Forum TecTonny Dicas LCD, Plasma e LED.
Páginas: 123
LCD Philips 26PFL3404 TPS2.1L LA fonte stdby não oscila (será o trafo.? preciso dele) By: marcos_pcsul Date: 13 Junho 2011, 20:33
Aparelho: LCD
Marca:    Philips
Modelo:   26PFL3404 TPS2.1L LA
Defeito:   fonte stdby não oscila (será o trafo.? preciso dele)

Olá, estou com uma lcd:
PHILIPS 26PFL3404 CH TPS2.1L LA com a fonte modelo 715G3214-1 "morta" ...

A tv chegou com o TNY274 estourado e o zener ZD910 em curto, troquei ambos mas a fonte não oscila nada nessa linha de stdby ...

Já saquei todos os resistores,capacitores,diodos e reguladores dessa linha do TNY até o +5VSB , medi eles e não achei nenhum componente com defeito...

Em testes coloquei um TNY278 , e a fonte(5vsb) dá pequenos pulsos no primário do trafo e o CI fica "resetando" à cada 1 segundo , dá pequenos pulsos e "reseta" ...

Pela teoria do datasheet, parece que o BIAS da fonte está errada ...

E um detalhe que observei:
-No D904 (saída de +/- 12V) , tem somente a tensão de 5,8V que sai do TNY , essa bobina do trafo oscila mas com pulsos de apenas 4vpp, não deveria ter acima de 12v?

Esse circuito é bem simples, não me conformo que estou comendo bola com "meia dúzia" de componentes !!!

Alguém teria esse transformador do 5VSB para me vender ? o modelo dele é: PPH7019AL posição T902

PS: usei uma fonte de pc pra alimentar 5V e 12V nos secundários desse T902, e a tv funciona normal (inverter, ps_on e demais sinais estão bons)

Obrigado ; Marcos


Obrigado a quem puder ajudar.
marcos

Re:LCD Philips 26PFL3404 TPS2.1L LA fonte stdby não oscila (será o trafo.? preciso dele) By: luiz carlos hz Date: 14 Junho 2011, 08:18
verifique com o antesat que é patrocinador aqui do forum.
Re:LCD Philips 26PFL3404 TPS2.1L LA fonte stdby não oscila (será o trafo.? preciso dele) By: joarez siczkoriz Date: 14 Junho 2011, 09:27
E Muito raro o Trafo dar problema nesta  fonte , já vi outros componentes neste modelo mesmo sintoma  como capacitor , resistores  Más trafo !!



Joarez Siczkoriz
Curitiba Paraná

 
Re:LCD Philips 26PFL3404 TPS2.1L LA fonte stdby não oscila (será o trafo.? preciso dele) By: marcos_pcsul Date: 14 Junho 2011, 09:54
Citação de: Joarez Siczkoriz online 14 Junho 2011, 09:27
E Muito raro o Trafo dar problema nesta  fonte , já vi outros componentes neste modelo mesmo sintoma  como capacitor , resistores  Más trafo !!



Joarez Siczkoriz
Curitiba Paraná


Bom dia NOBRE , concordo que realmente é raro um trafo de alta frequencia queimar .. mas eu já estou dando tiro no escuro viu ! ... porque medi todas as resistências e capacitores e trquei os diodos e photo. e a fonte não oscila ... imprimi o esquema e fui marcando com "marca texto" cada componente testado ou trocado , e não deixei escapar nenhum ...

O trafo, tirei ele e o secundário de 5vsb tem 0ohms, e com o medidor de esr também dá 0 ohms ... isso que me deixa encudado ...

Essa tv passou por outra oficina, depois de verificar tudo ainda pensei que tinham plantado um defeito, já saquei todos os componentes da fonte 5vsb e recoloquei de volta pra ter certeza que estavam no lugar .

NOBRE, por acaso você lembra qual é a tensão de saída do secundário que vai pro pfc ? aquela que sai do 2º enrolamento do trafo. que alimenta o pfc , sabe quanto é ?


Grato pelas dicas



ps: luiz carlos hz
, mandei mail pra eles cotando orçamento.
Re:LCD Philips 26PFL3404 TPS2.1L LA fonte stdby não oscila (será o trafo.? preciso dele) By: joarez siczkoriz Date: 14 Junho 2011, 10:08
Sim mas  a Vcc do CI PFC vem do Katodo de  D904 que  tem seu anodo ligado ao pino 4 de T902 que  como existe um zener  neste linha você não terá más que 15V além disso para o CI PFC existe um transistor que e chaveado pelo foto calculamos uma queda de  0,7 para  esse  transistor  então no pino 8 do IC909 a tensão esta entre 12 a 14V ...


Joarez Siczkoriz
Curitiba Paraná
Re:LCD Philips 26PFL3404 TPS2.1L LA fonte stdby não oscila (será o trafo.? preciso dele) By: marcos_pcsul Date: 14 Junho 2011, 11:37
Citação de: Joarez Siczkoriz online 14 Junho 2011, 10:08
Sim mas  a Vcc do CI PFC vem do Katodo de  D904 que  tem seu anodo ligado ao pino 4 de T902 que  como existe um zener  neste linha você não terá más que 15V além disso para o CI PFC existe um transistor que e chaveado pelo foto calculamos uma queda de  0,7 para  esse  transistor  então no pino 8 do IC909 a tensão esta entre 12 a 14V ...


Joarez Siczkoriz
Curitiba Paraná
olha só, a fonte na bancada com resistor de 470 ohms no S/B:

o tny dá uma pequena oscilada , suficiente pra carregar os capacitores do secundário (5vsb) sem carga ; corta ; aguarda uns 2 segundos e pulsa novamente ...

MAS no katodo do d904 tem apenas 5,8v que é a tensão inicial que o TNY gera ... no anodo do d904, o trafo. gera um pulso de máximo 4vpp ... não tem nada em curto na linha do katodo de D904... , já troquei esse d904 por outros retificadores de corte rápido, já aumentei o capacitor dele e nada... parece que não gera tensão suficiente nesse enrolamento...

Os zeners estão certinhos, testei eles com uma fonte ajustável (corrente em 50 miliAmps. , vou subindo a tensão da fonte e quando chega em +/- 14.x V , o zener "fecha" e a fonte de bancada desarma) ... o zener de 9V1 também ...

O circuito do tl431+photo , está OK , coloquei a fonte ajustável na linha 5VSB , o photo corta/satura certinho em 5vsb...

é uma fonte simples , não deveria ter mistério  :-\

Se você tiver outra fonte por ae na sua oficina e quiser testar essa trafo. para eu e cobrar a hora de bancada, pode avisar que te envio ela ...
Re:LCD Philips 26PFL3404 TPS2.1L LA fonte stdby não oscila (será o trafo.? preciso dele) By: joarez siczkoriz Date: 14 Junho 2011, 11:44
Envia ela que resolvo a  você  más acho dificil mesmo o trafo estar  ruim sou Autorizado Philips e  por sinal esta fonte e bem simples !!



  Joarez Siczkoriz
  Curitiba Paraná
Re:LCD Philips 26PFL3404 TPS2.1L LA fonte stdby não oscila (será o trafo.? preciso dele) By: marcos_pcsul Date: 14 Junho 2011, 12:35
Citação de: Joarez Siczkoriz online 14 Junho 2011, 11:44
Envia ele que resolvo a  você  más acho dificil mesmo o trafo estar  ruim sou Autorizado Philips e  por sinal esta fonte e bem simples !!



  Joarez Siczkoriz
  Curitiba Paraná
olhe o teste que acabei de fazer : (gerador de sinais + scopo)

gerei senoide de .6vpp +/- 8khz (no datasheet é +/- a frequencia máxima do TNY) e injetei esse sinal no primário do transformador (fora da placa)

resultados:

- NO SECUNDÁRIO 5VSB = senoide de 0.05vpp

- NO "SECUNDÁRIO" BIAS (12v?) = 0.1vpp

O QUE VOCÊ ACHA ?  PARECE que o transformador está bom  :-\ ... então estou comendo bola (e das grandes) em algum outro lugar ! 

Vou continuar os testes durante as noites , retorno os resultados ... se você tiver uma dica, será bem vinda ...

ps: já testei a fonte na rede 220V e 110v, já testei 3 tny  ...



Re:LCD Philips 26PFL3404 TPS2.1L LA fonte stdby não oscila (será o trafo.? preciso dele) By: joarez siczkoriz Date: 14 Junho 2011, 12:44
Sem Q903  na PCI qual é a tensão no Katodo de D904 ??



  Joarez Siczkoriz
  Curitiba Paraná
Re:LCD Philips 26PFL3404 TPS2.1L LA fonte stdby não oscila (será o trafo.? preciso dele) By: marcos_pcsul Date: 14 Junho 2011, 14:05
Citação de: Joarez Siczkoriz online 14 Junho 2011, 12:44
Sem Q903  na PCI qual é a tensão no Katodo de D904 ??



  Joarez Siczkoriz
  Curitiba Paraná
saquei o Q903(pfc) , e Q902(ac_detect)
ficou assim: 5V8 ,
quando ligo o S/B , fica oscilando pra 5V2 ~5v8 ... em intervalos de +/- 1 segundo

no pino do T902 tem 165Vcc (liguei em rede 110V)

Re:LCD Philips 26PFL3404 TPS2.1L LA fonte stdby não oscila (será o trafo.? preciso dele) By: joarez siczkoriz Date: 14 Junho 2011, 14:20
Meu Amigo o C914  que esta no pino By Pass do TNY não está com fuga não ??



  Joarez Siczkoriz
  Curitiba Paraná
Re:LCD Philips 26PFL3404 TPS2.1L LA fonte stdby não oscila (será o trafo.? preciso dele) By: marcos_pcsul Date: 14 Junho 2011, 14:46
Citação de: Joarez Siczkoriz online 14 Junho 2011, 14:20
Meu Amigo o C914  que esta no pino By Pass do TNY não está com fuga não ??



  Joarez Siczkoriz
  Curitiba Paraná
por via de dúvidas testei agora com um cerâmico 104k , ficou a mesma coisa (+/- 5v8) ... também testei agora com um eletrolítico de 1uf , e depois com 10uf ... mesma coisa ...

Joarez , vou dar uma pausa nessa philips agora a tarde pra ir "comer um filé" duma fonte do HT Britânia Fama2 :)
, a noite volto com ela pra bancada ... se vc quiser alguma imagem dos sinais ou foto dela, depois eu publico .
Re:LCD Philips 26PFL3404 TPS2.1L LA fonte stdby não oscila (será o trafo.? preciso dele) By: antesateletronica@terra.c Date: 14 Junho 2011, 21:08
amigão..se fosse no trafo do inverter eu até poderia crer que poderia estar ruim..pois troco ele direto aqui..
mas este que vc cita é muito raro de se  alterar ok?...
Re:LCD Philips 26PFL3404 TPS2.1L LA fonte stdby não oscila (será o trafo.? preciso dele) By: gontijo Date: 15 Junho 2011, 13:08
 cuidado os resistores : 954 , 952 , 953 . Pode haver algum alterado !
Re:LCD Philips 26PFL3404 TPS2.1L LA fonte stdby não oscila (será o trafo.? preciso dele) By: joarez siczkoriz Date: 15 Junho 2011, 13:35
Veja ZD904,D905 e C911 !!!


Joarez Siczkoriz
Curitiba Paraná
Re:LCD Philips 26PFL3404 TPS2.1L LA fonte stdby não oscila (será o trafo.? preciso dele) By: marcos_pcsul Date: 15 Junho 2011, 13:39
ANTESAT , pois é ... já vi cada descarga feia em primário de fontes chaveadas e até hoje nunca vi um trafo. de alta frequencia queimado ...

gontijo já verifiquei todos os resistores antes de postar no fórum ... cheguei à tirar todos os componentes da fonte de 5vsb, testar 1 por 1 e recolocar eles novamente... e remontei com cuidado pra não trocar eles de posição ...

fala a verdade , não tem coisa mais simples que essa fonte... to levando uma surra feia !

os itens riscados não constam na pcb , e não tem marca de solda que foram "sacados" ...


Uploaded with ImageShack.us

ps: fiz pedido de outro TNY274 , e 277 ... acho que até sexta chega ...
Re:LCD Philips 26PFL3404 TPS2.1L LA fonte stdby não oscila (será o trafo.? preciso dele) By: joarez siczkoriz Date: 15 Junho 2011, 14:19
Esta fonte e Mamata Más cuidado com ZD904  vi muita gente trocar o TNY por causa dele de graça !!



Joarez Siczkoriz
Curitiba Paraná
Re:LCD Philips 26PFL3404 TPS2.1L LA fonte stdby não oscila (será o trafo.? preciso dele) By: gontijo Date: 15 Junho 2011, 20:21
Nas antigas fontes  de video cassete panasonic L26 , já peguei alguns trafos tendo curto no secundário delas e acontecia caso similar ao seu . Eu os recuperava pois eram apenas sete espiras que eu as refazia  ( desenrrolava e enrrolava novamente,  ) Sempre dava certo . Tente com cuidado , só remover o fita protetora  e boa sorte !


Re: LCD Philips 26PFL3404 TPS2.1L LA fonte stdby não oscila (será o trafo.? preciso dele) By: joarez siczkoriz Date: 16 Junho 2011, 10:03
Ainda  Duvido que o Trafo tenha problemas !!!!  Acabei de Reparar  uma destas  a Minutos defeito capacitancia alterada  de C911 !!



  Joarez Siczkoriz
  Curitiba Paraná
Re: LCD Philips 26PFL3404 TPS2.1L LA fonte stdby não oscila (será o trafo.? preciso dele) By: marcos_pcsul Date: 16 Junho 2011, 11:13
Citação de: Joarez Siczkoriz online 16 Junho 2011, 10:03
Ainda  Duvido que o Trafo tenha problemas !!!!  Acabei de Reparar  uma destas  a Minutos defeito capacitancia alterada  de C911 !!



  Joarez Siczkoriz
  Curitiba Paraná

Joarez, a noite vou tentar novamente com outra troca desse capacitor e o zener de 180V ...

ps: se quiserem anotar nos rascunhos , a SHARP LC-42SB45C é quase a mesma fonte.
Páginas: 123