não funcionam By: Erik Azevedo Date: 04 Ago 2011, 16:25
  Não acho que seja o caso de solda fria, pq no pino que se refere a essas teclas defeituosas tem a tensao de 3.3v medida direto no pino interno do conector. Essa tensao é normal nos pinos do teclado? alias, sao 4 pinos que possuem essa tensão.
Re: Acer aspire one ZG5, teclas não funcionam By: William_R Date: 04 Ago 2011, 17:26
Minha outra sugestão é que você baixe o Service Guide ou o Service Manual do aparelho e tente descobrir qual é o ic controlador do teclado.

Baixe o datasheet do Keyboard Controller que talvez você encontre esses níveis de tensão que procura.

Sugiro proceder da mesma forma  com a Estação de Retrabalho que indiquei no conector de entrada, só que agora faça nos terminais do ic Keyboard Controller.

Boa sorte ;)

Re: Acer aspire one ZG5, teclas não funcionam By: marcosbr Date: 04 Ago 2011, 21:32
 Jamais faça isto. (fazendo um curto com os outros terminais do teclado nao apareceu nenhum caracter)
Siga o que disse o Willian.
E tente uma atualização de BIOS.
(Resolvido) Acer aspire one ZG5, teclas não funcionam By: Erik Azevedo Date: 15 Ago 2011, 19:34
  Bom pessoal, depois de tentar todos os procedimentos citados aqui, e outros tambem, resolvi testar os capacitores ao redor do c.i controlador do teclado, e pra minha surpresa, encontrei 1 deles em curto, ao retirar as teclas mensionadas voltaram a funcionar. Dificil de imaginar que um capacitor que trabalha com tao baixa tensao daria defeito. Mas tenho uma duvida, como não tenho o esquema do netbook, nao sei o valor do capacitor, devo deixar sem o mesmo? ou qual capacitor poderia colocar no lugar? Muito obrigado a todos.
Re: Acer aspire one ZG5, teclas não funcionam By: William_R Date: 16 Ago 2011, 10:22
Creio que seja um capacitor de RFI com a finalidade de reduzir a radio interferência.  Experimente algo em torno de 1nF (1000pF) e veja se ele não reduz a velocidade de resposta das teclas envolvidas.

Boa sorte ;)

Re: Acer aspire one ZG5, teclas não funcionam By: Pedro Aquiles Date: 31 Ago 2011, 11:08
Amigo os capacitores de placa base, tem o seu valor (capacitancia e voltagem), pelo tamanho fisico dos mesmos. Ache um do mesmo tamanho que da certinho.Abraço!
Re: Acer aspire one ZG5, teclas não funcionam By: Protek Date: 31 Ago 2011, 11:52
segue o procedimento passado pelo sr willian que da certo.
Páginas: 1