Forum TecTonny Informatica Geral
Páginas: 1
Fonte ATX não liga (2005Z) By: toniu-massa Date: 21 Maio 2011, 07:16
Olá, pessoal

Eu segui as intruções desse tópico:
http://www.tectonny.com/forum/informatica/fonte-p-computador-switching-powersupply-lc-b450e-nao-funciona-nada/msg166979/#msg166979

O 5VSB e PS-ON parece normal, só que a fonte não liga. Isso quer dizer que o PWM está ruim? Eu testei ele na placa com o meter, os pinos 2 e 5 parece estar em curto. O PWM dessa fonte é 2005Z.

Outra coisa, por favor confirmem pra mim se o equivalente desse PWM é o WT7520. A pinagem no datasheet dele parece muito diferente do post que eu citei no inicio. Mas é muito parecido com o do 2003, no anexo do Serginho

No anexo coloquei os arquivos de onde tirei minhas suspeitas sobre os ditos equivalentes

Desde já agradeço a ajuda. Abraços
Re:Fonte ATX não liga (2005Z) By: William_R Date: 23 Maio 2011, 17:49
Pelas minhas andanças na NET achei o seguinte:

ATE7520 = LPG899 =  WT7520 = AT2005 = ATX2005 = SDC2005

No link abaixo tem alguns datasheet p/ você comparar:

http://www.4shared.com/folder/MswRUwBR/IC_online.html
Re:Fonte ATX não liga (2005Z) By: toniu-massa Date: 25 Maio 2011, 20:27
A pinagem é diferente. Pode comparar com os esquemas no anexo
Re:Fonte ATX não liga (2005Z) By: William_R Date: 26 Maio 2011, 09:16
Sim, a pinagem é diferente !  Se olhar em detalhe um esquema usa o DR B2003 e o outro o LPG899 (AT2005).  Isto não significa que bate com sua fonte, são apenas orientativos já que os fabricantes não disponibilizam esquemas.

No meu disco virtual esses esquemas estão em pastas separadas:

http://www.4shared.com/dir/yfnVsaLe/ATX_Power_Supply.html

O problema pode estar na alimentação do PWM e/ou na alimentação dos transistores Driver.  Todas as possibilidades devem ser verificadas antes da troca do PWM !



Outra coisa que faço de inicio é trocar todos os capacitores de saída das fontes de 3.3V, 5V e 12V.  Geralmente estão secos (esgotados) quando não estufados.
Re:Fonte ATX não liga (2005Z) By: William_R Date: 26 Maio 2011, 09:25
Mais uma que esqueci de dizer é que pode ser os transistores driver com problema.  Veja a seguinte mensagem:

http://www.forumnow.com.br/vip/mensagens.asp?forum=32226&grupo=223873&topico=3027965&pag=1

Boa sorte ;)

Re:Fonte ATX não liga (2005Z) By: toniu-massa Date: 28 Maio 2011, 04:22
Oi, William!!!

Muito obrigado por sua resposta!!!
Eu notei que a tensão no 5VSB está um pouco baixa. Parece que a solução é por aí mesmo.
Muito obrigado pela dica. Depois, eu posto o resultado.
Re: Fonte ATX não liga (2005Z) By: toniu-massa Date: 29 Out 2012, 01:41
desculpe pela demora na resposta!

O problema não é esse... O standby está normal... o problema é que não tem power good. As saídas estão normais. Portanto, deveria ter power good. Será que algum curto pode estar matando o power good?

Agradeço pela ajuda!!!

Re: Fonte ATX não liga (2005Z) By: William_R Date: 29 Out 2012, 09:54
Se a fonte estiver desligada da placa mãe, deveria ter aproximadamente 5V no PG (Power OK), verifique o circuito que fornece 5V para o pino 11 do integrado.  Ele poderá vir da saída principal de +5V ou do +5VSB.

Basicamente deveria ser uma resistência de aproximadamente 1Kohm como demonstrada na figura abaixo.


Re: Fonte ATX não liga (2005Z) By: William_R Date: 29 Out 2012, 10:04
Leia algo mais na seguinte mensagem:

http://www.forumnow.com.br/vip/mensagens.asp?forum=32226&topico=3030760&pag=1&v=1&a=0#bottom
Re: Fonte ATX não liga (2005Z) By: toniu-massa Date: 29 Out 2012, 18:21
Olá, William!

Agradeço novamente por seu grande apoio!!!

O PG está ligado com o 5VSB e com o 12V, mas um diodo bloquei a tensão 5VSB e no 12V tem capacitor cerâmico. O PG também está ligado a um ci regulador, o TL431.
Re: Fonte ATX não liga (2005Z) By: toniu-massa Date: 29 Out 2012, 18:35
O problema com esse PWM é a pinagem!!! Onde era para ter 12V, não tem 12V... Saberia me dizer qual é o pino do monitor do 12V? No datasheet do ATX2005 diz que é o pino 6, mas esse pino está ligando a um capacitor de cerâmica que pelo que eu sei bloquei correntes DC, ou seja nunca vai ter 12V nesse pino. Estou certo?

Uma correção: esse capacitor está ligado ao terra. Desconsidere o que eu disse sobre esse capacitor


Re: Fonte ATX não liga (2005Z) By: William_R Date: 29 Out 2012, 21:43
No esquema acima citado por você, o PWM LPG899 eh alimentado com +5VSB no pino 13 !

Já no Datasheet do AT2005 o Vcc eh no pino 15, no ATX2005 o Vcc eh no pino 1 e o ATE2005/WT7520 ambos são no pino 13.

Agora resta saber qual eh o seu integrado e seguir a linha de Vcc até o +5VSB e não a linha de 12V.

Boa sorte ;)
Re: Fonte ATX não liga (2005Z) By: toniu-massa Date: 29 Out 2012, 23:55
o PWM é 2005Z...

Não, não... vc não entendeu... a pergunta é sobre o pino 6, que era para ter 12V e não tem. Esse pino monitora a tensão 12V, de acordo com o datasheet do ATX2005 que parece ser o mesmo.

O vcc do PWM está em 4,5V e parece ser aceitável. Tem uma outra fonte aqui que funciona com esse vcc.

Desculpe minha ignorância, eu não conheço o termo transistor driver. Qual seria esse transistor? Vc quer dizer os FETs chaveadores? Mas, as tensões de saída estão normais... O único problema é que não tem PG. E não é o PWM, pois já coloquei um outro que esta funcionando.

Outra coisa, essa fonte na verdade liga, mas sem o PG. Essa é uma outra fonte com problema parecido e estou aproveitando esse tópico. A fonte que originou esse tópico está com o mesmo problema, só que não liga. Mas eu troquei o PWM, pois o problema era praticamente igual a que o Serginho_ resolveu no link que eu passei no inicio desse tópico.



Re: Fonte ATX não liga (2005Z) By: William_R Date: 30 Out 2012, 11:33
Transistores chaveadores são os que chaveiam o trafo principal, ou seja, Q1 e Q2 no esquema acima são do tipo BJT (Bipolares).

Emprega-se o termo Transistores Driver ou chaveadores pois eles estão na etapa de maior potencia da fonte e eh a saida final do sinal PWM para o transformador principal.

Geralmente se usa FET no chaveamento do trafo da fonte auxiliar de +5VSB.

Uma pegunta, você já trocou todos os capacitores das saidas das fontes de +5V e +12V ?

Para mim não está aparecendo os 12V no pino 6 do ic PWM porque a fonte principal não está oscilando, ou seja, você só tem funcionando a fonte auxiliar de +5VSB.  Confirme se é isso !
Re: Fonte ATX não liga (2005Z) By: William_R Date: 30 Out 2012, 12:34
Mais uma pergunta, no seu PWM a alimentação de Vcc eh no pino 1 ?

O normal do +5VSB seria ter uma varição de +/- 5% ou seja de 4,75V a 5,25V.  Porem pelo datasheet do ATX2005 eh aceitável de 4,5V a 5,5V e está no limite !
Re: Fonte ATX não liga (2005Z) By: toniu-massa Date: 30 Out 2012, 21:48
Como eu disse, no caso dessa fonte, a fonte liga e possue todas as tensões de saída. Eu achei estranho não ter PG e fui medir os pino 3, 4 e 6 do PWM. E não achei a tensão de 12V. Um outra fonte com o mesmo PWM liga normalmente mesmo sem essa tensão no pino 6. Verifiquei que o pino 6 está ligado ao regulador de 12V através de 2 resistores em série. Tem tensão no primeiro resistor, mas no segundo já não tem. O segundo resistor está ligado a um capacitor de cerâmica e este ao terra.

Quanto a fonte que não liga, ficou confirmado que um dos transistores de potência está ruim. Quase em curto... Vou comprar os transistores e depois retorno o resultado, ok?

O vcc é no pino 1

Não troquei os capacitores. Eu dei uma olhada e estão carregando e descarregando normalmente... Ou seja deveria pelo menos dar algum sinal de vida... A filtragem nessa fonte não é tão ruim, tem 2 capacitores de 1000 em cada saída e tem até bobinas...


Re: Fonte ATX não liga (2005Z) By: William_R Date: 31 Out 2012, 09:18
Troque todos os capacitores das saídas das fontes de 3.3V, +5V, +5VSB e +12V !

Você mediu o ESR bem como a capacitância e a fuga desses capacitores ??? ?

Ripple elevado deixa o PWM louquinho.  Precisa dizer mais alguma coisa ?
Re: Fonte ATX não liga (2005Z) By: toniu-massa Date: 01 Novembro 2012, 14:58
Troquei todos os capacitores da saída e continua sem PG... Testei os transistores drivers e estão normais também... Esse está complicado!!!

A outra fonte está funcionando agora. Mas tive que trocar os 2 transistores que fica ligado no pino 7 e 8 do PWM. Essa fonte é a que originou esse tópico. Só que se eu ligo na placa-mãe, ele não liga... Essa fonte também está complicado!!!

Teria mais alguma sugestão? Em relação ao ripple no vcc do PWM, esse ripple seria o do 5VSB, ou na linha do vcc?

Mais uma pergunta: quando eu coloco só a ponta de prova preta do meter digital no GND do secundário, acusa um tensão que fica variando entre 4V e 3V, mais ou menos (só a preta, a vermelha fica desligada). Esse sintoma não seria falta de terra? O que causaria isso? Eu deveria me preocupar com isso? Isso acontece com uma outra fonte com o mesmo PWM.

Obrigadão mesmo, William!!!! Vc tem sido de grande ajuda!!!


Páginas: 1