Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 1
TV Philco PCM2051 Sem Vídeo By: Everaldo Santana Date: 09 Abr 2011, 04:27
Aparelho: TV
Marca:    Philco
Modelo:   PCM2051
Defeito:   Sem Vídeo

TV Philco – PCM2051
Defeito – Sem Vídeo (Tela escura) com Áudio

O defeito inicial desta TV era Saída Horizontal queimado. Troquei o Transistor de Saída Horizontal e o Flay Back. A TV funcionou, mas sem Vídeo; tem som e OSD. Coloquei um DVD na Entrada AV, mas também ficou sem Vídeo. O filamento do Tubo fica aceso. Fui na PCI do Cinescópio e verifiquei as fontes de 8v e 180v que estavam presentes.
Abri o controle de Screen e veio o Brilho com linhas de retraços, mas sem imagem.
Troquei o capacitor da Grade 2 C801 (4n7 x 2kv), mas ficou do mesmo jeito.
Verifique as polarizações dos transistores de Saída de Vídeo Q810, 820 e 830 que estavam cortados com tensão nos coletores altas, aproximadamente 180v. As tensões de Saída RGB nos pinos 19, 20 e 21 do IC501 (TDA8841) estavam baixas em torno de 1,5v; isto explica o corte dos transistores de Saída RGB.
Com um Reativador de Cinescópio analisei o Tubo que estava com os 3 Canhões emitindo normalmente.
Com um Simulador de Pulsos RGB injetei sinal nos pinos 3, 4, e 5 do Conector da PCI da Saída GRB, e pude notar as 3 cores na tela com brilho normal indicando que o cinescópio estava bom; também notei que ao injetar sinal em qualquer dos pinos do Conector a TV ficava funcionando normalmente com canal sintonizado e imagem do mesmo na tela, mas ao desligar a TV o defeito voltava.
Verifiquei a tensão no pino 18 do IC 501 (Black Current), que na ocorrência do Defeito ficava baixa em torno de 4v e com a TV funcionando ia para 5,6v.
Troquei o Zener ZD 801 de 8v2 e todos os 6 transistores da Saída de Vídeo, verifiquei o Capacitor C802 (100pf) e os 6 diodos D804, 805, 806, 810, 820, 830; todos estavam bons
Coloquei um Gerador de Barras na Antena, e com Osciloscópio verifiquei os Oscilogramas nos pinos 6 e 13 do IC501, que mesmo na ocorrência do defeito o Sinal de Vídeo Composto estava presente nestes pinos.
Nos pinos 29, 30, 31, e 32 do IC501, estavam presente os Sinais de Croma; os mesmos só não saíam na Matriz RGB pinos 19, 20 e 21, mas se fosse injetado sinal com o Simulador de RGB a TV funcionava normalmente até ser desligada.
Verifiquei os pulsos HSyncro e VSincro nos pinos 1 e 2 do IC101 (Micro Controlador) que estavam presentes. Verifiquei o Pulso Sandcastle no pino 41 do IC501 que também estava presente.
Troquei o IC501 e o IC601 (Saída Vertical), mas não resolveu.

Postei este defeito na esperança de que algum Técnico já o tenha pegado e possa dar uma ajuda.
.  


Obrigado a quem puder ajudar.
Everaldo Santana

Re:TV Philco PCM2051 Sem Vídeo By: ZE ROCHA Date: 09 Abr 2011, 08:04
BOM DIA , VERIFIQUE O ABL.
Re:TV Philco PCM2051 Sem Vídeo By: Marcelão Date: 09 Abr 2011, 16:43
Boa tarde.

Você diz que:
Ao "injetar sinal em qualquer dos pinos do Conector a TV ficava funcionando normalmente com canal sintonizado e imagem do mesmo na tela, mas ao desligar a TV o defeito voltava."
Que pino conector é este que ao receber sinal injetado faz a tv funcionar?
E quando isso acontece, o funcionamento é normal?
Quando você liga o tv, não tem luminância (Claridade na tela) ou não tem vídeo (Cuvisco grosso)?
Seja como for, o sinal de vídeo neste aparelho sai do IC 501 pelo pino 6, este sinal é amplificado pelo Q301(Verifique-o). No coletor do Q301 o sinal de vídeo é separado do sinal de audeo e aplicado na base do Q302 (Verifique-o) e volta a entrar no IC 502 pelo pino 13 (Verifique essa malha).
Verifique também R 714,715,716,707 C711,721, D704,705 e componentes adjacentes.
Re:TV Philco PCM2051 Sem Vídeo By: Almeidaf Date: 09 Abr 2011, 19:15
Seu raciocinio esta lógico! o responsavel para a liberação seria o pino18, (Y) por isso que ao injetar o sinal éla aciona.  mais de uma olhada no pino 22. o bode esta por ai ,mesmo. tu esta em cima do problema
..
Até que em fim alguem posta algo  com técnica


Re:TV Philco PCM2051 Sem Vídeo By: eversantana Date: 10 Abr 2011, 15:28
Citação de: Marcelão online 09 Abr 2011, 16:43
Boa tarde.

Você diz que:
Ao "injetar sinal em qualquer dos pinos do Conector a TV ficava funcionando normalmente com canal sintonizado e imagem do mesmo na tela, mas ao desligar a TV o defeito voltava."
Que pino conector é este que ao receber sinal injetado faz a tv funcionar?
E quando isso acontece, o funcionamento é normal?
Quando você liga o tv, não tem luminância (Claridade na tela) ou não tem vídeo (Cuvisco grosso)?
Seja como for, o sinal de vídeo neste aparelho sai do IC 501 pelo pino 6, este sinal é amplificado pelo Q301(Verifique-o). No coletor do Q301 o sinal de vídeo é separado do sinal de audeo e aplicado na base do Q302 (Verifique-o) e volta a entrar no IC 502 pelo pino 13 (Verifique essa malha).
Verifique também R 714,715,716,707 C711,721, D704,705 e componentes adjacentes.


Os pinos a que me refiro são do Conector pa PCI de Saída RGB pinos 3,4 e 5 que recebe os sinais dos pinos 19, 20 e 21 do IC501.
O a parelho Injetor de Sinais ao qual me refiro é um Simulador de Pulsos Horizontal, Vertical e RGB este Aparelho tambem testa Flay Back e Bobina Defletora.
Com um Gerador de Barras injetei um sinal de Barras coloridas na Antena e fui checar os Oscilogramas com o Osciloscópio.
Nos pinos 6 e 13 do IC501 (TDA8841/2Y) tem o Sinal de Vídeo Composto mesmo quando ocorre o defeito (TV sem imágem com som); nos pinos 29, 30, e 31 tem os Sinais RGB.


Quando ligo a TV ela fica sem imágem e com o som do canal sintonizado. Aí eu injeto sinal nos pinos 3, 4 ou 5 (qualquer deles) do Conector da PCI do Tubo e a imagem do Canal aparece; a TV fica funcionando normalmente até ser desligada; se ligar novamente o defeito volta.
Re:TV Philco PCM2051 Sem Vídeo By: eversantana Date: 10 Abr 2011, 16:28
Citação de: Almeidaf online 09 Abr 2011, 19:15
Seu raciocinio esta lógico! o responsavel para a liberação seria o pino18, (Y) por isso que ao injetar o sinal éla aciona.  mais de uma olhada no pino 22. o bode esta por ai ,mesmo. tu esta em cima do problema
..
Até que em fim alguem posta algo  com técnica



Você tem razão, eu devia ter verificado com o Osciloscópio os  pinos 27 e 28 do IC 501 pois aí sai e entra novamente no CI o Sinal de Luminância. Quanto ao pino 18, fiz uma experiência; liguei com garras Jacaré um resistor de 1k entre o pino 1 do conector de 6 pinos da PCI do tubo que é a malha "Black Current" ao R505 (Saída Azul), a tensão no pinos 18 caiu mais ainda foi para 2v e a imágem não veio; ao desconectar este resistor a imágem veio normal.
Portanto descobri que conectando este resistor de 1k a qualquer dos resistores de Saída RGB R505, 506 ou 507, ao desconectar a imagem volta a TV fica funcionando normalmente até ser desligada. o defeito retorna novamente ao religar a TV.

Não verifiquei completamente a malha do ABL que vai do pino 8 do TSH ao pino 22 do IC501, rastreei apenas a amostra do pulso VSyncro que sai do pino 8 do IC601 (TDA8356) Saída Vertical e vai até o pino 22 do IC501.
Como já tinha apanhado muito fechei a TV para fazer outro serviço; quando a cabeça estiver mais fria eu continuo.
Re:TV Philco PCM2051 Sem Vídeo By: marcosbr Date: 10 Abr 2011, 16:58
 Como diz o Almeida... Sua técnica e ferramental, esta excelente.
Não sei porque esta desprezando este pino. (22) beam current limiter input/V-guard input
Sempre chamo atenção para qualidade de flyback. Este aparelho é critico até mesmo para ajustes.

(Troquei o Transistor de Saída Horizontal e o Flay Back)
Sempre suspeite do improvável, e onde começou a coisa.
Re:TV Philco PCM2051 Sem Vídeo By: eversantana Date: 11 Abr 2011, 15:45
Citação de: marcosbr online 10 Abr 2011, 16:58
Como diz o Almeida... Sua técnica e ferramental, esta excelente.
Não sei porque esta desprezando este pino. (22) beam current limiter input/V-guard input
Sempre chamo atenção para qualidade de flyback. Este aparelho é critico até mesmo para ajustes.

(Troquei o Transistor de Saída Horizontal e o Flay Back)
Sempre suspeite do improvável, e onde começou a coisa.

Marcos,
O flayback que estava nesta TV era o original da Philco; o Código é "OV2094B1" eu coloquei um da marca MXT que ficou funcionando aleatoriamente, as vezes vinha imagem e as vezes não. Como não confio na marca MXT, troquei por outro da "Brasalfa" mas ficou do mesmo jeito.
Pode ser que esta TV só aceite o Flayback original.
Re:TV Philco PCM2051 Sem Vídeo By: marcosbr Date: 11 Abr 2011, 17:32
 Nos dias atuais, fica difícil confiar nos xing-lings.
Tem muitos tópicos deste aparelho, em que chamo atenção sobre isto, e não tenho retorno.
Verifique isto. Se o fabricante destacou... Deve ter suas razões.
Sei que você irá conferir. kkkkkkkkkkkkkk
Um abraço.
Re:TV Philco PCM2051 Sem Vídeo By: eversantana Date: 11 Abr 2011, 20:48
Citação de: marcosbr online 11 Abr 2011, 17:32
Nos dias atuais, fica difícil confiar nos xing-lings.
Tem muitos tópicos deste aparelho, em que chamo atenção sobre isto, e não tenho retorno.
Verifique isto. Se o fabricante destacou... Deve ter suas razões.
Sei que você irá conferir. kkkkkkkkkkkkkk
Um abraço.

Marcos,
Obrigado pelas dicas, logo volto a mexer nesta TV e postarei o resultado.
Re: TV Philco PCM2051 Sem Vídeo By: eversantana Date: 30 Julho 2011, 21:34
Depois de verificar toda a malha do ABL e não encontrar nada errado resolvi trocar o CI TDA8841. Quem mexeu nesta TV antes de mim, foi um colega que tem oficina e atualmente estou trabalhando na Oficina dêle. Ele já havia trocado este CI mas colocou um usado; eu não confio em CI retirado de outra TV e por isso comprei um novo e coloquei; prestei atenção nas dicas passadas pelo Marcos BR, quando ele diz que o ajuste da tenção de Filamento é crítico.
No diagrama esquemático pede 6,3 volts RMS; só que o multiteste não mede com precisão tenções AC em frequências diferente de 60 HZ, e as tenções que saem do Flyback tem frequencia de 15 KHZ.
Primeiro reajustei a escala de Cinza com um Gerador de Barras, e depois ajustei a tenção de Filamento do tubo usando Osciloscópio; deixei com 18vpp que é aproximadamente 6,3 vac. Fiz esse ajuste monitorando a fonte de 115v com um multiteste digital.
Após feito o ajuste deixei a TV em teste durante 2 dias e o defeito não mais se manifestou. Já faz 2 meses que entreguei a TV e até o presente momento não retornou.

;)       
Páginas: 1