Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
VCR SEMP VC X698 By: Rorbeto Date: 10 Out 2008, 10:01
Olá pessoal! Um abraço a todos! Sou novo aqui no Forum e meu nome é Roberto.Já fui técnico de Autorizada Panasonic e hoje trabalho com outro tipo de eletrônica( leitoras óticas,endossadoras,etc... ) Atualmente só conserto (ou tento consertar ) meus aparelhos e muito raramente da minha família.Estou aqui para pedir uma ajudazinha de vocês e desde já agradeço pela atenção. Tenho um video cassete estéreo Semp mod. VC X698 quase sem uso ,que em modo standy by(desligado),de repente dá um estalo e liga sozinho,então após alguns segundos,o display mostra a mensagem ERR (erro) e os símbolos do timer e de presença de fita vhs ficam acesos,mesmo sem fita dentro e sem estar com o timer programado.Então desligo o VCR da tomada,dou um tempo e ligo novamente,ele volta normal,acerto data e hora,coloco em standy by e após alguns minutos ele dá outro estalo,liga novamente sozinho e dá o problema.Este defeito é antigo,acho que desde o ínicio do ano.No começo lubrifiquei o sistema mecânico e resolveu por alguns dias,só que agora o defeito voltou com força total.Conto com a ajuda de vocês me fornecendo uma dica e também se possível o esquema do aparelho.Um abraço a todos e tudo de bom.Roberto. 
Re: VCR SEMP VC X698 By: Claudio Carvalho Date: 10 Out 2008, 17:49
Roberto.

Esta parecendo fonte com um pico de falha. Para você ter uma idéia, troque todos os capacitores da fonte, são uns poucos e acho que resolverá o seu problema!

Cláudio
Re: VCR SEMP VC X698 By: Rorbeto Date: 10 Out 2008, 22:52
Obrigado pela dica,Cláudio.Vou dar uma olhada neles neste fim de semana e assim que tiver uma resposta eu posto o resultado aqui,ok?
Re: VCR SEMP VC X698 By: edson tadeu Date: 12 Out 2008, 21:30
voce deveria deixar o video cassete aberto e verificar de onde sai o estalo e a maneira mais facil de voc e localizar mais pode ser o capacitor da fonte con solda fria
Re: VCR SEMP VC X698 By: Rorbeto Date: 14 Out 2008, 09:38
Olá Pessoal! O defeito do VCR ainda continua.Seguindo a dica de vocês,troquei o capacitor da fonte (47mF/400V) e não mudou nada.O estalo ao que me referi é do mecanismo da fita sendo acionado.Ontem retirei todo o mecanismo do aparelho e deixei só a placa e mesmo assim quando ligo o aparelho na rede,ele acende o display normalmente em standy by (sem a hora ajustada) e logo em seguida ele liga sozinho(display mostra ON e depois ERR com os símbolos do timer e presença de fita piscando) Ou seja,o defeito aparece mesmo sem o mecanismo(está na placa) e o estalo não dá porque o mecanismo foi tirado.Agradeço a dica de vocês e continuo a espera de mais dicas ou então de uma sugestão de onde conseguir o esquema deste aparelho.(VC X698) Um abraço a todos e tudo de bom.Roberto.
Re: VCR SEMP VC X698 By: Claudio Carvalho Date: 14 Out 2008, 12:40
Caro Rorberto.

Este aparelho deve estar fora do "passo", ou seja, alguma engrenagem da mecânica saiu do ajuste que todos os VCRs tem e ai causa este problema. Como não disse onde era o "estalo", nos fez acreditar que era na fonte. Todas as engrenagens tem um ponto marcado onde devem coincidir quando esta desligado, em posição de "pronto" para receber o cassete. Eu sei que é meio dificil de explicar, mas é por este caminho que deve seguir!Vou ver se consigo com colegas aqui, alguma informação mais precisa para poder passar a você!!

Cláudio
Re: VCR SEMP VC X698 By: Paulão Date: 14 Out 2008, 13:09
Ola amigo vc deve conferir o sensores de presença de fita são dois e ficam um de cada lado tipo um postinho normalmente preto, ou tem mau contato ou esta alterado que acusa presença da fita e tenta ligar o video, da pra testar usando um  meter e virando a frente deles para luz, escala de 10K, tambem vale conferir o estado da chave de serviço, com oxidação ele fica doido, ai é só limpar, boa sorte.
Re: VCR SEMP VC X698 By: ijmponttes Date: 14 Out 2008, 20:10
Caro Amigo Roberto esse defeito eu jah peguei... costuma ser sensores q aciona o VCR e a fita. vefique q vc vai ver. abçosss e boa sorte!!! e sds vascaína!!
Re: VCR SEMP VC X698 By: Rorbeto Date: 14 Out 2008, 23:57
Agradeço as dicas,pessoal.Vou dar uma verificada e assim que tiver uma resposta eu comunico vocês.Um abraço.
Re: VCR SEMP VC X698 By: Rorbeto Date: 17 Out 2008, 00:27
Olá pessoal! Parece mentira,mas o defeito do vídeo não aparece há dois dias! Ontem de manhã fui ligá-lo para ver os sensores e a chave de serviço e o bichinho resolveu funcionar. Deve ser um defeito intermitente e não mal contato ou solda fria.Este vídeo praticamente não foi usado desde que foi comprado,pois com a chegada do dvd ele ficou ultrapassado. Ultimamente só o tenho deixado ligado na tomada por causa do reloginho do display. Por falar em tomada,ele estava ligado em um velho benjamim( T ) que estava plugado em um filtro de linha com 4 tomadas. No filtro,além do vídeo,ligo outros aparelhos tais como tv,dvd,som,decodificador da net e agora um receptor digital HD.Anteontem ao instalar o receptor,notei que o benjamim estava com mal contato e então o troquei por um novo.Ontem de manhã liguei o video no benjamim novo para fazer as checagens e o mesmo não deu mais defeito.Será que o problema estava no benjamim? Não sei.Neste mundo tudo é possível!  Vou deixar o aparelho em observação por mais alguns dias e qualquer coisa eu volto aqui para dar uma resposta,ok? Agradeço a ajuda e a atenção.Um abraço a todos.Roberto. 
Re: VCR SEMP VC X698 By: Claudio Carvalho Date: 17 Out 2008, 07:32
Bom dia Roberto.

Bem, se o VCR resolveu não apresentar o defeito, não quer dizer que êle " se consertou " sózinho. Algum componente que você possa ter mexido voltou a atuar. O benjamim não faz este tipo de acontecimento, como explicitar defeito, uma vez que o aparelho esta ligado, se houver um corte de energia, êle para, e só! Deixe-o em observação, quem sabe êle ( o defeito ) retorna e ai você possa localiza-lo,OK!

Cláudio
Re: VCR SEMP VC X698 By: tectonny Date: 17 Out 2008, 09:03
Mal contato no Sisco (micro SMD que no meio da placa), ressolde ele.
Re: VCR SEMP VC X698 By: Rorbeto Date: 18 Out 2008, 11:00
Olá pessoal! Até este momento o video não apresentou mais o defeito,ou seja,já são quase 4 dias funcionando normalmente.Acho que não é mal contato ou solda fria na placa,pois já cansei de bater,balançar e provocar o defeito mas o sacana do video continua funcionando normalmente.( reproduz,grava,avança,retrocede,ejeta,etc...) Continuarei observando-o e qualquer coisa eu volto aqui para falar com vocês. Um abraço e obrigado pela atenção e ajuda.Roberto.
Páginas: 1