Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 1
Tv Gradiente mod. TV2922 faz ruído de alta tensão mas não liga /// Resolvido. By: GEMASI Date: 04 Março 2011, 07:56
Mancada Resolvida...rsrsrs...
Amigos esta TV Gradiente mod. TV2922 entrou para conserto assim:
Ao ligar ela fazia ruído de alta tensão mas não dava tempo de acender o filamento ela voltava para o st-by, e o led ficava piscando, nesta situação ela tinha que ser tirada da tomada ou desligada a chave geral para aceitar o comando de novo, mas não ligava, desligava depois do ruído de alta tensão.
Ao medir as voltagens da fonte, certifiquei que a tensão de 6,5V estava com 4V, e a tensão de 3,5V estava com 2V, troquei os capacitores eletrolíticos C810, C811, e C812, tb os diodos D804 e D805 SB160, nda resolvido. Aí amigos acabei achando o defeito e colocando um defeito ao mesmo tempo no mesmo lugar!!!!
Ao trocar o IC802 que regula 3,3V cometí um engano! Ao invés de colocar o NCP1117DTA original coloquei um regulador de 3,3V SMD parecido com o original! Sem medir a tensão de saida liguei a tv ela acendeu normal mas com linhas de retraço largas na tela sem imagem e sem som, aí foi minha grande maratona na busca de sanar este defeito! Troquei o microna, a eepron, Capacitor C412, Circ. integ. TDA6107JF, Varicap. Lavei a pci várias vezes e sequei, e nada de resolver!!!
Tudo isto para no final descobrir que é as polarizações do regulador é que regulava a tensão de 3,3V, e que eu não poderia colocar lá um regulador fixo de fábrica ex. 3,3V, pois este estava dando uma saida de 5V e não de 3,3V, pois a pinagem é diferente tb. Como eu não tinha um regulador original pesquisei no programa VRT2009 "corujinha" e comparei o NCP1117 com o Regulador tb SMD LM317 ví que era igualzinho características e pinagem e tamanho, tirei o tal de regulador de 3,3V e coloquei este LM317, para minha surpresa a tensão veio certinha 3,3V e a tv funcionou beleza! Fica aqui o meu istórico da minha mancada e minha dica de equivalencia!
Sds
Magela
Páginas: 1