Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 1
TV CCE HPS-2997FS Vertical complicado By: Percí Date: 31 Maio 2011, 18:19
Aparelho: TV
Marca:    CCE
Modelo:   HPS-2997FS
Defeito:   Vertical complicado

Quando chegou nem ligava, descobri logo Q802 e Q805 alterados, ao ligar vi problema na deflexão vertical que abria só um pouco do meio do quadro para baixo, concluí ser defeito no CI já que existiam as alimentações de 13 e 51V., ao trocar o CI fumaceou o FR423, pensei em curto no pino 6 do CI301(vertical) mas ao injetar a tensão do VOM ela "entra" normal, troquei o CI301 e continua no mesmo, analisando o esquema essa tensão de 51V até poderia encontrar alguma barreira ao sair pelo pino 7, mas abrindo o pino 7 e ligando o aparelho o FR423 ainda continua torrando, alguém pode me dar um palpite?

Obrigado a quem puder ajudar.
Percí

Re:TV CCE HPS-2997FS Vertical complicado By: f@bio$$$ Date: 31 Maio 2011, 19:13
troque Dz301.

Esse problema tá parecendo ser o mesmo de um CI carimbado que comprei uma vez. Procure comprar de outro lote ou em outra loja.

OBS: Desconfie dos que vem com o simbolo da philips. Atualmente nele vem escrito "NXP" que é a que produz os chips da Philips atualmente.
Re:TV CCE HPS-2997FS Vertical complicado By: Percí Date: 31 Maio 2011, 20:09
Pior que já troquei o primeiro na loja que comprei e pra garantir comprei outro em outra loja, os dois tem o simbolo nxp e já tentei os dois, segundo os vendedores sou o primeiro a reclamar, na placa o espaço do DZ301 está vazio.
Re:TV CCE HPS-2997FS Vertical complicado By: f@bio$$$ Date: 31 Maio 2011, 20:40
Faz o seguinte:

Retire o saída vertical, meça as trilhas que chegam a ele. Troque o FR423, retire o conector da defletora, meça a resistencia do enrolamento vertical, meça todos os resistores e capacitores do grupo 300 a frio na placa com excessão de R304 e R320 e C308 que vc deve levantar um dos lados para medir. Não instale o novo CI ainda.


Ajuste o screen para o minimo e ligue a tv sem o CI vertical. veja se fumaça FR423 ainda.

Não fumaçou? Meça as tensões de 13V e 51V.

Coloque o saida novo, desligue R306 e R309 e ligue a tv denovo.

Não fumaçou?

Religue R306 e R309 e ligue a tv.

Se fumaçar o defeito é o processador ou saida falsificado que não aguenta corrente alta.
Re:TV CCE HPS-2997FS Vertical complicado By: luiz carlos hz Date: 01 Junho 2011, 09:34
amigão troque o c428, c424, c306,c308 e c309.
verifique  o dz 101 e o varicap pois o +b 51v alimenta o varicap e um curto por la ti deixa sem o vertical.
Re:TV CCE HPS-2997FS Vertical complicado By: Percí Date: 01 Junho 2011, 12:07
Luiz Carlos hz farei as substituições e retorno, f@bio$$$ até a etapa de medir as tensões fiz tudo como você disse e achei 51V. e 15V., não creio que tendo 15 no lugar de 13V. seja problema, então montei o CI com os R306 e 309 desligados e ao ligar fumaceou o FR423, de certa forma até foi bom porque assim acredito que o processador está bom, é como se o CI não "aguentasse" 51V. ou tem alguma polarização errada que ainda não consegui descobrir.
Re:TV CCE HPS-2997FS Vertical complicado By: f@bio$$$ Date: 01 Junho 2011, 21:35
Amigo, ultima cartada! troque DZ303 e DZ302 se existirem é claro. Tá difícil o negócio aí hein.
Re:TV CCE HPS-2997FS Vertical complicado By: Percí Date: 02 Junho 2011, 13:20
Fábio e Luiz, assim como acontece na vida também pode acontecer nos consertos, começamos no caminho certo e por causa das muitas opções que vão surgindo podemos nos "perder", como postei no início mesmo o CI defeituoso resultava em alguma deflexão sem romper a linha de alimentação, nunca duvidei do que o Fábio disse sobre componentes ruins mas havia comprado outro em outra loja e por sinal compro sempre nas lojas mais confiáveis, então no desespero final resolvi usar um CI que eu havia trocado em outro tv porque o aparelho não ligava que ainda estava na bancada e pra minha surpresa está funcionando perfeitamente, depois me perguntam qual o motivo dos meus cabelos brancos, um abraço amigos.
Re:TV CCE HPS-2997FS Vertical complicado By: f@bio$$$ Date: 02 Junho 2011, 14:46
O motivo? Desconfie sempre do preço baixo. Um original em uma loja confiável está em torno de R$8,00 aqui no RJ. É mais caro mas vale a pena.

Nos componentes da NXP a marcação não é pintada e sim marcada por raspagem ou baixo relevo.

Eu comprei cis como TDA9309, TDA8177 na Flysom e é muito bom por sinal. Um abraço.


Páginas: 1