Forum TecTonny Dicas LCD, Plasma e LED.
Páginas: 1
TV PLASMA PANASONIC TC-P42X10B Não liga, cod erro 7 By: MagmaStorm Date: 05 Maio 2011, 10:20
Aparelho: TV PLASMA
Marca:    PANASONIC
Modelo:   TC-P42X10B
Defeito:   Não liga, VSUS= 0V

Prezados sou novo no fórum e não sou técnico especializado em eletrônica, tenho apenas noções básicas, porém entrei no fórum pois Adquiri a TV de Plasma citada em um leilão à preço módico porém ela veio com defeito (não poderia esperar mais nada pelo preço que pagei) mas encarei o lance mesmo assim, entreguei ela na assistência técnica e e esperei o veredito, recebi hoje o orçamento e o mesmo cita defeito nas placas Y SUS e Z SUS.

Já virei de ponta a cabeça os tópicos desse subfórum e vi duas traduções para esses códigos de erro, só que em casos em que a TV não era do mesmo modelo, o primeiro dizia ""1 - blink STV 5v sense DG Board"" no segundo contido no tópico:
http://www.tectonny.com/forum/lcd-plasma-ledtv/plasma-panasonic-ph-42pa60lb-as-vezes-nao-liga/
dizia ser nenhum cirtuito especificado.... fiquei um pouco confuso com o veredito...

E a minha perguta é estes PART NUMBERS (TNPA4773 e TNPA 4774) estão corretos para esse modelo? Existem outros PART NUMBERS compatíveis? RESOLVIDO retirei a tampa e verifiquei são esses mesmo.
Se querer abusar já abusando, é possível recuperar estas placas? RESOLVIDO já sei que tem como.

Novo problema detectei 0V na VSUS como citado abaixo

Agradeço desde então e prometo voltar com a conclusão.

Abrçs.


Rogério
Re:TV PLASMA PANASONIC TC-P42X10B Não liga, LED vermelho pisca 1 vez By: magmastorm Date: 11 Maio 2011, 21:17
Atualizando o topico com mais informações:

Acabei abrindo o painel traseiro para verificar as peças, trata-se das placas TNPA 4774 e TNPA 4773.

Bom, hoje fui verificar algumas voltagens na fontes presentes nos test points da fonte de dois test points presentes na Z-Sustain onde obtive os seguintes resultados:

TPVSUS (C720)= 0V  - Deveria ter 187V neste test point  ???

TPVdat(C722) = 0V - assim que eu ligo começa com 0,3V e cai a 0V

TPVe (esqueci de anotar  :-[) = 0V - Deveria ter 125V neste test point... :-[

Em um fusivel localizado na parte superior da fonte (ZH76) tem uma indicação de 250V, ao liga a TV a voltagem inicial é de 230V e cai gradualmente, mesmo com a tecla ON/OFF pressionada, ou seja enquanto o LED vermelho está piscando a voltagem continua caindo.

E finalmente ao ligar a TV, percebe-se um relê armar, em seguida ouve-se um ruido "zzzzzzz" e pára, próximo à um transformador na parte de cima da placa da fonte...

É isso, conforme vou olhando com calma atualizo o topico....


Re:TV PLASMA PANASONIC TC-P42X10B Não liga, VSUS=0V By: magmastorm Date: 15 Maio 2011, 16:52
Percorri a trilha que leva a VSUS até o P2 e P11 e vi que a voltagem sai do T301 passando pelo diodo ZENER D706 até os conectores.

Veririquei que no FET Q304 Tem 200V+/- quando eu ligo no Dreno e 0V com pequenas oscilações no GATE e SOURCE, e no FET Q305 que recebe a voltagem proveniente do Source do Q304 por consequencia não recebe tensão alguma, ou seja nada entra e nada sai do Q305.

Atualizando o titulo, o grande dilema é que nada de VSUS está saindo para ver o que está acontecendo...
Re:TV PLASMA PANASONIC TC-P42X10B Não liga, VSUS=0 volts By: Protek Date: 16 Maio 2011, 14:32
coloquei o seu topico no lugar certo......ok
Re:TV PLASMA PANASONIC TC-P42X10B Não liga, VSUS=0 volts By: magmastorm Date: 17 Maio 2011, 11:49
Ninguém saberia me dizer se o defeito é na placa da fonte mesmo? :(
Re:TV PLASMA PANASONIC TC-P42X10B Não liga, VSUS=0 volts By: magmastorm Date: 29 Maio 2011, 15:30
As placas Z-SUS e Y-SUS foram trocadas e agora o led vermelho pisca 7 vezes, parece que uma das buffers estão com defeito já que a Y-SUS é nova.

Existe uma maneira de testar qual das Buffers estão defeituosas? Ou só testando uma boa no lugar?
Re:TV PLASMA PANASONIC TC-P42X10B Não liga, VSUS=0 volts By: trudes Date: 30 Maio 2011, 12:45
Rogério, vou te dar uma dica, apesar de não ser o meu forte essa área.
Se existirem buffer superior e inferior (separadas), solte primeiramente uma delas e ligue o televisor. Deverá aparecer imagem na parte em que existe uma buffer ligada (superior ou inferior).
Outra coisa, NUNCA chegue aqui postando que retirou o aparelho de uma oficina, e que não aceitou orçamento. Isso irá lhe caracterizar como um consumidor final, e não damos dicas as consumidores finais. É por isso que o seu tópico está sem respostas, entendeu?
Estou te dando esta dica, por você demonstrar um conhecimento técnico, o que o classifica como hobista.
Não leve a mal, a net está cheia de espertalhões, e por isso temos que nos salvaguardar.
Faça o teste e nos passe o resultado.
Um abraço. 
Re:TV PLASMA PANASONIC TC-P42X10B Não liga, cod erro 7 By: magmastorm Date: 30 Maio 2011, 13:15
  Trudes muitíssimo obrigado pela resposta, vc é primeira pessoa que me disse a razão do porque meu tópico está sem respostas, eu sinceramente não sabia desse fato, senão teria me explicado anteriormente. Realmente a internet não está confiável nestes tempos.

  Num momento inicial nem me aventurei a mexer nela, porém consultando muitos materiais sobre essa TV que adquiri e após consegui o esquema vi que eu mesmo poderia fazer alguns testes para chegar ao defeito e que vendo o defeito poderia reparar a placa ou até comprar outra. Porém percebi que esse defeito inicial (1 piscada a cad 3s) que ela apresentou é obscuro demais cita um defeito que nem virando o esquema de ponta a cabeça pude decifrar (STB 5v sense time out) sem contar que no manual de serviço cita tbm nenhum circuito especifico...

  Fiquei extremamente perdido e acabei por adquirir as placas e instalar na TV e acabou que surgiu esse novo defeito...

  Percebi que existem pessoas extremamente experientes e que aconselham a nem mexer se não conhece a tecnologia, para entregar a um tecnico especializado,  porém esta TV é minha então não corro risco de lesar a ninguém me aventurando no desconhecido arriscando estragar de vez um aparelho que não é meu e pode servir de um grande aprendizado. Nem mesmo entrar na seara da reparação destas TVs pois tenho meu emprego, esse não é meu ganha pão.

  Como conheço meu limites pararia onde eu não poderia continuar e passaria a bola a quem entende, vi no fórum que existem vários técnicos capazes  à quem eu poderia recorrer, como por exemplo o fabio$$$, o próprio Tectonny,  o Aletronic, e o farei quando achar que cheguei a um ponto em que não tem saída. Mas ainda acho que dá pra fazer e está perto de encerrar essa historia.

Bom, vou fazer o teste quando chegar em casa e obrigado novamente pela dica! 

Um abraço!


Re:TV PLASMA PANASONIC TC-P42X10B Não liga, cod erro 7 By: magmastorm Date: 01 Junho 2011, 22:13
Problema resolvido!
Fiz o que o trudes comentou desconectei os flats que ligam as buffers da Y sus e X Sus do PDP dei uma geral nos contatos  e chequei o encaixe de todos os flats restantes, depois reconectei primeiro a placa buffer superior e ligei a tv e ela funcionou! :o :laugh: :o depois desconectei a buffer superior e conectei a inferior e ela funcionou!!!  :o :laugh: :o :laugh:

Depois conectei as duas e........ ela funcionou!!!! :-X :laugh: :-X :laugh:

O defeito estava nas placas Y SUS e Z SUS depois de trocadas voltou ao normal (e depois de eu apanhar bastante), o codigo de erro 1 (um piscada no led stand by) é muito obscuro, é bom testar peça por peça para saber onde está o defeito final...

Enfim abaixo segue as fotos dela ligada.... é a minha primeira TV de Plasma! :police: :laugh: :police: :laugh:

Obrigado novamente ao trudes!
Abrçs!
Re:TV PLASMA PANASONIC TC-P42X10B Não liga, cod erro 7 By: magmastorm Date: 01 Junho 2011, 22:17
Resolvido
Re:TV PLASMA PANASONIC TC-P42X10B Não liga, cod erro 7 By: antesateletronica@terra.c Date: 02 Junho 2011, 08:59
é isso ai amigão..abraços :police:
Páginas: 1