Forum TecTonny Encontro da Galera
Páginas: 1
qual o melhor ociloscopio para bancada de serviço By: gilson12345678 Date: 06 Abr 2011, 22:16
o pessoal qual a opinião e indicação de voves sobre um ociloscopio para uso em bancada de serviço, 20Mhz,40Mhz,60Mhz,100Mhz,digital ou analogico e mais recurços nesesarios para reparação de eletronicos.
Re:qual o melhor ociloscopio para bancada de serviço By: rickteck Date: 07 Abr 2011, 07:59
Ai vai a minha opinião.

Sobre a freqüência eu utilizo um de 20mhz digital, e nunca precisei de maior freqüência, mas se você tiver condições eu aconselho um de 40 ou 60mhz.

O digital se varias vantagens, facilidade de calibração, recursos como frequencimetro, voltímetro, cursores para analisar a onda detalhadamente, etc.

(eu prefiro o digital)

Ja o analógico é mais limitado, pode medir qualquer onda e freqüência que o digital, só que com muito menos recursos.

Você terá sempre que contar os quadrinhos quando quiser medir uma freqüência ou tensão.

Mas tem as suas vantagens que é o tempo de amostragem, que muitas vezes é mais rápido que o digital.

Se eu pudesse ter, teria um de cada.

Fica ai a minha opinião!
Re:qual o melhor ociloscopio para bancada de serviço By: siatec Date: 07 Abr 2011, 08:19
acrescentando ao que Ricardo disse   que é absolutamente o correto -  - 

   para a escolha  só te resta  perguntar  a voce mesmo  -   para qual o fim   que  voce vai  utilizar o osciloscópio para   pode dimensionar   a capacidade  dele    20  40  60  100 200 mhz  entendes.   ??     exemplo     se  vais  trabalhar    só  com  audio    20 40  serve --  tv lcd  serve tambem   mas  o melhor  de  100    lembre  exemplo.......   pois  de repente  não   adianta  tu  comprar  uma  ferrari   se  com    um  gol  tu  faz o mesmo  trajeto....   (obs - os  digitais  tem mais  recursos)
Re:qual o melhor ociloscopio para bancada de serviço By: rickteck Date: 07 Abr 2011, 08:25
 :police: :police: :police:
Re:qual o melhor ociloscopio para bancada de serviço By: Assato Date: 07 Abr 2011, 09:11
Gilson, depende da area que vai querer seguir, conforme explicaram Siatec, Ricardo JRC.
Como eu optei por trabalhar só em TVs, ainda uso o meu Leader 5 Mhz que quebra um galhão.
Eu tive um Topward de 60Mhz que era um trambolhão que me ocupava quase a metade da bancada, então acabei desfazendo.
Antigamente como eu mexia com Som profissional eu utilizava um Milivoltimetro em serie com este osciloscopio alem doutros equipamentos que possuo. Geradores de Audio, RF, Marker Sweep, Frequencimetro Digital 60Mhz 1,25Ghz, Vetorscopio etc. Hoje ainda possuo estes, mas praticamente só o osciloscopio e um gerador de barras fica direto na bancada. Logico, na hora que precisar dos outros é só instalar e pronto. Qdo. pensei em mexer com CDs, comprei até um frequencimetro de 1,25 Ghz, mas está praticamente parado. Pense bem o que vai seguir pois nossa profissão não está mais um mar de rosas de antigamente.
Abraços. Assato.
Re:qual o melhor ociloscopio para bancada de serviço By: rickteck Date: 08 Abr 2011, 07:26
 :police: :police: :police: :police:
Re:qual o melhor ociloscopio para bancada de serviço By: gilson12345678 Date: 09 Abr 2011, 23:31
obrigado pelas dicas pessoal, trabalho com tv,som, aplificadores pelas dicas de voces um de 20Mhz serviria com sobra; estou  avaliando o custo beneficio, mas acho que vou comprar.
Re:qual o melhor ociloscopio para bancada de serviço By: f@bio$$$ Date: 13 Abr 2011, 19:28
Tenho um Minipa MO1360, é um excelênte osciloscópio. Possui uma excelênte sensibilidade no Trigger e possui 3 canais/6 traços o que facilita muito a comparação de sinais. Por ser analógico como Ricardo falou, a atualização da imagem é bem melhor que o digital mas em compensação o digital possui recursos de gravação, reprodução de trechos do sinal em partes, saida para PC, impressora. Eu particularmente estou de olho num Tektronix TDS-210, que é ótimo, uso na empresa onde trabalho.

Eu tenho o analógico que serve bastante mas já estou investindo num digital pois as tvs de tela fina estão exigindo o seu uso e também as placas de PC que pretendo consertar.
Páginas: 1